+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Omnitik + Sxt

    E ai galera estou querendo solucionar um problema aqui gostaria da ajuda de vocês, seguinte tenho uma torre de 30 metros no topo de um morro, e em média 40 clientes bem próximo a ela em um raio de sombra de no máximo 500 metros, atualmente uso 4 Basestation de 19 DBI e 4 de 17 DBI nesta torre, o sinal nos clientes perto fica bom, mas o CCQ fica uma bosta, mesmo inclinando os painéis de 17 um pouco não resolve estou pensando em colocar um Omnitik ativar o Nv2 e colocar Sxt nesses clientes e retirar as nano m5 e colocar nos clientes mais afastados o que vcs me sugerem? Seria uma boa opção ? Lembrando que alguns desses clientes ficam uns 60 metros abaixo do topo da torre então pensei em colocar o Omnitik a uns 10/15 metros de altura na torre.

  2. #2

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Suspeito que nem isso vai resolver seu problema.

    A conta é simples, um raio de 50m é metade de um diametro de 100m, você multiplica o diametro por PI (3,14) e obtem a circunferencia, que dá 314m (Um círculo de 314m, a borda fica a 50m da torre, que fica no centro do círculo), divide então os 314m por 360º, que dá 0,87m por grau.

    Omnitik tem elevação tanto na vertical como na horizontal de uns 10° abaixo da linha do horizonte ( http://i.mt.lv/routerboard/files/omnitik-patterns.pdf ), e 10 graus vezes 0,87 dá 8,7m

    Ou seja, a 50m da Omnitik a antena poderia estar só 8,7m abaixo dela. A 100m daria uns 17m, a 200m daria uns 34m, então só a partir de uns 250m é que teria sinal decente (Sem ser via reflexos ou lóbulos secundários não-confiáveis) pra conexão.

    (Isso fazendo a conta com Omnitik a 10m de altura, e os clientes 40m abaixo disso (30m abaixo da base da torre))

    Tem omni com downtilt eletrico, mas igual mal passam de 7 a 10º.

    Omni que tem abertura bem grande (30º, por exemplo) seria de 5dBi, a 50m da torre e 40m abaixo dela não daria, mas uns 75m já dá. Pra conectar em anteninha de 5dBi precisaria antena de maior ganho, tipo AirGrid.
    É que se colocar potencia alta (Mais de uns 22dBm, provavelmente) nessas omni pequenas o throughput vai pro lixo, enche de reflexo, o vswr informado não é confiável, aí o negocio é deixar potencia baixa mas usar antena de ganho maior nos clientes, de 16 pra 23dBi o sinal muda uns 233% (3dBi = 100% + 3dBi = 200% + 1dBi = 233%).

    Até uns 50m de distancia acho que dá pra contar com lobulo secundário com segurança, acima disso nunca consegui, então se tem cliente a 70m e bem abaixo da torre fica complicado mesmo, aquelas setoriais 2,4GHz de 60º (Tanto de azimute como de elevação) foram a solução por algum tempo, vira bastante pro chão e mesmo assim clientes distantes (2Km) ainda conectam.
    Em 5GHz complica, teria as CPE's UBNT com antena de 60º, é só inclinar bastante, mas precisa meia duzia pra fechar 360º, teria as SXT SA5, tem uns 30º de elevação então não atingiriam cliente muito distante, mas pelo menos são 90º de azimute, precisa só 4. Essas 2 opções são muito caras.

  3. #3

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Pois é @rubem ficou muito bem explicativo sua resposta, pelo que vi estou quase em um mato sem cachorro vamos esperar... talvez algum amigo com o mesmo problema que eu encontrou uma maneira de resolver e queira compartilhar conosco.

  4. #4

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    @Reinan mete cabo em tudo kkk, não seria viável cluster de NanoM5 ? 1k você monta 1 e da pra atender uns 100 Clientes em cada com distancia máxima de 1Km...
    Se quiser recomendo para ti um vendedor que já vende o suporte com a separação exata pra cada antena.

  5. #5

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    se vc colocasse um cabo para esse clientes num seria melhor? ou mas difícil?

  6. #6

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Acabo seria impossível, pois não tenho projeto para cabeamento e a fiscalização aqui em Goiânia e bruta ! tem que ser sem fio mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Alguém aí tem sucesso com divisor?

    Pra colocar 3 setoriais baratas de 120º num único Rocket ou talvez NS (Via SMA).

    Indoor eu uso divisor SMA as vezes, nada a reclamar, rede com meia duzia de terminal acessando servidor fica ok.

  8. #8

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    @Fael acho que a sensibilidade do Omnitik seria mais viável pois a distancia é muito curta, aproveitando tbm para testar o nv2 em cliente, pois sou fã deste protocolo mas só uso em PTP, dai já vou fazer os testes e posto resultados...
    @rubem nunca usei divisor pra falar a verdade nem sei como ficaria rsrs

  9. #9
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Amigo, tenho uma situação parecida, resolvi fazendo uma micro célula no local (num cliente), como é perto fiz o ptp com duas cpe tp-link, talvez vc fazendo uma micro célula colocando a omnitik num dos clientes possa ser uma solução.

  10. #10

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Omnitik com SXT excelente solução. Se utiliza NV2 melhor ainda porem nao vai poder utilizar M5 pois nao sao compativeis.
    Instala Omnitik na sua torre altura 15-20m que vai funcionar perfeito ate com clientes embaixo da torre.

  11. #11

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Bom minha experiencia com omnitik, tenho aqui na loja c/ 18mts de altura atendo cliente desde 30mts a 1.3km sem problema algum. CCQ geral 100%

    Cliente c/ airgrid,nano loco m5 e até mesmo um lixo de wom.

  12. #12

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Estou chegando nos 25 cadastrados, trafego na hr de pico fica entre 8 a 15mb.

    Ai ele teria que por quase no pé da torre auahua, ja testei ela com 30mts e fico uma porcaria, tanto que na epoca vendi um pro jailton aqui do forum por coisa de 115,00 se nao me engano.

  13. #13

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Fiz a cotação estará chegando na sexta feira 1 Omnitik e 12 Sxt irei fazer o teste a 10 metros de altura e postarei os resultados xD

  14. #14
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    @Reinan posta os resultados com a omnitik!!

  15. #15

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Eu tô com uma omnitik e tenho cliente com 2km, minha torre é de 12mt e visada mais ou menos.

  16. #16
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    @evertongouveia dizem q ela as vzs trava..a sua acontece isso? tem usado q tipo de cpe nos clientes? ta satisfeito?

  17. #17

    Padrão Re: Omnitik + Sxt

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    @evertongouveia dizem q ela as vzs trava..a sua acontece isso? tem usado q tipo de cpe nos clientes? ta satisfeito?
    Nao trava parceiro, testando aqui a mais de 1 mes