Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão fonte 48volts com trafo

    essa vai pra vc mestre rubem , preciso de uma fonte de 48v por 10 amp com trafo para alimentar uma rede cabeada de 900mts
    mas precisaria de uma alimentação sem ruido, qual seria a alimentação do trafo sem retificação?, pois depois da retificação a voltagem sobe bastante e quais ponte e capacitores usar,, valew

  2. #2

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    Voce vai injetar os 48 direto no sw ? ou fazer Step Down da voltagem ?
    Aqui já iniciei uma rede cabeada assim.

  3. #3

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    vou mandar os 48 pelo cabo e em cada sw tem um 7809.

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    Hum, mas o LM7809 aceita só 35V de tensão de entrada.

    Fora que LM78xx tem um rendimento ridículo, é componente velho dos anos 70, não se usa mais isso, ele vai desperdiçar na forma de calor até MAIS do que o switch vai consumir.

    Bom, sistemas 48V existem por conta de ter 4 baterias, se não vai usar as baterias você pode usar outras tensão. Em www.yojikonda.com (Fica no brasil, pessoal muito confiável) tem trafo de alta corrente (5 ou 10A) de 24V, 27V, 33V, 36V e 45V, os maiores são pra amplificadores de som (Cabeçotes ridículos pra idiotas e surdos incomodarem a vizinhança, gente com cerebro dentro da cabeça não precisa mais que uns 70dB de musica), são bem duráveis, aguentariam alto consumo 24x7. Veja que se retificar em onda-completa (4 diodos, uma ponte retificadora) aumenta uns 40%, então passaria de 45V AC pra 63V DC!

    Bom, sobre os diodos, acho que no brasil os MUR1510 ou MUR1520 são raros, acho mais facil achar os 1N3208, que são de 15A, e podem ser colocados em dissipadores (A carcaça é um dos polos, então pra colocar todos no mesmo dissipador precisaria isolador, mais facil colocar cada um dos 4 diodos num dissipador separado). O capacitor poderia ser de 63V se fosse trafo de 24, 27 ou 36V, mas com trafo de 45V é bom partir pra capacitor de 100V, acho que 3300uF x 100V resolve. Como isso é caro veja que sucata de fonte ATX consegue, na entrada as fontes ATX tem capacitores de 220uF 200V, ou 330uF 200V, ou 470uF 200V, 560, 680 ou 820uF por 200V, dá pra ir colocando eles em paralelo até formar uns 3000uF.

    Como só retificar e filtrar com capacitor não deixa a energia limpa, seria bom colocar na saída de cada switch um diodo 1N4007 (Até como proteção, ele queima em caso de raio ou curto mais serio) e depois um capacitor tipo 220uF, EU colocaria também um capacitor ceramico em paralelo tipo 100nF ou 470nF, pra isolar altas frequencias (Harmonicas ou ruído que a antena captou por se comportar como antena).

    Se quer mesmo usar LM7809, teria que usar trafo de 24V, que depois de retificado vai te dar 33V, aí um LM7809 aguenta, mas acho uma péssima idéia pelo baixo rendimento, já conversores DC-DC ocuparão menos espaço (LM78xx precisa dissipador, conversor dc-dc não precisa) e não desperdiçarão muita coisa (LM78xx deve desperdiçar uns 10W por switch, conversor dc-dc desperdiçaria 0,5W, numa rede com 900m a corrente maior cria mais queda de tensão, e somando 40 switches isso dá 400W de desperdício, vezes 24h vezes 30 dias dá 288KW.h, uns R$ 160 na minha conta de luz!

    (A conta é: Switch consumindo 9V 0,4A, pra entregar isso o LM7809 com entrada de 35V vai dissipar em calor os 35-9V, que são 26V, e 26V 0,4A dá 10W)

    Se quer trafo um pouco maior que 24V, teria o de 27V, daria 37V de retificado, quem suportaria essa tensão de entrada é o regulador de tensão velho/defasado LM317, tão barato quando LM7809, ele aceita entrada de até 40V, tem o mesmo péssimo rendimento dos LM78xx, o jeito de "regular" a tensão de saída de um LM317 é alterar o valor de 2 resistores, veja como é simples:
    http://www.reuk.co.uk/LM317-Voltage-Calculator.htm
    (Resistor de 330 ohms, outro de 2200 ohms, pra saída de 9,5V, ambos bem fáceis de achar)

    A graça que EU veria seria levar AC tipo 36 ou 45V via cabo PP, e a cada 300m usar um trafo pra elevar a tensão, a rede eletrica no mundo é assim, a cada X espaço você eleva a tensão, transporta energia numa tensão muito maior que a que usará. Poderia usar trafo barato, tipo 24V 10A, elevar depois que ela baixe usando um trafo 15 + 15V 5A (Liga num enrolamento de 15V, entre o comum e o outro enrolamento terá o dobro da entrada, se entra 15 sai 30V, se entra 13V sai 26V), e pra alimentar switch pode usar trafinhos baratos 12+12V com os 2 enrolamentos em serie e ligando a ponte retificadora só em 1 dos enrolamentos de 12V, se acertar o tipo de switch e usar outros trafos (Tem que calcular) nem precisa conversor dc-dc ou regulador, pode só retificar e filtrar o trafo e aplicar isso no switch, até bem barato (Não tanto quanto importar do Ebay conversores dc-dc, seja pra elevar ou pra reduzir tensão eles são ultra baratos).

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    PoE de 48 volts, se for usar bateria, precisa necessáriamente calcular para 60 volts embora na média atinja 58 volts. Contrate um engenheiro ou técnico experiente para fazer o projeto; o Transformador precisa ser de 55 a 65 volts, muito usado em aparelhos de som podendo encontrar nas oficinas de eletronica ou pode ser também de 28 +28 volts que é até mais fácil de encontrar. Díficil é fazer o circuito para regular, onde precisaria ter sistema de proteção de sobre-corrente, sobre-tensão, sobre-temperatura. Fiz para minha residencia sistema PoE com 24 volts, e na ponta um regulador com 9 volts, apesar de não haver necessidade.

  7. #7

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    rubem e no caso de usar a voltagem 24v por 40a(digamos uma fonte profissional) direto no cabo paralelo ( 0,75mm que vem com o cabo utp) com os 7809, quando chegar digamos nos 1700mts com + ou - 17 Switch (que consomem 0,85a) sera que consegue alimentar a ultima swith
    pois uma uma ótima solução seria injetar 160v na rede mas aqui na minha cidade a companhia não aprova projeto com voltagem alta, queria mesmo utilizar uma fonte segura para alimentar essas Switch sem travamentos e com voltagem baixa. como ficaria esse esquema de transformador para aumentar a voltagem, tipo tenho no final da rede 9v se eu colocar um trafo de 12v ligado na saida de 12 ele aumenta para 18v, me de mais detalhes tenho muitos trafos de 1 até 2 amper por 12 volts aqui parado. valews

  8. #8

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    Ja fiz o cabeamento em 48 Volts...
    Usando Step Down para 12 Volts, Perca de 10 a 20%, da pra chegar de 1.5 a 2Km
    De nada adianta a fonte ter 500A se a voltagem é baixa, 24 volts você dificilmente vai passar de 500/600 Metros sem que caia pra 9v...
    O jeito seria fazer o que rubem disse, a cada 300 Metros subir a voltagem ou usar 48 volts.
    Mestre
    @Rubem fez um calculo para mim que uma fonte 48 Volts 10A = 480Watts, daria para alimentar 100 Sw em Estrela, 2Km para cada lado, ainda não tive oportunidade de por isso tudo em produção.
    Ps : Inversor custa (cada) 23 R$ Aqui e 6 R$ La fora, vale e muito a pena, minha primeira remessa de 50 ta chegando, ele aceita de 50V a 15V e sai com 12v 3a estável.

  9. #9

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    entao fael oque vc me indicaria neste caso , preçiso lançar 1700mts de cabo alimentação em uma unica perna. posta os cálculos que o rubem lhe passou, que inversor seria este?

  10. #10

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    Mas os switech's em questão consomem 9V 0,85A mesmo? Tô achando que essa é a capacidade da fonte, e fonte original vem com só 50% de uso (Algo tipo 0,4A de consumo em 9V). Coincidentemente a grande maioria dos switch 8P consome entre 3 e 4W, vamos considerar os 2.
    3W em 9V dá 0,33A
    4W em 9V dá 0,44A

    Como o LM7809 tem que dissipar a diferença na forma de calor, se a entrada for 33V e a saída 9V, isso dá 24V pra dissipar, com a corrente de 0,33A é 24 * 0,33 = 8W pra dissipar. Mais 3W do switch isso dá 11W por switch.
    Já se for 24V * 0,44A dá 10,5W, com os 4W do switch dá 14,5W por switch.

    Em 33V os 11W são 0,3A, e 14,5W são 0,44A, vamos ter que fazer uma conta que muito leigo faz: Ignorar a tensão e fazer a conta só com a corrente, já que o LM7809 tem rendimento pra lá de horrível.

    Com 0,3A de consumo em CADA switch a 100m, depois de 5 (Cinco) switch em sequencia a tensão cai abaixo de 10V, aí não tem condições de regulador funcionar (Ele precisa entrada 3V mais alta que a saída, ou seja, 12V ou mais).
    Nem fiz a conta com 0,4A de consumo mas acho que suportaria 3 ou 4 switch na sequencia.

    Culpa de quem, da baixa tensão?
    Não, culpa do desperdício nos LM7809.

    Agora a mesma conta com conversor DC-DC, passando de 33 pra 9V, eles tem rendimento de 90-95% nesses casos, vou usar 92%, com 3W nos switches isso dá quase 3,3W, vamos usar isso, 3,3W em 33V dá 0,1A, ou 100mA, com corrente tão baixa as perdas são bem menores, e depois de 1000m ou 10 switch (Calculo 1 a cada 100m de cabo, que na prática não é bem assim, varia de 50 a 80m, não tem postes em distancias exatas). 10 é pouco? É que a tensão está baixa, dá pra usar trafo 32V, que vai te dar uns 44VDC, que significa 75mA de consumo por switch (44*0,075=3,3W), com corrente tão baixa vai ter quedas de tensão menores, e daria pra chegar em 14 ou 15 switch na sequencia antes de cair pra uns 10 ou 11V.
    Só 15? O gargalo aqui foi o cabo 0,75mm. Tá ligado que um par de fio 24AWG de cabo de rede equivale a uns 0,72mm? Então... você citou um cabo PP só 0,03mm mais grosso, as quedas de tensão são praticamente as mesmas.
    Então... como fica com cabo PP de 1mm? É o 18AWG. Com ele as quedas de tensão são bem menores, dá pra uns 20 switch na sequencia. Se parece pouco lembra que são 2000m de cabo, se os switch ficarem na prática a 50 a 70m (Aqui os postes tem essas distancias variáveis, nalguns bairros todos estão a 70m, mas perto de avenida tem 1 ou 2 a 50m, noutros bairros todos estão a 50m, aí sim poderia colocar switch a cada 100m facil (Mas dependendo do cabo tem switch que não dá rede em 100m, só com 90 ou 85m de cabo), enfim, se nesses 1700m tiverem 20 switch ao invez de 17, ok, mas se tiverem 23 aí complica, aí tem que passar denovo pra trafo de tensão mais alta, mas aí passa a da tensão dos conversores DC-DC regulaveis, e você tem que pegar os de tensão fixa, que são 5 ou 12V, então... você consegue switch de 12V? Aí pode usar conversores DC-DC que aceitam 60V de entrada (Os que recomendei pro @Fael ) mas eles tem tensão de saída fixa, usando os trafos de 45V do YojiKonda daria mais de 63VDC no começou, mas os conversores DC-DC do COMEÇOU (Os primeiros 4) podem ter os capacitores de 63V substituídos por capacitores de 75V ou 100V, são baratos. Enfim, com uns 60-63V e consumo tipo 3,3W dá pra mais de 25 switch na sequencia usando cabo de 0,75mm. Nem fiz a conta de quantos dá com cabo de 1mm mas deve passar de 30. E... você pode elevar a tensão a cada poucos switch, isso tem custo (US$ 10 por um step-up/elevador de tensão DC de uns 100W), mantendo a tensão alta você faz tipo as redes eletricas no brasil, mantem a tensão alta pra ter menos perdas nos cabos já que a tensão é menor (24V 1A perde 3,3V por 100m, já 48V 0,5A (Os mesmos 24W) você perde só 1,6V no cabo! Não dá pra ir no dobro da distancia, mas dá pra ir uns 60% mais longe.

    Enfim, com LM7809 (Ou LM7812, ou LM7808, ou LM7806, ou LM7805) você tem tanto desperdício de energia que ele te impede de ir além de meia duzia de switch na sequencia, esse tipo de regulador antiquado é pra hobbista ou pra circuito de baixo consumo (Tipo 0,01A) ou com baixa diferença de tensão (Passar de 14V pra 9V, ou de 12V pra 5V), qualquer circuito serio usa conversão dc-dc, com CI's tipo LM2576 ou mais comumente LM2596, no brasil tem loja com eles de estoque velho por coisa tipo R$ 8, mas também tem por R$ 1,5 noutros cantos, o circuito que eles exigem é meio caro por isso sempre cito as plaquinhas prontas do Ebay, US$ 2 ou 3 dependendo do que for usar, e pode comprar o proprio LM2596 por preço bem baixo no Ebay, mas precisaria ainda capacitor (Facil) e bobina(Menos facil).

    Enfim, veja se quer mesmo usar esses CI's de vovô, os LM78xx, e veja se consegue switch de 5 ou 12V.
    Ou você não precisa 1700m na sequencia? E sim uns 500m pra cada lado? Imagina uma rede em Y, cada parte superior desse Y se junta na parte inferior o consumo da parte inferior é dobrado, ou seja, a corrente aumenta, e com corrente mais alta tem mais queda de tensão, é a situação que uma rede em estrela com todos os cabos saindo de você facilita um pouco a vida.

  11. #11

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    @thedarknex como @rubem disse, meu caso e diferente o Sw aqui trabalha de 12 a 24 Volts (Intelbras switch sf 800q+ e o vlan), eles trabalham usando apenas metade da capacidade da fonte 12v/500Ma = 6Watts, consumo médio de 2 a 4 Watts...
    Então usando ele e o Step Down que o rubem recomendo e uma boa fonte de 48 Volts 10 A = 480 Watts, daria pra fazer TRANQUILO 1.5km x 5 ou mais dependendo do material empregado.
    Ps esse Switch funciona ate com 9 Volts...

  12. #12

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    então @rubem @fael meu projeto aqui é rede gigalan da uma olhada no swith que estou querendo comprar , http://www.excellinformatica.com.py/...20EASY%20SMART em baixo do swith esta escrito 0,80ma
    comprei esses stepdow http://produto.mercadolivre.com.br/M...own-lm2596-_JM sera que esse serve, aqui no meu projeto vou colocar um cabo tronco e depois sair ramificando por 7 ruas. da uma olhada na imagem.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	56026

  13. #13

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    Você vai usar os 16Gbits que ele passa ?
    Se não for o consumo vai ser entre 20% e 50% declarado pela fonte...
    Chuto 0.40 estourado...
    A Fonte é feita sempre para ter um rendimento maior que o aparelho vai usar...
    O StepDown serve sim, muito versátil ele.... @rubem , Chuta quando de consumo com esse Sw ?
    Eu ainda apelaria pra um StepDown que suportasse 50 ou 60 Vdc...
    Fonte 48Vdc é muito fácil de achar, e geralmente todo produto (Router/Sw) que funciona em 9 Volts, suporta 12Volts...

  14. #14

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    É exatamente essa plaquinha step-down que ccito que no Ebay é baratinha. R$ 10 tá ótimo, é que sempre via no brasil por preços absurdos tipo R$ 40, aí não dá já que mesmo com todo o tramite no Importa-facil e taxa de 60% mal chega num custo de R$ 10 pra importar legalmente.

    O switch me complicou, switch 8P gigabit não consome muito, switch 8P 100M com Vlan não consome muito, mas gigabit com Vlan nunca mechi. A TPlink informa no site ( http://www.tp-link.com/lk/products/d...TL-SG108E#spec ) que consome 5,46W na entrada da fonte (220V), as fontes tem rendimento bom então dá pra falar em 5W de consumo maximo. Isso é bastante pra conta.

    Acho que tem que usar consumo alto na conta porque geralmente em switch de 100M o uso de 1 porta com VLAN já cria consumo alto, na sua rede se o último cliente estiver conectado ele vai gerar trafego e portanto consumo em todos os switch.

    Mas tá, fiz um esboço rápido do que seria com cabo PP de 1mm (Atende 8 switch com folga, a partir de trafo 27V que gere uns 37VDC) e com cabo PP de 0,75mm, que por pouco só atende 5 switch:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sem título1.png
Visualizações:	712
Tamanho: 	96,2 KB
ID:      	56027

    A tensão entre os pontos é a queda de tensão que ocorre usando essa tensão e corrente, 2V no maximo, a cada 100m, usando cabo de 1mm.

    Tem que "ajustar" melhor de acordo com o mapa. Esses 7 pontos em X marcados, ficam a 50m um do outro?
    E a rua, tem umas 20 casas, aqui as casas populares tem 12m de terreno, e 12x20 dá 288m, seria esse um quarteirão com 300m de largura? Aí vai precisar 3 switch por rua, é isso?
    Vai passando as distancia certas (Aqui no interior tem mais espaço, só pra atravessar rua precisa switch dos 2 lados de tão espaço que é), mas vou fazer um esboço menos letra de médico com 2 e 3 switch por rua nesse caso, só pra mostrar como fica o problema da queda de tensão nesses casos.

  15. #15

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    Aqui mais um modo menos trabalhoso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sem título2.png
Visualizações:	505
Tamanho: 	97,9 KB
ID:      	56028

    Essa queda de tensão que falo de 8, depois 7 e depois 6V seria com cabo PP de 1mm. Então... se no "tronco" desses ramais você usar cabo PP de 2mm, e onde tiver um ramal de 3 ou 4 switch usar cabo PP de 0,75mm tudo fica muito mais fácil.

    Essa diferença de consumo parece pequena, 2 ou 3W em switch 100M, pra 5W em gigabit, mas no todo com 20 switch você passa de 50-60W pra mais de 100W, com corrente não alta tem muuuita queda de tensão.



    Ah, estou falando sempre em 37V porque é o que tem que fique abaixo de 40V, que é o limite desse conversor step-down de R$ 10.
    Até DÁ pra usar ele, DÁ pra usar 37V, mas tem que fazer isso de usar cabo beeeeem mais grosso nuns pontos já que é possível. Se fossem 17 switches na sequencia não ia ter jeito, ia precisar usar sistema 48V pra ter corrente mais baixa e portanto menos queda de tensão, mas conversor dc-dc que suporte entrada de 60V só importando como o @Fael está fazendo.

    Alias, onde você achou por R$ 23 aquele step-down pra 60V? Procurei no ML agora e não encontrei mais.

  16. #16

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    @rubem quero fazer exatamente como você fez na figura 2, passar um cabo troco e em cada esquina que da para a rua colocar uma swith giga de 5 portas para fazer as ramificações para as 7 ruas, a rua do tronco tem exatamente 313 metros e cada rua tem 200mts, da uma olhada dessa topologia ficaria exatamente assim.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.jpg
Visualizações:	239
Tamanho: 	136,6 KB
ID:      	56029

  17. #17

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    Citação Postado originalmente por thedarknex Ver Post
    então @rubem @fael meu projeto aqui é rede gigalan da uma olhada no swith que estou querendo comprar , http://www.excellinformatica.com.py/...20EASY%20SMART em baixo do swith esta escrito 0,80ma
    comprei esses stepdow http://produto.mercadolivre.com.br/M...own-lm2596-_JM sera que esse serve, aqui no meu projeto vou colocar um cabo tronco e depois sair ramificando por 7 ruas. da uma olhada na imagem.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	56026
    Um Loteamento denso da forma que é esse merece é fibra optica, sem falar que a quantidade de casas vc vai ter switch travando por excesso de banda.
    cada quadra tem 38 casas. 2 cto com split de 1 x16 = 32 casas considerando que 6 casas não contratem seu serviço, e vc ainda pode locar sua rede para emissora de tv e fazer parceria com telefone

  18. #18

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    @Fael na verdade o mu projeto esta com rede giga para ter sobra de throughput na rede , não que eu irei vender por exemplo 100 megas por assinante, seria mais a questão de confiabilidade, utilizo as mesmas swiths a mais de 2 anos nunca tive problema, não confio nas intelbras, não que ela seja ruim pois também ja usei e gostei bastante, enfim essas da tp-link parece ser mais robustas.

  19. #19

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    Fiz a conta aqui, se usa cabo PP de 1,5mm no tronco, terá 2V de queda a cada 50m com esse consumo. Se usar PP de 2mm dá 1V de queda. Então dá pra usar 1,5mm no tronco, tem mais queda mas dá.

    Por questão de custo pode usar 0,75mm pros ramais sem problemas, seriam só uns 10W em no maximo 150m, absolutamente tranquilo se usar algo tipo 37V na entrada.

    Fui ver os preços, me parece que é algo tipo:
    Diametro R$.metro
    0,75mm R$ 1
    1mm R$ 2
    1,5mm R$ 2,3
    2mm R$ 2,7
    2,5mm R$ 3,3

    De 0,75 pra 1mm o preço muda, mas realmente não tem condições de usar cabo 0,75mm com esse consumo. E se for comprar cabo de 1mm melhor partir pra 1,5mm logo, a diferença de preço é pequena então o risco não compensa.

    Se usar nobreak DC de 24V, que vai de 21 a 27V (Tensão da bateria), também dá com cabo de 2mm mas fica "meio por um triz", a tensão chegando nos últimos 2 switch seria algo tipo 11 ou 12V, EU preferiria não arriscar e pro caso de usar nboreak DC 24V eu usaria cabo de 2,5mm. O único problema de nobreak DC 24V é o momento que a bateria está acabando (Caso de blackout) e reduz a até 21V.



    Mas agora me ocorreu outra coisa: Você vai ligar esse transformador num nobreak ac comum né? Bom, eles não mandam 127V na saída, mas sim 115V, e todo trafo comercial que você comprar será pra 127V, e com tensão menor na entrada terá tensão menor na saída, teria 33 ao invez de 37V. Já com trafo de 24VAC você teria cerca de 30VDC, se usar isso seria bom usar cabo PP de 2mm no tronco.

    Como em modo bateria a onda saindo do nobreak não é lá muito senoidal o trafo também não tem tensão tão precisa, então se for alimentar o trafo com nobreak comum (E não senoidal) mais um motivo pra usar cabo PP de 2mm no tronco, mesmo que use trafo de 27V!

    Se for comprar nobreak senoidal só pra isso fica mais barato comprar nobreak DC 24V 20A. É arriscado? Nops... e se colocar fusivel em cada caixa os riscos só diminuem. Se colocar led apontado pra baixo você nem precisa subir em escada pra ver se tem DC naquele ponto, você vê o led do chão mesmo.

    (É serio, a forma de onda nos nobreaks comuns é um lixo, cansei de ver roteador, modem ou switch com fonte de trafo travando o aparelho por ter baixa tensão DC na saída da fonte, o trafo é feito pra 120V senoidal mas recebe 110V de "senoidal por aproximação", a invez de ter 12V na saída tem só 8V, aí o aparelho trava mesmo e não é culpa do trafo mas sim do nobreak!)


    Como são só 300m, e ramais de uns 150m de cabo (Não precisa colocar o switch no fim da rua), pense seriamente em usar um nobreak DC de 24V. Esses 21 switch consumem uns 100W, em 24V isso dá mais de 4A, pra ter margem de segurança bom seria usar só metade da capacidade de uma fonte chaveada, então os nobreaks 24V 7A ficam meio que por um triz, infelizmente não sei de nobreak 24V 10A mas ela seria perfeita. Mas ficando com o que tem, nobreak 24V 7A igual os 24V 3A tem corrente de carga boa só pra bateria pequena, daria pra colocar 2 pares de 12V 7A, pra ter 24V 14A em baterias, com esses 100W de consumo ia durar umas 3 horas (com menos gente conectada pelo blackout o tempo real é sempre maior, mas tem que levar em conta o pior caso, é que seus clientes terem eletricidade mas você não).

  20. #20

    Padrão Re: fonte 48volts com trafo

    @edmarmega

    tenho certificação fttx, conheço bastante sobre fibra, e realmente neste caso não compensa, são casas populares da minha casa minha vida, ja fizemos pesquisa de mercado no local, e o máximo que podemos cobrar em uma ativação dessas seria 100,00 reais, imagina eu cobrando 100,00 para ativar uma fibra com ont, drop ,conector, pto, e mão de obra. pelos nossos calculo uma ativação de fibra com ont dentro da casa do cliente (esquece pac pon) sairia para o cliente em torno de 450,00 reais, infelizmente essas pessoas não tem condições , e com taxa de ativação a 100,00 não compensa, a não ser que pagassem 100,00 em 10 megas ai ja é outra conversa. equipamento de rede é barato e facil de achar. ja equipamento de fibra ja é mais escassos ainda mais no interior.
    vou fazer com utp, mas quero fazer com cuidado e com materiais de qualidade para não ter problema.