+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik sem NAT

    Boa Noite.
    tenho um MK RB1100, sendo que a porta ether1 esta ligada o link de internet (fibra ótica e tenho ip fixo), porta ether2 esta minha lan ( 192.168.254.0/24) e a porta ether3 esta meu servidor Voip (192.168.253.0/24), fiz as rotas e minha lan enxerga meu voip e consigo comunicar blz.
    O meu problema esta sendo o NAT, pois o maior inimigo do Asterix/Elastix é o NAT.
    Bom eu gostaria de saber, se tem como eu utilizar o MK sem usar o NAT e conseguir colocar o Asterix/elastix na internet.

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Acredito que redirecionar as portas deve resolver o problema.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Pois é meu caro, já fiz todos os direcionamento de porta, chega a funcionar e para, fica dando um tanto de erros...

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Já foi em IP / Firewall / Service ports e ativou o SIP?

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    sim, já está ativado...
    tem alguma configuração que eu consigo não utilizar o nat.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Sim Arthur, de preferencia do provedor voip

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Arthur desculpe mais não conseguir entender bem...

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Tenho Elastix 2.4 nesse cenário sem problema, qual operadores voip vc usa. Faço consultoria de desejar, [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Amigo uso o DDDIP de Belo Horizonte.... me add no skyper ai [email protected]

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Amigo faça como o Arthur postou, quebre a faixa e faça rotas estáticas ou dinâmicas, fazendo isso talvez tenha que falar com a operadora para apontar suas rotas de saída do range apontando para o IP que vai ficar no /30 do seu lado , senão só com NAT mesmo.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Amigo vai de @Arthur Bernardes, terá que ter um bloco IP no mínimo /29, o elastix funciona bem com nat se autenticação Sip for por user e senha só que sua rota TDM CLI aberta vai dar muito problema no envio do CallerID, agora se a rota for Autenticação por IP ou IP+techprefix pode esquecer o nat não vai rolar. Boa sorte amigo

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik sem NAT

    Galera obrigado, vou fazer os testes aqui. essa semana posto o resultado.
    obrigado pela ajuda