+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ap - CCQ baixo nos clientes

    Olá
    Seguinte: Tenho um ap com rocket M5 e Basestation Am-5g17-90 17dbi 90º 5ghz, da minha rb até o radio da 15 metros de cabo de rede. Nesse ap eu tenho 16 clientes conectados com rádios loco M5 com distancias de 250M a 1000M, as velocidades são 2 clientes de 3 mega, 6 de 2 mega e 8 clientes de 1 mega, opero em 20MHz. O problema é que quando meu ap chega num Throughput de 4 mega o ccq nos clientes fica em torno de 60 a 80 e a navegação horrível e a latência fica acima de 150 e com muita perda de pacotes. a potencia de saída no ap esta em 10dBm, e nos rádios clientes que estão acima de 500 metros esta em 10 e abaixo de 500 esta em 5dBm, o sinal de volta para meu ap estão variando entre -60 a -65.

    JÁ PASSEI VÁRIOS CANAIS E NÃO MELHORA. O QUE FAZER?

  2. #2

    Padrão Re: Ap - CCQ baixo nos clientes

    Tive um problema bem parecido na ultima semana. Apos trocar:
    Radio
    Pigtal
    Cabo
    Conector
    Patch panel
    Canal

    E nada de resolver, tive que bloquear todos os clientes e ir liberando um a um ate achar o bendito que esta ferrando tudo

  3. #3

    Padrão Re: Ap - CCQ baixo nos clientes

    Valeu. vc fez controle por mac?

  4. #4

    Padrão Re: Ap - CCQ baixo nos clientes

    exato

  5. #5

    Padrão Re: Ap - CCQ baixo nos clientes

    Cada caso é um caso, por isso é bom trocarmos estas experiencias.

    Me surpreendi poucos dias atrás pois um cliente num painel novo em 5.8 estava reclamando que quando era 2.4 ele atingia os 2mega do plano. Queria voltar para 2.4.
    Sinal bom, ccq relativamente bom, mas o ping oscilava muito entre 20ms e timeout.
    Me intrigava pois o ping não subia alto, mas o timeout me incomodava e eu não conseguia pelo menos reduzir esta perda de pacotes.

    Depois de passar uma tarde inteira testando diversas configurações, resolvi desativar o Airmax na torre e surpresa. O ping estabilizou em 1 a 3 ms e sem nenhum timeout. CCQ travou em 100%
    Neste painel tem até agora só 3 clientes.

    E agora, como entender isso?

  6. #6

    Padrão Re: Ap - CCQ baixo nos clientes

    Ola genadir,

    tenho um AP com 58 Clientes, este possui clientes com 3,4 e 5M
    tive este problema e por conta disso convem ler o datasheet do radio blz.

    independente da distancia o rocket M5 trabalha com melhor potencia em 21db
    instale sempre cliente entre 600 Metros e 2Km no maximo
    abaixo de 600 metros convem colocar um nanostation M5 para atender
    e acima de 2Km coloca um painel exclusivo e instala nos clientes nanobeam ou airgrid.

    assim: no radio dos clientes troque as potencias de acordo com o datashet
    vai resolver seu problema.

    lembrando que clientes ate 2KM usa o nanoloco, recomendo nanostation se a localização do cliente nao for favoravel.

    mantem o sinal sempre entre -60 e -66 vai evitar interferencia no seu AP.

  7. #7

    Padrão Re: Ap - CCQ baixo nos clientes

    No caso do Rocket, já cansei de ver Ubnt configurado com mil detalhes tipo ack, cts/rts, vlan, mas... como ele fica em A/N, e muuuuita gente insiste em deixar o default do MALDITO botão "automatic" o que ocorre é airmax sobre A, ou clientes conectando em A quando falta sinal. Aí não tem como prestar, não tem desgraça pior no mundo que A.

    AirMax só funciona com MIMO, quando tem sinal aparentemente alto mas com SNR "na mosca" as vezes acontece de em 1 polarização o SNR cair 2 ou 3dB, saindo no mínimo suficiente pra aquele datarate, como não dá pra ter datarates diferentes em V e H eu imagino que o probe package é feito ignorando Airmax, se houve resposta (Pela polarização boa) o hardware não baixa o datarate (Só se baixa datarate com 3 perdas de pacotes consecutivas, se 1 polarização está ok não vai haver tanta perda de pacotes, teria que trafegar muita coisa (Tipo um PTP) pra ocorrer isso, em datarate tipo 65M pra conexão de 1M nunca vai chegar a 3 pacotes perdidos na sequencia, vai perder 1 e enviar na outra polarização, gerando uns ms a mais na respostas, só).

    Não sei se é assim em todo canto, mas aqui a vertical tem sempre sinal pior que a horizontal, 2 ou 3dB a menos na maior parte da cidade, as vezes 5dB, quando você está com o sinal no limiar do SNR (Sinal -60, 18dB de SNR sobre sensibilidade de -78 em MCS10, tá por um fio isso aí!) uma polarização fica inútil pra aquele MCS. Cada MCS diminuído aumenta a sensibilidade nuns 2 ou 3dB, e diminui o SNR requerido em 1 ou 2dB, dependendo do caso te dá 5dB de "margem de erro", onde tem obstaculo movel na zona de fresnel isso ajuda)

    Airmax ME PARECE que precisa pegar um pacote muito grande, por isso tolera menos erros em portadora, então é péssimo onde a zona de fresnel não está 200% limpa e sem reflexos. Pelo que entendi Airmax usa pacote de 1536B (Pacote normal com cabeçalhos acrescidos), e... as vezes tem gente que baixa MTU de 1492 pra 1480 e já resolve lerdezas, imagine esses 24 ou 32B a mais comparado e N padrão (A criptografia e autenticação já entram no limite do MTU normal, Airmax pelo que entendi não, é acrescentado "por cima"). Então eu concluo que Airmax precisa sinal muito melhor pra ficar ok, senão vai ter que fazer bobeira tipo reduzir MTU ou baixar datarate, que resulta em throughput menor, mesmo coisa que se não usasse airmax.
    (Mas é difícil achar dados confiáveis sobre isso, padrão N tem dado em todo lugar, mas protocolo proprietário só tem folder de vendas...)