+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool 1 par de nanoestation em wds com visada +- 3km !

    ATENÇÃOferas da rede outdoor com sistema 5.8 !
    Estudo há algum tempo rede wifi outdoor de 5.8, tipo nanoStation, M5, NBridige com sistema em WDS, estação, accesPoint etc.

    E tenho um 1 par de NanoStation com enlace em WDS com uma distancia de +- 3km com visada !
    o sinal de ambos estão em: -69 e a outra -65 e fiz o teste no próprio NanoStation o SpeedTest e veja o resultado:

    O N-Station que recebe o sinal em WDS o speedTest:
    RX: 0.38 Mbps
    TX: 2.13 Mbps
    total: 2,51 Mbps

    Feras, pergunto:
    1) O RX significa recebe e TX transmite ok ?
    2) O RX significa download ?
    3) Como faço para que o RX fique com pelo menos 6/8 Mbps ?

    Abração a todos feras, e tenho certeza que irão me ajudar... vlw !

  2. #2

    Padrão Re: 1 par de nanoestation em wds com visada +- 3km !

    Você fez TX do seu testo no under, o Under fez RX dele e fez TX do seu texto pra mim, eu fiz RX dele lento.
    RX ou TX podem significar upload ou download dependendo do lado da rede que você está.

    Pro cliente RX é download e TX é upload, olhando a partir do seu PC.

    Pro provedor vendo a interface de saída pros clientes RX é seu upload e TX é seu download. Se o provedor olhar pra interface de saída pro link dedicado RX será o download e TX o upload.

    Sinal -65 ou -69 é bem proximo ao limiar da sensibilidade se somar o SNR necessarioa pra um datarate tipo 40M. Se você usar fixo um datarate (Desmarca a caixa automatic do lado do datarate) tipo MCS15 terá sensibilidade tipo -74, esse datarate precisa 20dB de SNR, então pra esse datarate só funcionaria se você tivesse -54de sinal. Se usar o datarate MCS10 a sensibilidade de ir pra cada dos -82, e esse datarate precisa SNR de uns 12dB, então -82 + 12 = -70, ou seja, você tem sinal pra usar apenas o MCS10.

    Mas... além de visada você precisa ter zona de fresnel limpa. Imagina um tunel ou tubo de uns 4m indo de uma antena a outra, tem isso? Se não tiver, terá que baixa o datarate, pra algo tipo MCS9, talvez MCS8.

    E que largura de canal está usando? Use 20MHz que é o padrão, o modo auto 20/40MHz não é confiável com sinal baixo.

    E está usando que potencia de saída? Dependendo do país que você selecionar terá limite de potencia, veja se tem como você colocar em potencia tipo 24dBm, pra 3Km deve dar.

    Mas 3Km com Nanostation é muita coisa. São 3Km mesmo? NanoStation é CPE pra cliente, não foi feito pra PTP, ele tem antena muito aberta, tem pouca direcionalidade, pra mim que não devia nem ter -69 de sinal, devia ter é uns -79!

    Se for 3Km mesmo, em MCS8, com canal de 20MHz, com potencia em 24dBm, deve ter uns 6 ou 7Mbps de trafego real mesmo, se a zona de fresnel for bem limpa mesmo. Acima disso precisaria equipamento mais poderoso, tipo NanoBridge 25dBi ou N-Bridge, ou mesmo Airgrid 28dBi.

    Mas mande um print screen da aba wireless e da aba status, pra gente ver nível de sinal atual e que config. está usando hoje, que dá pra conseguir mais que 2,5M em 3Km dá, mas tem que otimizar bastante a configuração.

  3. #3

    Padrão Re: 1 par de nanoestation em wds com visada +- 3km !

    BLZ RUBEM,
    POXA, ... vlw pelas explicações (kk) Apesar de estar aprendendo...
    Printo a tela e envio p aki mesmo ?
    Vc tem um email extra p nos falar sobre isso ? agradeço

  4. #4

    Padrão Re: 1 par de nanoestation em wds com visada +- 3km !

    O ganho da antena do nanostations é pouco somente 16 dbi ainda mais que ele tem uma abertura de 45 a 60 graus, essas nanos não são pra PTP o ideal seria um par de argrid 23 dbi que vai te dar uma trafego real de uns 20mb ful.

  5. #5

    Padrão Re: 1 par de nanoestation em wds com visada +- 3km !

    BLZ.... route55cli vlw pela dica.....