+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Modulação automatica - autonegociação 10/100/1000

    Pessoal,
    Boa tarde,
    Gostaria de expor-vos que recentemente passei por uma situação inusitada (porém me parece de ja ter lido algo a respeito em algum tópico antigo aqui). Fazendo alguns testes rotineiro na nossa rede, percebemos que tinha uma estrangulação a 10mb em algum ponto dai procurando acabei descobrindo que a porta que esta conectada num dos rádio mudou a modulação dela para 10mb (estava em 100), quando vi percebi de imediato que o problema era ali, reiniciei a RB ( uma 750up MK 6.18) e pronto normalizado, retornou para 100, mas dai pergunto:

    1- alguém ai ja passou por isso que saberia me dizer algum provável motivo para isso ou é + 1 bug do MK?;
    2- Observando os ajustes disponiveis nas portas ethernet vi que é possivel desmarcar a auto-negociação de fixar as modulações nas quais vc quer que ela trabalhe. Se eu desmarcasse e deixasse fixo em 100 e 100 (Half e full) acarretaria algum problema?

  2. #2

    Padrão Re: Modulação automatica - autonegociação 10/100/1000

    Esse tipo de situação normalmente acontece devido a alguma degradação no meio de conexão entre os dispositivos (Cabos, conectores, ou mesmo portas de comunicação).

    Quando a Auto negociação está ativa, e por algum destes motivos um enlace não pode ser negociado a 100 ou 1000 Mbps, ocorre de este ser fechado em 10 Mbps, ou em Half Duplex.

    Se vc desabilitar essa configuração e setar manualmente a velocidade e tipo de conexão (100 Mbps Full Duplex por exemplo) caso os dispositivos não consigam negociar esta velocidade não há comunicação entre eles.

    Há alguns casos, por exemplo tenho routers Cisco com portas FastEthernet (100 Mbps) que se conectados em Switches GigaBit Ethernet preciso setar manualmente as portas do Switch para 100Mbps FullDuplex. Não que não funcione em Auto Negociação, mais ocorrem perdas de pacotes esporadicamente. Mais isso é por que Cisco é mais metódico mesmo. Via de regra geral, é que se mantenha ativada a auto negociação.

    No seu caso, de uma conferida nos componentes físicos deste enlace (portas, cabos, conectores etc). Resolvendo este problema provavelmente não precise desabilitar a auto negociação.

    Agora, como é MK, pode mesmo até ser algum bug, com MK nunca se sabe rsrs.

  3. #3

    Padrão Re: Modulação automatica - autonegociação 10/100/1000

    Pois é,
    Agradeço...vou acomapnahar e ver o que ocorre..grato