Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Bom dia galera! O cenário é o seguinte, atualmente uso em uma rb450g um ballance com dois links adsl de 5mb cada. Outra rb450g faz a autenticação juntamente com o mk-auth. O link é distribuido através de POP´s com cartão mikrotik rb912UAG ou Omnitik 7,5dbi. Tenho planos RESIDENCIAIS com velocidade de 600k, o perfil dos clientes, em sua maioria é navegação de páginas (facebook, youtube, etc) uns ou outros fazer download, a média que diria para clientes que fazem download é entre 6 e 8 pra 1. Por enquanto a rede ta bem tranquila na questão de atendimentos, não ha reclamações quanto velocidade mas sei que a rede ja esta sobrecarregada, atualmente tenho pouco mais de 50 clientes.

    Recebi uma proposta pra comprar 5mb de link dedicado. O valor destes 5mb de link dedicado é 4,5 vezes mais caro que os 10mb que pago hj de link adsl. A região aqui é muito carente de link, um verdadeiro problema.

    Gostaria da opinião de vocês que tem conhecimento com link dedicado quanto:

    É viável trocar este link adsl por dedicado mesmo sendo 4,5 vezes mais caro (na realidade 9x, ja que é a metade dos mb adsl)?
    Se comprar estes 5mb de link dedicado, com plano de 600k com clientes com este perfil consigo atender quantos clientes?
    Última edição por leandrocarvalho.lc; 11-11-2014 às 13:11.

  2. #2

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Então, a resposta pra sua pergunta depende de muitos fatores...
    Qual é a qualidade do Adsl em sua região ? se for sofrível pode partir pro dedicado sem pestaneja.
    Caso o adsl seja "bom" tenha uma velocidade diária constante (Difícil) pode ir implementado o dedicado aos poucos, pode ir revendendo ele pra empresas ou clientes que necessitam de melhor latência a um valor diferenciado é Obvio.
    5Mb dedicado e 5 Mb adsl são 5Mb, a diferença ta na latência, rotas, upload e obviamente uptime, mais usuários costumam valorizar mais o Preço, não adianta ter 5 Mb dedicado e vender muito caro, pode ter certeza que seus clientes vão ir para o gatonet da esquina, mais tem as exceções que preferem qualidade ao preço.
    Outra alternatica é ir balanceando aos poucos e ir inserindo no seu contexto o Dedicado, exemplo, voce pode deixar esses 5Mb so pra Navegação ou Facebook/Youtube...
    São N Formas de trabalho, mais uma você pode ter certeza, com adsl não da pra ir muito longe.
    No meu caso aqui 1Mb dedicado é 200R$, 10Mb adsl é 69.90... Imagine aew ?
    A Diferença é que aqui trato o cliente muito bem, não deixamos ele sem internet, fazemos reparos no mesmo dia e obvio sou sincero no momento da venda da internet, apresento a ele duas opções de link dentro da mesma rede e justifico a ele qual a necessidade real do mesmo...
    Resultado que é possível competir com os 10Mb das tele, fornecendo 2Mb e um bom atendimento e pelo mesmo valor 69,90.
    Não esqueça que se for vender planos para o cliente fornecendo apenas o link dedicado, valorize dizer outros detalhes da conexão e não A Velocidade em Mb, pois brasileiro valoriza muito ouvir "a internet é de 1 giga" e mal sabe ele qual dimensão isso tem, de nome aos seus planos e diferencie a propaganda deles, mais não oculte a velocidade REAL, apenas não cite a todo momento...
    Espero ter ajudado :0

  3. #3

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Cara, ajudou muito, mas muito mesmo... você nem imagina o quanto! Muito obrigado mesmo!!! Minha forma de trabalho é muito parecida com a tua, sempre transparente com o cliente e resolvendo tudo prontamente.

    Só to com duvidas ainda quantos clientes consigo atender com este link...

  4. #4

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Sem sombras de dúvida fique com o Circuito de Dados. Veja que no ADSL voce tem no máximo 500 Kbps de upload e quando estoura isso, estoura seu ADSL. No Circuito de Dados voce terá 5Mbps de down e 5 Mbps de up. Sem comparação com um ADSL. Falo porque tenho em minha rede ADSLs e Circuitos. Um circuito de 2Mb dá um banho em um ADSL de 10. Pode crer.

  5. #5

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    nao compensa, ja fiz e me arrependi, voce vai trocar 6 por meia duzia, 5mb é 5mb em qualquer lugar, agora compensaria se o link dedicado for pelo menos de 10mb. procure trazer um link melhor de outra cidade e vai sair mais em conta.

  6. #6

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Agradeço muito Candatem e Super pelas respostas, vocês tem opiniões diferentes, mas cada um com sua liberdade de escolha e ponto de vista, isto é muito bom.
    Ainda estou na dúvida se é viável fazer esta migração, principalmente a quantidade de clientes que este link dedicado de 5mb pode atender com este cenário informado, pra ver se é viável ou não migrar... Se alguém com experiencia neste tipo de link souber me informar agradeço muito. Queria esta resposta antes de fechar o tópico

  7. #7
    Avatar de adrianoateky
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Braço do Norte - Santa Catarina
    Posts
    48

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Hoje tenho quase 1 giga dedicado, mas ainda mantenho as adsl do inicio, tenho 2 de 50 megas me suprem quando ocorre queda de algum link, servem como backup ou ate mesmo as da google.

    Com certeza foi trabalhado muito tempo só com adsl!

  8. #8

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Com link dedicado vc pode chegar a uma proporção de até 10 pra 1, ou até mais dependendo do perfil de seus clientes, ou seja, você tendo um link de 5 Megas dedicado vc poderá vender até 50 Megas(100 clientes de 500 kbps ou 50 clientes de 1 Mega).

    Nessa proporção de 10 pra 1 fica muito bom e dificilmente vc vai ter gargalo na rede.

    Como vc disse que tem 50 clientes então deve ter em mente que com um link de 5 Megas dedicado poderá chegar até 100 clientes de 600 kbps tranquilamente.

    Uma sugestão: Coloca o link dedicado e continua com o ADSL, usa os dois e faz um controle do tráfego, deixando os serviços mais críticos e que não suportam variação na qualidade saindo pelo dedicado e os serviços menos críticos saindo pelo ADSL.

    Fazendo isso talvez nem precise de 5 Megas dedicado, uns 3 Megas já te ajudaria muito.

  9. #9

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Como ja foi falado, se ai adsl for usavel. Fica com adsl + dedicado, se for uma porcaria sem fim como aqui na regiao ai nao tem boca parte para o dedicado.

  10. #10

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Citação Postado originalmente por TechMaycon Ver Post
    @leandrocarvalho.lc, eu hj atendo 80 clientes com 7mb dedicado...to no meu limite...meus planos sao de 256k, 512k e 1mb...acredito que em janeiro eu suba esse link pra 10mb pois irei começar a cabear um bairro aqui e acredito num aumento significativo de clientes...espero ter ajudado...
    Legal, pode me passar a % ou quantidade (mesmo que aproximad) de clientes em cada tipo de plano pra eu tirar minhas dúvidas? Tava esperando uma resposta como esta sua, de alguem que vive na prática por isto... vlww

  11. #11

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Ótima resposta, SantiagoMG, seu ponto de vista me ajudou muito mesmo! Sempre quando falavam nestas proporões (10/1, 4/1) pensava que era clientes ativos por clientes nao ativos, mas na realidade é link... obrigado msm!!!

  12. #12

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Citação Postado originalmente por TechMaycon Ver Post
    @leandrocarvalho.lc, hj esta assim:
    25 clientes com 256k
    47 clientes com 512k
    09 clientes com 1024k

    no horario de pico fico no limite dos 7mb...mas é coisa de 1hora ou 2 horas no maximo...depois rodo sempre na faixa de 5mb...
    Vamos para as contas pra ver se concorda comigo:
    25x256kb=6400kb
    47x512kb=24064kkb
    9x1024kb=9216kb
    total: 39680kb

    se dividirmos este total por 1024 pra transformar estes kb em mb, vc esta vendando 38,75mb, sendo que tem 7mb, logo então se dividirmos o que esta vendando pelo que realmente tem 38,75/7=5,53, entao vc esta com a proporção 5,53/1, arredondando 5 ou 6 pra 1. Concorda, ou será que estou pensando errado?

  13. #13

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    A Proporção ideal é 4:1, 5:1 ou 6:1 da pra chegar, mais 10:1 é difícil viu...
    5Mb é 5Mb em qualquer canto...
    Seus adsl fica dando 5Mb o dia todo ? se sim , você tem tudo para mesclar uma proporção boa de Adsl + Dedicado.
    Eu chutaria 60 Clientes de 600k no máximo (Maximo de 20 simultâneo), veja que em horário de pico você vai ficar sem banda...
    Tem cache ? se tiver ajuda.
    Aqui mesmo com 10Mb eu consigo atender estourado, 30 pessoas (1Mb) pois aqui os clientes tem um perfil de "chupim" é o dia todo usando a banda.
    Quanto menor a banda melhor pra ti.

  14. #14

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    A proporção de 10:1 é totalmente possível, pois atualmente tenho em torno de 500 clientes com planos de 1 a 5 megas e meu link de 50 Mbps está suportando tranquilamente. Mas aqui o link é dedicado com a mesma capacidade de download e upload.

    Eu tentei usar um link da GVT de 50 Mbps somente como backup e não tem jeito. Portanto não dá pra dizer que 5 Mb é 5 Mb em qualquer canto, ou que link dedicado e ADSL são iguais. Não quer dizer que o ADSL não sirva pra nada, mas também não podemos dizer que são iguais.

    O Maior problema do ADSL é a baixa taxa de upload. Um Oi Velox por exemplo tem 15 Mbps de Download por 600 kbps de Upload. Então acontece de vc ter link sobrando pra download e o Upload estar no limite e a latencia vai subir muito e a navegação ficar horrível.

  15. #15

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Na verdade a velox 15mb/1mb, sei pois tinha uma aqui.

    Santiago quantos cliente simultaneos usando? Aqui tenho em hr de pico cerca de 220 conectados e uma media 80 a 90 ativos trafego entre 20 a 25mb. Tenho um dedicado de 30mb, planos desde 300k a 2mb

  16. #16

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    SantiagoMG, teria como vc me passar a quantidade ou % dos clientes por tipo de plano pra eu fazer as contas?

  17. #17

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Como jonas disse Velox 15Mb tem 1 Mb de Upload...
    Se você tiver um adsl com 5Mb de download e 5 Mb de upload é a mesma coisa de um dedicado amigo com 5Mb/5Mb, difere no Jitter (Latência), Rotas e uptime, Uma coisa é 10Mb (Proporção) outra é 50Mb, quanto maior a quantidade de clientes maior a proporção vai obter, pra 10Mb o cenário é outro, veja o Maycon ta na proporção 6:1 pois ele tem poucos clientes (80) e também planos baixos (256k+).
    Agora com 50Mb tudo muda, de 500 clientes você tem uma media diferente de ativos de 1 Link de 10, Não adianta dizer pra ele que ele vai conseguir 10:1 e ele depois vim falar aqui que não conseguiu, o mais sensato é 4:1 (Minimo) e pra + .
    Outro fator que conta é se ele tem muito chupim na rede ou se é interior ou capital, exemplo, atendo dois bairros aqui de renda diferente, no bairro de renda mais baixa a media de consumo por cliente fica em 1.3Gb diário, já um bairro de "bacana" aqui fica em 700Mb ou seja quase 50% de diferença, então tudo isso tem que ser analisado.
    Eu tenho Adsl aqui que da 10Mb "24 horas por dia", Não são todos mais gera uma BELA economia de Link, além de qualidade o cliente hoje ver muito o "preço", tenho cliente meu que prefere pagar 75 Reais por 3 Mb baseado no adsl, do que 2Mb baseado no dedicado, ele não ta nem aew pra ping e etc (Usa torrent), pra ele o que vale e a internet ter "3 giga" como ele mesmo diz kkk.
    O Debate ta bom ;0

  18. #18

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    A proporção de 10:1 é totalmente possível, pois atualmente tenho em torno de 500 clientes com planos de 1 a 5 megas e meu link de 50 Mbps está suportando tranquilamente. Mas aqui o link é dedicado com a mesma capacidade de download e upload.

    Eu tentei usar um link da GVT de 50 Mbps somente como backup e não tem jeito. Portanto não dá pra dizer que 5 Mb é 5 Mb em qualquer canto, ou que link dedicado e ADSL são iguais. Não quer dizer que o ADSL não sirva pra nada, mas também não podemos dizer que são iguais.

    O Maior problema do ADSL é a baixa taxa de upload. Um Oi Velox por exemplo tem 15 Mbps de Download por 600 kbps de Upload. Então acontece de vc ter link sobrando pra download e o Upload estar no limite e a latencia vai subir muito e a navegação ficar horrível.
    Amigo, só por curiosidade, em horário de pico vc tem quantos MB de consumo de link e em média quantos usuários simultâneos?

    Pergunto pois tenho mais ou menos a mesma quantidade de link e de assinantes.

  19. #19

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Na verdade a velox 15mb/1mb, sei pois tinha uma aqui.

    Santiago quantos cliente simultaneos usando? Aqui tenho em hr de pico cerca de 220 conectados e uma media 80 a 90 ativos trafego entre 20 a 25mb. Tenho um dedicado de 30mb, planos desde 300k a 2mb
    Dos 500 clientes, em torno de 300 conectados e uns 100 efetivamente consumindo banda.

    Abaixo uma figura com o consumo de banda.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         consumo de link.png
Visualizações:	150
Tamanho: 	45,3 KB
ID:      	55820

  20. #20

    Padrão Re: Migro ou não? Decicado ou ADSL, qual sua opinião?

    Posta foto dos 300 Conectados...
    Faz uso de cache ?
    Aqui tem 140 Conectados, 60 Ativos, consumo de Pico de 47Mb e Media de 35Mb, Trabalho de 1.5 Até 3Mb.
    Não vejo possibilidade (Minha Opinião) de 100 Em uso, 300 Conectados, consumir 50Mb com planos de 1 a 5Mb