+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Alinhar antena com a torre

    Boa noite pessoal, bem, queria que me informassem se existe um jeito fácil de posicionar a antena receptora de internet com a torre principal(que manda o sinal), tipo, existe algum software que monitora e alerta quando o posicionamento esta correto e tal?

    Muito Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    qual distancia e qual equipamento amigo?

  3. #3

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    A distancia é em torno de uns 145-150m, a antena é dessas aqui:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MM_2425_1.png
Visualizações:	1133
Tamanho: 	482,4 KB
ID:      	55969

    Aí essa antena se liga a um destes:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         roteador-wireless-gothan-gwr-100-13340098781.jpg
Visualizações:	365
Tamanho: 	29,5 KB
ID:      	55970

    que se liga esse:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIR-610-219c7d20.jpg
Visualizações:	687
Tamanho: 	54,0 KB
ID:      	55971


    Que se liga ao computador e roteia a internet por toda a casa.
    Espero que possa me ajudar, Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1823_1.jpg
Visualizações:	317
Tamanho: 	16,0 KB
ID:      	55968  

  4. #4

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Cara não use esse roteador da Gothan, aqui to arrancando tudo fora, isso aew usa nanostation, se possivel use 5.8, quepassa mais banda

  5. #5

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Um 5.8 seria uma maravilha, mas o complicado é que a internet é limitada por plano, 1mb para ser mais exato. Creio que o problema no momento seria um mal alinhamento da antena com a torre, por isso, queria saber uma maneira de deixa-la pareada o melhor(máximo) possível, daí minha procura por um software que agilizasse tudo.
    Caso não exista tal programa, poderiam me dar algumas dicas de como posicionar a antena? Agradeço desde já.
    Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Posiciona vendo nível de sinal escaneado, hora que tiver nível decente você entra no setup do AirOS ou abre o Winbox e conecta no MK configurado como AP e vê o nível de sinal cliente>torre (Que é tão importante quando o sinal torre>cliente mas que muito anteneiro não presta atenção).

    ANTES de tentar alinhar tem coisas que rezam sobre a qualidade da conexão, tipo zona de fresnel, isso é coisa que se vê com os olhos e não com software, se tiver zona de fresnel você "alinha" até ter nível de sinal adequado (Mas geralmente não precisa olhar em software, antena mesmo de angulo baixo tem 2 ou 3º der abertura, só se erra direção com antena dessa quando você não tem visada (Longa distancia ou mastro alto).

    Tanto em MK como em AirOS (Não recomendo usar AP com outro sistema operacional) você tem a informação do CCQ, ela diz qual a qualidade da conexão. CCQ bom depende do nível de qualidade de instalações, mas seria algo tipo pelo menos 80% (Perfeito seria ter 95-99% em todos, mas é difícil em 2,4GHz).

    Se usar como AP algo ridículo/velho/gagá/domestico tipo Krazer B/G, Intelbras B/G, ou qualquer velharia B/G que não exibe CCQ você vai ter que ver nível de sinal apenas, e pra ver se a zona de fresnel não está incomodando muito dá ping comum (32-64 bytes) e ping com 1400 bytes e compara ambos. Algo tipo
    ping -t 192.168.1.1
    ping -t 192.168.1.1 -l 1400
    -l de Large, 1400 de 1400 bytes, se sem -l der ping variando de 4 a 20ms e com -l 1400 der ping variando de 50 a 200ms então a zona de fresnel no trajeto está um lixo e não tem antena que dê jeito nisso, 5,8GHz exige zona de fresnel mais estreita mas ainda exige isso, se não tem visada limpa 5,8GHz é até PIOR que 2,4GHz, então você tem primeiro que saber instalar 2,4GHz com estabilidade pra depois ir mecher com 5,8GHz, vejo muita rede 5,8GHz pra lá de ridícula porque anteneiro não sabe respeitar zona de fresnel necessaria, polarizações pra visadas meia-boca, datarates baixos pra sinais baixos, etc, e isso é coisa que se aprende ainda com 2,4GHz.

  7. #7

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    O correto seria trocar mesmo os equipamentos e alinhar com gps, mais se a grana esta curta e esses seus você acha que te atende, você pode optar por usar o GPS para verificar a direção correta ou na forma mais antiga e simples dos modos, pegue um farolete ou algo que emita luz forte, coloque uma pessoa em um ponto e outra no outro, a noite é claro, e confirme se o apontamento esta na direção correta.
    Última edição por Dimas; 23-11-2014 às 01:42. Razão: Erro de ortografia grosseiro

  8. #8

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Prefiro a verificação com base em CCQ ou banda passante (Ping, pra cliente) onde não tem visada por conta das obstruções na zona de fresnel, tem coisa que fica em 200% da zona de fresnel que atrapalha, tipo rede de alta tensão, nesses casos o alinhamento preciso atrapalha ao invez de ajudar, você afasta o foco 1 ou 2º do angulo certo e o sinal cai mas o CCQ sobe.

    Reflexo em objeto em 100 ou 150% da zona de fresnel ainda atrapalha pacas, colocar 1 ou 2º pro "lado" pra evitar lobulo de alto ganho sobre o ponto de onde vem o reflexo ajuda muito, isso só se nota vendo CCQ ou banda passante.

  9. #9

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Tudo é muito relativo e depende muito do cenário.
    É preciso analisar visada, obstrução e verificar tudo o que o amigo @rubem disse.

    Mais como parece ser algo bem caseiro, vc pode começar pelo bom alinhamento e caso não conseguir um bom sinal, começar a eliminar outros problemas como citaram acima até encontrar um ponto que te atenda.

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    quando não tinha conhecimento nenhum, entre no youtube e ajuste pelo video-clip, mas direto do roteador que recebe o sinal da antena.

  11. #11

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Nossa é muita informação para um leigo como eu kkkk
    Acho que vou ter que dar meu jeito mesmo... Será que tem como ter um preview do sinal através do programa da gothan ou do d-link?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Gothan_-_2014-11-23_14.37.28.jpg
Visualizações:	311
Tamanho: 	272,8 KB
ID:      	55990

    O que representa esse valor "Signal"?

  12. #12

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Esse valor "sinal" é OU um valor em decideis acima da sensiblidade, ou um percentual do sinal. Melhor olhar no manual ou ficha técnica da caixinha dele que você tem aí.

    Se for o SNR, esse seria o sinal acima do ruído ou sensibilidade, se a sensibilidade em B é -84 e o sinal está em -62 isso dá 22dB de SNR, que seria suficiente pra conexão. Mas aí está mostrando valores altos, então não é SNR mas sim percentual, se o a sensiblidade ideal dele vai de -20 a -80 você tem 60dB de "range", se 60 equivale a 100% nesse caso então cada 1% equivale a 0,6dB, e 22% (Seu sinal mais fraco) equivale a 13,2dB acima da menor sensibilidade (Seria coisa tipo -71, que é uns 13dB acima da maior sensibilidade dele que é -84), e 56% é 56 x 0,6 que dá 33,6dB de "SNR". 33dB de SNR é mais que suficiente pra conexão estavel em B ou G, então seu sinal em 56% está bom desde que use um datarate condizente (Nada de 54M em G dependendo da distancia ou obstrução em visada, isso pode ser suficiente só pro datarate de 36M (Não significa 36Mbps de throughput, o throughput real em 36M deve ficar em 12Mbps, vai subir pra 18 ou 20Mbps só em datarate tipo 54M com visada excelente), tem que ver zona de fresnel pra saber que datarate esse nível de sinal suporta (Ou testar mesmo, mas já antecipo que 54M em G exige mais sinal que isso geralmente).


    Eu não conectaria nada com menos que uns 40 ou 45% de sinal, quando o sinal está tão baixo o jeito é reduzir datarate, tirar os modos automaticos, nada de B+G, escolha ou um ou outro, escolha um datarate tipo 18M que tem alta sensibilidade (A mesma que 11M em B, geralmente) e veja a qualidade da conexão, usando ping ou teste de banda (Conecta num computador, numa pasta compartilhada, e copia conteúdo (1 arquivo grande, não 20 pequenos), use aplicativos pra ver velocidade de copiar tipo o TeraCopy ou SuperCopier (Usa ele pra tudo na vida que mal não faz, só ajuda, você ve velocidade dos dispositivos e aprende intuitivamente que velocidades e demoras vai encontrar), testa outros datarates levemente maiores ou menores pra ver em qual obtém melhor velocidade (Se subir demais o datarate começa a ter perda de pacote, não é obvio que é só aumentar o datarate e pronto).

    Enfim, você olha com os olhos a visada e zona de fresnel, depois de conectado num datarate baixo vai subindo ele com ping's aberto ao lado, se tiver sinal alto tipo 56% dá pra ir longe, com sinal baixo demais tipo 30% terá que ficar em datarates bem baixos tipo 9M, quando ver que os ping's pioraram você faz um teste de velocidade (PC a PC) pra determinar se coisa tipo ack time altera a velocidade real, isso "tudo" leva pouco tempo, 20 minutos.

  13. #13

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    uhmm...
    Na verdade (é que esqueci de explicar..., foi mal rubem) cada um desses setes valores representa uma antena que está próxima da minha.
    O terceiro campo representa minha conexão ( só sei disso porque em SSID tem a identificação do meu WIFI rs..)
    No meu caso eu tirei todo tipo de obstrução do sinal e instalei a antena, tirei qualquer forma de interferência, distanciando ao máximo os cabos cat5e de fios de energia, bem, como não parece ter surtido efeito eu posso usar esse monitoramento de ping ao mesmo tempo que ajusto a posição da antena? não entendi direito

  14. #14

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Então a SUA conexão está com 44% de sinal. Não está ruim, mas isso é suficiente só pra banda pequena.

    A etapa de RF dos roteadores tem blindagem, ela não sofre com cabo de rede por perto, ontem mesmo estava numa cliente com tudo embaralhado numa mesa, parabolica, dvd, fontes, roteador, celular, telefone sem fios, uma emboleira de fios que não me arrisquei a mecher mas imagina 10 aparelhos numa area de 40x40cm, e sem nenhuma problema de interferencia em nenhum.

    E a zona de fresnel, está limpa mesmo? Sendo 2,4GHz imagina um "tunel" de 4m indo da sua antena até a torre, existe espaço assim? Se tem telhado de zinco na beirada o "tunel" necessario dobra, se tem rede de alta tensão (Rede eletrica) idem, não basta ter visada, precisa ter uma vista ampla da torre.

    E em 150m não tem que se preocupar em alinhar isso, essa antena tem uns 5º, alinha no olho e dificilmente vai errar. SE está tendo problemas não deve ser por falta de alinhamento (Tenho grade 24dBi em Gothan a 1000m da torre sem alinhamento especial, só no olho, sinal suficiente).

    Enfim, descreva seu problema (Se é que tem problema), porque alinhar isso em apenas 150m não deve ser um problema, no olho você erra 1 ou 2º e em 150m isso não faz diferença, preocupação com alinhamento é pra onde não não encherga a torre (Distancia grande que nem binoculo resolve).

    Na verdade suspeito que a torre pode estar em outra polarização. A torre tem antenas na vertical? Se ela tiver antenas setoriais na horizontal você vai ter que virar em 90º sua antena de grade.

  15. #15

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Cara, você entende muito dessa parte "física" da rede (vou colar nesse forum pra ver se aprendo algo)

    Nossa, sempre pensei que isso causava interferência e perda de pacotes nos cabos UTP, acredite, até de lâmpadas fluorescentes eu tentei e

    esconder esse cabo

    Acho que a zona de fresnel está ok, bem, no percurso da minha antena até a torre tinha umas arvores altas, mais a copa dessas árvores já foram cortadas liberando a vista para a torre.

    sim, as antenas estão na vertical. você está certo. estou sendo muito perfeccionista(paranoico) com esse assunto, sei lá, vai ver o problema não é esse? além do mais outras pessoas usam a antena num grau de inclinação parecido com a da minha e não reclamam de lentidão, sendo assim esse transtorno deve estar sendo causado por outro fator.


    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Então a SUA conexão está com 44% de sinal. Não está ruim, mas isso é suficiente só pra banda pequena.
    Como funciona isso, se eu mexer na antena essa porcentagem pode diminuir ou aumentar? é isso? qual seria o melhor valor?

  16. #16

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Citação Postado originalmente por 485trtr Ver Post
    Cara, você entende muito dessa parte "física" da rede (vou colar nesse forum pra ver se aprendo algo)

    Nossa, sempre pensei que isso causava interferência e perda de pacotes nos cabos UTP, acredite, até de lâmpadas fluorescentes eu tentei e

    esconder esse cabo

    Acho que a zona de fresnel está ok, bem, no percurso da minha antena até a torre tinha umas arvores altas, mais a copa dessas árvores já foram cortadas liberando a vista para a torre.

    sim, as antenas estão na vertical. você está certo. estou sendo muito perfeccionista(paranoico) com esse assunto, sei lá, vai ver o problema não é esse? além do mais outras pessoas usam a antena num grau de inclinação parecido com a da minha e não reclamam de lentidão, sendo assim esse transtorno deve estar sendo causado por outro fator.
    A parte fisica é fácil entender, já que é tudo visual, a zona de fresnel é visual, a polarização da antena é visual (Mas tem setorial de polarização horizontal que tem fica posição vertical, isso tem que ver na ficha técnica da antena), a distancia dos cabos atrapalhando é visual (Fluorescente tem que ficar a uns 20cm, fluorescente antiga/ridícula com reator uns 40cm, cabo de rede eletrica uns 10cm, etc), reflexos em telhado molhado, zinco ou em parede atras são visuais também, é tipo você ficar em fila de banco e a pessoa atras ficar encostrando, é muito incomodo, tem que dar 1m de espaço.

    Teria que ver se sua lentidão não é lá dentro do provedor, teria que dar ping no radio que está ligado na setorial onde você conecta, teria que descobrir qual o IP dela, pra isso o provedor é que devia verificar a qualidade da conexão. Um problema que você pode ter é: Seu sinal torre>cliente está em 40%, como seu roteador tem potencia baixa demais (18dBm em datarate tipo 11 a 18M) o sinal cliente>torre pode estar muito baixo, gerando perda de pacotes, mas denovo, pra ver isso tem que entrar no radio que está ligado na setorial que você conecta, quem tem que ver cliente com sinal baixo é o provedor.

    Mas agora que você falou em "grau de inclinação", a torre é muito alta? Setoriais tem angulo de abertura vertical (Foco pra baixo ou pra cima) pequeno, de modo que a 50 ou 100m da torre o foco não atinge em cheio se a torre for alta (Tipo 50m) ou se as setoriais não estiverem inclinadas o suficiente (Pode cuidar que as setoriais não ficam na vertical, a 90º do chão, elas ficam inclinadas pros lados uns 5º, é pra "tocar" o teto das casas mais proximas, imagina um farol de carro naquela posição, se deixar na vertical ilumina lá longe mas não logo abaixo do farol, ou melhor, ilumina por reflexo, no seu caso como o sinal está baixo poderia ser reflexo. Pra ver isso teria que ver que tipo de setorial tem e qual a inclinação delas, mas realmente seu sinal parece baixo (Ou as setorias são aquelas ridículas anteninhas redondas? Elas tem baixo ganho).




    Citação Postado originalmente por 485trtr Ver Post
    Como funciona isso, se eu mexer na antena essa porcentagem pode diminuir ou aumentar? é isso? qual seria o melhor valor?
    A princípio quanto maior o sinal, melhor, mas sinal muito alto perde desempenho, ofusca, num setup decente o sinal bom seria algo tipo -50 a -65, se o provedor vende planos mais lentos e tem clientes mais disntantes poderia equalizar todos a -60 a -75, isso depende. O problema nem é na sua casa com sinal alto, o problema é que se você recebe sinal alto você provavelmente está perto e transmitindo com potencia alta e essa sua potencia alta atrapalha o radio na setorial lá no provedor, ele teria seu sinal GRITANDO a -30dB e teria outro cliente distante sussurando a apenas -70, claro que esse cliente com sinal tão fraco (-70) teria a conexão dele prejudicada. Então o provedor devia definir um nível de sinal e colocar todos os clientes nesse nível, o nível de sinal no SEU roteador é pouco importante comparado ao nível de sinal do seu roteador transmitindo pra torre.



    Enfim, se você já viu visada, zona de fresnel, sabe que o cabo de RF e o conector SMA estão bons, sabe que a distancia é baixa, a princípio a 150m de uma torre qualquer setorial teria angulo pra uma boa conexão, o que faltaria ver pra definir onde está o problema da sua conexão é lá no provedor, ver qual o IP do radio na setorial pra dar ping -l 1400 nele, pra ver qual o seu sinal lá no provedor, etc, essa parte caberia ao provedor, o que você poderia fazer a princípio já fez.
    (Exceto testar outra antena e radio, já que unidade defeituosa sempre existe. Eu nunca deixei de fazer esse tipo de teste nos clientes mas a princípio o proprio cliente poderia fazer isso, eu que não deixo o pessoal da operadora de telefonia mecher no meu modem adsl aqui, ele é meu e eu que mecho nele!)

    Ou... você está conectando via wifi nesse roteador? Pra teste de rede conecta sempre via cabo no roteador, esses roteadores domesticos não são confiáveis, D-link barato é menos confiável ainda, tem uma etapa de RF muito lerda e antena péssima, pode dar um ping -l 1400 rumo ao IP desse roteador TPLink e depois comparar com o ping -l 1400 conectando nele via cabo, verá a demora que wifi te dá nesses roteadores baratos (Especialmente se tiver uma parede e uns moveis e reflexo em piso entre seu notebook e o roteador Dlink).

  17. #17

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Oi rubem, desculpa a demora pra responder.
    Um entendi, a torre talvez fique em torno de 40 50 metros, e as setoriais não parecem estar inclinadas(nem pra cima e nem pra baixo)

    Bem, o esquema é o seguinte:
    minha antena está a +ou- 6m da parede da casa, dessa parede para o computador são mais 1,5m, o tamanho do cabo completo(da antena até o pc) gira em torno dos 15m 14m.
    Esse cabo da antena é ligado no gothan, esse por sua se liga ao d-link que está plugado no computador(desktop), esse d-link também roteia para o resto da casa.

    O que você acha, tem alguma coisa errada com esse esquema?

    outra dúvida o cash aumenta a velocidade de carregamento de página e de download?

    aaa sim já ia me esquecendo, e aquele programa Mikrotick Winbox da pra mim ver alguma coisa relacionada a minha conexão?

    Muito obrigado rubem, suas explicações são muito esclarecedoras e detalhadas, já estou até abusando demais ¬¬ com esse tanto de pergunta.

  18. #18

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Cabo de RF de 14 ou 15m é coisa que eu nunca usaria. É cabo fino tipo 0,7mm, escrito algo tipo RGC58? Ou é grosso tipo 2cm, escrito RGC213?

    O RGC213 eu arriscaria 15m, mas RGC58 NUNCA. 10m de RGC58 é o que muitos vem de fabrica e eu trato como limite, não só o sinal baixa bastante como gera umas perdas de pacotes.


    O winbox serve pra ver a configuração na RB, você precisa saber usuario e senha da RB, nunca ví provedor deixar no default. Baixa ele, escaneia, vai testando usuarios e senhas, e espera o provedor te ligar dia desse quando ver no log varias tentativas de acesso vindo do seu IP :-)

    Ao invez de trocar o cabo, sai mais em conta colocar o roteador numa caixa hermética lá do lado da antena, com o cabo de RF mais curto possível. Aí leva um cabo de rede do seu PC até a caixa hermética (Tem "injetores POE" pra usar nesses roteadores).

    Engraçado (Ou triste) o provedor deixar usar cabo de 15m, eu nunca deixaria.

  19. #19

    Padrão Re: Alinhar antena com a torre

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ao invez de trocar o cabo, sai mais em conta colocar o roteador numa caixa hermética lá do lado da antena, com o cabo de RF mais curto possível. Aí leva um cabo de rede do seu PC até a caixa hermética (Tem "injetores POE" pra usar nesses roteadores).
    Contatei o provedor e eles me indicaram um esquema parecido com esse seu, eles falaram que o problema não era o alinhamento da antena, mais sim na forma como foi feita a instalação.
    Muito obrigado rubem, pela paciência e atenção.