+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com BGP

    Preciso de uma ajuda com BGP, tenho conexão com:
    Operadora A;
    Operadora B; * estou incluindo agora
    PTT-SP.
    Tenho um range /22, onde no PTT-SP é mais específico para ter prioridade ( /24).

    O correto seria eu publicar /23 na operadora A e /23 na operadora B. Acontece que os clientes praticamente estão tudo em um /24 e não tenho como mudar.
    Existe alguma forma de marcar determinados clientes sairem pela operadora A e outros pela operadora B?

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    IJR, você tá querendo uma ajuda ou contratar um serviço?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    Quero ajuda.

    Na realidade o BGP eu já subi, agora preciso manipular a rede para obter melhor desempenho e aproveitamento dos links

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    procure sua operadora para isso normalmente eles se fazem mas te ajudam com isso

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    com 1 /24 somente fica dificil pra não dizer impossivel

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    amigo contrate uma consultoria ou solicite ajuda para sua operadora de transito

    ninguém vai gastar R$5,000 de curso hotel alimentacao aviao e te dar de bandeja aqui

    Dica tem curso video aula do Lacier acho que custa R$400,00 do modulo bgp, acho que é viável o investimento para vc

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    PS: Não coloquei no classificados.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    Nao e possivel marcar os clientes, diferentemente do load balace no BGP nao e possível. Tem queser feito o balanceamento de acordo com os seus blocos, se os clientes Não estiverem destribuidos uniformemente duficulta.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Nao e possivel marcar os clientes, diferentemente do load balace no BGP nao e possível. Tem queser feito o balanceamento de acordo com os seus blocos, se os clientes Não estiverem destribuidos uniformemente duficulta.
    Pois é, os clientes não estão distribuídos de entre os blocos.
    Como tenho vários clientes funcionando atrás de NAT, acabei jogando estes em outro bloco e dividi entre as operadoras.

    Estou estudando outras possibilidades para melhorar essa distribuição.

  10. #10

    Padrão

    O que eu percebo, é que vc vai ter que arrumar sua rede internamente para controlar externamente!

    Att.
    Emanuel Linoan F Junior
    Última edição por ricromero; 01-11-2014 às 08:11. Razão: retirando o merchand

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    Não tem como vc usar prepend com as-path diferenciado em alguns blocos em uma operadora e outra?

    PTT-SP vc anuncia todos os prefixos anunciados para as 2 operadoras, se for o menor caminho vai usar ele e não seu transito.

    De qualquer forma, para efeitos de roteamento BGP o menor bloco seria o /24 mesmo, desta forma, vc teria que ter clientes pelo menos em 2 blocos /24 para fazer esse balanceamento.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Não tem como vc usar prepend com as-path diferenciado em alguns blocos em uma operadora e outra?

    PTT-SP vc anuncia todos os prefixos anunciados para as 2 operadoras, se for o menor caminho vai usar ele e não seu transito.

    De qualquer forma, para efeitos de roteamento BGP o menor bloco seria o /24 mesmo, desta forma, vc teria que ter clientes pelo menos em 2 blocos /24 para fazer esse balanceamento.
    Eu não sou um grande conhecedor de BGP, faço apenas o "arroz com feijão", mas pelo que estive estudando nesses últimos 2 dias, meu raciocínio está bem próximo dessa sua citação.

    Estou agora dividindo os clientes através de mais blocos IPs.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com BGP

    A única forma que conheço de balanceamento de tráfego em BGP é a distribuição entre blocos diferentes.

    Quanto ao prepend e as-path, é uma opção, neste caso, vc anunciaria todos os blocos /24 de forma igual a todos os seus upstreans, porém com um maior as-path para os blocos não preferenciais de cada um.

    A fora que uso hoje e pela publicação diferenciada de prefixos.

    No seu exemplo que vc tem um /22 (meu cenário é parecido com o seu, tenho 2 transitos IP, e um transporte PTT-SP, porém tenho 2 blocos /22 e um /21), poderia ser feito assim:

    Operadora 1 anuncios:
    1.1.0.0/22
    1.1.0.0/24
    1.1.1.0/24

    Operadora 2 anuncios:
    1.1.0.0/22
    1.1.2.0/24
    1.1.3.0/24

    PTT anuncios:

    1.1.0.0/22
    1.1.0.0/24
    1.1.1.0/24
    1.1.2.0/24
    1.1.3.0/24

    Desta forma qualquer tráfego destinado a clientes dos blocos 1.1.0.0/24 e 1.1.1.0/24 entrarão pela operadora 1, e se a mesma cair, entrarão pela operadora 2 por que a mesma anuncia estes mesmos blocos só que de forma não tão específica (1.1.0.0/22). Com a operadora 2 acontece a mesma coisa, só que com os blocos 1.1.2.0/24 e 1.1.3.0/24.

    O PTT é um caso especial, ele não permite tráfego para a internet, ou seja, se vc saiu de sua rede pelo PTT (por ser o caminho mais curto) o pacote vai vir do PTT.

    E quando o acesso for a uma rota que existe tmb no PTT o caminho atravez dele sempre será o mais curto.

    Faço desta forma aqui e 40% de todo o trafego é PTT.

    Espero ter ajudado (e não atrapalhado meio a tantas informações rsrs) BGP é um assunto novo pra mim, mais tive que aprender meio que por "osmose" em um curto espaço de tempo, e aqui, ajudando é onde acho que mais aprendo rsrs.

    Sobre contato no skype, até tem no meu perfil eu acho, mais nem minha mulher me acha online rsrs. Qualquer coisa posta ai, e se fui útil manda estrelinha.