+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    boa tarde pessoal

    sou leigo no assunto e estou precisando de ajuda.

    tenho um nanostation loco m5 enviando o sinal e 1 nanostation loco m5 recebendo o sinal.
    transmitindo minha internet VDSL 50mb, a distancia e no maximo 800m a 1km, porem esta chegando lá somente 10mb e nao passa disso.

    Nano que esta enviando. nano que esta recebendo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enviador.png
Visualizações:	189
Tamanho: 	48,4 KB
ID:      	55636 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         receptor.png
Visualizações:	302
Tamanho: 	61,9 KB
ID:      	55637

    fiz algo errado? alguem pode me ajudar!

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    oxi ninguem pode me ajudar?

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    mostra a tela do mcs! ta setada automatica ou vc setou algum mcs?

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    mostra a tela do mcs! ta setada automatica ou vc setou algum mcs?
    em qual ABA fica esse mcs.

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Citação Postado originalmente por superbiquit Ver Post
    em qual ABA fica esse mcs.
    Como não sei qual aba é, entao tirei as print de cada.

    Nano que esta enviando sinal:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         advancedenviador.png
Visualizações:	188
Tamanho: 	70,3 KB
ID:      	55651Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         networkenviador.png
Visualizações:	267
Tamanho: 	65,1 KB
ID:      	55652Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wirelessenviador.png
Visualizações:	235
Tamanho: 	72,0 KB
ID:      	55653

    Radio Receptor:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         advancedreceptor.png
Visualizações:	234
Tamanho: 	73,7 KB
ID:      	55654Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         networdreceptor.png
Visualizações:	227
Tamanho: 	71,6 KB
ID:      	55655Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wirelessreceptor.png
Visualizações:	244
Tamanho: 	74,7 KB
ID:      	55656

  6. #6

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Amigo, já verificou se a visada nao esta comprometida? Alinhamento? Por exemplo a potencia que você esta usando esta muito alta pela distancia desse ptp. Creio que ajustes básicos esta sendo necessário para este seu ptp...
    Ja tentou mudar para outras frequências e canal e ir testando..


    Att,

    Fabiano.

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Já tentou mudar para 20 MHz, trocar de frequencia, baixar potencia e veja esse ccq ai que nao ta bom pode ser fresnell obstruido.

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    26 km?

  9. #9

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Baixa esse ACK time pra uns 100, ou se for por distancia põe algo tipo 2Km por precaução.
    E baixa esse TX Rate pra MCS11 ou MCS12 (Tem que desmarcar a caixa AUTO).
    Tem que fixar um datarate mais baixo nos 2 lados, MCS11 tá bom demais.

    Mas... se o ack time estão em 204us você tem zona de fresnel obstruída, não tem como reposicionar?
    Mas testa primeiro um MCS10 ou 11, talvez MCS9 (Sempre com canal de 20MHz, tem 10dB a mais de sensibilidade que canal de 40MHz). Porque datarates menores usam menos portadoras, e zona de fresnel parcialmente obstruída complica o uso de todas as 64 portadoras de MCS13 a 15. Datarate baixo é quebra-galho pra resolver problema físico de conexão, nesse caso o problema físico provavelmente é zona de fresnel com obstaculos: http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php )

  10. #10

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Baixa esse ACK time pra uns 100, ou se for por distancia põe algo tipo 2Km por precaução.
    E baixa esse TX Rate pra MCS11 ou MCS12 (Tem que desmarcar a caixa AUTO).
    Tem que fixar um datarate mais baixo nos 2 lados, MCS11 tá bom demais.

    Mas... se o ack time estão em 204us você tem zona de fresnel obstruída, não tem como reposicionar?
    Mas testa primeiro um MCS10 ou 11, talvez MCS9 (Sempre com canal de 20MHz, tem 10dB a mais de sensibilidade que canal de 40MHz). Porque datarates menores usam menos portadoras, e zona de fresnel parcialmente obstruída complica o uso de todas as 64 portadoras de MCS13 a 15. Datarate baixo é quebra-galho pra resolver problema físico de conexão, nesse caso o problema físico provavelmente é zona de fresnel com obstaculos: http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php )
    Vou fazer isso assim que possivel e voltou aqui pra informar como ficou, valeu!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Baixa esse ACK time pra uns 100, ou se for por distancia põe algo tipo 2Km por precaução.
    E baixa esse TX Rate pra MCS11 ou MCS12 (Tem que desmarcar a caixa AUTO).
    Tem que fixar um datarate mais baixo nos 2 lados, MCS11 tá bom demais.

    Mas... se o ack time estão em 204us você tem zona de fresnel obstruída, não tem como reposicionar?
    Mas testa primeiro um MCS10 ou 11, talvez MCS9 (Sempre com canal de 20MHz, tem 10dB a mais de sensibilidade que canal de 40MHz). Porque datarates menores usam menos portadoras, e zona de fresnel parcialmente obstruída complica o uso de todas as 64 portadoras de MCS13 a 15. Datarate baixo é quebra-galho pra resolver problema físico de conexão, nesse caso o problema físico provavelmente é zona de fresnel com obstaculos: http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php )

    fiz como falou, porem so passa no maximo 33MB... sendo que o link e de 55MB :s

  12. #12

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    São 33Mbps com canal de 20MHz, com MCS12, isso?

    Pra trafegar uns 55Mbps precisaria MCS14 em 20MHz, com zona de fresnel totalmente limpa. Ou MCS11 com canal de 40MHz com zona de fresnel mais limpa ainda.
    Acho melhor tentar canal de 20MHz e MCS14.

    Mas não sei se NS Loco suporta tanto trafego, NS M5 (Não loco) trafega quase 80Mbps (PTP de 500m, digamos, sem otimizar tanto) mas o Loco não sei se consegue, a etapa de RF é mais pobre, tenho sérias duvidas se ele não sofre do limite dos 35Mbps que vejo em Bullet M, tá certo que Bullet M é SISO, mas por mais que tenha sinal o throughput dificilmente passa dos 35Mbps.

  13. #13

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    São 33Mbps com canal de 20MHz, com MCS12, isso?

    Pra trafegar uns 55Mbps precisaria MCS14 em 20MHz, com zona de fresnel totalmente limpa. Ou MCS11 com canal de 40MHz com zona de fresnel mais limpa ainda.
    Acho melhor tentar canal de 20MHz e MCS14.

    Mas não sei se NS Loco suporta tanto trafego, NS M5 (Não loco) trafega quase 80Mbps (PTP de 500m, digamos, sem otimizar tanto) mas o Loco não sei se consegue, a etapa de RF é mais pobre, tenho sérias duvidas se ele não sofre do limite dos 35Mbps que vejo em Bullet M, tá certo que Bullet M é SISO, mas por mais que tenha sinal o throughput dificilmente passa dos 35Mbps.

    vou fazer os testes e te aviso... valeu ai
    sabe me informar se esse aparelho faz o que promete, e que to querendo passar internet pra uns 15 pessoas próximas e me indicaram esse link.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ghz-400-mw-_JM

  14. #14

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Citação Postado originalmente por superbiquit Ver Post
    vou fazer os testes e te aviso... valeu ai
    sabe me informar se esse aparelho faz o que promete, e que to querendo passar internet pra uns 15 pessoas próximas e me indicaram esse link.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ghz-400-mw-_JM
    Só pelo fato de ter "kit" no nome isso me diz que é produto pra enganar leigo, eu não compro nem recomendo vendedor que faz "kits", só proliferam informação antiquada, nem o modelo do produto ele diz!

    Isso aí é um Omnitik, sem o MALDITO nome "kit" tem ele bem mais em conta:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...4-mikrotik-_JM

    Ele atende 15 clientes simultaneos sim, com banda tipo 2 a 5Mbps cada.
    Mas foco em simultaneo: 15 pagantes significa geralmente 6 a 10 simultaneos, e desses 6 a 10 teria só 4 ou 5 com trafego alto.
    Então dá pra usar Omnitik pra atender 30 clientes pagantes com planos de menos de 10Mbps.

    MAS... isso tem antena de 8dBi, antena pequena, então o alcance será baixo, pra conexão de 10Mbps acho que uns 600m no máximo.
    (E sempre com cliente em dupla-polarização, seja SXT, Nanostation ou Nanobridge/Nanobeam. Nada de cliente com airgrid (Que tem só 1 polarização. Plano de 10Mbps é muita coisa pra rede sem fios (Radio é pra conexãozinha quebra-galho de 1 ou 2Mbps) então a antena pro cliente tem que ser muito boa mesmo)

  15. #15

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só pelo fato de ter "kit" no nome isso me diz que é produto pra enganar leigo, eu não compro nem recomendo vendedor que faz "kits", só proliferam informação antiquada, nem o modelo do produto ele diz!

    Isso aí é um Omnitik, sem o MALDITO nome "kit" tem ele bem mais em conta:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...4-mikrotik-_JM

    Ele atende 15 clientes simultaneos sim, com banda tipo 2 a 5Mbps cada.
    Mas foco em simultaneo: 15 pagantes significa geralmente 6 a 10 simultaneos, e desses 6 a 10 teria só 4 ou 5 com trafego alto.
    Então dá pra usar Omnitik pra atender 30 clientes pagantes com planos de menos de 10Mbps.

    MAS... isso tem antena de 8dBi, antena pequena, então o alcance será baixo, pra conexão de 10Mbps acho que uns 600m no máximo.
    (E sempre com cliente em dupla-polarização, seja SXT, Nanostation ou Nanobridge/Nanobeam. Nada de cliente com airgrid (Que tem só 1 polarização. Plano de 10Mbps é muita coisa pra rede sem fios (Radio é pra conexãozinha quebra-galho de 1 ou 2Mbps) então a antena pro cliente tem que ser muito boa mesmo)
    Rubem, regulei os nano como me passou e ficaram tudo filé, trafegando 30mb sem perca.
    o que me indica para fazer um ponto 360º que de alcance de no maximo 1km com visada?

  16. #16

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    1Km o Omnitik 5hnd atende perfeito, mesmo se usar NS Loco M5 nos clientes (Somente 13dBi de antena).

    Se a intenção é muito mais clientes (Omnitik deve suportar com qualidade imagino que 25 simultaneos em planos pequenos tipo 1 ou 2M) acho melhor subir pra 4 SXT SA5 (90º cada, SXT SA5 é feita pra ser setorial).

    1Km com visada até as Ubiquiti Unifi UAP Outdoor devem atender bem, mas nesse caso não sei se teria muita vantagem, a vantagem de UBNT na torre e clientes seria Airmax (Se é que ser escravo é vantagem), mas a linha Unifi não usa isso (E Unifi UAP é mais caro que Omnitik pelo que lembro), aí o jeito de ter Airmax com "baixo" custo seria Rocket M5 + Basestation omni 5G10 (R$ 500 + 900, bem mais caro que Omitik de qualquer forma).

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    1Km o Omnitik 5hnd atende perfeito, mesmo se usar NS Loco M5 nos clientes (Somente 13dBi de antena).

    Se a intenção é muito mais clientes (Omnitik deve suportar com qualidade imagino que 25 simultaneos em planos pequenos tipo 1 ou 2M) acho melhor subir pra 4 SXT SA5 (90º cada, SXT SA5 é feita pra ser setorial).

    1Km com visada até as Ubiquiti Unifi UAP Outdoor devem atender bem, mas nesse caso não sei se teria muita vantagem, a vantagem de UBNT na torre e clientes seria Airmax (Se é que ser escravo é vantagem), mas a linha Unifi não usa isso (E Unifi UAP é mais caro que Omnitik pelo que lembro), aí o jeito de ter Airmax com "baixo" custo seria Rocket M5 + Basestation omni 5G10 (R$ 500 + 900, bem mais caro que Omitik de qualquer forma).
    esse aqui serve então né?
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...et-m5-mimo-_JM

  18. #18

    Padrão Re: NanoStation loco m5 , me ajudem porfavor

    Serve sim. Deve atender 35-40 simultaneos de 1Mbps ou 2Mbps.

    Citei o Omnitik porque é metade desse preço praticamente:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...4-mikrotik-_JM

    Só que como está jogando tudo em cima da MESMA omni tem que caprichar na instalação nos clientes, nada de "visada ruim", todos tem que ter visada boa, tem que ter boa parte da zona de fresnel limpa, e todos os clientes precisam ser configurados pra Max TX Rate baixo, e ajustar a potencia deles de modo que os clientes próximos não "gritem" (Reduzir a potencia dos clientes proximos).