Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    @Zarttron você falou tudo cara

  2. #22

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Citação Postado originalmente por viniciuselias Ver Post
    boa tarde gente .. gostaria que voces me ajudasen para min poder motar meu servidor de via radio.

    1 o que eu vo precisar ??

    so novo no negocio ...

    tenho 4.500 reias para envestir ..

    da para montar um servidor simples ?e com o tempo vou aumentando ?

    qual os produtos devo compra para começar do zero.. ??

    deus de ja agradeço a todos
    @viniciuselias! Tudo blz contigo?

    Quando falamos de se criar criar um negócio de provedor entramos num dilema complicado quando trata-se de "começar direito" e "começar errado".

    Se analisarmos direitinho, pra se montar uma "verdadeira empresa provedora de serviços de internet", atuando segundo as leis e com uma infraestrutura profissionalmente adequada os custos de Capital de aquisição e custos operacionais exigiriam uma quantia elevada.

    Porém, na dura realidade das empresas nascentes no Brasil, a grande maioria dos provedores nascem de maneira informal e infraestrutura inadequada. Mas claro que há excessões.

    Seguem minhas considerações, mas claro, não refletem uma solução única e sim uma das opções.

    Hoje muitos provedores começam com os seguintes itens(considerando que deseja abrir um provedor WISP):

    1)1 x Link de internet não dedicado, aqui em SP tu consegue 100Mb entre R$200 e R$300;

    2)Estrutura das torres alocadas em terrenos ou alocadas em rooftops de edifícios residenciais ou residencias, a quantidade de torres, terrenos e etc vai depender da área de cobertura que deseja atender. O preço no caso das torres varia, por exemplo em casos de torres estaiadas tu pode pagar entre R$120 a R$200 pelo segmento de 2metros, no caso de torre autoportantes o preço é bem maior, um provedor cliente meu adquiriu uma torre de 25 metros por R$6.000. Na esqueça também o custo de aluguel de terrenos para instalar as torres ou aluguel residenciais para instalar as torres no topo de casas residencias. O valor varia entre R$200 e R$400/mês;

    3) Rádios ponto-a-ponto utilizados como backhauling da rede de transporte. Radios que irão ligar sua estação principal e as demais torres atuando como célula de internet. Existem diversos rádios que pode utilizar, os mais utilizados são da marca Ubiquiti Rocket M5, Nano Bridge, Nano Beam(long range) ou Mikrotik SXT no caso para links mais curtos. Os preços de cada unidade varia entre R$270 a R$500. Lembrando que precisa de duas unidades por Link Ptp;

    4) Rádios ponto-multiponto. No caso rádios com antena painel setorial de 90º graus. As marcas mais utilizadas são Ubiquiti ou Mikrotik. O preço das setoriais são mais salgadas;

    5) Roteadores e Switches. No caso de RB's Mikrotik, as mais usadas são a 1100, 2011 para médio porte e Rb450 para pequeno porte. No caso para Switches usam bastante os modelos CCR da MK. Os valores das Rbs variam entre R$450 a R$600 e R$1200 a R$1600. No caso pra começar vc precisaria de no mínimos uma RB e um Switch básico por torre;

    6) Licença SCM, Taxas mais Consultoria média de R$5.000;

    7) Outros custos variados como energia, caixa hermpetica, cabos de rede, funcionários e etc;

    R$4.500 daria pra usar na compra dos equipamentos como RB, e rádios para uma única estação. Sem contar a torre e aluguel.

    Junte mais um pouco e dá pra começar algo.



    Espero ter ajudado

    Regards

  3. #23

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    obrigao meu amigo por sua opinião .. falei com um amigo meu aqui na cidade perto ele começo com 2 link de 2 mega .. e sem SCM .. hooje ele ja tem 10 torres e tudo legalizado .. ta ganhado uma grana boaa ......

    vou ver o que eu faço aqui...

    + uma vez obrigado pela sua ajuda

  4. #24

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Fala com ele então amigo...

    Mas quando for fiscalizado e tomar um monte de multa não reclame por aqui...

  5. #25

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    add la Vinicius Elias esperando vc add

  6. #26

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Tem gente que começou com nada, e nem sabe cuidar da propria rede, não consegue fechar enlace de 600 metros,e ainda hj n tem nada, mas se vc tiver consciência do que é certo e errado com certeza pode começar sim com esse valor e rapidinho estar apto a tirar sua propria SCM. Eu a mais ou menos 5 anos comecei com 3000 reais somando meu FGTS e seguro desemprego e hj tenho 11 torres e opero em 4 cidades. Força de vontade e principalmente humildade é tudo em qualquer ramo de negocio. Dica 1 amigo, compre 4 nanoM5 para usar como ap e uma rb 750 para gerenciar, pronto está apto a pindurar clientes. Conforme vai melhorando seu capital ai vc vai investindo de acordo sua perna.
    Zarttron me tira uma dúvida, essas 4 cidades você atende você faz enlaces (Via rádio) para distribuir o link até elas ?

    Obrigado

  7. #27

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    SIm. Agora com RB 912 e dish de 30 e 34.

  8. #28

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    Vi um preço de terreno para alugar para toree muito baixo nesse tópico.
    Gostaria de saber quanto os provedores costumam pagar por 400m² de espaço com eletricidade e água.
    Alto de morro e no centro de uma cidade da Grande São Paulo.

    Parece que o preço é muito mais alto que 400 reais...
    ...entendo que seria mais próximo de 2.500 reais.

  9. #29
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: como montar um provedor de internet via radio passo-a-passo

    @viniciuselias vai na fé, e força de vontade, que tem muito provedor grande hoje que começou assim como voce, mas fique sabendo de uma coisa o sossego acabo, mas é um ramo muito gostoso de trabalhar, um pouco cruel, tipo esta tudo funcionando de boa, ai chega em um feriado e começa tudo a parar, mas num pode é desanimar porque serviço da demais.