+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    Pessoal Ola para todos, entao estou com um probleminha pessoal tenho um mk rb750 rodando hotspot conectando 32 pessoas no Momento , recente aqui no bairro o que eu quero saber e o seguinte

    - Qual equipamento para trabalhar junto com meu Mk
    para que eu possa enviar sinal wireless para meus clientes e que o mk tenha o gerenciamento desses clientes
    via hotspot

    - espero que tenha compreendidos fico grato por essa ajuda.

    - cliente em torno de 5 KM

    - e vao ser notebooks , tablets, entre essas tecnologias

    -Obrigado a todos no aguardo!

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    Você quer atender nb, tablets etc dentro da casa dos clientes com somente uma antena, cobrindo 5km?

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    ola alexrock nao mano e o seguinte os clientes vao acessar a internet usando roteador deles mesmo

    - no caso quero saber qual equipamento eu coloco para trabalhar junto com o mikrotik rb750 e qual equipamento junto a esse para trabalhar na casa do cliente entedeu fico grato obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    No cliente põe CPE pra receber sinal, e pra criar a rede sem fio interna põe um AP barato de R$ 50.
    Pra clientes proximos as CPE's tipo NS Loco M serve (Também WOG212 ou WOM5000 dependendo da frequencia, TL-WA5210 ou outras CPE's baratas), conforme vai ficando mais longe precisa antena de ganho maior, dependendo do que vai ter na base a partir de 1 ou 1,5Km precisa NS M (Não-Loco) ou SXT, já acima de 2 ou 2,5Km precisa antena de ganho ainda maior, tipo AirGrid (Ou roteador em antena de grade tipo 24dBi, só compensa financeiramente em 2,4GHz, não tem roteador cliente barato pra 5,8GHz e as antenas também não são baratas).

    Pra 5Km (Certeza que precisa isso?) fica mais fácil usar 2,4GHz, tem melhor penetrabilidade e permite uso de hardware mais barato pra essa distancia.

    Na torre pode optar por RB + cartão + setorial, algo tipo RB433 + 3 cartões R52HN + 3 setoriais de 120º de 16 ou 19dBi (Pra 5Km seria bom uns 17dBiu em 2,4GHz e 21dBi pra 5,8GHz). Pode usar RB SXT SA 5 que tem antena de 90º e portando precisaria 4 pra fechar 360º. Pode usar Rocket M2 ou M5 e antenas Airmax Basestation de 120º (Seriam 3, sai caro). Pode colocar meia duzia de NanoStation M2 ou M5 na torre, cada uma com 60º de abertura. Tem uma CPE da Intelbras, APC 2S-14, que sem refletor tem 60º, precisaria 6 pra fechar 360º, ela é bem barata, mas... ela tem só 10dBi nesse modo, não teria mais que uns 1800m de alcance.

    Tem muita opção. Eu prefiro MK pela versatilidade, mas tem quem prefira UBNT justo porque tem um setup mais simples (A meu ver é mais restrito, sem opções, não mais simples). Não tem como te indicar algo tipo "Usa isso", tem milhares de equipamentos e centenas de provedores usando cada opção, funcionar qualquer coisa funciona, até uma ridícula omni te dá uns 3 ou 4Km de alcance se tiver ótima visada (200% da zona de fresnel limpa).

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    Bom dia!

    Um equipamento para atender os clientes dentro das casas com 5km de distancia com um minimo de qualidade é impossivel!

    Recomendo voce colocar um CPE para receber internet nos seus clientes e depois sim colocar um roteador barato.

    Painel setorial é um bom negocio, mas fica um pouco mais caro.

    Para mandar o sinal para seus clientes coloque um Bullet Titanium ou Rocket Titanium ou um OmniTik... Se nao der com um, coloque dois. Tente trabalhar em 5ghz. Lembrando que esse kit voce trabalha com até 50 clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    mano fico muito gratyo com sua ajuda ja guardei ate aqui sua resposta
    mais no momento eu to iniciando entede,
    eu no momento to so com a RB750 com no maximo 32 clientes so que no momento quero colocar wif,

    qual desses equipamentos consigo usar junto com meu mikrotik pra enviar o sianl wireless sendo que o mikrotik que faz o gerenciamento

    dae vem qual deles ?
    e como fazer essa configuraçao fico muito grato?

    talvez esse rocket M5, ou nanostatio m5? nao sei to iniciando nessa parte de wifi
    entede no cliente foi otimo CPE e o que eu vou providenciar.

    painel setorial e muito cedo ainda pra investir no momento ainda nao tenho condiçoes quero algo mais leve , baixo custo no momento
    diante mao fico muito grato por vcs me ajudarem OBRIGADO!

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    eu aconselho um Bullet Titanium M5 com 640mw de potencia ou o Rocket M5 e uma antena omni de 18dbi, coloque ela bem localizada... ache um lugar que ela possa ficar visivel de todos os seus clientes. Lembrando que é 5km de distancia, isso é bastante coisa, calcule essa distancia em linha reta até seu ultimo cliente, talvez seja melhor dimunuir o raio de abrangencia.

    Com relacao a configuracao eh bem simples, tipo um roteador wireless mesmo. Coloque ele no modo Bridge, atribua um ip, nome da rede, senha, etc...

    Os nanostations voce vai ter que usar na casa de seus clientes e nao na sua torre.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    junior o bullet titnium para mim no momento ta super caro mais acho que nao seria 5 km acho que nao chegaria a tanto nao acho que deva ser uns 3.5km por ae
    esse rocket m5 eu coloco uma antena omni de 18 nele e ligo o rocket a saida dele rj45 em uma das portas da minha RB750 certo ?

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    isso, certo.

    Mas leia muito, pergunte muito, vá ate sites de fabricantes para conhecer produtos, vá ate o mercadolivre para ver o preço de produto, destroçe esse assunto para nao se arrepender depois e o barato sair caro.

    Abraçoes e boa sorte

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    entao posso usar o rocket m5 junto com meu rb750 e enviar o sinal da net via wireless fazendo esse sistema certo junior, se teria uma tutorial como faço para conectar o rocket m5 no meu mirktoik quais os passos para esse feito ?

    fico muito grato

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    Pode usar, nao tenho um tutorial de como fazer isso.

    Cara talvez seja melhor voce ler um pouco mais sobre o assunto, tutoriais te ensinam a fazer o Beaba, compre os aparelhos e faça muitos testes assim voce ira aprender bastante

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    Só não ví falar em antena. Não está esquecendo que o Rocket M5 precisa antena?

    Se a omni de 18dBi citada for aquela caseira ridícula do ML, aquilo não tem 18dBi no planeta terra não, tem que ver o o VSWR direito daquilo, esses produtinhos de fundo de quintal escaneiam a 5 ou 10Km se usar potencia ridícula/idiota tipo 30dBm, mas permitir conexão ou ter estabilidade nessa distancia com antena de fundo-de-quintal não tem como.

    A maioria dos fabricantes limita suas omni a 12 ou 15dBi porque tem nome a zelar, não tem como ter qualidade simplesmente empilhando um monte de monopolo em sequencia pra fazer omni de supostos 18 ou 25dBi.

    Opte por antena de ganho adequado, sem exageros. Setorial pode ter ganho grande tipo 17 ou 21dBi, mas omni de jeito nenhum.

    E usar Rocket M em antena omni comum é desperdício de Rocket M. M de MIMO exige antena dupla, se vai usar omni melhor optar por coisa tipo algum Bullet ou Groove, ao menos não vai desperdiçar um chain/stream/canal.

    Quanto a "como ligar", rede é rede, quem não tem prática com rede tem que começar praticando no basico, ligando pc em casa, fazendo ptp dentro de casa, usando vpn ou vlan dentro de casa, pra DEPOIS pensar em ter um provedor. Não vejo diferença entre ligar 2 roteadores Dlink de R$ 45 dentro de casa e ligar um Rocket numa RB750, muda o setup mas o basico de configurar faixa de ip, servidor dhcp, config de wifi, isso é tudo muito similar, é bem facil pegar o jeito praticando.

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    Ok rubem muito brigado mesmo to aprendendo pegando ideias dali daqui e to pesquisando to com a rb750 iniciando irei comprar o rocket M5 Para enviar sinal de wireless para os cpe que o pessoal indicou ae rubem qual antena vc indica para comprar para trabalhar com o rocket m5 , a distancia que vou por wireless nos meus cliente e de 3.5 km alguma indicaçao fico grato a todos orbigado mesmo conheço redes , mais tudo isso e muito novo pra mim entede rocket, groove , setorial saco mais to indo em frente ate aqui DEUS e vcs tem nos ajudado fico grato

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    Pra 3,5Km acho que precisa antena setorial de uns 19 ou 21dBi.
    Tem AirMax BaseStation e tem as Wirelink/Betel de dupla-polarização (Mais baratas, e de desempenho pior então).

    Mas 3,5Km de alcance exige muita coisa, não é pra principiante, recomendo instalar primeiro clientes proximos, tipo menos de 1000m, vendo como é a zona de fresnel na prática, como é na prática passar cabo de rede por casa absurdamente mal-feita (Sem acesso a forro, com laje sem passagem, com telhado fino, com arvoves obstruindo visada e zona de fresnel), vendo os níveis de sinal e CCQ (Muita atenção no CCQ) onde não tem 100% da zona de fresnel limpa.

    Pra 3Km é mais questão de configuração e instalação. Configuração que digo é datarate/MCS baixo, potencia baixa nos clientes proximos, usar dupla-polarização, e instalação que falo é ter visada completa, ter 100% da zona de fresnel limpa, não ter reflexo de parede na lateral, de telhado em baixo (A antena deve ficar acima de tudo, não do "lado" de casa).

    Se for optar por omni (Funcionar funciona, qualidade bem pior mas funciona), o jeito é usar Airgrid nos clientes, com ele você estará pagando o preço pelo ganho, não por uma dupla-polarização que não usará.
    (Usar NanoStation pra conectar em omni desperdiça uma polarização, você paga por ela mas não usa, desperdício de dinheiro).

    Não tem como dizer "compra isso e aquilo" porque o dinheiro é seu. Se for pra recomendar eu recomendo RB + cartão + setorial, e NS loco/Wom5000 nos clientes proximos, NS ou SXT nos clientes mais distante, e Airgrid nos clientes mais distantes ainda, isso é o que eu usaria se o dinheiro fosse meu. Como o dinheiro é seu você que sabe se quer investir em setorial e ir aumentando aos poucos, ou se quer partir pra omni e se obrigar a trocar tudo quando chegar nuns 20 clientes (E duvido muito que omni 5GHz conecte a 3,5Km).

    É só não ter pressa, leia e entenda tudo antes de comprar qualquer coisa, os produtos bons ficam em linha muito tempo, não tem motivo pra sair comprando na pressa. Mas... tem que praticar com redes também, pega um roteador domestico e configura de todo jeito, desabilita dhcp, configura em B a 1M e vê alcance dentro de casa, configura em G a 54M e vê o alcance, veja obstaculos tipo portas e vidro, veja polarização de antena (Pequena de 2dBi não faz diferença, bom seria ter alguma CPE pra cliente pra praticar. Você vai precisar CPE mesmo, então CPE sim você pode comprar agora pra praticar e conhecer mais de redes e wifi, um NS Loco M5 é uma boa se for trabalhar com 5GHz, ou um WOM5000, eles sempre serão uteis nos clientes.

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    rubem muito grato mesmo, fiquei na duvida agora!!
    no caso nos clientes vou colocar nano m2 tipo alguns desses clientes estão 5 ruas depois de onde eu moro , então colocando nano m2 nos cliente com visada boa e colocando na minha base aqui junto com a b750 um rocket m5 daria certo ?

    e so pra enviar mesmo para clientes mais longe tenho 32 clientes mais eles estão perto acho que na rua de trás onde eu moro ae mandei pra la via cabo utp, esses outros clientes mora 5 ruas depois da minha onde ta meu servidor por isso vem essa minha duvida setorial e caro para mim no momento mais na sua opinião

    - rocket m5 base aqui junto com b750
    - clientes com nano m2

    daria certo ?

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    NanoStation LOCO M5 é o que sugiro pra cliente até uns 700 a 1000m.
    Acima disso precisaria Nanostation M5, mas ele é caro, então talvez seja mais barato pular logo pra Airgrid M5.
    Veja se a CPE WOM5000 ou TL-WA7510N não estão mais baratos, operam em 5GHz também.

    A linha LOCO é mais barata dos NanoStation, mas pra cliente serve perfeitamentamente. Talvez até conecte a 1500m, não sei bem qual o alcance real se usar datarate pequeno tipo 26M.

    A diferença de preço pro Airgrid é pequena, tem Ns Loco M5 na casa dos R$ 220, enquanto Airgrid M5 tem a partir de uns R$ 240, e Airgrid tem bem mais ganho (23dBi, contra só 13dBi do NS Loco), então a partir de uns 800m de distancia não faz mal começar a usar AirGrid M5.
    SE fosse painel setorial eu usaria NS Loco M5 até uns 1500m, mas omni tem sinal pior.

    Se usar Rocket M5 tem que usar NanoSation M5, NS LOCO M5, e AirGrid 5GHz.
    Se usar Rocket M2 tem que usar NanoSation M2, NS LOCO M2, e AirGrid 2,4GHz.

    M5 de 5GHz
    M2 de 2,4GHz

    Se quer usar 5GHz mesmo, a omni 5GHz com preço razoavel é uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...58ghz-5812-_JM

    Mas lembra: Omni barata não faz MIMO, então não tem motivo pra usar Rocket M.

    Pra essa omni do link poderia usar um Bullet M5 HP:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM
    Com ele daria pra atender uns 15 clientes simultaneos de 1M tranquilo. Se for plano tipo 600Kbps provavelmente 20 clientes simultaneos (Aqui geralmente só 50% dos clientes fica conectada em cada horário, posso ter então 40 ou 50 pagantes pra uma omni + bullet desse)

    Mas eu preferiria o Groove A 52hpn ao invez do Bullet M5:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM
    Usa o mesmo sistema RouterOS da RB750, se usa RB750 via WinBox vai saber se virar com o Groove, rosqueia direto na omni e parte pro abraço.

    Seria algo tipo R$ 600 pra atender 25 a 30 clientes simultaneos, omni HyperLink e Groove A 52hpn level4 (Depende de distancia, das velocidades vendidas, dos níveis de sinal), pra MIM isso se paga em 3 ou 4 meses.

    Problema é que dia que tiver mais de uns 30 simultaneos e tudo ficar lerdo vai ter que colocar painel setorial, o Groove você aproveita num upgrade (Ou na torre ou em cliente), mas a omni não.

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    pow rubem obrigado mano muito obrigado irei comprar esse sistema ae do groove e fazer uns teste e ver como que me saio com esse investimento ae pra ver se consigo me dar bem por aqui pra dae com tempo evoluir pra setorial mais diante mao vou nessa ae tipo groove ja vem com mikrotik devia ter pego logo nao sabia acabei comprando RB750 aqui ^^ ?

  18. #18

    Padrão Re: Mikrotik RB 750 Ajuda Dicas WiFi

    Bem amigo, mas como vc ja tem a rb750 use ela pra fazer seu hotspot e fazer seu controle de banda e deixe o groover em apbridge, ate mesmo pq o groover tem pouca memoria.