Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Valor médio de torres

    Olá pessoal, poderiam me dizer qual o preço médio de um metro/módulo que vocês conseguem de uma torre estaiada? E uma autoportante.

    Eu queria saber o valor médio de uma torre de 20 metros (uma estaiada e uma autoportante), que suporte 4 BaseStations com para-raio e sinalizador.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Paguei 8.000 nesta galvanizada e montada, torre de 30 metros.

    https://under-linux.org/album.php?al...chmentid=50659

  3. #3

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Paguei 8.000 nesta galvanizada e montada, torre de 30 metros.

    https://under-linux.org/album.php?al...chmentid=50659
    pagou caro heim.
    principalmente se tratando de uma torre feita de cantoneira.

  4. #4

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Tenho pronta entrega de 25 metros auto portante

  5. #5

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Não achei, pois o material e de primeira qualidade, na região aqui a minha torre é a mais bem feita, pois não fizemos com serralheiro de portão e sim com empresa especializada no assunto aonde os pequenos detalhes foram calculados por engenheiro, as vezes o barato demais sai caro.

  6. #6

    Padrão Re: Valor médio de torres

    quanto

  7. #7

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    pagou caro heim.
    principalmente se tratando de uma torre feita de cantoneira.
    Como assim em se tratando de torre de cantoneira? Você acha que as de tubos são melhores? rapaz as tubos tem a vantagem de as vezes se economizar no suporte a depender da antena a ser usada, porém uma solda mal feita que fura o tubo pode entrar água e fazer o tubo enferrujar por dentro.

    Não vejo as grandes operadoras usar mais torres de tubo, a maioria são de cantoneiras (pelo menos aqui na região).

  8. #8

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por JuniorZancan Ver Post
    Olá pessoal, poderiam me dizer qual o preço médio de um metro/módulo que vocês conseguem de uma torre estaiada? E uma autoportante.

    Eu queria saber o valor médio de uma torre de 20 metros (uma estaiada e uma autoportante), que suporte 4 BaseStations com para-raio e sinalizador.

    Obrigado.
    Tenho contato de uma fábrica de torres autoportantes.

    Fabricam de 24mts autoportante de cantoneira, pintada de laranja e branco, ferro galvanizado, vai te custar uns 9 mil (fora frete), se quiser mais alta tem também.

  9. #9

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Paguei 8.000 nesta galvanizada e montada, torre de 30 metros.

    https://under-linux.org/album.php?al...chmentid=50659
    Penso que está dentro da média de preços. Vai comprar todo o material, pagar maão de obra para montar, soma a isso, material de concretagem, e depois os cabos dos estais, e não vai ficar longe disso, se até não passar.
    Vocês tem ideia de quanto custa uma galvanização? É cobrado por peso. Só de galvanização deve ter uns 1500 reais.
    Quanto a comparação entre tubo e cantoneira, o efeito é o mesmo, desde que haja um projeto calculado por engenheiro, que parece foi o caso aqui.
    Uma vez um engenheiro me disse que tubos, quando faz a soldagem, acaba que desenvolve uma reação interna que com o tempo vai corroer de dentro para fora.
    Para evitar isso, só com a galvanização, pois a solução eletrolítica entra por dentro e atinge toda a superfície interna.
    Porém a manutenção periódica numa torre de cantoneira é muito mais simples. Já numa de tubo, como vai fazer uma inspeção interna? Pois mesmo galvanizada ela está sujeita com o tempo a sofrer corrosão interna. Lembrem-se que para galvanizar cada módulo não pode lacrar o tubo, pois tem que entrar solução eletrolítica dentro. Então se fica abertura para isso, fica para o ar e para a umidade também.
    Logicamente que quem faz a galvanização vai dar um período máximo de proteção. E depois disso?
    Aqui na cidade tem uma torre repetidora de tv que é de cantoneira galvanizada e faz mais de 40 anos que está lá. E nunca precisou fazer nada. Uma torrezinha estreita de 30cm. O que segura ela são "senhores" cabos de cordoalha. Não é cabinho fino não.

  10. #10
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Eu mesmo fabrico e monto minhas torres, seja qual for sua decisão por estaiada ou auto-portante escolha pela de cantoneira, nem precisa ser galvanizada, uma boa pintura dura por uns 7 a 10 anos, pelo menos as minhas são assim, as de cano não dá pra ver a corrosão quando perceber pode ser tarde. Quanto a valores varia dependendo de alguns detalhes, como largura, tipo de carga, se vai ter anti-torção, tipo de pintura, se é galvanizada, mas em média o valor vai de 150 a 250 o metro de torre estaiada, esse é o valor que pratico aqui em MT, pode ser que tenha bem mais em conta em outros estados.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC19604.JPG
Visualizações:	351
Tamanho: 	236,0 KB
ID:      	56115  

  11. #11

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Tenho contato de uma fábrica de torres autoportantes.

    Fabricam de 24mts autoportante de cantoneira, pintada de laranja e branco, ferro galvanizado, vai te custar uns 9 mil (fora frete), se quiser mais alta tem também.
    A questão da auto portante é só quando não se tem espaço mesmo para estaio, pois a fundação fica quase o preço da torre.

  12. #12

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Penso que está dentro da média de preços. Vai comprar todo o material, pagar maão de obra para montar, soma a isso, material de concretagem, e depois os cabos dos estais, e não vai ficar longe disso, se até não passar.
    Vocês tem ideia de quanto custa uma galvanização? É cobrado por peso. Só de galvanização deve ter uns 1500 reais.
    Quanto a comparação entre tubo e cantoneira, o efeito é o mesmo, desde que haja um projeto calculado por engenheiro, que parece foi o caso aqui.
    Uma vez um engenheiro me disse que tubos, quando faz a soldagem, acaba que desenvolve uma reação interna que com o tempo vai corroer de dentro para fora.
    Para evitar isso, só com a galvanização, pois a solução eletrolítica entra por dentro e atinge toda a superfície interna.
    Porém a manutenção periódica numa torre de cantoneira é muito mais simples. Já numa de tubo, como vai fazer uma inspeção interna? Pois mesmo galvanizada ela está sujeita com o tempo a sofrer corrosão interna. Lembrem-se que para galvanizar cada módulo não pode lacrar o tubo, pois tem que entrar solução eletrolítica dentro. Então se fica abertura para isso, fica para o ar e para a umidade também.
    Logicamente que quem faz a galvanização vai dar um período máximo de proteção. E depois disso?
    Aqui na cidade tem uma torre repetidora de tv que é de cantoneira galvanizada e faz mais de 40 anos que está lá. E nunca precisou fazer nada. Uma torrezinha estreita de 30cm. O que segura ela são "senhores" cabos de cordoalha. Não é cabinho fino não.
    Bem explicativo...

    A base na qual foi fixada a torre ficou com 80 cm, já os pontos aonde foram os estai-os ficaram com 1,80 de profundidade, lembrando que cada cordoalha desta (que estou usando) suporta mais de 7 mil quilos, acredito eu que daria pra levantar de 5 a 6 carros populares sem romper.

  13. #13

    Padrão Re: Valor médio de torres

    furaram seu zoio

  14. #14

    Padrão Re: Valor médio de torres

    O material da torre, se for tubo, é mais caro que cantoneira.
    A média de custo para o serralheiro gira em torno de R$ 250,00 por modulo 6m galvanizado.
    Ou seja, para 30m, um serralheiro gasta R$ 1 500,00 de material (Custo com ferragem + pintura).

    Se for cantoneira, é mais barato ainda.


    Veja que estou falando de custos na fabricação.
    Não estou envolvendo fixação da mesma no local.
    Se bem que A maioria das empresas que vendem pela Internet não fixam a torre.


    PS: sobre a soldagem.
    Apenas soldagem mal feita ou sem os devidos preparos no local que causam essa corrosão em ferro galvanizado.
    Quando vai soldar um ferro galvanizado, tem que dar um ponto no local para retirar o galvanizado, ai solda, retira o excesso, passa um óleo especifico no local, depois pintura em toda a torre.

  15. #15

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Não acho que tenham furado os zoio.
    Coloca tudo na ponta do lápis e duvido que consiga fazer por menos. A não ser que você faça tudo sozinho.
    Ele reportou que recebeu tudo instalado.

    Andrio, a minha referencia a corrosão interna foi porque um engenheiro de estruturas me orientou quando alguns anos atrás fui encomendar uma estrutura para telhado. Eu queria fazer com tubo e ele me tirou da cabeça. Perfil aberto dura toda vida e mais 6 meses, hehhe
    O que acontece na estrutura fechada como o tubo, mesmo sendo galvanizado é que o calor gerado na solda acaba por destruir a superficie protetora externa. Só se fosse feito de liga de aço inox.
    Daí que toda peça depois de soldada, mesmo sendo com ferro galvanizado precisa passar por nova galvanização. No caso de cantoneira galvanizada até que não precisaria desde que seja feita uma proteção com zarcão nas áreas de soldagem.
    Mas normalmente o que se faz é completar a peça e enviar para galvanização e isso é cobrado por kilo de peça.

    Quando comecei em 2008 vi uma brecha no mercado com relação a torres. Nós começamos a fazer as nossas e fomos aprimorando, mas sempre com cantoneiras.
    E vou dizer uma coisa, se não dá para galvanizar depois de pronto os módulos, faça uma boa proteção com zarcão. Limpa bem a peça, o ideal seria até jateamento e lasca o zarcao. A proteção que ele dá é muito grande. Depois faz o acabamento colorido para enfeitar ou quando o balizamento é necessário.

    E depois de fazer algumas até pensamos em fazer em série, com projeto, art etc etc o que baixaria mais ainda os custos. Mas esbarramos num problema, na verdade um problemão....
    Os provedores de modo geral não querem investir em torres. Procuram quase sempre uma solução a mais barata possível. Logicamente que precisamos economizar , mas torre é coisa que não dá para brincar. O que tem de torre com estais de arame de cerca "não está no gibi". No caso de um acidente, será que qualquer laudo pericial não vai logo incriminar por usar estes arames?
    Nós usamos cabo de aço e tinhamos a intenção de usar até a cordoalha. Mas não erigimos outra torre para isso. A cordoalha é "outro departamento". Até na execução facilita com a aplicação da alça pré-formada. Conheço torre estaiada com mais de 40 anos com cordoalha como estaio.

    Aliado a isso, estamos longe de grandes centros. O @mpsnet também na época tentou suprir esta falta de opções mas mesmo estando próximo a região metropolitana de Porto Alegre, não vingou pois o pessoal acha caro.

  16. #16

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não acho que tenham furado os zoio.
    Coloca tudo na ponta do lápis e duvido que consiga fazer por menos. A não ser que você faça tudo sozinho.
    Ele reportou que recebeu tudo instalado.
    A diferença entre o tubo galvanizado e o normal é de uns R$ 20,00 por tubo.
    No final, a diferença na ferragem de uma torre 30m galvanizada para outra de ferro, não passa de R$ 400,00


    Uma torre de ferro, tubular de 30m, tem um custo entre R$ 1000,00 e R$ 1250,00 para o serralheiro.

    Uma torre galvanizada tubular de 30m, tem o custo de R$ 1500,00 para o serralheiro.
    Isso contando ferragem, pintura e acabamento.
    Vamos adicionar ai + R$ 100,00 de mão de obra por metro (o que já acho um valor elevado).
    A torre no chão sairia por R$ 4500,00

    O pessoal cobrou R$ 3500,00 de mão de obra para instalação da torre?
    Caro heim...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Andrio, a minha referencia a corrosão interna foi porque um engenheiro de estruturas me orientou quando alguns anos atrás fui encomendar uma estrutura para telhado. Eu queria fazer com tubo e ele me tirou da cabeça. Perfil aberto dura toda vida e mais 6 meses, hehhe
    O que acontece na estrutura fechada como o tubo, mesmo sendo galvanizado é que o calor gerado na solda acaba por destruir a superficie protetora externa. Só se fosse feito de liga de aço inox.
    Daí que toda peça depois de soldada, mesmo sendo com ferro galvanizado precisa passar por nova galvanização. No caso de cantoneira galvanizada até que não precisaria desde que seja feita uma proteção com zarcão nas áreas de soldagem.
    Mas normalmente o que se faz é completar a peça e enviar para galvanização e isso é cobrado por kilo de peça.
    Tanto a tubular, como a cantoneira... você pode fazer a galvanização posterior a soldagem.

    De qualquer forma, é como eu disse, existe todo um preparo antes, durante e após.
    quando se solda ferro galvanizado.

    Aqui podemos encontrar algumas dicas:
    http://www.creadigital.com.br/portal?txt=3377393035

  17. #17

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Fico foi é barata esta torre, dependendo de quantos ant torçao e distancia de estaio só de esticador, clips, parafusos, aruela Ja se foi mais de 2mil reais brincando.

    Ai entra cavar os buraco, o material e mao de obra para concretar...

    A se tive uma dessa aqui na regiao, a minha ultima que montei 50mts de cantoneira nao galvanizada fico em media 157,00 o metro. Depois de montada passo de 18mil.

  18. #18

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    A se tive uma dessa aqui na regiao, a minha ultima que montei 50mts de cantoneira nao galvanizada fico em media 157,00 o metro. Depois de montada passo de 18mil.
    Quando diz isso, significa que foi você quem fez?

    Na minha opinião, ainda está caro.
    Aqui fizemos vários levantamentos.

    Como meu pai era serralheiro, fizemos uma torre de 18M de tubo normal.
    O custo dela no chão (ferragem, pintura) saiu por R$ 645,00 ao todo.... ou seja, R$ 215,00 por cada modulo de 6m... (algo como R$ 35,00 por metro).

    Depois disso ainda gastamos uns R$ 600,00 (base, esticadores, estaio) e mão-de-obra de R$ 50,00 por metro para montagem da mesma.

    ou seja, na torre de 18M gastamos R$ 2145,00... (algo como R$ 119,00 por metro de torre)

  19. #19

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Nessa de 50mts eu paguei tudo. Nem mesmo os buraco eu animei de fazer "cascalho violento no local"

    Nao achei que tenha fica carro o metro de torre, visto que foi feita segundo projeto registrado no crea-sp a mesma pode chegar a 70mts e suporta 2x parabola de 1,2mts no topo. Cada modulo pesa cerca de 45kg.

  20. #20

    Padrão Re: Valor médio de torres

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Nessa de 50mts eu paguei tudo. Nem mesmo os buraco eu animei de fazer "cascalho violento no local"

    Nao achei que tenha fica carro o metro de torre, visto que foi feita segundo projeto registrado no crea-sp a mesma pode chegar a 70mts e suporta 2x parabola de 1,2mts no topo. Cada modulo pesa cerca de 45kg.
    legal...
    acho que para suportar isso a bitola da chapa deve ser maior, mais grossa.
    e quanto mais grossa, maior o valor da ferragem.
    Talvez seja isso que aumentou o custo.

    aqui fizemos levantamento de custo com tubo 1 polegada para até 30m.
    e 1.1/4″ polegada para acima de 30m.
    todas chapa 14.


    Estou pensando em bancar essas torres pequenas de até 24m.
    o valor que eu pago para terceiros em uma, eu consigo fazer duas com o mesmo valor.