Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Não tem como vc usar prepend com as-path diferenciado em alguns blocos em uma operadora e outra?

PTT-SP vc anuncia todos os prefixos anunciados para as 2 operadoras, se for o menor caminho vai usar ele e não seu transito.

De qualquer forma, para efeitos de roteamento BGP o menor bloco seria o /24 mesmo, desta forma, vc teria que ter clientes pelo menos em 2 blocos /24 para fazer esse balanceamento.

2. Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Não tem como vc usar prepend com as-path diferenciado em alguns blocos em uma operadora e outra?

PTT-SP vc anuncia todos os prefixos anunciados para as 2 operadoras, se for o menor caminho vai usar ele e não seu transito.

De qualquer forma, para efeitos de roteamento BGP o menor bloco seria o /24 mesmo, desta forma, vc teria que ter clientes pelo menos em 2 blocos /24 para fazer esse balanceamento.
    Eu não sou um grande conhecedor de BGP, faço apenas o "arroz com feijão", mas pelo que estive estudando nesses últimos 2 dias, meu raciocínio está bem próximo dessa sua citação.

Estou agora dividindo os clientes através de mais blocos IPs.

3. A única forma que conheço de balanceamento de tráfego em BGP é a distribuição entre blocos diferentes.

Quanto ao prepend e as-path, é uma opção, neste caso, vc anunciaria todos os blocos /24 de forma igual a todos os seus upstreans, porém com um maior as-path para os blocos não preferenciais de cada um.

A fora que uso hoje e pela publicação diferenciada de prefixos.

No seu exemplo que vc tem um /22 (meu cenário é parecido com o seu, tenho 2 transitos IP, e um transporte PTT-SP, porém tenho 2 blocos /22 e um /21), poderia ser feito assim:

Operadora 1 anuncios:
    1.1.0.0/22
    1.1.0.0/24
    1.1.1.0/24

Operadora 2 anuncios:
    1.1.0.0/22
    1.1.2.0/24
    1.1.3.0/24

PTT anuncios:

1.1.0.0/22
    1.1.0.0/24
    1.1.1.0/24
    1.1.2.0/24
    1.1.3.0/24

Desta forma qualquer tráfego destinado a clientes dos blocos 1.1.0.0/24 e 1.1.1.0/24 entrarão pela operadora 1, e se a mesma cair, entrarão pela operadora 2 por que a mesma anuncia estes mesmos blocos só que de forma não tão específica (1.1.0.0/22). Com a operadora 2 acontece a mesma coisa, só que com os blocos 1.1.2.0/24 e 1.1.3.0/24.

O PTT é um caso especial, ele não permite tráfego para a internet, ou seja, se vc saiu de sua rede pelo PTT (por ser o caminho mais curto) o pacote vai vir do PTT.

E quando o acesso for a uma rota que existe tmb no PTT o caminho atravez dele sempre será o mais curto.

Faço desta forma aqui e 40% de todo o trafego é PTT.

Espero ter ajudado (e não atrapalhado meio a tantas informações rsrs) BGP é um assunto novo pra mim, mais tive que aprender meio que por "osmose" em um curto espaço de tempo, e aqui, ajudando é onde acho que mais aprendo rsrs.

Sobre contato no skype, até tem no meu perfil eu acho, mais nem minha mulher me acha online rsrs. Qualquer coisa posta ai, e se fui útil manda estrelinha.

Tópicos Similares

1. ajuda com openbsd e router 3com 812
    Por no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5
    Último Post: 07-02-2003, 22:34
  2. Ajuda com Red 8.0!!
    Por MAJOR no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 19
    Último Post: 08-12-2002, 21:33
  3. Ajuda com fórum! Pessoal do site, entrem!
    Por dalton_poa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 21-11-2002, 10:13
  4. Ajuda com VBROKER e OSAGENT no KYLIX 2
    Por soyeu no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 0
    Último Post: 11-10-2002, 10:29
  5. ajuda com o ncsa
    Por roggy no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 03-10-2002, 16:26

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L