Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como funciona PTT e transito IP ?

    Boa noite pessoal, devido a grande dificuldade de contratação de link dedicado junto ás operadoras em minha região, estive pesquisando, estudando e pensando a respeito de PTT e transito de link IP.

    Porém sou apenas um leigo no assunto.

    Pergunto, aos mais experientes, como funciona essa questão de interligação junto a um PTT e como trazer esse "LINK" até minha empresa, visto que resido numa cidade do interior, onde não existe nenhum PTT.

    Minha dúvida consiste em saber, onde existem PTTs no país, como posso participar, quais custos envolvidos e depois de estar participando dessa interligação, como eu faria para transportar este "link" até outra cidade, através de alguma rede de fibra de alguma empresa da região.

    Para ficar mais claro, sou do interior do MT, aqui existe apenas a operadora Embratel ( a OI nem considero devido a péssima qualidade ), e além do preço abusivo cobrado pela Embratel, quando precisamos de upgrade precisamos aguardar durante meses para sermos atendidos, impactando nosso crescimento.

    Por este motivo, já cogitei a hipótese de comprar um link na capital ( Cuiabá ) e transportar este link através da rede de fibra da Eletronorte, que chega até minha cidade, inclusive a Embratel chega através da rede deles. Pensei nisto, por já ter visto algum comentário sobre algo parecido na internet.

    Desculpem se for algo impossível, ou se for uma pergunta de leigo, mas os conhecedores do assunto, poderiam colaborar, seria de grande ajuda.


    Portanto agradeço desde já quem puder contribuir com alguma informação á respeito.

    Obrigado !

  2. #2

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Transito IP é o que vc compra da Embratel (Link).

    PTT é basicamente um ponto comum de troca de tráfego entre participantes.

    Existe pelo menos um PTT por Capital (se não me falhe a memória).

    O PTT é gratuito, vc não paga nada, o que vc paga é o transporte a alguma operadora que consiga te interligar até ele. (Valor do transporte é muito inferior ao valor cobrado pelo trânsito, 50% ou menos na maioria dos casos).

    Mesmo existindo alguns PTT pelo Brasil a fora, o que mais vale a pena é o de SP, o do RJ dizem que está também muito bom, (a Globo.com por exemplo está no PTT-RJ).

    Eu estou em SC e hoje tenho mais tráfego para o PTT do que trânsito direto para a internet, (claro que tenho transito suficiente para caso o PTT caia, o que não é nada muito incomum, mesmo hoje estando mais estável, afinal é um serviço gratuito e por isso sem garantias).

    Ou seja, em média tenho de 50 a 60% do conteúdo sendo fornecido pelos participantes do PTT, graças ao Google com Youtube e Cia que sozinhos representam pelo menos uns 40% do total.

    Para maiores informações sobre o PTT acesse este endereço: https://ptt.br/

    Pesquise por operadoras que possam te interligar ao PTT, vale a pena não somente pelo custo, mais pela incrível melhora que vc vai ver no desempenho principalmente do Youtube.

  3. #3

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    O brasil inteiro tem só 25 PTT's, claro que aqui em MT com 1,5% da população do brasil não precisaria um PTT, eles estão onde tem muito internauta, onde tem muita operadora se interconectando, aqui em MT só agora tem GVT e Embratel, mas passou muitos anos só com BrT (Até a OI comprar e estragar tudo).

    O PTT mais proximo de MT é o de Goiania (Manaus e Belém estão muito distantes). Que EU SAIBA a Embratel não tem rede de fibra de Goiania a Cuiabá, só a OI, aí complica pegar link no PTT, não sei se a Oi tem disponibilidade até Goiania, e que eu saiba até MS (Que se interliga com os PTT's no interiro de SP) menos ainda.

    Se for pegar link em Cuiabá pra levar pela Eletronorte, veja com a GVT, link grande (>100Mbps) ela se interessa por lá.

  4. #4

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Amigo, o PTT é um ponto onde você vai trocar trafego com todos os participantes sem custo na ATM, dependendo do PTT não é vantagem, pois além disso terá que comprar banda de transito para outras localidades, porem existe uma vantagem de a banda ser mais barata para os participantes do PTT.


    No caso do PTT de cuiabá tem apenas 6 participantes sendo RNP, Simet, Cepromat, SIMTV, Younet, Titania, Prefeitura de Cuiabá (em ativação).


    Se você se conectar lá terá trafego grátis apenas para esses 5 participantes e continuará dependendo de link para Youtube, Facebook, google e sites internacionais entre outros.


    Um PTT que é vantagem é o São Paulo, lá você trocaria trafego com as principais empresas da Internet uma economia de 50% a 60% eu estimo.


    Você pode cotar com alguma empresa de sua região um link ponto a ponto de sua cidade para o PTT Metro SP, coloque na conta que terá que comprar mais 50% dessa banda em uma vlan bilateral com alguma operadora presente na ATM.


    Algumas empresa presentes no PTT de Cuiabá também fazer transito veja no link http://ptt.br/particip/cgb


    Utilize o site http://bgp.he.net/AS262526 Essa empresa é de seu estado, eles tem peering com TIM, VIVO e GVT. Negocie banda com eles ou com os mesmo parceiros dele, lembrando que quanto maior sua demanda melhor seu poder de barganha.


    Outra coisa, para se conectar ao PTT você tem que tirar seu ASN, se precisar de uma força só falar.


    Sucesso!!

  5. #5

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Citação Postado originalmente por Conectiva Ver Post
    Amigo, o PTT é um ponto onde você vai trocar trafego com todos os participantes sem custo na ATM, dependendo do PTT não é vantagem, pois além disso terá que comprar banda de transito para outras localidades, porem existe uma vantagem de a banda ser mais barata para os participantes do PTT.


    No caso do PTT de cuiabá tem apenas 6 participantes sendo RNP, Simet, Cepromat, SIMTV, Younet, Titania, Prefeitura de Cuiabá (em ativação).


    Se você se conectar lá terá trafego grátis apenas para esses 5 participantes e continuará dependendo de link para Youtube, Facebook, google e sites internacionais entre outros.


    Um PTT que é vantagem é o São Paulo, lá você trocaria trafego com as principais empresas da Internet uma economia de 50% a 60% eu estimo.


    Você pode cotar com alguma empresa de sua região um link ponto a ponto de sua cidade para o PTT Metro SP, coloque na conta que terá que comprar mais 50% dessa banda em uma vlan bilateral com alguma operadora presente na ATM.


    Algumas empresa presentes no PTT de Cuiabá também fazer transito veja no link http://ptt.br/particip/cgb


    Utilize o site http://bgp.he.net/AS262526 Essa empresa é de seu estado, eles tem peering com TIM, VIVO e GVT. Negocie banda com eles ou com os mesmo parceiros dele, lembrando que quanto maior sua demanda melhor seu poder de barganha.


    Outra coisa, para se conectar ao PTT você tem que tirar seu ASN, se precisar de uma força só falar.


    Sucesso!!
    Tem quanto tempo esse PTT em Cuiabá? Meio ano?
    Procurei pra caramba com a OI sobre a implementação disso em Cba.






    ===============
    Edit:
    Ah, a OI não participa, agora que ví. Por isso vou fechando o provedor mesmo, sem PTT usavel por perto fica difícil.

  6. #6

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Ola Amigo Consulte A G8 operadora .. os caras la tem rede no Brasil Todo. e estao No PTT SP. compensa mais Gastar Com Link e Ptt. do que Ficar Alimentando Um Cache que esta Perdendo Eficacia ok. Valew..

  7. #7

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se for pegar link em Cuiabá pra levar pela Eletronorte, veja com a GVT, link grande (>100Mbps) ela se interessa por lá.
    Bom dia Rubem, obrigado pela resposta.

    Você reside em qual cidade do MT ? Também enfrenta problemas com fornecimento de link na sua região ?

    A respeito dessa questão de contratar link da GVT em Cuiabá e contratar transporte pela eletronorte, saberia mais detalhes de como funciona isso?

    Eu precisaria locar um ponto em Cuiabá para que eles me entreguem esse link? Depois eu teria que chegar até o local de interligação com a rede da eletronorte?

    Ou tudo pode ser feito no mesmo local?

    Conhece alguém que tenha feito algo assim para receber o link em outra cidade?
    Qual a burocracia envolvida? Onde poderia me informar mais? É necessário projeto?

    Desculpe a quantidade de perguntas, mas pra vc ver como to perdido e necessidado desse link... rsrs

  8. #8

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    A Telebrás tem rede quase no Brasil Inteiro (incluindo Cuiabá). Talvez eles possam levá-lo ao PTT-SP.

  9. #9

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Olá Gustavo, boa tarde.

    Você é de qual cidade do MT?
    Sou de Cuiabá.
    É possível fazer conexão através de links da G8, porém é necessário a contratação de pelo menos 500MB de link.
    Atualmente não tenho este poder de fogo, pois ainda estou em processo de abertura do provedor.
    Se precisar de alguma ajuda por aqui, me avise.

    Abraços.

  10. #10

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Bom dia Rubem, obrigado pela resposta.

    Você reside em qual cidade do MT ? Também enfrenta problemas com fornecimento de link na sua região ?

    A respeito dessa questão de contratar link da GVT em Cuiabá e contratar transporte pela eletronorte, saberia mais detalhes de como funciona isso?

    Eu precisaria locar um ponto em Cuiabá para que eles me entreguem esse link? Depois eu teria que chegar até o local de interligação com a rede da eletronorte?

    Ou tudo pode ser feito no mesmo local?

    Conhece alguém que tenha feito algo assim para receber o link em outra cidade?
    Qual a burocracia envolvida? Onde poderia me informar mais? É necessário projeto?

    Desculpe a quantidade de perguntas, mas pra vc ver como to perdido e necessidado desse link... rsrs
    Estou no nordeste do estado, só a OI atende, e tem fibra só até metade do caminho.
    Nunca consegui um preço decente pra transporte, porque a OI cobra por transporte de 100Km ou 1000Km o mesmo preço que link dedicado, coisa tipo R$ 700-1000 por Mbps, e nunca tem disponibilidade pra link grande. Por isso estou é fechando provedor, a OI está com um pé na falência (Nem entrou em leilão 4G porque disse que só vai ter dinheiro lá por 2018) e eu esperei por ela melhorar a rede daqui por muitos anos, acabou meu dinheiro e minha paciência (Ninguém mandou ser burro de confiar em operadora).

    Onde você compra o link com um e o transporte com outro é tarefa meramente administrativa dentro do PTT transpor essa conexão pra levar até você. Sem PTT realmente precisaria um lugar físico onde chega a conexão de um e sai a do outro, teria que ver onde ambos atendem e etc, bem chata essa parte, os PTT's seriam esses locais, mas nem GVT, Embratel ou Eletronorte pelo visto não estão no PTT de Cuiabá aí complica. Só conheço gente que pega no PTT de Brasilia ou Goiania.

    E não sei se pagar transporte pra Eletrobras e depois Eletronorte sai tão barato, me parece que tem gente pagando coisa tipo R$ 20 mil por 30 ou 50Mbps (Tô desatualizado, info de 2013) passando por opções assim, suspeito que a Embratel com link nesse valor teria um serviço melhor.
    (Parece que cada um sempre acha a sua operadora a pior, então pra mim a Embratel é duzias de vezes melhor que a OI, que manda conta errada todo santo mes, não aceita revisão de valor mesmo com contrato assinado, 5x ao mes fica 4 ou 5h fora do ar em horario comercial e não desconta o valor em conta, só tem funcionário a cada 4 ou 5 cidades então demora dias e dias pra resolver problema de fiação e cia, etc)

  11. #11

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Citação Postado originalmente por danilosoares Ver Post
    Olá Gustavo, boa tarde.

    Você é de qual cidade do MT?
    Sou de Cuiabá.
    É possível fazer conexão através de links da G8, porém é necessário a contratação de pelo menos 500MB de link.
    Atualmente não tenho este poder de fogo, pois ainda estou em processo de abertura do provedor.
    Se precisar de alguma ajuda por aqui, me avise.

    Abraços.
    Sou de Nova Mutum-MT.

    Tenho uma torre numa fazenda, por onde atendo um cliente, que fica a uns 150km de Cuiabá, olhando pelo Google Earth. Nem cheguei ver se tem visada ainda, mas já cheguei a cogitar a hipótese de conseguir mais 2 pontos no meio e pegar link de cuiabá. Chegando até esse cliente, já estaria dentro da minha rede. Pra vc ver o desespero como ta... rsrs

    Quem sabe a gente ainda converse sobre isso... hehe

    Rubem, quanto ao serviço da Embratel, não tenho nem do que reclamar, o link é estável, o preço é compatível e o atendimento é muito bom, porém de uns 2 ou 3 anos pra cá, eles estão com uma história de que estão com falta de banda e a cada vez que precisamos um upgrade de link, a novela recomeça. Estamos há uns 3 ou 4 meses sem ativar novos clientes, pelo fato de que precisaria mais link para continuar vendendo. Ano passado foi mesma coisa, depois de muita espera, ativaram meu link, eu pude vender mais alguns meses, depois novamente tive que parar para aguardar a boa vontade deles ativarem meu upgrade.

    Por isso minha vontade era conseguir 1 segundo link, resolveria esse problema e eu ainda teria uma redundância.

  12. #12

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Sou Gerente de Negocios da GVT....
    Pessoal, tenho ótimos preços de Internet ISP e transito PTT. meus projetos, tento fechar sempre no PTT de SPO, pois temos mais de 600Macs.
    Meu e-mail é [email protected], celular 11 9 7138-9693, à disposição para prestar a consultoria de banda IP e PTT>...

  13. #13

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    @marcioelias
    Com qual frequência o ptt tem problemas aew ?
    Os problemas estão em seu transito até o ptt ou no ptt em si.
    Grato pela resposta.

  14. #14

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    @Fael, tive alguns problemas com transito, mais poucos e rápidos. Estou conectado no PIX da Eletronet, e a bem da verdade tem estado muito estável nos últimos meses.

  15. #15

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Na compra de meu primeiro dedicado iria comprar a porcentagem de 60%/40% Dedicado + Ptt Sp, Porém o dono do link me disse que ta tendo muito problema no Ptt Sp em si (Não no transporte)...
    Por isso perguntei, achei estranho :0, talvez ele não queira "vender", mais é bom saber que existe poucos problemas.
    Os chupims da rede adoram Netflix+Youtube+Face então esse ptt vai ser uma maravilha no meu link.
    Obrigado pela resposta ;0

  16. #16

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Citação Postado originalmente por ISPtoPROVIDER Ver Post
    Sou Gerente de Negocios da GVT....
    Pessoal, tenho ótimos preços de Internet ISP e transito PTT. meus projetos, tento fechar sempre no PTT de SPO, pois temos mais de 600Macs.
    Meu e-mail é [email protected], celular 11 9 7138-9693, à disposição para prestar a consultoria de banda IP e PTT>...
    Existe alguma maneira de você me atender no norte do estado do MT com link dedicado ?

    Existe alguma de vocês me levarem até o PTT-SP ?

  17. #17

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Me envie seus dados endereço e cnpj para [email protected]

  18. #18

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Technorte, boa noite.

    por favor, enviar e-mail para [email protected]
    preciso do CNPJ, endereços possiveis para receber o link e a demanda (quantidade de banda), para fazer analise, preciso destes dados, fico no aguardo.

  19. #19

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Citação Postado originalmente por ISPtoPROVIDER Ver Post
    Sou Gerente de Negocios da GVT....
    Pessoal, tenho ótimos preços de Internet ISP e transito PTT. meus projetos, tento fechar sempre no PTT de SPO, pois temos mais de 600Macs.
    Meu e-mail é [email protected], celular 11 9 7138-9693, à disposição para prestar a consultoria de banda IP e PTT>...
    A título de orientação e não de orçamento, como é esta questão de fechar no PTT de SP?
    De qualquer lugar do Brasil você conecta o link diretamente lá? Pergunto porque já utilizamos link GVT. Daria para enumerar as vantagens que teria em relação ao fornecimento atual?

  20. #20

    Padrão Re: Como funciona PTT e transito IP ?

    Sim amigo. O transporte ao PTT prefiro sempre fazer ao de são. Você tem um link dedicado? Se preferir me envie email com seu telefone [email protected]