+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas com para raios e aterramento na minha torre

    Galera é o seguinte...estou com dúvidas aqui na minha torre. Minha torre será usado um mastro de 6 m em cima de um edifício de 12 m de altura . 6 + 12 =18 m .Quero colocar um para raios em cima do meu mastro . Dei uma pesquisada sobre os produtos encontrei um kit pronto para comprar na faixa de R$300,00 mais diferença na quantidade de 18m de cabo . Porém gostaria de saber quantas hastes no chão preciso colocar e o que devo ficar atento

    Vou isolar meu rádios com borracha e colocar em um fio terra paralelo...

    Aguardo respostas

  2. #2
    Avatar de edekorb
    Ingresso
    May 2014
    Localização
    Pato Branco/ Francisco Beltrão -PR
    Posts
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Guimagal Ver Post
    Galera é o seguinte...estou com dúvidas aqui na minha torre. Minha torre será usado um mastro de 6 m em cima de um edifício de 12 m de altura . 6 + 12 =18 m .Quero colocar um para raios em cima do meu mastro . Dei uma pesquisada sobre os produtos encontrei um kit pronto para comprar na faixa de R$300,00 mais diferença na quantidade de 18m de cabo . Porém gostaria de saber quantas hastes no chão preciso colocar e o que devo ficar atento

    Vou isolar meu rádios com borracha e colocar em um fio terra paralelo...

    Aguardo respostas

    Boa noite !
    Um conselho de amigo; não instale um sistema de SPDA de qualquer jeito, procure um Engenheiro Eletricista que entenda do assunto
    Vou lhe passar umas dicas importantes
    - Use DPS classe II e III em seus equipamentos de radio
    - O aterramento do DPS tem que estar separado do aterramento do DPS (preferencialmente)
    -Para o sistema de para-raios use cabo 25mm² (alumínio) na decida
    -Use no minimo 3 hastes de 2,4m espaçadas 4 metros de cada (A distancia das hastes e o numero de hastes dependem da resistência do solo)
    Um sistema de SPDA deve ser muito bem projetado e instalado, caso contrario ao invés de proteger estará danificando seus aparelhos
    Segue um exemplo de um sistema de SPDA
    Obrigado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Malhasdeaterramentoequipotencializa.jpg
Visualizações:	6702
Tamanho: 	159,4 KB
ID:      	55725

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Duvidas com para raios e aterramento na minha torre

    Não dá pra saber quantas hastes vai sem analisar o solo, vai precisar de um equipamento chamado aterrômetro, é bem caro pra comprar e usar só uma vez, então pode alugar ou pedir ao pessoal que faz manutenção na rede elétrica fazer a medição pra vc, eles provavelmente têm. Ou chutar e colocar logo umas 10 a 15 hastes, a resistência deve ficar próximo ao zero ohm, abaixo de 5 ohms já é um bom resultado.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas com para raios e aterramento na minha torre

    Pergunta: voce quer que o raio caia acima de sua torre? Se nao for assim porque vai colocar para-raio acima dela? levanta mais o para-raio do proprio predio .

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas com para raios e aterramento na minha torre

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Pergunta: voce quer que o raio caia acima de sua torre? Se nao for assim porque vai colocar para-raio acima dela? levanta mais o para-raio do proprio predio .

    O prédio não tem amigo ...

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas com para raios e aterramento na minha torre

    Citação Postado originalmente por edekorb Ver Post
    Boa noite !
    Um conselho de amigo; não instale um sistema de SPDA de qualquer jeito, procure um Engenheiro Eletricista que entenda do assunto
    Vou lhe passar umas dicas importantes
    - Use DPS classe II e III em seus equipamentos de radio
    - O aterramento do DPS tem que estar separado do aterramento do DPS (preferencialmente)
    -Para o sistema de para-raios use cabo 25mm² (alumínio) na decida
    -Use no minimo 3 hastes de 2,4m espaçadas 4 metros de cada (A distancia das hastes e o numero de hastes dependem da resistência do solo)
    Um sistema de SPDA deve ser muito bem projetado e instalado, caso contrario ao invés de proteger estará danificando seus aparelhos
    Segue um exemplo de um sistema de SPDA
    Obrigado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Malhasdeaterramentoequipotencializa.jpg
Visualizações:	6702
Tamanho: 	159,4 KB
ID:      	55725
    Muito bom amigo edekorb seu esboço...

    Esse sistema SPDA,precisaria da gaiola ao redor do edifício ou não?

    E outro ponto importante que tenho dúvidas;Em caso de uma descarga e cair no meu para raios ,na hora que chegar no aterramento no piso térreo ,pode ocorrer alguma descarga em alguma pessoa que estiver em pé no piso próximo do aterramento?

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas com para raios e aterramento na minha torre

    Esse é o kit amigos

    http://icasol.mercadoshops.com.br/ki...unicacao-11xJM


    Kit Para-raio
    para Torre de Telecomunicação.
    01 CAPTOR FRANKLIN 300 mm 01 DESC – PÁRA RAIO
    01 LUVA REDUÇÃO MAL. GALV. 1” X ½
    01 TUBO PATENTE 1” (2.00) – CANO PÁRA RAIO
    06 METROS DE CABO COBRE NÚ 35 mm
    01 TERMINAL DE PRESSÃO 35 mm LATÃO – CABO COBRE
    03 HASTE ATERRAMENTO 5/8” 12.00 mm X 1.00M
    03 CONECTOR PARA HASTE ½ - 5/8”
    02 ABRAÇADEIRA TIPO “U” ATU-64 – CANO P/ PÁRA RAIO

  8. #8
    Avatar de edekorb
    Ingresso
    May 2014
    Localização
    Pato Branco/ Francisco Beltrão -PR
    Posts
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Guimagal Ver Post
    Muito bom amigo edekorb seu esboço...

    Esse sistema SPDA,precisaria da gaiola ao redor do edifício ou não?

    E outro ponto importante que tenho dúvidas;Em caso de uma descarga e cair no meu para raios ,na hora que chegar no aterramento no piso térreo ,pode ocorrer alguma descarga em alguma pessoa que estiver em pé no piso próximo do aterramento?
    Boa noite !
    Para sua torre não precisa ter gaiola de Faraday ao redor do prédio (Gaiola de Faraday é para proteger o prédio, no seu caso vc quer proteger os equipamentos de sua torre, mas com o para-raios Franklin estará protegendo o prédio também ).
    Amigo é muto pouco provável que uma pessoa que estiver passando na rua leve um choque da malha de aterramento, pois a malha de aterramento ficara enterrada, se a malha for bem projetada e executada, todo o potencial do raio ira para a terra (sera dissipado pela terra).
    Deixe caixas de inspeção onde aonde ficar as hastes de aterramento, caso não fazer solda exotérmica.
    No seu kit de para-raios mostrado no link, faltam os isoladores e os suportes dos isoladores para a decida
    Falta também o ponto de iluminação que sera colocado junto ao mastro
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...sinalizaco-_JM
    Alguns links para te ajudar
    Qualquer duvida pode perguntar!
    Abraço !
    https://lojavirtual.zeusdobrasil.com...p-mastro-1-1-2
    http://www.franklin.srv.br/prod_ex06.htm

    Última edição por edekorb; 06-11-2014 às 00:08.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Duvidas com para raios e aterramento na minha torre

    Doze metros, é um prédio de 4 pavimentos(suponho) e acho que é obrigatório a instalação de um para-raio. Caso não tenho, precisa contratar um engenheiro civil, elétrica e até mesmo mecânica uma vez que pode caracterizar reforma do imóvel sem contar as documentações legais na prefeitura, Crea, conselho do meio ambiente, ministério do trabalho etc.