Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Alguém ajudar, adquiri um ubiquiti rocket m5 carrier class base station e não to conseguindo configura-lo assim dizendo porque até parece configurado pois chegamos a uma atualização do mesmo mais não esta funcionando pois só fica acesso os dois led da esquerda e nada mais questionamos a antena que é uma similar de 25 dbi sera e a primeira vez que tenho um produto ubiquiti o problema ta que ele não esta nem um sinal de wifi.
    Espero que possa me solucionar este impasse.

  2. #2

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Configurou como Acess Point, isso?
    A caixa channel shiffting está desmarca? Tem que estar.
    Está com canal 20/40MHz? Se colocar em 10 ou 30MHz tem estação que não encherga.
    Selecionou um canal em uso no brasil? De 5700 a 5850Mhz é o que as estações no brasil costumam enchergar.

    Mas especifíca melhor se isso é um AP, que configurações já fez (Print screen das abas wireless e advanced ajuda), e o que está usando como estação (Como cliente, com o que está tendando no conectar nesse Nanostation M5).

    Se está tentando conectar usando um notebook, veja que vaaaaarios notebooks tem placa pcie wifi (É uma placa removível, não é integrado na placa-mãe) que funciona em 5,8GHz, mas alguns deles não tem antena pra 5,8GHz! Placa dual-band quase todas são, mas antena dual nem é tão comum em notebook barato.

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Citação Postado originalmente por luizantoniotiosan Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tyrtht.jpg
Visualizações:	1440
Tamanho: 	189,7 KB
ID:      	56047Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         gjytu.jpg
Visualizações:	1320
Tamanho: 	182,2 KB
ID:      	56044Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         etet.jpg
Visualizações:	884
Tamanho: 	177,7 KB
ID:      	56042Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fgergrgrg.jpg
Visualizações:	792
Tamanho: 	183,0 KB
ID:      	56043Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hghh.jpg
Visualizações:	727
Tamanho: 	167,7 KB
ID:      	56045Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rgrgergreg.jpg
Visualizações:	611
Tamanho: 	181,8 KB
ID:      	56046

    Obrigado pela atenção assim me dada Rubem

  5. #5

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Testa o seguinte, nba wireless:
    Channel width em 20MHz
    Frequency, MHz use algo tipo 5760
    Frequency list deixe desmarcado
    Max TX Rate marque algo tipo MCS12, e desmarque a caixa automatic

    Se não for escaneado mude o Frequency, MHz pra um numero com 5 no final, tipo 5785.

    Agora aparece transmitindo em 5680MHz, que é uma frequencia que não devia ser usada no brasil segundo a normatização (Pode: 5180 até 5320, e 5745 até 5825), por mais que o AP aceita transmitir nisso, as estações não costumam enchergar essa frequencia, as estações não escaneiam tudo, escaneiam só o que é liberado no país.

  6. #6

    Padrão

    Boa noite Caro rubem as dicas que vc nos deu não surtiu efeito,vou lhe explicar melhor.
    Minha internet é da vivo que vem um modem ele é WiFi mas e fraco moro em um
    condomínio onde todos querem usar o meu WiFi,p/celulares e notebooks ai um amigo
    meu pesquisou e achou um rateador que é este ubiquiti p/ um alcance maior p/ eles não
    só usarem aqui dentro do condomínio mas fora também,ele esta instalado na sala.
    Porém não sei porque não esta dando sinal,seguimos sua instruções e até agora nada
    só os dois LED da esquerda ficam acesso uma vez ou outra ele pisca,mas o restante
    não da nenhum sinal,no nosso modo de ver não ta transmitindo sinal do WiFi e o aparelho
    fica quente,moro em Serra Negra-SP e pelo que eu me andei me informando não existe
    ninguém que entenda pelo menos deste router,por isso caso vc ache uma solução,vou ficar muitíssimo grato.
    ME DESCULPE-ME INCOMODÁ-LO

  7. #7

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Ignora led.

    Tá, mas com o que você está escaneando sinal?
    É com um dispositivo que lê 5,8GHz?

    Vou repetir, a maioria dos notebooks na prática só encherga 2,4GHz. Alguns tem placa dual (2,4 + 5,8GHz) mas não tem antena dual.

    Se você quer conectar celular, tablets e notebooks comum você precisa um acess point de 2,4GHz, existe o NanoStation Loco M2 pra isso.
    (M2 de 2,4GHz, M5 de 5GHz
    O Nanostation Loco M2 é até bem mais barato que o M5, no MercadoLivre geralmente está uns R$ 170. Realmente Loco M2 dá pra conectar bem longe, desde que fique no angulo da antena (Um foco de uns 30-40º na frente dele, ele não é omnidirecional).


    Quanto a maior alcance de equipamentos 5GHz, a informação não confere, a frequencia mais alta penetra menos por obstaculos, em 2,4GHz você tem mais alcance pois ultrapassa mais obstaculos.

    O que ocorre é que pelo excesso de roteadores de 2,4GHz essa faixa de frequencia está cheia de interferencias nalguns lugares (Tipo um lugar onde tem 200 radios FM, fica complicado sintonizar com qualidade umas delas) por isso muito provedor e muito fabricante está partindo pra frequencia de 5GHz (5,1-5,3, e 5,7-5,8GHz), não porque ela tem alguma melhora, mas sim porque ela está com menos usuarios, tem menos interferencias.

    ACHO que só alguns notebooks Apple, Samsung high-end, Dell XPS, e coisas caras tipo mais de R$ 4 mil, é que suportam wifi a 5GHz, a graaaaande maioria usa wifi a 2,4GHz. Tablet e smartphone que acessa wifi 5GHz acho que são só 2 ou 3 de R$ 2 mil pra cima, 99% dos tablets e smartphones operam só em 2,4GHz.

    Digamos que você está usando um transmissor FM e tentando ouvir ele por um radio AM, são frequencias bem diferentes.

    Quanto a ninguem saber mecher num equipto 5GHz aí, putz, loja de informatica que não sabe usar um acess point é complicado, isso é tão basico pra quem trabalha no ramo tipo remover o Baidu. Bem o que Leo Lopes (radiofobia.com.br , mora aí) diz que Serra Negra é atrasada em materia de tecnologia.

  8. #8

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Boa noite,Rubem.
    Decidi trocar o Rocket m5 pelo m2 acho que é mais viável vou vender o m5 inclusive anunciei aqui na comunidade,teve um amigo desta respondeu que eu estava de sacanagem c/ a mesma pelo fato do preço R$420,00 caso esteja mesmo salgado me oriente por favor.
    Mas a questão é que já troquei as antenas peguei uma similar de 2.4 ghz 25 dbi uma vez que o Rocket é 2.4 ghz.....ai lhe pergunto sera que vai virar sendo como já havia dito anteriormente ficara dentro de casa e a original muito cara dependendo do modelo........se vc puder me ajudar c/ sua opinião sera bem vinda.
    Vou informar o modelo do router.
    Agradeço mais uma vez imensamente a atenção assim me dispensada.Rocket M2 Airmax Mimo Ubiquiti 2.4ghz

    OBS: Deculpe o tamanho da letra eu copiei..kkk

    DEUS LHE ABENÇOE.

  9. #9

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Sobre o preço do Nanostation M5, dá uma olhada no MercadoLivre, o preço de lá é o mesmo que varios distribuidores, tem muito provedor que compra no MercadoLivre e não nos distribuidores, e nem sempre as vendas no ML são sem NFE e tal, é uma referencia de preço muito boa. No comercio local você sempre vai pagar preço maior que via web, mas pra vender via web o jeito é seguir os preços de venda via web.

    Agora você está usando o Rocket M2 como Acess Point, isso?
    A antena que se refere de 25dBi é uma antena de grade? Se for, ela é direcional, ela tem angulo tipo 6º, é extremamente focava, é tipo lampada de farol de carro, que tem 10º, se você colocar a mesma lampada FORA do corpo do farol vai iluminar em 360º, dentro do farol reflete tudo pra uns 10º de foco, essa antena direcional faz isso também, vai alanãr uns 50m com paredes e moveis, só onde esses 6º estiverem focalizando.
    (Alias, é uma antena dessa, correto? http://produto.mercadolivre.com.br/M...-high-gain-_JM )


    Rocket M2 faz Mimo, conexão multimplas, pra conexão multiplas precisa 2 antenas, por isso ele tem 2 conectores SMA. Então se você já tem o Rocket M2 vale mais a pena colocar 2 antenas omni baratinhas de 5dBi, configurar pra MCS9 (Desmarcando "automatic"), e ve o alcance. Antena 5dBi no comercio local deve ser baratinha, mas não vá em loja chique, vá em provedor pequeno e pede 2 antenas 5dBi usadas se tiver, elas vem em roteadores que muito provedor usa com antena externa, vendem por R$ 10. Já em loja chique terá antena de marca, coisa tipo R$ 25 ou 40 por antena que sai da china por US$ 1,50.

    Se todas as conexões ficarem pro mesmo lado, existem antenas internas direcionais mais com angulo mais aberto, tipo 60º, tenta imaginar o que é um angulo de 60º numa fatia de pizza, veja se todos estão nesses 60º, se todos estiverem você poderia usar 1 ou 2 antenas nesse estilo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-high-gain-_JM
    (Não é sugestão de vendedor, nem espere encontrar por esse preço no comercio local, em loja chique só deve ter TPLink de R$ 100 ou 150, por esse preço não dá!)
    Pode usar esse Rocket M2 só com 1 antena, mas aí seria bom colocar em MCS2 ou MCS3 (Aba wireless) pra ter alcance, e testar em qual dos 2 conectores tem sinal

    Pode usar outras antenas baratas que encontrar no comercio local, só lembra de ver angulo. As antenas que são tipo salsicha (Uma aste reta pra cima) são omnidirecionais e mandam/recebem sinal para/de todo lado, as antenas em formatos diferentes tem angulo menor, essa sua de grade de 25dBi não serve pra atender um monte de gente ao redor porque ela tem só 6º, lembra sempre da utilidade de um farol de carro iluminando uma casa: Zero. Foco é pra distancia, pra iluminar ao redor tem que ter angulo maior.


    Que distancia quer atingir? Lembra que wifi não tem nada a ver com 3G/4G, wifi perde totalmente a qualidade com obstaculos, 3 paredes e o sinal já some. Com essa sua antena de grade de 25dBi você realmente passa meia duzia de paredes no foco dela, mas pros lados e pra tras você só conecta com 1 parede como obstaculo, porque tem reflexo pra todo lado (Tipo farol de carro, até ilumina um pouco pros lados, mas o FOCO é que interessa e ele é fechado/de angulo pequeno, e é com esse foco que você tem que contar, fora do foco um dia tem sinal e outro não, quando choque cai, enfim, conte com o foco, por isso as vezes uma anteninha de 5dBi omni faz mais efeito, já que ela emite em 360º (Pra não emite pra cima nem pra baixo, são 360º pros lados, se quiser mandar wifi pra outros andares precisa antena mais direcionada, tipo uma de 60°)

    Acho que você exagerou no roteador (Rocket M2, Nanostation M5) mas esqueceu da antena, quem dá alcance é a antena, o Rocket sem antena não ajuda. Você poderia usar um roteador de mesa baratinho (Win240, por exemplo) com a antena mini de 8dBi de uns 30 a 60º que passaria igual umas 3 ou 4 paredes. Mas se for comprar isso, um Nanostation Loco M2 sai bem mais barato no ML, tem a mesma direcionalidade na antena.

  10. #10

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Alias... agora me toquei, eu estava me referindo a NanosTation M5 o tempo todo, mas você tem um Rocket M5. Bom, o Rocket M5 realmente não dá, com antena de 2,4GHz menos ainda. Mas então você tinha um problema que era usar o Rocket M5 (Frequencia errada) e outro que era usar antena direcional de grade (Angulo errado, muito fechado).

    Rocket M5 realmente tem preço bem alto, não sei de R$ 420 tá bom, só olhando no ML, mas não sei porque eu sempre entendi que era Nanostation Loco M5... ler rápido demais dá nisso.

    Mas enfim, o Rocket M2 não é um produto pronto pro uso, precisa antena, e antena tem que ter angulo e ganho de acordo com a distancia e "lado" que as conexões estarão, Rocket não é feito pra uso dentro de casa, seria mais barato um NanoStation Loco M2 se tiver as conexões pro mesmo lado (45º, uma fatia de pizza de 8 pedaços). Mas se tiver conexões vindo de todo lado seria bom um Ubiquiti Unifi, talvez a versão Unifi UAP, mas de 2,4GHz, é o preço de um Rocket mas já tem antena.

    (Rocket você liga em painel setorial externo e antende 5Km, ou liga em antena direcional e faz conexão ponto-a-ponto de 30Km, mas dentro de casa ele não tem nenhuma grande vantagem)

  11. #11

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Rubem.. Aqui é o Felipe amigo do Luiz Antonio e sou eu que estou vendo pra ele, e nao sou muito experiente em redes, sou bem mais a area de Hardware, a antena que o Luiz tem nao é de Grade, é uma Omnidirecional de 25 Dbi que so opera em 2,4Ghz.. Eu errei achei que a antena Rocket M5 operasse as 2 frequências 2,4 e 5,0 Ghz, mas tbem tinha chegado a comentar com ele sobre pegar antena omni de 5.0Ghz, ainda bem que nao pegou, pois precisamos de um sinal forte com um alcance de pelo menos 200 metros com flexibilidade para varios dispositivos moveis, onde no caso teria que operar a 2,4 Ghz e a 360°, usaremos ele como um roteador. E minha duvida é a seguinte, espero que a esclareça: Uma antena Omnidirecional, similar a de um roteador domestico com antenas omni removiveis, no caso é como disse uma de 25 Dbi Ominidirecional, é compativel com um roteador externo desse porte? Como o Rocket M2. Ou tambem, se for compativel a antena ominidirecional para um Rocket M5 devera operar a 5Ghz, nao a 2,4Ghz.. So tenho duvidas se uma antena Omni é compativel, ou tem que ser essas direcionais padrao para o roteador..

  12. #12

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Não é daquelas antenas omni de 25dBi de fundo de quintal que tem no ML?
    Antena de fundo de quintal se faz, não se compra, elas são um lixo, nem em 1000 anos aquilo teria homologação da anatel.

    Mas tá, funciona funciona, só lembra que quem se conectar nela tem que estar na mesma altura, ela emite em 360º pros lados, não pra baixo ou pra cima, omni de alto ganho é um lixo pra ambiente interno por conta de reflexo em parede, omni maior que uns 7 ou 9dBi em ambiente interno nunca presta, é uma opção pra lá de ridícula.

    Tem antena omni DECENTE, de 9dBi, pra uso externo, tipo da OiwTech. Tem MARCA, mesmo que seja desconhecida tem CNPJ e tem homologação da Anatel, enquanto as coisas feitas em fundo de quintal não tem nada além de da digital do "construtor" no durepox, não é produto que se confie. Nenhum fabricante com CNPJ fabrica antena maior que uns 15dBi, e 15dBi já é exagero, essas omni de 25dBi são pra lá de ridículas, falta termo pra definir elas mas fica abaixo de lixo.

    E são 200m com obstaculos?
    Uma instalação decente pra 200m seria o Rocket ou qualquer acess point razoavel no alto, acima do telhado, e a 200m uma antena direcional ou CPE recebendo a conexão, com visada entre os 2.
    Não tem condições de colocar uma omni, seja de 9, 15 ou supostos 25dBi no telhado e dentro de uma casa a 200m ter conexão estável.

    SE quer mesmo usar omni, 200m dá pra usar até antena de 5dBi, desde que no outro lado tenha uma antena direcional recebendo. Lembra, wifi não é celular, são frequencias e modulações 200% diferentes, não pode ter obstaculo em grande distancia.

    O Rocket faz MIMO, então seria bom usar antena de dupla-polarização, a Ubiquiti tem antena omni de dupla polarização perfeita pra Rocket M5, essa:
    http://www.nrstore.com.br/ubiquiti-a...mni-10dbi.html
    Olha o preço, isso é preço de antena bem feita, aquelas porcarias do ML sem nem CNPJ feitas no fundo do quintal tem preço baixo porque não tem nem 1 milésimo da qualidade disso.

    - SE você quer usar 5GHz usa o Rocket M5 e alguma antena omni de 5GHz, e a 200m põe uma CPE de 5GHz como cliente (Nanostation Loco M5 é a CPE mais barata que conheço, Intelbras Wom5000 também serve).

    - SE você quer usar 2,4GHz pode usar o Rocket M2 e alguma antena dupla-polarização de 2,4GHz, com 2,4GHz você pode conectar direto na antena externa se estiver perto tipo 50m, a uns 100m vai ter que ir pra fora de casa pra conectar então é melhor colocar CPE 2,4GHz pra receber esse sinal, pode ser a Intelbras WOG212 ou a Ubiquiti NanoStation Loco M2.


    Antena não tem compatibilidade ou incompatibilidade conforme o equipamento, elas tem frequencia, tanto equipamento como antena tem que operar na mesma frequencia. Já o ganho da antena ou o angulo de emissão não tem nada a ver com o equipamento que vai ligado, mas sim a ver com o USO que você quer.

    Se o USO desejado é emitir pra todo lado, é com omni mesmo, mas em ambiente indoor o sinal não vai 200m nem com reza. Rocket M2 pode ser ligado a qualquer antena omni de 2,4GHz mas ele é uma péssima opção pra isso já que ele tem MIMO mas a maioria das antenas 2,4GHz não faz mimo, ou seja, é bobeira pagar por mimo mas usar antena de polarização simples. Pro uso citado, 200m outdoor, tem opção bem mais em conta que Rocket M2, é a Ubiquiti Unifi UAP 2,4GHz, ela emite em 360º (Mas lembra da altura, nada de colocar omni no 2º andar e tentar conectar nela no chão a menos de uns 50m, lembra de imagina um foco, a altura do foco das omni é de uns 5 a 10º, é tipo farol marítimo, emite pra todo lado mas tem um angulo vertical de uns 10º.

    Descrevam melhor se já compraram o Rocket M2 (péssima opção pro uso dado), se são 200m com antena nas estações, se quer conectar direto na omni os notebooks a 200m (Isso não dá). Tem que ver melhor o uso que se quer dar, mas omni de fundo de quintal é o pior tipo de antena, essa não tem nenhum uso em que preste, menos ainda dentro de casa.

  13. #13

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Olá Rubem.
    Acabei de ler sua resposta e cheguei a seguinte conclusão.....vc vai me ajudar a comprar o router e a antena se vc quiser.
    Primeiro tenho que vender o Rocket m5 vamos ver se eu vendo rapido.
    Ainda ñ comprei o Rocket m2 mimo,já baixei o preço vou ter em maos com a venda e mais um pouco uns R$700,00,agora como comprei o m5 em via internet e no fim a pessoa conversa comigo via skype então ia devolver a ela o m5 a mesma iria me mandar o m2 mimo e eu iria pagar a diferença que era de 20,00 reais.
    Resumindo vc me passa o modelo do router e da antena que alcance pelo menos 500 mts mas tem uma coisa a principio vou ter que instalar dentro do apto temporariamente até juntar um dinheiro e fazer a modificação p/ externa.
    Então topa me ajudar nessa, como te disse vc passa o modelo do router caso não seja ubiquiti não tem problema,a pessoa que comprei compra informatica e eletronicos no paraguai o forte dela é roteadores tipo ubiquiti entre outros.
    Eu lhe aguardo.....desculpe alguma coisa....pois nesta area sou leigo....espero que tenha entendido...Até.

  14. #14

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Olá Rubem.
    Talvez vc nem leu a ultima pergunta que te mandei mas aqui vai outra vc acha que esse router no qual vou passar para vc da jogo no meu caso se puder analisa-lo fico desde já agradecido.
    Aqui vai o modelo usa uma antena propria de 5dbi não sei se suporta mais.
    Ubiquiti Ap Pico Station M2-hp 640mw 2.4ghz 150mbps

    Tem longo alcance pode ser uso interno ou externo só não explica o alcance real de uma antena destacável também não sei se é ominidericional.
    Criei um novo tópico sobre ele......VALEU.
    EXELENTE FINAL DE SEMANA A VC E AOS SEUS.

  15. #15

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Pode ser esse PicoStation M2, ou pode ser um Unifi UAP 2,4GHz, ambos são o que há de melhor da Ubiquiti pra esse uso.

    MAS: Se deixar dentro de casa não vai alcançar mais que uns 30m, ambiente urbano tem muito obstaculo, pra ter alcance grande tem que colocar do lado de fora, acima das construções, e ainda assim não dá pra passar de uns 100 ou 150m se os obstaculos forem poucos.

    E MAIS uma coisa: 500m só se alcança conectando com uma CPE. A estação que ficar em distancia tipo 200m ou mais precisará visada até o Unifi ou PicoStation, porque ambos tem potencia baixa, mas não adianta ter visada e tentar conexão a 500m usando um smartphone, porque smartphone tem potencia baixa e antena pequena, de modo que o sinal PicoStation>Smartphone seria bom, mas o sinal Smartphone>Picostation seria péssimo. Lembra sempre que wifi é bidirecional, não adianta ter de um lado um equipamento excelente como PicoStation e no outro lado ter uma placa wifi porcaria que é o que tem todo notebook, tablet ou smartphone. É como você falar em voz alta com alguém a 20m de distancia que apenas sussura as respostas, não dá pra se comunicar desse modo.

    A CPE pra se conectar ente 200 e 600m seria algo tipo Nanostation Loco M2, é a opção mais barata.

    Veja bem, pra usar dentro de casa você usa AP de mesa, esses roteadorezinho Dlink ou TPLink de R$ 50, dentro de casa nem adianta usar equipamento potente ou caro porque as paredes atrapalham tudo, elas degeneram o sinal E TAMBÉM refletem sinal, esse reflexo é exatamente igual fantasma em TV analogica, é um sinal que por percorrer um trajeto mais longo (Refletiu e voltou) chega 10 mili-segundos atrasado, esse sinal vai pra etapa de RF do roteador e consome processamento dela, é descartado mas é descartado DEPOIS de ser analisado, esse tempo de analise consome recurso, faz a velocidade final da conexão ser bem baixa. Esquece datarates, são taxas nominais, tipo 150M ou 300M, as taxas reais com sinal excelente seriam coisa tipo 50 a 100Mbps, mas em 50m com paredes no meio usando Unifi ou PicoStation SE conseguir 5Mbps será muito, por isso tem que fazer como todo provedor via radio faz, coloca a antena alta, quando mais alta mais longe dá pra ter visada, e nos clientes coloca CPE, tipo Nanostation Loco M2.

    Quanto ao alcance de cada antena, depende dos obstaculos, não tem como prever se a arreia no cimento terá mais ferro, se a tinta refletir RF, se tem arvores úmidas ou secas (Arvores e vegetação verde atrapalham muito mais que paredes comuns). E sem obstaculos também entra a zona de fresnel, explicação:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Pra visualizar a zona de fresnel é só imaginar um tunel ou tubo de 4m de diametro indo de uma antena a outra. Pra conexão a 500m de distancia MESMO com CPE além da visada (Uma antena tem que enchergar a outra) ainda por cima tem que enchergar com folga, tem que ter esse "duto" de 4m inde de uma antena a outra, o sinal não passa reto por meio de janela, ele reflete nas beiradas e fica difuso, é a mesma dificuldade de pegar um tubo espelhado por dentro e fazer a luz de um projetor multimídia chegar no outro lado, se o tubo for pequeno o foco vai refletir e a imagem projetada estará toda errada, wifi reflete em quase tudo então é o mesmo trabalho que luz com espelhos.

    Pra ambiente indoor você usa de um jeito, dá pra conectar depois de umas paredes em distancia pequena. Mas pra ambiente externo a propria distancia atenua o sinal, se lá na frente ainda por cima tiver uma parede pra atenuar o sinal já baixo, não vai ter conexão. É tipo som, uma parede ao redor do som alto tocando lixo atenua ele, mas ele ainda incomoda a vizinhança, só que depois de certa distancia com mais uma parede ao redor do ouvinte (Vizinho incomodado pelo moleque com som alto) termina de atenuar de vez o som, ou seja, 2 paredes e uma distancia razoavel. Se fossem proximas essas 2 paredes não atenuariam muita coisa, wifi se comporta exatamente igual, não tem como se conectar dentro de casa em uma antena wifi a 200 a 500m, só se usar dentro de casa um equipamento muito potente, e é muuuuuuito mais barato colocar uma CPE em cima de casa pra conectar na antena wifi a 200 ou 500m.

    Não é tão simples usar wifi pra conectar a distancia, se fosse simples ia ter duzias de provedores em cada bairro. Tem que ter zona de fresnel, tem que ter antena externa, e tem que ter CPE, sem esses 3 itens só pra conectar na casa vizinha.

    Então... se deixar Unifi UAP ou Picostation dentro de casa não vai passar de uns 50m direto em notebook, se tiver muito obstaculo mal deve passar de 30m. E com o PicoStation ou Unifi dentro de casa nem adianta colocar CPE a 200m, dentro de casa conectaria com CPE a no maximo uns 100m, por isso digo que tem que usar externo se quer atender 200 a 500m, e ainda assim vai precisar CPE nas estações.


    (E sem pressa nas respostas, as pessoas as vezes tem vida fora da web e não ficam olhando email de hora em hora ou 1x ao dia)

  16. #16

    Padrão

    Ola Rubim, é o Felipe dinovo, pedi pro Luiz não responder mais, pois voce fala e ele responde fora de ordem, quero eu conversar contigo, eu que estou montando a Rede dele e procuro sempre explicar da melhor forma para as duvidas serem solucionadas. È o seguinte, não sei se eu ou ele chegou a comentar mais é que ele mora em um condomínio, e nisso tem vários clientes na rede sem fio, por esse motivo estamos procurando melhorar a intensidade do sinal, os clientes conectam via smarphone, notebook, etc ( num estilo rede domestica, pois nao ha antenas receptoras para o sinal, a nao ser as dos sitados dispositivos).. O meio que eles vão se conectar nao vem muito ao caso, estamos procurando dar o melhor sinal, fazer nossa parte dando o melhor a eles. E por isso estou mandando uma imagem com uma projeção de como é o condomínio. Precisamos de uma cobertura de sinal, como dito, de 360º. Ele mora no primeiro andar, isso deve ser bom, mas acho q poderíamos instalar a antena no telhado, nao sei se seria uma boa ideia, pois como voce disse o sinal deve estar a mesma medida do receptor.. Mas nesse caso venho a perguntar se nao ha uma antena com um sinal de 360º horizontal e de pelo menos 90º de angulação vertical e com uma potencia, um sinal, capaz de conter essas barreiras de paredes ilustradas na imagem que pode ser instalada dentro se casa para que o sinal fique a mesmo altura dos dispositivos receptores. Rubim, quanto mair a potencia mais força tem para passar por obstaculos? Essa Ubiquiti Ap Pico Station M2-hp 640mw 2.4Ghz 150 mbps (http://produto.mercadolivre.com.br/M...hz-150mbps-_JM) se adaptaria a meus requisitos?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	175
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	56109  

  17. #17

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    A antena dos Ubiquiti PicoStatio e dos Ubiquiti Unify tem um angulo vertical maior que outras omni externa (Tipo essa de 25dBi que você tem), então se são 2 andares realmente fica mais facil com elas.

    A sugestão de colocar sobre o telhado é pra ficar no mesmo nível das CPE's sobre as casas dos clientes, de telhado pra telhado não tem obstaculo, é bem facil ter alto alcance (Tipo 500m) com um PicoStation sobre o telhado. Dentro de casa complica, e você tem uma situação ainda pior, paredes de 15cm de casas geminadas ou condomínios pra reduzir ruído (Isso se as paredes laterais (Entre apartamentos) não for dupla com uma folha de isopor entre elas. Com paredes mais grossas é ainda mais difícil esse alcance todo.

    Fica bem mais facil se coloasse um Picostation na frente desse apartamento (Logo acima de uma janela, dá pra fazer ele passar desapercebido) e outro atras do apartamento. Fica caro, seriam R$ 600, mas como os notebooks e smartphones ultimamente tem péééésima potencia (Recebem sinal alto, mas respondem baixo) acho que esse é o jeito de ter tamanho alcance conectando direto nos notebooks. A opção de colocar picostation sobre o telhado e uma CPE em cada cliente também tem custo alto, uma CPE custa uns R$ 170, e um roteador barato pra operar como AP e ter wifi dentro de casa uns R$ 50. Só 2 kits (CPE + AP barato) já dão o preço de um picostation.

    Com 2 picostation m2 ficaria algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.JPG
Visualizações:	275
Tamanho: 	83,3 KB
ID:      	56114
    Os 200m indicados seriam ao ar livre, sem muita vegetação no caminho (Arvores altas ou arbustos baixos, nada muito espesso na altura de 1m)

    Com 1 picostation talvez conseguiria atingir todos esses 10 apartamentos desenhados, mas se são 2 andares complicaria muito, com os 2 picostation do lado de fora fica mais facil, nos aptos acima hora se conectaria em um e hora em outro, não chega a ser um problema.

    Pra colocar do lado de fora ideal seria um suporte que afaste o PicoStation da parede, muito perto da parede ele reflete na propria parede, um seralheiro pode fazer um desse em poucos minutos:
    http://www.tecnis.pt/compra/suporte-...-90-%C2%B0-795
    É só dobrar um cano 3/4 de polegada, chapa fina tipo 16, e dar 4 pontos de solda numa chapinha com 2 furo, nos 2 furos põe 2 parafusos 6mm com bucha e tá firme o sufiente, se quiser caprichar passa o fio por dentro do tubo e coloca o buraco na parede onde o buraco do tubo encosta na parede. Um L que afaste o Picostation uns 40cm da parede já está bom.

    Já se forem 3 andares, aí complica, aí eu usaria Nanostation Loco M2, que tem antena direcional, com antena direcional você vai mais longe mas o angulo é menos, ia precisa 2 ou 3 pra esse cenário.

    Não sei como anda o preço no paraguai, mas as vezes vejo os Ubiquiti Unifi 2,4GHz mais baratos que Picostation, eles são os "sucessores" os picostation (Que já saiu de linha), então se quiser optar por Unifi 2,4GHz, a vontade, qualquer modelo sendo 2,4GHz dá, mas acredito que só preste com 2, devido ao cenário com 2 andares.

    Se quiser comprar só 1 e testar, acho que tem uma chance de sucesso, o problema seria o 2º andar de quem está distante, quem está no primeiro andar e perto ia se conectar tranquilamente.

    Mas com apenas 1 você provavelmente teria que usar um datarate muito baixo, talvez um modo lerdo tipo modo B, em 11M, que dá algo tipo 4Mbps de trafego real com sinal muito bom. Usando 2 Picostation ou 2 Unifi 2,4GHz dá pra usar datarate um pouco mais alto, ou mesmo um modo AUTO, já que alguns notebooks não aceitarão modo N (Que é quem permite datarate bom tipo 30Mbps. Notebook B/G consegue coisa tipo 18Mbps com sinal bom, nos 2 aptos mais de cima na imagem duvido que consigam 1Mbps em G, mas aí não é culpa do Picostation ou Unifi, mas sim do hardware que só aceita modos B ou G (802.11B de 11M em 1999, e 802.11G de 54M de 2003, bem inferiores aos 802.11N de 150M (Ou 300M com 2 antenas) de 2009).

    Nos clientes mais distantes se tiver sinal ruim até existem repetidores, são roteadores de mesa com o modo repetidor, a maioria só tem o modo acess point mas alguns tem modos de operação tipo AP, Cliente, e repetidor, vão de R$ 70 a 120 dependendo de marca e local de compra. Mas eles deterioram demais a qualidade da conexão, sobe o sinal mas eles mandam pra todo lados os pacotes dos 2 lados, só pra navegação dá, coisa tipo 1 ou 2Mbps eles trafegam.

  18. #18

    Padrão

    Ola dinovo Rubim fico grato pela atenção e paciência.
    O condomínio é de 10 Blocos como ilustrado na imagem e cada um com 4 andares, só que pra gente não importa o sinal chega acima do 2º andar, mas sim pegar somente a altura do primeiro andar e reto.. Os clientes ficam no patio usando a Rede Wifi. Por isso, peço ajuda em um modelo que pegue um sinal reto de longa distancia, com potencia pra passar os obstáculos, que são paredes de 16cm com bloco e cimento puro, sem folha de isopor. O caso do suporte ja providenciei com um serralheiro igual da imagem que você passou. Sobre o telhado não da mesmo, pois como disse o sinal quero que fique a altura dos clientes, ou seja, no terrio.
    Eu me enganei ate, não são exatamente 200m e sim uns 130m, mas precisamos de uma antena que cubra essa área com muita folga, e principalmente com potencia para os obstáculos. O caso de arvores e esses outros obstaculo não vem ao caso, não tem aqui no condomínio. A interferência creio eu que seja minima, os obstáculos - que são somente as paredes, são grossas mas não de uma obra cara, o condomínio é popular, com matérias baratos, paredes de blocos. - O barulho entre um e outro apartamento e grande, de forma que um de pra escutar o outro 'kkk
    O Router prefiro somente um na sala, onde indiquei, não tenho dinheiro para dois. Me passe o melhor modelo para atender minhas necessidades, esse
    PICOM2HP
    , é esse que devo pegar ou tem algum outro melhor que me recomende?
    Tenho um prazo ate amanha dia 03/12 para passar o modelo que irei trocar o Rocket M5. Me garante o PicoStation? Ele é bom mesmo, atenderá minhas necessidades? [..]

  19. #19

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Os Picostation e os Unifi UAP são os AP's omni de maior alcance que conheço.

    Uma omni de 12 ou 15dBi não cobriria distancia muito maior que eles dentro de casa, antena de alto ganho ia se atrapalhar com reflexo e tal, ia escanear sinal alto mas a conexão ia viver caindo ou nem ia conectar.


    Pela experiencia que tenho com Unifi UAP, a cobertura dos PicoStation ficaria mais ou menos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	282
Tamanho: 	52,0 KB
ID:      	56129
    Com paredes comuns, de 10cm com tijolos perfurados, daria pra falar em 200m de alcance mesmo! (Com só 2 paredes no caminho) Laje maciça de 15cm é um enorme obstaculo.

    Se só pode comprar 1, Picostation M2 HP realmente é uma das melhores opções, e o jeito será configurar ele em modo somente B, com datarate fixo em 11M, pra ter alcance maximizado. Ia limitar o trafego total a uns 4Mbps, mas é o jeito de ter alcance.

    Se vai mesmo ter só 100m na direção que apontei, ou se vai passar dos 200m, só testando, não dá pra saber o tipo de obstaculo que terá (Arbustos mais fechados ou mais abertos, bancos, vibros, carros, etc), ou a media de potencia dos smartphones e notebooks (Lembra: Bidirecionalidade. Picostation é ótimo, mas se do outro lado tiver um smartphone STI (Lixo) vai ter metade do alcance que se fosse um iPhone ou Galaxy S3). Seria bom colocar o picostation não sobre uma mesa de 80cm, mas sim a uns 2m de altura dentro de casa, pra evitar os obstaculos baixos (Arbustos, carros, bancos, motos, muretas), quanto menos obstaculos melhor, e o fato de estar a 2m de altura não atrapalha no angulo vertical.

  20. #20

    Padrão Re: Configurei um roteador UBIQUITI e não da nenhum sinal do wifi

    Ótimo, vou ficar com o PicoStation.. fico grato então pela ajuda Rubem, me ajudou muito mesmo, qualquer coisa hora que eu comprar o Pico e tiver alguma duvida posso te contatar? Te desejo um feliz Natal e um Ótimo e Prospero Ano Novo a você e sua família. Abraço do Luiz Antonio e Felipe. Grato até..