+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas Sobre Fibra

    Pessoal,

    Sou leigo no assunto e estou estudando um pouco, fibra monomodo, fibra multimodo, splitters, conversores etc.

    Pensei em implementar uma rede cabeada em meu bairro (ja estou em processo de licença com a companhia de energia do meu estado), e queria já se possivel implementar uma rede em fibra.

    Vi também que é ultilizada para grandes distancias com grande capacidade de trafego e tudo mais.

    Minha dúvida seria a seguinte, caso eu cabeasse poste por poste, qual equipamento seria usado para receber o cabo da fibra de um lado, repassar para um swith via ethernet /1000 (para divisão dos clientes) e repassar a fibra para o proximo poste.

    Seria basicamente colocar um conversor de fibra em cada poste para receber o sinal e repassar para o poste seguinte.

    Sei também que fibra pode ser atingidas altas velocidades de trafego, também estou estudando a possibilidade de colocar a rede fast da volt ou entao a giga da volto (preferencia pela giga), será que seria algo parecido com a fibra?

    Fico no aguardo e espero que possam me ajudar!

    Espero que possam me ajudar

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Fibra

    Pelo que eu entendi vc quer fazer a ultima milha em utp, é isso mesmo?
    Então faça da melhor maneira que fica, que usando equipamento da Fit NetWork, é um pacpon.
    Para isso vc vai montar uma rede em fibra, com sistema Gepon, o lhe da capilariedade para tb sair com fibra direto ao cliente.
    Eu ja teste o uso de conversores, mas vc tem o problema de alimentação eletrica, e tb de saltos, pois cada salto depende do switch onde vai ficar os conversores, isso seria ptp em fibra, e se o switch trava que normal a rede para dele para frente.

    Estude na net sobre rede Gepon, e se basei nela, e use equipamento de final o PacPon da Fit Network, ele tem alimentação reversa. e se parar um so para ele pois a base é gpon, ou seja ela é passiva.

    Boa sorte em suas pesquisas, e projetos, e qualquer coisa posta um desenho em paint mesmo com detalhes de como pretende fazer.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Fibra

    Cara, assim como mencionado pelo edmarmega atualmente a opção mais viável para prover redes de acesso ópticas metropolitanas para provedores são as soluções FTTx GePON por ser uma solução que utiliza equipamentos passivos na planta da rede de acesso(com isso não necessitando de alimentação/energia) e permitir maior capilaridade da rede com o uso dos splitters ópticos passivos. Sem contar que suporta protocolos L2 nativamente como Ethernet, WDM e o legado ATM.

    Espero ter ajudado


    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Pessoal,

    Sou leigo no assunto e estou estudando um pouco, fibra monomodo, fibra multimodo, splitters, conversores etc.

    Pensei em implementar uma rede cabeada em meu bairro (ja estou em processo de licença com a companhia de energia do meu estado), e queria já se possivel implementar uma rede em fibra.

    Vi também que é ultilizada para grandes distancias com grande capacidade de trafego e tudo mais.

    Minha dúvida seria a seguinte, caso eu cabeasse poste por poste, qual equipamento seria usado para receber o cabo da fibra de um lado, repassar para um swith via ethernet /1000 (para divisão dos clientes) e repassar a fibra para o proximo poste.

    Seria basicamente colocar um conversor de fibra em cada poste para receber o sinal e repassar para o poste seguinte.

    Sei também que fibra pode ser atingidas altas velocidades de trafego, também estou estudando a possibilidade de colocar a rede fast da volt ou entao a giga da volto (preferencia pela giga), será que seria algo parecido com a fibra?

    Fico no aguardo e espero que possam me ajudar!

    Espero que possam me ajudar

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas Sobre Fibra

    Eu diria que GPON é uma solução boa também, principalmente se quiser pensar em IPTV no futuro.

    Fiberhome tem uma vasta linha de produtos para GPON (e alguns EPON tmb), mais usar EPON aconselho somente no caso do uso do PACPON da FitNetworks (FTTC) se for fazer FTTH mesmo, vai de GPON.