+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Webmikrotik - novidades

    Recebi da WebMikrotik uma relação de novas funcionalidades. Muitas dessas já estão em funcionamento e segundo eles até o fim do ano todas estarão.
    Uma leve crítica cabe aqui, pois no passado foi anunciado muita coisa mas não vinha. Mas quero crer que agora vai se concretizar, tendo em visto que muita coisa já mudou. Se não cumprirem serei o primeiro a cobrar...

    Como usamos webmikrotik faz 4 anos e nunca tivemos problemas sérios me sinto tranquilo em falar sobre ele. Mas reconheço que tem muita gente que não gosta dele. Diga-se de passagem que a maioria desses nunca utilizaram. Outros utilizaram na fase inicial e ficaram com uma impressão negativa.

    Já vi até gente dizendo que webmikrotik é gambiarra. No entanto o que ele faz com o mikrotik? Só gerencia o cadastro de user, planos e mensagens ao assinante. E recolhe dados para fazer os registros e gráficos de consumo de banda.
    Ele se comunica via API que é uma interface implementada no mikrotik para interagir com aplicações externas. Então se é gambiarra, a gambiarra é do mikrotik e não dos gerenciadores que usam o recurso de API.
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:API

    E como ele não utiliza servidor radius, o mikrotik não precisa do gerenciador para continuar funcionando.
    Para instalar é só configurar um ou mais hotspot ou então PPPoe básicos e por meio de uma chave fazer a comunicação do webmikrotik com o mikrotik. Podendo inclusive trabalhar com hotspot e PPPoe juntos.
    Depois de sincronizado, todas as regras que o webmikrotik precisa, estarão no mikrotik.

    Veja a relação de novos recursos que recebi.
    ====================
    Um Novo WebMikrotik está chegando!

    Veja abaixo o resumo das melhorias que serão disponibilizadas ainda neste ano:

    Velocidade

    O WebMikrotik está muito mais rápido – O banco de dados foi otimizado e os dados todos indexados, permitindo uma visualização mais rápida das informações.


    Ambiente todo remodelado

    Todo sistema está acessível no formato de janelas, acabando assim, com os refresh’s durante a navegação e possibilitando também, manter várias janelas abertas ao mesmo tempo. As novas interfaces contam agora com recursos padrões existentes em todas as janelas, tais como:

    Pesquisa de dados;
    Seleção de campos a serem exibidos;
    Filtros individuais por campo;
    Ordenação crescente/decrescente por campo;
    Paginador;
    Atualização automática programável;
    Limitador de registros a serem exibidos;
    Exportação de dados nos formatos PDF e XLS.


    Usuários

    Os cadastros de clientes/usuários do sistema estão agora separados das contas de acesso à Internet, possibilitando portanto, que um mesmo cliente possua várias contas de acesso à Internet.
    Busca por CPF/CNPJ junto à Receita Federal – Ao digitar o CPF ou CNPJ diretamente na interface de cadastro, é preenchido automaticamente o NOME ou a RAZÃO SOCIAL.
    Busca por CEP – Ao digitar o CEP o endereço e as coordenadas geográficas são preenchidas automaticamente.
    Coordenadas Geográficas – Permite visualizar o mapa do endereço especificado já dentro do WebMikrotik.


    Acesso à Internet

    A gestão de acesso à Internet ganhou muitas novas funcionalidades, dentre elas destacam-se:

    Planos:

    Configuração facilitada;
    Horário diferenciado individual para plano normal e plano atraso;
    Franquia de dados.


    Mikrotik RouterOS - Gestão de interfaces e serviços, cada interface existente no RouterOS será adicionada automaticamente ao sistema, podendo ser configurados de forma simples e intuitiva os serviços:

    Autenticação PPPoE e Hotspot;
    Servidor DHCP;
    Bridges e portas de bridge;
    Isolação de interfaces portas de bridge;
    Cadastro de IPs e faixas de IPs individuais por interface;
    Segurança da rede wireless;
    Chave única de instalação do WM-Sync por provedor.


    Novo WM-Sync – O WM-Sync está agora muito mais leve e rápido, com instalação facilitada e otimizada.

    Contas:

    Gestão individual de ARP e DHCP por conta;
    Gestão de criptografia (access-list) individual por conta.


    Ubiquiti:

    Suporte a log wifi;
    Monitoramento online/off-line.


    SICI:

    Gerador de relatório SICI exigido pela ANATEL.



    Contratos

    O contrato será o responsável por regulamentar as faturas e o sistema de cobrança;
    Endereço de cobrança personalizável;
    Exibição na Central do Cliente;
    Adição de múltiplas contas de acesso à Internet.


    Grupo de permissões

    As permissões foram ampliadas podendo determiná-las de forma mais específica;
    Limitação de exibição de registros por janela;
    Ocultação de total de registros por janela.


    Faturas

    Gestão feriados – desconto automático de juros e multa;
    Gestão centralizada e facilitada com filtros e pesquisas rápidas;
    Exportação de relatórios em PDF e XLS;
    Registro detalhado das modificações da fatura.


    Mensagens

    Redirecionamento de HTTPS para as mensagens do sistema.


    Atualizações

    A partir dessa atualização será possível implementar novos recursos com muito mais velocidade.

  2. #2

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Também uso aqui a alguns anos, não tenho problemas

  3. #3

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Tmb uso e nunca tive problemas sérios, só gostaria que eles mudasse os temas de hotsite, colocasse uns temas tipo aero do windows, semelhante os hotsite do ControllR. E implementasse logo a gestão de feriados e finais de semana para que o sistema não bloqueie ninguém nesse dias. Que monitore os ubnts da rede tmb...

  4. #4
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Nem que venha a ser o melhor gerenciador que existe no mundo, nunca mais volto a usa-lo.. De tanta raiva que passei com Webmikrotik, depois que mudei para o AltaRede que fui descobrir oque é suporte descente e programa 100% confiável sem bugs.

  5. #5

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Olha, eu não concordo com esses sistemas em que o banco de dados é compartilhado. É muito perigoso, muito mesmo. Podem ver que entre todos os softwares conhecidos e antigos, o webmikrotik é o único que faz isso...

    Segue links que falam sobre o assunto:

    https://under-linux.org/showthread.p...117#post685117

    e

    https://under-linux.org/showthread.p...177#post685177

    No meu ponto de vista pesou muito na balança esses pontos que escrevi aí nesses links. E pelo jeito nada mudou disso..

    Fica para a reflexão de cada um.

  6. #6

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Nem eh propaganda neh... kkk
    Uso o webmikrotik a 4 anos tb, por 3 vezes já quase mudei de sistema, mas o preço e de não ter que ter servidor próprio me segurou. Ja tive vários bugs e cheguei a perder clientes por causa de de erros como excluir clientes do mk, o suporte até que foi bom quando precisei, mas vamos ver no que pode melhorar...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flatrix Ver Post
    Nem eh propaganda neh... kkk
    Uso o webmikrotik a 4 anos tb, por 3 vezes já quase mudei de sistema, mas o preço e de não ter que ter servidor próprio me segurou. Ja tive vários bugs e cheguei a perder clientes por causa de de erros como excluir clientes do mk, o suporte até que foi bom quando precisei, mas vamos ver no que pode melhorar...
    Não quero que considerem propaganda, pois não ganho nada com isso. Só acho injusto malharem sem ao menos tentarem usar. Eu já usei um dos sistemas baratos e mais comentado na internet com forum próprio para resolver problemas e acabei desistindo pois cliente não pode esperar para resolver problema. Até cliente perdi.
    E já vi companheiro pagar preços altos por sistema considerado TOP e depois reclamar que gastaram uma fortuna em servidor porque o desenvolvedor colocava a culpa no servidor. Continuou o problema. Daí estão mudando para outro também caro.

    Uma vez li alguém escrevendo que gerenciador tem que atender a parte administrativa, facilitar os trabalhos repetitivos. A parte operacional da rede fazer em separado... para isso tem o mikrotik por exemplo.. Pura verdade.

    Só não consegui entender como foi excluir cliente do user do mikrotik sozinho. A única maneira para isso acontecer com o Webmk é quando clica em remover cliente. E ainda assim tem tela de confirmação. 4 anos e nunca aconteceu. Minto aconteceu sim, semana passada. Uma pessoa que estava em treinamento removeu um cliente. Foi fácil constatar porque o log de atividades mostrou que o operador tinha excluído. Não era bug... era inexperiência...Daí foi só trazer de volta para os ativos.


    Citação Postado originalmente por ustelecom Ver Post
    Olha, eu não concordo com esses sistemas em que o banco de dados é compartilhado. É muito perigoso, muito mesmo. Podem ver que entre todos os softwares conhecidos e antigos, o webmikrotik é o único que faz isso...

    Segue links que falam sobre o assunto:

    https://under-linux.org/showthread.p...117#post685117

    e

    https://under-linux.org/showthread.p...177#post685177

    No meu ponto de vista pesou muito na balança esses pontos que escrevi aí nesses links. E pelo jeito nada mudou disso..

    Fica para a reflexão de cada um.
    Não deixa de ter suas razões. Mas de algum tempo para cá muita coisa mudou sim.
    Por exemplo eu faço a recuperação de todos os dados, incluindo os financeiros. Aquele contrato, até hoje não entendi o motivo. Na época pensei até em cair fora. Mas também não achei outro que se adaptasse as minhas necessidades do momento e por isso apostei na renovação e não me arrependi.
    A alegação de aumento da mensalidade até hoje não aconteceu. Perda de dados também não. Passar dados para concorrentes isso pode acontecer em qualquer cadastro em qualquer empresa. Tá cheio disso por aí.

    A alegação dos dados cair nas mãos da Anatel é muito simplória. Pois por lei é preciso apresentar o relatório SICI mensalmente. E isto o gerenciador vai fazer logo, logo. Se formos pensar só na ilegalidade a comparação e alegação é muito injusta.

    A citação de servidor local para qualquer sistema que dependa do servidor para tudo rodar acho válido caso seja em nuvem local. Para uma máquina mas o sistema que depende do servidor continua pois outras máquinas seguram até o conserto.
    No caso do WebMikrotik não para o mikrotik mesmo parando os servidores remotos.

    A única coisa que posso concordar e por isso disse ter suas razões é a questão de sumir do mercado.. Mas gerenciadores TOP pode acontecer o mesmo.

    Como eu disse, muita coisa mudou. O mesmo se pode dizer de outros gerenciadores que também evoluiram.

    A questão da não centralização dos dados para mim é um diferencial muito grande. São 4 anos sem problemas de parar o serviço por causa de servidores locais.
    Mas respeito quem pensa o contrário. Como você mesmo disse, cada um deve fazer sua análise. Na verdade Anderson, ( se não errei seu nome,hehhehe pois conversamos muito desde o tempo do lançamento do Wavion, lembra? ) sempre se encontra gente reclamando de praticamente todos os gerenciadores.
    Para não dizer que estou sendo dogmático. um gerenciador que não vi reclamações é o RadiusNet do Fabrício. Os outros todos sempre tem gente reclamando.
    Na época que instalamos o WebMikrotik não existia o RadiusNet. Mas hoje ainda fica a questão da centralização ou do acesso remoto... uma escolha de cada um.. Como eu já usei outro sistema baseado em servidor radius local, e não deu certo, por isso optei por um servidor remoto.

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Nem que venha a ser o melhor gerenciador que existe no mundo, nunca mais volto a usa-lo.. De tanta raiva que passei com Webmikrotik, depois que mudei para o AltaRede que fui descobrir oque é suporte descente e programa 100% confiável sem bugs.
    Grande Portinari, está também com um bom sistema. Mas onde encontrou bug no WebMK? Eu encontrei no início falta de vários recursos, mas todos os que tinham nunca deram erro de execução, que seria verdadeiramente um bug.
    No início eu usava ele com um balance. E era em determinados momentos muito demorado para acessar, em outros não. Desde o dia que terminei com o balance entre adsl e dedicado e passei só a usar dedicado, a velocidade nunca mais foi problema. Conclusão no "meu caso". A adsl é que segurava ou nós não tinhamos um balance em boas condições. Sei lá...

    De um tempo para cá tem sido feito várias implementações e com esta última listagem publicada acho que vai ficar excelente;

    Citação Postado originalmente por Anderson28 Ver Post
    Tmb uso e nunca tive problemas sérios, só gostaria que eles mudasse os temas de hotsite, colocasse uns temas tipo aero do windows, semelhante os hotsite do ControllR. E implementasse logo a gestão de feriados e finais de semana para que o sistema não bloqueie ninguém nesse dias. Que monitore os ubnts da rede tmb...
    Boa sugestão sobre os temas... feriados e finais de semana para não bloquear também. Entra lá na central e abre sugestão sobre o assunto.... No início as sugestões parece que não eram bem vindas, mas isso também mudou. Já tive sugestões que foram implementadas....O que vai ser implementado até o fim do ano sobre feriados e fins de semana é a questão do faturamento.... e também vai entrar o monitoramento de UBNT.

  8. #8

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    @Anderson28 você pode editar... da forma que quiser aqui estamos mexendo...
    da uma olhada www.deltanetworks.com.br

  9. #9

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Agora apaixonei no Webmikrotik, só de ver teu site @Reinan.

    Não é o site ainda é apenas para os clientes verem que estamos mexendo...
    logo mostrarei o site, lembrando que foi feito em cima do sistema não pago hospedagem somente o domínio.

  10. #10

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Varia de acordo com a quantidade de clientes 50 clientes R$ 25
    e assim vai até o plano ilimitado que é o que uso atualmente R$ 300 mensal

  11. #11

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    @Anderson28 você pode editar... da forma que quiser aqui estamos mexendo...
    da uma olhada www.deltanetworks.com.br
    @Reinan , achei excelente sua ideia. Me explica como fez isso.
    Colocou o link do YouTube no Walled Garden?
    Gostei pois mesmo antes do usuário chegar na sua página de login, já mostra que ele está com internet.

  12. #12

    Padrão Re: Webmikrotik - novidades

    Rsrs nesse caso não vou saber te explicar pois quem faz estes serviço já é a área de marketing da empresa é outro funcionário