+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Troncalização IAX para passar DDRS

    Bom dia a todos,
    Antes de fazer uma implantação gostaria de saber a opiniao dos amigos aqui do fórum.
    Tenho a seguinte situação, dois links E1 que estao instalados na empresa de um cliente(LOCAL A), agora o cliente pretende que o pessoal do atendimento a clientes se utilize desses links numa localidade dentro da mesma cidade (LOCAL B) que esta bastante distante de onde estao esses E1. A pergunta é apenas relacionada a questão do VOIP pois os dois locais já tem link de internet adequados? O que os amigos sugerem ou consideram mais viavel, usar um esquema baseado em asterisk com a troncalização IAX de forma que as ligações que serão efetuadas e recebidas neste LOCAL B possam atingir a rede PSTN no LOCAL A? A mudança de local dos links E1 não é viavel por conta de problemas técnicos. Uma pergunta seria tambem sobre a possibilidade de cada DDR do E1 ter um canal correspondente em numeração no LOCAL B. Agradeço a alguma sugestão ou experiencia que possa orientar uma solução melhor.
    Abraço e obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Troncalização IAX para passar DDRS

    Olá,

    Há várias possibilidades de se fazer o que pretende. Pode usar Elastix (no Linux CentOS) ou SNEP (no Linux Debian), por exemplo. Caso não tenha costume com nenhum deles terá dificuldades em implementar. De qualquer forma estude um dos sistemas que conseguirá implementar.

    Como recebe esses E1 da operadora? Que equipamentos utiliza? Direto em alguma central PABX com E1? Modem/MUX com E1?

  3. #3

    Padrão Re: Troncalização IAX para passar DDRS

    Boa noite,

    Caro amigo, na verdade pretendemos utilizar asterisk que é algo que eu ja conheço um pouco melhor do que o Elastix que nunca usei na pratica exceto na facul. pra fazer um trabalho. Acho mais facil configurar arquivos tipo digivoice.conf e ver o que esta ocorrendo nos arquivos .conf. Na verdade a minha duvida seria em como passar estes canais e derepente identifica-los no LOCAL B onde teremos o atendimento. No ambiente do LOCAL A, os links e1 estao parados nos modens que a vivo instalou e pensei em receber em uma placa com dois E1 espetada num asterisk , agora a duvida surge em como apontar esses canais para o ambiente do LOCAL onde serao feitas as chamadas. Para que o canal ddr responda no ramal correspondente. Mas valeu pela resposta e obrigado pelo post.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evelsonrj Ver Post
    Boa noite,

    Caro amigo, na verdade pretendemos utilizar asterisk que é algo que eu ja conheço um pouco melhor do que o Elastix que nunca usei na pratica exceto na facul. pra fazer um trabalho. Acho mais facil configurar arquivos tipo digivoice.conf e ver o que esta ocorrendo nos arquivos .conf. Na verdade a minha duvida seria em como passar estes canais e derepente identifica-los no LOCAL B onde teremos o atendimento. No ambiente do LOCAL A, os links e1 estao parados nos modens que a vivo instalou e pensei em receber em uma placa com dois E1 espetada num asterisk , agora a duvida surge em como apontar esses canais para o ambiente do LOCAL onde serao feitas as chamadas. Para que o canal ddr responda no ramal correspondente. Mas valeu pela resposta e obrigado pelo post.
    IP dedicado no servidor Asterisk, assim poderá fazer/receber as chamadas dos E1s até do Japão, configure o fail2ban pra não ter qualquer invasão como o server asterisk estará de cara pra net. Na filial use gateway, ATA, Telefone IP, centrais IP etc. autenticando no IP public do Asterisk.

  5. #5

    Padrão Re: Troncalização IAX para passar DDRS

    Seu cenário é simples, configura o servidor no ponto A e coloca ata ou ip fone nos ponto B, so isso.

  6. #6

    Padrão Re: Troncalização IAX para passar DDRS

    Se precisar eu presto consultoria em Elastix, que fica mais fácil vc mexer e manter.

  7. #7

    Padrão Re: Troncalização IAX para passar DDRS

    Obrigado pela resposta!
    Mas é que na filial ja temos um server asterisk que vamos precisar utilizar pois o departamento de T.I exige isso, inclusive porque querem fazer a gravação do CDR das chamadas no asterisk da filial em mysql. Dai a necessidade de passar o MCDU do canal E1 pra que haja correspondencia entre o ramal utilizado pra saida da ligação com o ramal utilizado na filial. Até pensei agora cedo em criar o ramal com numero correspondente ao do canal E1 na filial pra bilhetar e derepente enviar o numero do ramal como prefixo pra pegar no server da matriz e enviar pelo canal correspondente por conta da identificação de chamadas. Mas isso preciso analisar melhor ou quem sabe alguem tenha uma solução mais pratica pra solucionar isso. Mas obrigado pela atenção!

  8. #8

    Padrão Re: Troncalização IAX para passar DDRS

    Obrigado pela resposta, mas como informei ao outro colega que me respondeu este cenario de uso com Elastix e atas ou ipfones nao é pratico nesse caso. Agradeço pela ajuda!