+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Prezados, boa noite,
    Essa pergunta é direcionada a quem trabalha com vigilancia eletronica, Camara IP.
    Existem uma infinidade de camaras ip's, via cabo, wirelles, com visão noturna, com melhor ou pior resolução mas... o objetivo final é vigiar aquela área. A questão é que cada camara tem seu software o que acaba bagunçando o meio de campo, alguns suportam FPT outras não. O que eu gostaria de saber é se existe ( e qual óbvio) um aparelho DVR ou algo do tipo, que consiga trabalhar tanto com camaras via cabo como as wirelles, que armazene as imagens e de tanto em tanto as suba para um server FTP.
    Alguém pode ajudar??

  2. #2

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Se elas estão na mesma rede o mais fácil seria comprar um NVR e cameras compatíveis com ele! Assim que usamos aqui.

  3. #3

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Você precisa então um DVR+NVR
    (Network video recorder)
    Se não achar por esse nome, procura pelo nome que deviam usar, HVR (Hybrid video recorder, híbrido porque mistura DVR e NVR).

    O problema é que muita camera IP ou wifi tem sistema proprietário, não usa o comunzão Onvif, mas se usar tem varios HVR no mercado, desde coisa boa de R$ 1000, até basicões domesticos:
    http://www.netalarmes.com.br/ecommer...nais-Luxvision
    Pra camera wifi é só colocar um AP basico e conectar as cameras nele, não lembro de ter visto HVR com wifi, nem dos caros.

    Eu conheci HVR porque fui resolver um problema do instalador, ele vendeu/instalou o HVR mais barato que achou (Parecido com esse do link) só que... quando você usa cameras via BNC você só pode configurar 1 ou 2 cameras IP (Eles tem 4 canais mesmo, seja IP ou bnc tudo conta como canal), o esperto até colocou um AP DLink de 600M pras cameras wifi, mas sem visada, com 5 paredes no meio (E AP de 300 ou 600M tem potencia baixa), as cameras nem ficavam conectadas direto, e o HVR só gravava 1! Na cabeça do dono e instalador era problema de wifi...

    Solução? Comprar um HVR de R$ 600 a parte só pra gravar as 5 cameras IP (Via NS Loco M2 como AP com as cameras conectadas nele).

    Tem NVR puro (Não HVR, só rede cabeada) que tem até POE, fora do brasil estão baratinhos, kit com cabo e tudo, pronto pra usar, qualquer dia chega aqui baratinho.

    Com wifi só ví sistema proprietário, caaaaaros. E acho melhor não vir com wifi mesmo, nesse caso que coloquei um NS Loco as antenas wifi ficavam todas na frente, todas nuns 30º, uma antena omni de 7dBi não faria efeito no NVR, melhor que ele venha sem wifi pra você colocar os AP's com antenas que precisar.
    (Porque as cameras que conheço tem anteninha ruim de 3dBi e etapa de RF de menos de 100mW, não dá pra muita distancia, aí o jeito é caprochar no AP. Já pensou se o HVR viesse com anteninha de 3dBi e 100mW de potencia? Nem na minha pequena casa isso ia servir (4 antenas wifi nos cantos e HVR no centro), não tem sinal suficiente pra trafegar tanto dado, acho que em 480p vão 2Mbps por camera, pra 8 cameras precisa 16Mbps, isso não é pra qualquer AP!)

  4. #4

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    A intelbras tem DVR HÍBRIDO ou seja suporta 8 câmeras via cabo+4 ip , agora eles lançarão um mais robusto mais não lembro direito

  5. #5

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Pronto gente, agora a discussão se encaminhou do jeito que eu queria e vou respondendo a todos.

  6. #6

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Citação Postado originalmente por Guilherme46664 Ver Post
    Se elas estão na mesma rede o mais fácil seria comprar um NVR e cameras compatíveis com ele! Assim que usamos aqui.
    è justamente esse o problema Guilherme, camaras compativeis, acho uma tremenda bosta não terem padronizado isso ainda, hoje o MP3 qualquer merd@ roda.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Você precisa então um DVR+NVR
    (Network video recorder)
    Se não achar por esse nome, procura pelo nome que deviam usar, HVR (Hybrid video recorder, híbrido porque mistura DVR e NVR).

    O problema é que muita camera IP ou wifi tem sistema proprietário, não usa o comunzão Onvif, mas se usar tem varios HVR no mercado, desde coisa boa de R$ 1000, até basicões domesticos:
    http://www.netalarmes.com.br/ecommer...nais-Luxvision
    Pra camera wifi é só colocar um AP basico e conectar as cameras nele, não lembro de ter visto HVR com wifi, nem dos caros.

    Eu conheci HVR porque fui resolver um problema do instalador, ele vendeu/instalou o HVR mais barato que achou (Parecido com esse do link) só que... quando você usa cameras via BNC você só pode configurar 1 ou 2 cameras IP (Eles tem 4 canais mesmo, seja IP ou bnc tudo conta como canal), o esperto até colocou um AP DLink de 600M pras cameras wifi, mas sem visada, com 5 paredes no meio (E AP de 300 ou 600M tem potencia baixa), as cameras nem ficavam conectadas direto, e o HVR só gravava 1! Na cabeça do dono e instalador era problema de wifi...

    Solução? Comprar um HVR de R$ 600 a parte só pra gravar as 5 cameras IP (Via NS Loco M2 como AP com as cameras conectadas nele).

    Tem NVR puro (Não HVR, só rede cabeada) que tem até POE, fora do brasil estão baratinhos, kit com cabo e tudo, pronto pra usar, qualquer dia chega aqui baratinho.

    Com wifi só ví sistema proprietário, caaaaaros. E acho melhor não vir com wifi mesmo, nesse caso que coloquei um NS Loco as antenas wifi ficavam todas na frente, todas nuns 30º, uma antena omni de 7dBi não faria efeito no NVR, melhor que ele venha sem wifi pra você colocar os AP's com antenas que precisar.
    (Porque as cameras que conheço tem anteninha ruim de 3dBi e etapa de RF de menos de 100mW, não dá pra muita distancia, aí o jeito é caprochar no AP. Já pensou se o HVR viesse com anteninha de 3dBi e 100mW de potencia? Nem na minha pequena casa isso ia servir (4 antenas wifi nos cantos e HVR no centro), não tem sinal suficiente pra trafegar tanto dado, acho que em 480p vão 2Mbps por camera, pra 8 cameras precisa 16Mbps, isso não é pra qualquer AP!)
    Rubens,
    è justamente esse o jeito que estamos trabalhando, omini de 10 ou 12 dbi em canal especifico para não poluir com ap de baixa potencia (queremos sensibilidade de sinal e não alcance grande)
    Vc tocou num fato que é justamente o que me interessa, veja, não me interessa que o NVR ou DVR venha com wirelles, o que me interessa é: um aparelho que possa receber o sinal da camera seja por cabo ou por wirelles (nesse caso colocaríamos um ap também) gravá-lo (com a opção de detecção de movimento) e ter a opção de enviar essas imagens para um beck-up nas nuvens ou via FTP (procuro isso pois vendemos a hospedagem também)

    Veja gente, vou colocar o que penso diante do que me deparei ultimamente e gostaria de vossas opiniões;


    1. Em virtude da falta de padronização das camaras e dos softwares que nelas vem (pra terem uma idéia, tenho 2 wanscam, a mais antiga faz beck-up via FTP, a mais nova não) prefiro que elas façam unica e exclusivamente o que devem fazer, vigiar, dessa forma não teria que me preocupar com camara de marca daqui, dali ou acula, me preocuparia apenas a qualidade da imagem visto que uma camera sendo ip (independente do modelo) é rastreável por qualquer software que faça isso;
    2. Assim sendo o aparelho deveria suprir essa deficiencia de gerenciamento da camera, ou seja, ele deveria poder receber as imagens trabalhando com a detecção de movimentos, fazer a gravação nele e depois poder exportar essa gravação via FTP. O aparelho deveria ainda ser capaz de conectar-se as cameras tanto vai cabo como wirelles (nesse caso colocariamos um ap).


    E ai, o que acham?

  8. #8

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Existe um software chamado Digifort.

    parece ser compatível com uma grande quantidade de câmeras.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Existe um software chamado Digifort.

    parece ser compatível com uma grande quantidade de câmeras.
    Agradeço colega, mas o problema nesse caso seria que deveria ter um computador na casa do cliente só pra isso.

  10. #10

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    è justamente esse o problema Guilherme, camaras compativeis, acho uma tremenda bosta não terem padronizado isso ainda, hoje o MP3 qualquer merd@ roda.

    Aparelhos baratos ainda tem problema com MP3 VBR de 320Kbps, ou "encodados" com alguns programas (Eu ouço podcasts apenas, e meus aparelhos não rodam qualquer coisa)

    Bom, o padrão aberto qualquer camera decente devia seguir é o ONVIF, não tem muitos motivos pra não usar isso já que é aberto, algumas marcas tem quase tudo com suporte a ONVIF, caso de Intelbras, Ovislink, Sony, e até mesmo os lixinhos mal-feitos da D-Link.

    O problema está nas porcarias de marcas obscuras, assim como meu som Multilaser não roda qualquer mp3 vbr ou "encodado" em software com coded que não seja o lame, as cameras de marcas escrotas também terão problemas, quanto a isso não tem muito o que fazer, SE elas fossem decentes elas suportaria ONVIF e seriam lidas por qualquer NVR/HVR.

    Se a camera tem sistema proprietário (Comprei uma na DealExtreme lá por 2009 e a desgraça tinha software pra acesso via JAVA! JAVA!!! Fiquei muito pê da vida com esse atraso de vida) não tem muito o que fazer senão trocar, porque HOJE toda camera decente e HVR decente tem suporte a Onvif, acho que desde 2010 tudo tem esse suporte. O problema é muita gente comprando em 2014 estoque velho de Dlink 384x240 de 2008 sem onvif, aí complica, mas aí é bobeira do usuario confiar em vendedor (Ainda tem gente comprando roteador B/G como se fosse a última novidade).

    Por mais que o software "original" ou o setup pareçam diferentes, "aos olhos do Onvif todos são iguais".

  11. #11

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Rubens, então resumindo a sujestão é não embarcar em camara que não tenha ONVIF correto? e em relação ao aparelho, o que me diz?

  12. #12

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Não tenho experiencia com isso, só mechi em aparelho generico (Talvez Luxvision, não lembro a marca, vivo confundido GeoVision com Giga e LuxVision...) de imagem péssima, aparelho de 4 canais só aceitava 1 camera IP HD e 2 analogicas (Com 3 analogicas só aceitava IP a 480p), partimos pra um de 8 canais (R$ 600 na época) e a porcaria não aceitava 5 canais em HD, o jeito foi colocar 2 em HD (720p) e 3 se não me engano em 480p.
    Funcionar funciona, mas... 2 cameras 720p no aparelho de 8 canais ficaram razoaveis (O HVR piora a imagem, comparado a acessar diretamente), mas colocando 5 cameras não ficou legal, muito engasgo.

    Então aparelho barato eu quero distancia. Evito mecher na area por isso, você dá um preço de um HVR bom (100% HD) de R$ 1500, e alguém passa orçamento com HVR de R$ 300 que grava 10fps com compactação tosca a 480p, tem uma diferença de preço bem grande e o cliente vai pro mais barato.

  13. #13
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    ONVIF é o padrão de fato, usado desde cameras VGA de 200 contos até por cameras full hd de 5000 reais. É plenamente suportado por qualquer software profissional (incluíndo o famoso Digifort). Na dúvida, vai de ONVIF.

  14. #14

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Ok,
    Agradeço aos 2 (Rubens e Alex) mas dai, pelo jeito, minha duvida permanece, não existe um aparelho 100% confiavel e compativel né.

  15. #15
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    Quando se fala em sistemas CFTV IP, até onde sei, nem se comenta em DVRs. DVR é o primo pobre do CFTV. Primeiro como falou o @rubem, pela demanda de processamento e storage de um video em full ou half HD.

  16. #16

    Padrão Re: PAra quem trabalha com Vigilancia e camara IP

    E qual sistema vcs me recomendariam que poderia fazer um storage e depois enviar por FTP??