+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar um Enlace de dois pontos, Posso?

    Bom dia a todos.
    Fiz algumas buscas na internet porem não encontrei uma resposta para minha pergunta.

    Minha duvida é a seguinte:
    Moro em uma região de Goiânia/GO na qual não sou por nenhum provedor grande (OI, GVT ou outros) apenas Sky 4G (atualmente utilizo esse ) e a radio (já tive e passei muita raiva ).
    Minha sogra mora proximo (4.1 km) e tem cobertura da GVT e fazendo algumas simulações no http://airlink.ubnt.com obtive qualidade tanto em 5.8 quanto 900mhz.

    Minha duvida principal é se estiver utilizando antenas homologadas e configurações conforme os padrões posso fazer esse enlace sem ter problemas junto aos órgãos fiscalizadores ?

    Meu intuito não é comercial.

    Acredito que a frequência de 900mhz vá me atender melhor devido a pouco visada (não é 100% livre).

  2. #2

    Padrão Re: Montar um Enlace de dois pontos, Posso?

    Geralmente se entende que na resolução 503 da Anatel, no 2º item do 3º artigo, é liberado o uso privado das frequencias livres.
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506

    Frequencia livre é 902 a 907MHz, 2,4GHz e 5,8GHz.

    Problema de 900MHz é que fica numa frequencia muito proxima a serviços licenciados tipo celular, em 2,4 ou 5,8GHz é impossível com equipamento comercial comum interferir em algo licenciado, mas em 900MHz é razoavelmente fácil. Fora que em 900MHz os canais livres tem 5 ou 12MHz de largura, dá pra uma banda passante muito baixa, coisa tipo 1,5 a 2Mbps na prática.

    900MHz exige uma zona de fresnel bem maior que 2,4GHz, que por sua vez exige uma bem maior que 5,8GHz, se a visada existe mas não existe zona de fresnel, o negócio seria fazer um ponto-a-ponto com 5,8GHz mesmo (Nem com 5,2GHz, quanto maior a frequencia menor a zona de fresnel).

    Então veja se tem visada MESMO, subindo no telhado, e lembra que um tubo de aço de 3m de 1", chapa 18, custa pouco, é bem fácil colocar 2 mastros 3m acima do telhado, com uma CPE tipo NS Loco M não é fácil ter conexão boa a 4Km, mas com 2 Airgrid M de 23dBi dá sim.



    Mas na prática você está indo contra a resolução 614, afinal você provavelmente vai pagar uma parte da conta da sua sogra... isso é compartilhamento de conexão. Se você fosse morador das 2 residencias, ou fosse uma link entre filial e matriz de empresa (Ou entre filiais, ou entre estoque e escritorio, etc) não teria impedimento ético.
    (E o impedimento é só esse, ético, chance bem proxima do zero absoluto de um PTP de 5,8GHz com antena direcional resultar em fiscalização da Anatel, é só não ficar espalhando na vizinhança, fiscalização só existe com denuncia, frequencia livre é frequencia livre, precisa caracterizar prestação de serviço pra ter problema real. Já em 900MHz o problema é interferencia em frequencias licenciadas tipo de celulares, aí quem denuncia é a operadora de celular que está sofrendo o com ó ruído, eu evitaria usar 900MHz em area urbana densa então)

    SE tiver visada mesmo, e um tunel livre de uns 6m, vai funcionar com 2 Airgrid M5 de 23dBi sem problemas. Calcule a zona de fresnel aqui:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Ter 60% dela livre já te garante muita coisa, provavelmente vai ter que usar MCS11 e terá uns 10 ou 15Mbps de trafego real.

    (Lembra, em 900MHz com NS Loco M9 dá pra chegar em quase 5Mbps em condições ideais, fora delas só uma polarização tem sinal decente então já cai pela metade, mas sem zona de fresnel livre é bem fácil ter só metade dos 2Mbps comuns em 900MHz, é bem fácil conseguir trafego real de só 1Mbps em 900MHz se tiver obstaculo tipo prédios, arvores densas, e telhados de metal, e 1Mbps com ping horrível tipo 50mS. Enfim, 900MHz só "é tudo isso" com certos tipos de obstaculos, no alto de torre vai bem pra "atravessar morro", mas em cima de casa baixa, com arvore e casas no caminho, é decepcionante)

  3. #3

    Padrão Re: Montar um Enlace de dois pontos, Posso?

    Rubem bom dia!

    Bastante esclarecedor sua explicação. te agradeço.
    Pelo que eu entendi, uma frequência a 900Mhz deve me entregar um link inferior ao que tenho hoje com a sky 4g.
    Consegui duas Airgrid M5 de 23dBi e farei alguns testes amanha.

    Muito obrigado e Feliz 2015.

    Abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Montar um Enlace de dois pontos, Posso?

    Sem dúvida uma ótima explicação, agradeço também.....