+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida em CCQ de enlace mikrotik

    Olá pessoal.

    Sou novo nesse mundo de redes/provedor. Fechei um enlace entre sxt's com visada e sinal bom e o CCQ está muito baixo.
    Posto os screenshots pra vocês verem e optarem o que eu posso está fazendo errado.

    AP:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace-ap1.png
Visualizações:	794
Tamanho: 	149,5 KB
ID:      	56091

    Station:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.png
Visualizações:	649
Tamanho: 	79,9 KB
ID:      	56092

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida em CCQ de enlace mikrotik

    Também não tenho muita familiaridade com SXT e BaseBox. Comecei a usar agora.

    Fechei um enlace entre duas e fiz um Btest entre elas. O que percebi foi que se você fizer um teste de velocidade somente de "send" verá que o CCQ de RX estará baixo, ou seja, se você não estiver "usando" o ccq fica baixo, ao contrário do UBNT que quando fica parado mostra 100%.

    Notei também que o CCQ do MK varia mais, caindo muito e subindo rapidamente, ao contrário do UBNT que é mais "linear".


    Foram essas minhas "impressões". Vamos ver o que o pessoal relata aqui

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida em CCQ de enlace mikrotik

    Olá Fabrício,

    Curiosamente esse enlace era entre dois nano bridges e os ccq variava de 98 até 100. Não consegui fechar nenhum enlace entre sxt com CCQ acima de 70% embora tenham sinais bom.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    O que percebi foi que se você fizer um teste de velocidade somente de "send" verá que o CCQ de RX estará baixo, ou seja, se você não estiver "usando" o ccq fica baixo, ao contrário do UBNT que quando fica parado mostra 100%.

    Notei também que o CCQ do MK varia mais, caindo muito e subindo rapidamente, ao contrário do UBNT que é mais "linear".


    Exatamente FAbricio,
    Ao colega phfelixbarbosa, posso falar de pessoa pois tenho varios enlaces com sxt, dai o que acontece é que o CCQ fica "ocioso" enquanto não ha trafego (não me pergunte o pq) mas, pelo que percebi, é que no MK um dos parametros para medir o CCQ é o tráfego.
    Se tu pegar 2 SXT e fizer um teste de bancada vera que nele também, enquanto vc não gerar tráfego, o CCQ fica baixo, mas é só tu fazer um teste de banda que ele chega onde tem que ir.
    Se algyuém tiver uma explicação que confirme minha suposição acima (ou que explique o pq) agradecemos.
    Mas fique tranquilo que é normal do MK isso dai, pra ter certesa que esta tudo ok, vc faz o alinhamento, verifica o nivel de sinal, regula bem a potencia (nada de deixar tudo em Default ok) e mete bronca no teste de banda, de preferencia na opção "Both", dai tu consegue ter uma noção real das coisas, e vou te dizer, as bichinhas (SXT's) são danadas viu.