+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguém pode responder umas dúvidas em rede 4G?

    Bom abaixo tem uma imagem que contem minhas dúvidas.

    http://i.imgur.com/v8b7y14.png

    O que é RSRP. Na imagem acima está com uma numeração de -120

    O que é RSSI Na imagem acima está com uma numeração de -91

  2. #2

    Padrão Re: Alguém pode responder umas dúvidas em rede 4G?

    Redes desse tipo tem um Sinal de Referencia (RS), antigamente tinha só o Strenght Indicatior, o RSSI, que mostrava os sinais de todos os sinais de referencia, usaveis ou não pela sua conexão, misturado com ruídos e reflexos.
    Em 4G foi acrescentado o Received Power, RSRP, ele mostra o sinal ÚTIL pra você, ignora ruídos, termal noise, reflexos, ele é geralmente 20 a 30dB menor que o RSSI, em locais mais propícios será spo 18 a 20dB menor que RSSI, você aí pelo visto tem muito ruído ou reflexo pra ter tanta diferença entre RSRP e RSSI.

    O RSRQ (Received Quality) é resultado de uma conta levando em conta todos os sinais de referencia recebidos (50, 100, depende) e o RSRP. O RSRQ deve ser POSITIVO pra rede ser estável.

    Geralmente o SINR precisa estar nuns 18 a 20, ele é tipo o SNR de rede wifi, precisa uns 20dB. No seu caso o sinal está bem baixo, devia ter RSSI de -85 pra cima, aí o SINR ficaria nuns 14 ou 15 e o RSRQ seria pelo menos 0 ou 1 (Quanto mais melhor, mas 0 já é bom, ótimo serja 5 a 10).

    Em local com espectro poluído acontece isso que deu aí, o RSRP muuuuto abaixo do RSSI, e com RSRP tão baixo o RSRQ fica negativo e não tem qualidade considerada "mínima".
    Se fosse num local com pouca poluição de RF teria -90 de RSSI, -110 de RSRP, e o RSRQ ficaria em 0 ou 1, teria bem mais banda possível.

    Muita torre 3G ou 4G no brasil tem qualidade deteriorada por isso, excesso de cliente com sinal abaixo do aceitável. Já pensou rede wifi com SSID exibido a -120? Nuuuunca que conecta, provavelmente nem -91dB! (Com -91 acho que só datarate tipo 1,6Mbps (N em MCS0 com 20MHz tem 6,5Mbps, com 10MHz de largura teria 3,25Mbps (*Metade da largura do canal = metade das portadoras = metade do datarate), e com 5MHz de largura teria 1,6Mbps, com SXT com sensibilidade tipo -110 isso dá 19dB de SNR, suficiente pra uma conexão mínima, mas pra lá de lerda, e provavelmente teria pacotes perdidos as vezes (Tipo 5%))

    Não sei como esse setup mostra esse sinal com "2 pontos" (De 5, isso daria 40% de sinal, mas devia ser MENOS de 20%, se for pra chamar assim).

  3. #3

    Padrão

    Obrigado por responder Rubem, se eu modificar essa configuração vou ter alguma melhoria? ou muda em nada?.

    Largura do canal está mercado em 20 MHz - http://i.imgur.com/WQhETaA.png

    Tem somente 20 e 40 MHz.

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Alguém pode responder umas dúvidas em rede 4G?

    Se for possível, eleva esse modem ai (poe ele numa caixa hermetica e poe em cima do telhado) que vai melhorar muito isso ai. Já fiz isso em um cliente que tinha problemas de conexão e não tinha opções de acesso.

  5. #5

    Padrão Re: Alguém pode responder umas dúvidas em rede 4G?

    Citação Postado originalmente por AngelWars Ver Post
    Obrigado por responder Rubem, se eu modificar essa configuração vou ter alguma melhoria? ou muda em nada?.

    Largura do canal está mercado em 20 MHz - http://i.imgur.com/WQhETaA.png

    Tem somente 20 e 40 MHz.
    Mas esse print screen aí é de configuração de wifi, não tem nada a ver com 4G, com sinal de 4G baixo.

    E se quiser mais sinal, 20MHz tem mais sensibilidade que 40MHz. Se tem sinal suficiente e quer mais banda opte por 40MHz.
    Usar canal de 40MHz pra apenas conectar na internet é bobeira, pra isso se usa o menor datarate e canal de 20MHz.

  6. #6

    Padrão Re: Alguém pode responder umas dúvidas em rede 4G?

    Rubem, a imagem a seguir é a configura do Modem 4G.

    Link da Imagem: http://i.imgur.com/vKS6vyd.png

    Outra coisa, a SKY disse que quando o Sinal está ruim, ele vem na sua casa e instala uma antena externa. O Que você acha dessa antena externa Rubem?, eu acho que vai aumentar sim o sinal, o técnico da SKY disse que nao muda muita coisa mais eu acho que é mentira só para não instalar, hahaha.

    OBS: Quando a SKY Instala a antena externa você não terá como levar o modem par aonde você quiser mais.

  7. #7

    Padrão Re: Alguém pode responder umas dúvidas em rede 4G?

    Rubem, meu plano contratado pela SKY é de 2 MB, moro em Cuiabá, Mato Grosso.
    Mais o IP mostra em Natal, Rio Grande do Norte, escolhi o servidor "Ipora" mais próximo de casa.

    Veja a imagem: http://i.imgur.com/tE9GRZu.png
    olha esse também. http://www.speedtest.net/result/3884425833.png

    O que você acha na sua opinião?

  8. #8

    Padrão Re: Alguém pode responder umas dúvidas em rede 4G?

    Quanto a isso de mostrar seu IP em outro lugar do brasil, é normal, a distribuição de IP's por parte da operadora é feita do jeito que ela quiser, a licença é de nível nacional então com IP dinamico um dia um IP pode ser atribuído pra um usuario no RS, outro dia em RO, outro dia no CE, outro no PA...
    (Alias, é facil ver a atribuição doida de IP's em propagandas/spams/intrusões de serviços tipo AdultFinder, faz tempo que uso o Adblock e ele bloqueia isso, mas via muita propaganda que aparecia "Fulana está perto de você" mostrando um suposto cadastro de alguém em currutela tipo Nsa Sra da Guia ou Cangas, lugarejos que sei lá se tem internet... (Tá, hoje tem, mas morei em Cuiaba até 2009, lá por 2005 via muito serviço gringo tentando fazer geolocalização usando um registro de IP de visitante, que no brasil NUNCA foi confiável. Quem está nas grandes capitais até tem IP certo geralmente, mas no interior é tudo bagunçado, eu recebo ora IP de Brasilia, ora Goiania, ora Cuiaba, ora Campo Grande, ora Palmas))

    Agora com os endereços IPV4 se esgotando até teria motivo pra reaproveitar IP's assim, mas no interior sempre teve erros, em Cuiaba os IP's da fianada BrasilTelecom direto eram identificados como Brasilia, Porto Velho ou Campo Grande, numa época que IPV4 estava bem longe de acabar.

    Esse sinal está baixo mesmo, não sei porque mostra "3 palitos" se está tão baixo ainda. Mas se está dando os 2Mbps contratatos, e não ter perdas em ping ou download (Uploaded.to , mega.co.nz , desse tipo) então deixa quieto, quem devia se preocupar com sinal baixo é a operadora, ela que vai ter a rede transformada em lixo se tiver milhares de consumidores com sinal baixo tipo o seu.