+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    a final rb921 ac ou rocket m5 ac ???? qual é mais parruda ? qual antenas vocês recomendam ?

  2. #22
    Avatar de adrianoateky
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Braço do Norte - Santa Catarina
    Posts
    48

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Sim estou usando Cat6.
    Troquei o router ee resolveu!
    Valeu!

  3. #23

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Ainda não tenho rocketAC, com testes em bancada consegui pico de 560mb em UDP RB922ac, creio que seja o maximo da RB o processamento batia 85%-95%, Antenas com certeza ALGcom.

  4. #24

    Padrão

    Vai mais um desabafo...

    Olha eu não testei ainda os Rocket AC, mas sem testar mesmo eu iria de Rocket AC e explico o por que:

    Primeiro: UBNT é MUITO mais fácil, rápido e simples de configurar. Aqui sou eu sozinho para tudo. Não tem como gastar DIAS em cima de um único par de equipamentos.

    Segundo: Estou tendo inúmeros problemas com a linha AC aqui e começo a me arrepender de ter comprado. O primeiro foi que eles chegaram com a versão 6.09 - até ai tudo bem - atualizei para a 6.18 e deu pau, travou, foi necessário reset e tudo mais. Detalhe: TODOS OS EQUIPAMENTOS AC que tenho aqui fizeram isso.

    Quando saiu a 6.20 atualizei numa boa.

    Depois dessa raiva passada vem aquela 1 bilhão de opções para configurar que sinceramente, na RB12OUT vão de boa... se o enlace não ficou legal é só desmarcar o que você fez e testar outra. Nas 921AC se não ficou legal ele perde o enlace e você vai lá puta que pariu, sobe 300 andares para conectar fisicamente ao equipamento e desfazer a config. Isso aconteceu comigo 4 vezes e sinceramente, desisti de tentar fazer um ajuste mais fino entre eles. Só o que gastei de estacionamento e tempo para ir até eles já tinha quase comprado outro rádio.

    Tentei testar com nstreme - não consegui - pau
    Tentei testar com nv2 - não consegui - pau
    Tentei coloca-los na frequência de 5.4ghz - ele simplesmente "pula" a frequência que escolhi e não conecta de jeito NENHUM. Tentei outras frequencias e ficou uma bosta. A única frequência que consegui ajeitar ele por hora foi na de 5.3 a qual não me agrada nem um pouco deixa-lo.

    Tudo isso que falei acima, nas 912OUT funcionaram SEM PROBLEMAS - e não precisei ir fisicamente até elas nenhuma vez - o que me leva a crer que ou eu sou muito burro, ou dei azar, fiquei nervoso, etc ou sei lá. É impressionante como consegui fazer em um equipamento e no outro não.

    Estou com os seguintes enlaces aqui:

    01 par de EPMP 1000 em 450 metros passando 50/40mb TCP
    01 par de NanoBeam M5400 (aquela com porta giga) em 400 metros passando 68/68mb TCP
    01 par de STX AC em 400 metros passando 220/200mb UDP e 130/130/ TCP (as vezes chega a 150)
    01 par de RB921AC em 1.6km com Antena ALGCOM de 22dbi passando 130/130 TCP
    01 par de RB912 OUT em 2.1km com Antena ALGCOM de 22dbi passando 101/98 TCP

    Resumo: Linha AC é muita grana para pouca coisa de diferença. Se eu comparar a AC com a 912... teoricamente 60mb de diferença entre RX e TX me faz pensar que ou a linha ainda não está bem ajustada (como muitos falam) e com a incrível velocidade quase que dia sim e dia não que se lançam versões de router os e firmware isso é verdade ou é o que sempre pensei e conversei anteriormente aqui no fórum, em comunidades no facebook e até com o Chadi: 802.11 NÃO é para uso externo. Está faltando visões para essas empresas. Que abandonem a linha 802.11 e foquem em algo superior como o Wimax "2.0" ou crie algo melhor que isso.

    O colega acima disse do gasto de 7 mil para o PTP dele e disse que se passar 100mb full está bom. Eu entendo que cada um tem sua necessidade e em HIPÓTESE alguma é um critica ao dono do equipamento, porém, com 20k, coloca um rádio digital e passa 500, 800mbps full. O que quero dizer é que é um gasto muito alto (7k) para pouca coisa (100mb se passar).

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    speed teste do próprio rocket eu num acredito ......

    Anexo 55892
    Em TCP ou UDP ? UBNT tem essa diferenciação também ou testa tudo em TCP?

  5. #25

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Depois de uma madrugada inteira consegui passar 160M TCP em 4,5km com rocket dish 30, testei em 40, 50 e 60 MHz, o melhor canal foi o 5500 em 50MHz, mas agora ficou show, como o colega falou acima, ubiquit nao tem frescuragem, a unica coisa que não consegui foi selecionar a modulação, pois a opção do MAX TX RATE e somente ''automático'', não tem como mudar, na hora de comprar fiquei em duvida entre a netmetal, pois a case dela e violenta, muito bruta, uma coisa que a ubiquit deixa a desejar, mas só em pensar que do nada o enlace pode dar pau, e você fica na duvida se e alguma das varias opções configuráveis no mikrotik, e as vezes não e, perde-se horas e horas. Quando meu Rocket estiver no gargalo, vou de radio digital, se eu fosse o colega que gastou 7k, tinha juntado mais 3k e comprado um radio digital usado para 200m, mas com garantia, esse negocio de querer passar 300megas com mikrotik e furada, se o cara tem esse fluxo, então tem bala na agulha para um radio melhor, apesar de ter pagado 550,00 pila no Rocket, estou tranquilo agora, pois deu resultado e valeu a pena, isso e o que importa, independente se pagamos x ou y!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste rocket ac.png
Visualizações:	685
Tamanho: 	37,0 KB
ID:      	55963

  6. #26

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Naldo, pelo jeito esse spedtest de 220m foi feito em 80MHz, o problema e que o spectro foi pro pau!

  7. #27

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Qual Netmetal? O @JonasMT usou a 921 se não me engano, e só teve problemas em 12V. Outros que vi usaram em 24V e estabilidade com RouterOS 6.20.

    Falando nisso, saiu agora a versão 6.22, alguém já testou?
    Migrei agora as minhas CCRs para ROS 6.22, tá mais estável e aparentemente sem BUG.

  8. #28

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    tomara que eu esteja, hehehehe, mas até agora ta tudo ok, tomara mesmo!

    maclaud

  9. #29

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Agora vou te dizer amigo, essas CCRs trabalham numa temperatura muito alta, mesmo com ar condicionado aqui em 22º a CPU TA 55º e a temperatura interna 33º
    acho muito pra um equipamento.

  10. #30

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    E os rádios Ac x Airfiber 5? qual teria mais banda em 40km: ac (ubnt ou mk) com antenas 90cm 33dbi ou o Airfiber 5?

  11. #31

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    @Zucchi o se arrependimento mata-se.... Rodei foi 800km entra ida e vinda pq essa "merda" de rb921 travo 2x uma perdi acesso até mesmo por ssh e link continuo na outra para foi tudo.

    Por sorte o link ainda estava na fase de teste. Meu proximo passo é pegar uma par de rocket AC, quem tiver usada e quiser fazer rolo tenho um par de net metal 5 ac 921 na caixa com todos os acessorios e nfe da powernetwork do nosso amigo kleber.

    Peguei no lançamento essa "merda", foi quase 1.300,00 jogados no lixo.

  12. #32

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Zucchi o se arrependimento mata-se.... Rodei foi 800km entra ida e vinda pq essa "merda" de rb921 travo 2x uma perdi acesso até mesmo por ssh e link continuo na outra para foi tudo.

    Por sorte o link ainda estava na fase de teste. Meu próximo passo é pegar uma par de rocket AC, quem tiver usada e quiser fazer rolo tenho um par de net metal 5 ac 921 na caixa com todos os acessorios e nfe da powernetwork do nosso amigo kleber.

    Peguei no lançamento essa "merda", foi quase 1.300,00 jogados no lixo.
    @JonasMT, por um lado fico igualmente chateado com sua experiência, mas por outro me sinto melhor. Digo isso pois me senti um lixo não conseguindo configurar essa BOMBA e tendo que ir até ela fisicamente. Tem horas que, com esse tipo de problema simplesmente penso em desistir de tudo. É muito trabalho, muitas váriaveis, muito amadorismo. Quanto mais leio mas chateado e puto fico.

    Já começa pelo fato de eu ter comprado em uma loja a 922 e ter recebido a 921. Fiquei quieto até agora. Fiz um investimento que sinceramente não podia nem era a hora para ainda me dar dor de cabeça. O pior de tudo é que ela só faz ponto a ponto. Nem para colocar ela em um ponto multiponto posso. Quero tirar ela e colocar o Rockect AC.

    É por isso que digo. Universo UBNT e Mikrotik é muito, muito AMADOR mesmo. Nós brincamos de telecom. Utilizamos equipamentos sem o menor suporte, não homologados (e que os fabricantes não estão nem ai) bem como nem o plug de energia é o padrão para o BR. É aquele inferno de adaptador sob adaptador. Depois vem que o protocolo NÃO é feito para uso outdoor e todos os problemas relacionados com ele. Desanima cara.

    Minha irmã está indo para fora do BR. Vou ver se ela não consegue achar um par de ROCKET AC para mim e trazer.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @Maclaud, tá falando sério? Não sabe o quanto fico feliz de ler isso, a MikroTik realmente desenvolveu uma versão que se pode chamar de estável?
    Eu duvido pois se realmente fosse estavel já não teria a 6.23 RC. (ou seja, ainda tem bug a rodo). Está sendo lançamento atrás de lançamento. Você mal termina de atualizar sua rede e já tem outro pacote rs.

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    E os rádios Ac x Airfiber 5? qual teria mais banda em 40km: ac (ubnt ou mk) com antenas 90cm 33dbi ou o Airfiber 5?
    São para usos diferentes Delegato. Não acredite no que dizem que o AirFiber faz em distancia pois não faz. Creio que até 8 ou 10km (dai para menos) você consegue tirar uns 600/700mbps dele. Quanto mais perto, melhor.

    Para 40km o negocio é antenas ALGCOM de 32dbi + ROCKET AC. Fuja das NetMetal, na boa.

    OBS: Certo mesmo seria um rádio digital Huawei por 14k... vai passar 384mb full

  13. #33

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @Zucchi, Netmetal 5 é Level 4, dá pra fazer PTMP sim. Rocket AC Lite que somente faz PTP (até onde sei, pode ser que já lançaram o firmware para PTMP).
    Então Arthur, não consegui por ela aqui em PMP. Quando coloco no modo ela me dá um erro de licença

  14. #34

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Então Arthur, não consegui por ela aqui em PMP. Quando coloco no modo ela me dá um erro de licença
    Teve um lote da RB921 que veio com uma falha na licença,mas é só ir em System Licence e faz o upgrade.

  15. #35

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    @JonasMT, por um lado fico igualmente chateado com sua experiência, mas por outro me sinto melhor. Digo isso pois me senti um lixo não conseguindo configurar essa BOMBA e tendo que ir até ela fisicamente. Tem horas que, com esse tipo de problema simplesmente penso em desistir de tudo. É muito trabalho, muitas váriaveis, muito amadorismo. Quanto mais leio mas chateado e puto fico.

    Já começa pelo fato de eu ter comprado em uma loja a 922 e ter recebido a 921. Fiquei quieto até agora. Fiz um investimento que sinceramente não podia nem era a hora para ainda me dar dor de cabeça. O pior de tudo é que ela só faz ponto a ponto. Nem para colocar ela em um ponto multiponto posso. Quero tirar ela e colocar o Rockect AC.

    É por isso que digo. Universo UBNT e Mikrotik é muito, muito AMADOR mesmo. Nós brincamos de telecom. Utilizamos equipamentos sem o menor suporte, não homologados (e que os fabricantes não estão nem ai) bem como nem o plug de energia é o padrão para o BR. É aquele inferno de adaptador sob adaptador. Depois vem que o protocolo NÃO é feito para uso outdoor e todos os problemas relacionados com ele. Desanima cara.

    Minha irmã está indo para fora do BR. Vou ver se ela não consegue achar um par de ROCKET AC para mim e trazer.



    Eu duvido pois se realmente fosse estavel já não teria a 6.23 RC. (ou seja, ainda tem bug a rodo). Está sendo lançamento atrás de lançamento. Você mal termina de atualizar sua rede e já tem outro pacote rs.



    São para usos diferentes Delegato. Não acredite no que dizem que o AirFiber faz em distancia pois não faz. Creio que até 8 ou 10km (dai para menos) você consegue tirar uns 600/700mbps dele. Quanto mais perto, melhor.

    Para 40km o negocio é antenas ALGCOM de 32dbi + ROCKET AC. Fuja das NetMetal, na boa.

    OBS: Certo mesmo seria um rádio digital Huawei por 14k... vai passar 384mb full
    Jonas me chama no skype,temos o Rocket AC.

  16. #36

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Gente sempre que configuro uma MK,eu sempre faço com Ctrl+Alt x,pois seu perder acesso ela volta na configuração antinga e ela tem a opção de watchdog.

    Agora que é uma disputa boa,isso é!!!

    Att.

    Marcos Almeida.

  17. #37

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    @Zucchi nem fale parceiro, amador é pouco. Agora estou enfrentendo um problema SERIO em um enlace de 200km dividido em 5 ptp, todos com ccq 100% da ultima vez todos com up time no link de 36d.

    Agora do nada começo a perder pacote para web e entre os radios 0% de perca mesmo passando 70mb. Sou obrigado a reiniciar ele toda a madrugada pois quando passa de 2d de up time eles da essa aloprada.

    ps: Rb912 c/ mk 6.19, na boa vou ir aos poucos trocando por radio licenciado nem que seja usado.
    @Kleber Teodoro, rocket ac creio que tbm nao vai resolver visto que nao deixa fixar os mcs e isso é essencial na hr de afinar o enlace.

  18. #38

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    o Jonas já sabe meu posicionamento. E agora o Zucchi expressou tudo que sinto em relaçãoao mikrotik

  19. #39

    Padrão Re: Rocket AC ou NetMetal?

    Olha @1929 demoro um pouco, mas ja estou no mesmo barco que vc. Nunca temos "paz" com essas missera na rede é uma coisa ou é outra incrivel.

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    o Jonas já sabe meu posicionamento. E agora o Zucchi expressou tudo que sinto em relaçãoao mikrotik
    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Olha @1929 demoro um pouco, mas ja estou no mesmo barco que vc. Nunca temos "paz" com essas missera na rede é uma coisa ou é outra incrivel.
    Esse é meu segundo provedor. O primeiro que tive (em 2011) me pareceu que as coisas funcionavam melhor. Esse aqui, abri recentemente para atender alguns edifícios na cidade que as operadoras não querem. Desde então (quase 3 meses) já perdi as contas de quantas versões de router os testei e tentei estabilizar.

    Hj mesmo estou com MAIS um problema no sistema. Mais um por que são dois problemas em andamento. Um deles é que o enlace está passando 90/90mb TCP FULL e no cliente chega apenas 7mb. No outro, o sistema não consegue apresentar o gráfico de banda por usuário. Falando com o pessoal pediram para que eu passasse a versão 6.22 com urgência pois a 6.20 não está estavel. Here we go again...
    @JonasMT, tem um rapaz em uma comunidade do facebook que faço parte que trabalha com os Huawei usados. 384mb full duplex. Se te interessar te passo o contato.

    Nós nos acostumamos em trabalhar com o mikrotik. Se não tem autenticação ou distribuição para clientes multiponto dá até para usar Switchs. Claro que tem a questão de espaço e energia consumida por um Switch HP, Cisco, Planet, etc, mas creio ser mais confiável (e se for os industriais dispensar o ar condicionado) e com dor de cabeça próxima a zero do que os atuais MK.

    Meu sonho é ainda ter equipamentos Wimax.