+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    Boa tarde, estou com problemas no provedor em uma torre que tenho 5 painéis aquario 19 dbi setorial, com radio nanostation2. Todos os clientes que temos conectados nos mesmo fica horrível o ping e navegação na internet, cada painel tem em media 8 a 10 pessoas conectadas, então acho que não é problema de processamento do radio. Os canais estão:1, 7, 9, 11 e 4.

    Alguém sabe me dizer o que poderia ser ou algo para melhorar? Acho que deve ser algum problema com interferência.

    Muito Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    Está usando potencia baixa tipo 20dBm ou menos? Testou ack time fixo, na casa dos 60 a 90uS? O sinal dos clientes proximos não está forte demais? Tenta manter em algo tipo -55 a -65, ou -60 a -70, enfim, escolhe uma faixa de uns 10dB pra colocar todos, limita a potencia dos que tiverem sinal alto.

    É B, G ou N? Está usando datarates altos demais? (Tipo auto, que vai pra 58 ou 65M assim que pode, modulação que usa 64 portadoras, enquanto em 26 ou 39M usa só 16 portadoras, muito menos incomodo na vizinhaça).

    E as antenas está distantes o suficiente entre sí? Pelo menos uns 50cm? Se usar potencia alta tipo 22dBm acho que só presta de afastar 1m.

    E que radio alimenta essas setoriais? Rocket M2, RB+Cartão, rb411?

  3. #3

    Padrão Re: Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    se for interferencia é so fazer scanner em cada painer e observar quais os canais concorrentes.

  4. #4

    Padrão Re: Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    Olhar se a zona fresnel não está obstruída, verifique o SNF dos clientes, etc.

    Faça mais testes amigos.

  5. #5

    Padrão Re: Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    Todos os painéis estão na mesma polaridade? por que não usar uma parte vertical a outra na horizontal? afasta-los o máximo possível, e baixar a potência do transmissor.

    Lembrando que a interferência pode ser dos seus próprios equipamentos como de outros na cidade como concorrentes antenas omini etc!

  6. #6

    Padrão Re: Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Está usando potencia baixa tipo 20dBm ou menos? Testou ack time fixo, na casa dos 60 a 90uS? O sinal dos clientes proximos não está forte demais? Tenta manter em algo tipo -55 a -65, ou -60 a -70, enfim, escolhe uma faixa de uns 10dB pra colocar todos, limita a potencia dos que tiverem sinal alto.

    É B, G ou N? Está usando datarates altos demais? (Tipo auto, que vai pra 58 ou 65M assim que pode, modulação que usa 64 portadoras, enquanto em 26 ou 39M usa só 16 portadoras, muito menos incomodo na vizinhaça).

    E as antenas está distantes o suficiente entre sí? Pelo menos uns 50cm? Se usar potencia alta tipo 22dBm acho que só presta de afastar 1m.

    E que radio alimenta essas setoriais? Rocket M2, RB+Cartão, rb411?

    Nos usamos as 2.4ghz para atender clientes mais distantes (9km para mais), e aqui é interior dificil ser alguma interferencia de vizinhos, nossos paineis estão a mais de 1m de distancia um do outro.

    Usamos NanoStation2 como radio, agora colocamos em um deles Bullet2, esta pra chegar um Bullet M2 para nos testarmos e ver se melhora alguma coisa.

  7. #7

    Padrão Re: Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    Duvida boba, certeza que o NS desativa a antena interna quando usa sma?

    Bom, atendendo 9Km você tem potencia alta tipo 25dBm? Eu não arrisco mais que 20 ou 21dBm em setorial.

    Canal de 20MHz? Datarates baixos, tipo 11, 12, 18M, ou 26M em N? (Datarate alto usa portadora aos montes, mais chances de perder algumas delas por ofuscação inutilizando o pacote todo) Passa mais detalhes, de maneira generica um painel não atrapalha o outro de modo que não se possa remediar com configuração, mas temos que saber as configurações hoje, níveis de sinal dos clientes.

    Bullet 2 eu acho horrível, pra mim dá na mesma que colocar NS Loco na torre, sem condições de ter qualidade e alcance, é hardware pra cliente.

    Quanto a interferencia de vizinhos, teria que ser vizinho com muita potencia, acho mais facil ter interferencia da propria torre do que de vizinhos.

  8. #8

    Padrão Re: Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    Estamos falando em 2.4 ghz isso?

  9. #9

    Padrão Re: Problema Interferência Torre com 5 Painéis 2.4 ghz.

    Eu estava falando em 2,4GHz.

    Com 5GHz só muda a necessidade de mais potencia (Ai fica aceitavel o uso de coisa tipo 23 ou 24dBm), mas ao mesmo tempo precisa antena de maior ganho, onde em 2,4GHz voce chega com antena de 21dBi nessa distancia em 5GHz vai precisar antena de 27dBi.