+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Problemas com alinhamento Painel

    Pessoal estou enfrentando alguns problemas para alinhar meu Painel Setorial.
    Estava funcionando perfeitamente, mas de uns dias para cá ta uma merd* os clientes

    Ambiente
    Tenho 1 - Painel Setorial 19dB 120º está em 1 prédio de aprox. 60mts, com 13 clientes associados, mas desde quando montei o AirMAX nunca ficou legal em nenhum cliente, chegando apenas em 50%, todos os clientes estão na mesma direção. Essa semana fomos até o local e alinhamos ele por um cliente que fica no meio de todos, porém assim mesmo não obtive um bom AirMax. Mas o que estou encucado é com o posicionamento em que tivemos que deixar o Painel, pois só assim tivemos 1 melhor sinal.

    Segue fotos do alinhamento do Painel e das confi
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PAINEL.png
Visualizações:	292
Tamanho: 	19,3 KB
ID:      	56101Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADVANCED.png
Visualizações:	326
Tamanho: 	51,3 KB
ID:      	56102Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Clientes.png
Visualizações:	194
Tamanho: 	37,7 KB
ID:      	56103Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main.png
Visualizações:	286
Tamanho: 	55,4 KB
ID:      	56104Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WIRELESS.png
Visualizações:	330
Tamanho: 	56,4 KB
ID:      	56105g.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Curiosidade, seu painel esta apontado para cima a 60 metros??

    Eu acho que não tem nada a ver com alinhamento do painel e sim alinhamento no cliente ou possíveis obstruções pois o CCQ e o nível não estão dos melhores nos clientes...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket.JPG
Visualizações:	240
Tamanho: 	150,5 KB
ID:      	56106

  3. #3

    Padrão

    Curiosidade, seu painel esta apontado para cima a 60 metros??
    Está cara, só nessa posição que fica melhor o sinal nos clientes. Lá tm outros Paineis tmb, apontando pelo mesmo destino que o meu, porém estão alguns em 90º outros um pouco para baixo, só o meu q está virado para Lua
    Achei que poderia ser o Painel com defeito, coisa do tipo! Mas já trocamos ele e o rádio.
    Os clientes tem visada limpa tmb.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Qual equipamento e distancia desses clientes??

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Qual equipamento e distancia desses clientes??
    Amigo, a maioria são NanoStation M5.
    Mas os rádios são NanoStation M5, Loco, AirGrid 23, NanoBeam 19 e 22.
    O mais longo não da nem 5km, justamante ele ta com NanoStation M5 e outro cliente com NanoBeam 22 (o cliente que mais reclama)

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    amigo da uma olhada nesse video e ve se ajuda

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Amigo painel de 120 graus não são bons, reveja isso também.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Amigo painel de 120 graus não são bons, reveja isso também.
    Por que não são bons?

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Se inclinar demais começa a pegar lobulo secundário.

    A setorial não está de ponta-cabeça? 5G 19 120 tem os 2 suportes pra baixo do meio, algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airmax-sector-5g-19-120-509.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	235,0 KB
ID:      	56119

    Elas tem uns 2 ou 3º de tilt eletrico pra baixo, a 60m inclinando igual essa da foto deve tocar o chão a uns 150m da torre.

    Baixa bastante os paineis pra testar, e dá uma leve ignorada no nível de sinal, tem reflexo que não aparece como ruído mas que atrapalha processamento, as vezes com sinal menor você tem throughput maior.

    E já testou fixar um datarate menor tipo MCS10? E canal diferente? Essas antenas são feitas pro mundo todo, tem região que usa 4,9GHz, outras em 5GHz, 5,1GHz, atéééé 6,1GHz, é uma antena nominal de 4,9 a 6,1 ou 6,2GHz, o ganho e os angulos não são perenes por todas as frequencias, testa 5745 e depois 5855MHz (Os 2 extremos legais) pra ver se tem muita diferença, antena despadronizada tem.


    Se baixando a antena o sinal cai demais, aí dá pra falar em defeito na antena, chapinhas sobre os patch impressos tortas ou invertidas, nem sei se tem como parafusas viradas, só abrindo pra ver.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Citação Postado originalmente por SeuMadruga Ver Post
    Pessoal estou enfrentando alguns problemas para alinhar meu Painel Setorial.
    Estava funcionando perfeitamente, mas de uns dias para cá ta uma merd* os clientes

    Ambiente
    Tenho 1 - Painel Setorial 19dB 120º está em 1 prédio de aprox. 60mts, com 13 clientes associados, mas desde quando montei o AirMAX nunca ficou legal em nenhum cliente, chegando apenas em 50%, todos os clientes estão na mesma direção. Essa semana fomos até o local e alinhamos ele por um cliente que fica no meio de todos, porém assim mesmo não obtive um bom AirMax. Mas o que estou encucado é com o posicionamento em que tivemos que deixar o Painel, pois só assim tivemos 1 melhor sinal.

    Segue fotos do alinhamento do Painel e das confi
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PAINEL.png
Visualizações:	292
Tamanho: 	19,3 KB
ID:      	56101Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADVANCED.png
Visualizações:	326
Tamanho: 	51,3 KB
ID:      	56102Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Clientes.png
Visualizações:	194
Tamanho: 	37,7 KB
ID:      	56103Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main.png
Visualizações:	286
Tamanho: 	55,4 KB
ID:      	56104Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WIRELESS.png
Visualizações:	330
Tamanho: 	56,4 KB
ID:      	56105g.

    Eu também já reparei isso nestes painéis da UBNT, tenho uma torre de 36M com 5 painéis, o que melhor dá sinal nos clientes é um painel que esta como o seu, meio virado para cima.
    A altura do seu é quase o dobro da minha torre mas, que é estranho é. Já até pensei em vira-lo de ponta cabeça pra ver como fica...rsrsss

  11. #11

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    poxa, não solucionou, pq o meu além da ficar assim com o melhor sinal, não está ligal nos clientes..
    Estou pensando em colocar 1 rocket nessa antena:
    http://www.wavelan.com.br/produto/de...arizacao-Dupla

    Será que rola?

  12. #12

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    O seu problema é não fazer o básico, primeiro abaixa a potencia deste radio, vc esta querendo fritar quem? tente deixa-los na angulação 0º, confira como esta os seus clientes, este painel esta em uma torre na laje, ou mastro, esta na ponta da laje ou no centro da laje?

  13. #13

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    O seu problema é não fazer o básico, primeiro abaixa a potencia deste radio, vc esta querendo fritar quem?

    Vou realizar o teste agora noite, porém não acredito que resolva.

    Confira como esta os seus clientes
    Todos já foram conferidos os alinhamentos.

    Este painel esta em uma torre na laje, ou mastro, esta na ponta da laje ou no centro da laje?
    Está em 1 mastro no centro da laje do prédio.

  14. #14

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Citação Postado originalmente por SeuMadruga Ver Post

    Está em 1 mastro no centro da laje do prédio.
    Sempre que leio "suporte" imagino um algo que prenda a antena a 1m ou 1,5m de altura, é esse o caso?
    Se for, lembra da zona de fresnel e reflexos. Pra 500m em 5,8GHz você precisa 2,5m livres pra 100% da zona de fresnel. Pra 100m precisa quase 4m livre pra ter 100% da zona de fresnel livre! Então um suporte que fique 4m acima de telhado ou laje é o que uso e recomendo.

    Reflexo é mais delicado calcular, em PTP fica mais fácil, você prende o mastro, mantém a conexão ativa e trocando dados (Via rede, por um gerenciador de copia) aí sobe e desce a antena, pega uma telha de amiando e afasta ou aproxima, dá pra ver nitidamente a banda variando quando você coloca coisas 1m abaixo, atras ou do lado da antena, puro e simples reflexo.

    Com antena direcional as vezes tem reflexo no chão, coisa tipo vegetação molhada, agua, ou rede de alta tensão com consumo variando (Ao longo do dia o consumo varia) atrapalha quando fica até em algo tipo 150% da zona de fresnel. Pro throughput não cair quando isso ocorre o que se faz? SOBE a antena 1 ou 2º, o sinal cai um pouco, o throughput cai um pouco, mas fica estável, não varia conforme o empecilho na zona de fresnel. Então... se seu suporte eleva as antenas de modo que a zona de fresnel dessa fique bem obstruída por algum obstaculo, a posição em que ocorrem menos reflexos ou que a zona de fresnel não é tão perturbada é erguendo a antena até o angulo de maior ganho "sair" da area em que sua zona de fresnel é obstruída.

    Agora a pouco estava apontando uma direcional com obstaculo, virada 4º pra cima de onde devia, CCQ estável. Tirando os 4º (Apontando retinha pra outra antena (PTP)) CCQ ora alto, ora baixo, as vezes até caia a conexão! É correto fazer isso de apontar um pouco pra isso pra evitar reflexos ou obstrução na zona de fresnel? Não é, o correto é desmatar metade da cidade, demoliar as construções altas, secar represas, tirar a grama ou impedir que chova nelas, etc.

  15. #15

    Padrão Re: Problemas com alinhamento Painel

    Abaixei a Potência para 9, 13, 19dbm .. Não obtive sucesso, os CCQ e TX/RX ficaram piores que em 27dbm.

    rubem
    Ai o desenho de como está o Painel, lembrando que o prédio é de 60mts e o Suporte 2,5mts, o Painel esta á 2mts de altura da laje.

    Estou pensando em colocar ele na ponta do prédio.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         prédio.png
Visualizações:	139
Tamanho: 	4,5 KB
ID:      	56168