+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos Necessários

    Boa noite Pessoal, tudo bem ?

    Preciso da ajuda de vocês. Vou montar num Hotel uma rede wireless que recebe o sinal da internet " via rádio " com velocidade de 4mb. Esse hotel, que tem uma topografia montanhosa tem 2 áreas distintas. Uma, mais pra cima, uns 40 metros que tem uma caixa d´água onde vou instalar 1 dos 2 equipamentos que pensei. Essa área receberá o link via Ethernet e distribuirá o sinal wireless para os clientes que ficarão num raio de 50 metros dessa caixa d´água.

    Na parte de baixo do Hotel tem um " lugar central " onde instalarei o segundo equipamento que receberá o sinal do primeiro equipamento e distribuirá o sinal para essa segunda área do hotel onde os clientes também se conectaram num raio de 100 metros. Os 2 equipamentos terão boa visada entre si.

    Agora a pergunta principal ... qual equipamento usar ... O pessoal do Hotel tem uns 600 reais pra investir em equipamentos ... pensei em 2 ubiquiti Bullet M2 HP com 2 antenas omnidirecional. Aceito sugestões. Meu conhecimento de rede é mediano.

    Vi também os rádios da mikrotik mas é meio complicado de configurar ... as ubiquiti são mais fáceis ?

    O pessoal terá pico de no máximo 80 conexões simultâneas. Eles precisam também travar pelo menos 1 mb só pra eles, pensei em travar pelo MAC da placa de rede sem fio do computador deles.

    Obrigado pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos Necessários

    Quanto a omni, lembra do baixíssimo angulo de elevação delas.
    Se vai colocar em uma caixa d'agua a 6m de altura e os quartos estão ao lado no nível do solo, ficariam fora do angulo de maior ganho da omni.

    Sou mais fã de colocar Nanosation ou Nanostation Loco nas laterais, direcionalidade pra mim sempre deu resultado melhor que omni no meio.

    Linha M com certeza seria suficiente se usasse fixo em algo tipo MCS2 pra aproveitar maior sensibilidade dos hardware, mas em pleno 2014 ainda tem fabricante vendendo carroça apenas B/G (Acho que o LG L90, lançado a uns 5 meses, que nem é tão barato, é uma dessas desgraças sem suporte a N, como se estivessemos em 2003). Mas... você vai precisar deixar no modo auto B/G/N, porque usuario de hotel tem tudo que é tipo de dispositivo, aí é a situação que omni se sai pior (Altos datarates).
    As vezes acho que a melhor coisa nesses ambientes é usar somente B, porque seja equipamento de 2014 ou de 2003, seja Multilaser ou Apple, a única coisa que conecta em todos é B (N seria muuuuito melhor em banda e alcance, mas... falei, LG em 2014 lança produto sem esse suporte, imagina fabriquetas baratas tipo STI, Philco, Multilaser...).

    Ubiquiti é configurável por usuario, é um setup simplão igual roteador domestico (Com ou sem wifi). No seu caso eu testaria somente B, datarate de 11M e desmarcar modo automatico, ack time tipo 100uS, potencia alta tipo 22dBm.

    Mikrotik permitiria que você usasse multimodos (B+G+N) com um datarate por modo (1M pra B, pelo menos navega quando está distante, 12M pra G pra ter algum alcance com banda maior (Maioria conectaria nesse), e 13,5M (MCS1) pra N pra ter N disponível caso alguém use. Mas... RouterOS realmente não é simples como roteador doméstico. Se 99,99% dos usuarios de roteadores domesticos não sabem configurar eles (Por isso deixam no default, só muda SSID e senha porque tem um passo-a-passo) imagina se conseguiriam configurar MK. Só que MK tem mais gerenciamentos possíveis, esse controle de banda você poderia facilmente fazer usando IP fixo nos micros do hotel (Usa cabo, wifi é pra conexões móvel) e ativando DHCP pra faixa de IP's com banda individual limitada.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos Necessários

    Coloca um print, uma planta ou foto de como é o hotel, pra gente ter uma ideia do local, ficaria mais simples dar uma opinião.