+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Mikrotik

    Olá Queria Tirar Uma Duvida
    Eu Tenho Uma RB 750GL + Roteadores TP-LINK Wi-Fi TL-WR720N
    E Meus Clientes Reclamam Que a Internet Fica Lenta
    as Vezes Cai, Não Sei Mas Acho Que o Mikrotik
    Não Esta Liberando Toda Banda
    Tenho GVT 50 Mega
    Queria Algumas Dicas Pra Deixar
    Meu Mikrotik Mais Rapido
    Eu Uso Mikrotik Como Roteador Recebe do Modem GVT
    e Envia Para os Clientes Com DHCP Desativado
    Eles Tem IP FIXO Registrados nos Queues

    Porfavor Me Ajudemmmm :'(

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik

    Mas tem certeza que o problema é a RB? Esse WR720N é o que na sua rede, é seu AP e seus clientes conectam nele? Se for isso, ele é um roteador domestico, não tem a mínima capacidade de ser AP pra algo além de uma casa com 2 ou 3 dispositivos porcaria tipo smartphone e notebook com baixo uso de rede.

    Ou é rede cabeada e tem um WR720N em cada cliente?

    É mais fácil o meio físico (Wifi, cabo, fibra) entre sua RB e seus clientes ser o problema do que a RB que faz a autenticação.

    Especifíca melhor que tipo de rede tem, com os equipamentos entre a RB e os clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik

    Tipo o Modem GVT Envia Pra RB e a RB Via Cabo Envia Para a Casa dos Clientes QUe Lá tem um WR720N,

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik

    Rede cabeada, ok.

    Pode ser problema em cabo (Cabo barato, passando junto com rede eletrica, do lado de fluorescente, etc), pode ser a conexão wifi caindo (Pra isso tem que monitorar direto no cabo). Pode ser problema de software na RB (Configuração), e até pode ser problema de hardware, mas pra condenar o hardware ou você coloca outro igual no lugar, OU isola todos os outros problemas.

    Está fazendo o controle de banda no simple queue? Geralmente não muda muito, mas lá no queue types experimenta mudar o default e ethernet default pra pfifo e sfq pra testar (Troca o que tem em uso agora).

    Quanto ao problema ser no roteador wifi, cliente sempre olha só o sinal roteador>smartphone/tablet, mas se o sinal smartphone/tablet > roteador estiver baixo a conexão vai ser lenta e cair muito. O único jeito de testar se é esse o problema é conectando via cabo pra ver se cai ou fica lento.

    Ou é muita gente conectando em cada roteador? Isso é AP domestico pra 2 ou 3 conexões com poucos obstaculos, 1 ou 2 paredes, quando pendura muita gente eles na verdade costumam travar, não cair, aí suspeito mais de problema em cabo.

    E como está alimentando a RB750GL? Não é uma fonte 12V 0,5A de R$ 7,90? Ela precisa alimentação sem ripple, tanto faz 12V, 15V, 18V ou 24V o que importa é não ter ripple, poderia ser uma fonte de 12V 1A mas ela não pode ter ripple, tem outra fonte de 12 a 24V, de cerca de 1A ou mais, pra testar?
    Veja no log da RB se ela reinicia, se a conexão ethernet cai e volta, se ela permanecer normal no log então o problema é lá no roteador.
    Se no log não aparece ethernet caindo e voltando, e a conexão wifi nunca cai, aí dá pra falar em problema de config. na RB.
    Alias, se é a ethernet caindo, como quebra-galho pra cabo ruim é ir em interfaces, etherX, e desmarcar autonegotiation, talvez fixar em 100M e desmarcar full-duplex (Em cabo ruim use 10M full-duplex, ou 100M half-duplex, que é desmarcar a caixa full-duplex).

    Enfim, tem um monte de coisas pra testar até isolar o problema, o negocio é você conectar e ver o problema com os olhos, com log aberto, monitorando ping rumo a wan do roteador e rumo a RB, etc.