+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Altura da Torre Telecom!

    A quem me procura para vir a instalar nova torre telecom, é de interesse que saiba o que é permitido ou não, deste modo venho aqui reafirmar este assunto, que devo ter já comentado de outras vezes, devido que tenho lido de muitos que instalam torres e talvez não lhe seja de conhecimento a questão da altura da torre!!!

    Quem regulamenta uma torre telecom?

    Dizem que uma torre acima de 20 metros do piso, deve ter sinalizador noturno, mas que altura é esta, que tem uma relação ao nivel do mar, ou da altitude da região?

    Na Anac tem um protocolo que se estiver no espaço aéreo de confronto, precisa balizar a altura dela para ver se é permitido ou não sua instalação, isto só ocorre, se nas imediações tiver pista de pouso de aviões, devido ao ângulo de convergência dos aviões, que podem vir a ocorrer acidentes.

    Com o mapeamento pela Anac, os aviões possuem os mapas, aonde constam torres de telecom assim não ocorrem acidentes, se na falta de informações e que tem torres sem autorização, o acidente leva o culpado o dono da torre.

    Deste modo, pergunta-se:

    - tem aeroporto a quantos kilometros da torre que irá instalar?

    Esta pergunta é para todos que desejam instalar torres, não se pode ir instalando sem ter esta medida, o dolo, o acidente é por conta do dono da torre.

    Do engenheiro que fornece a ART do CREA é responsável pela atividade na ART, nada a ver com a Anac.

    Não é obrigação do engenheiro informar isto, e sim o dono é quem deve se dirigir aos órgãos competentes ao que lhes cabem, e obter informações, apenas devido que muitos tem vindo a instalar torres, sem terem noção desta pergunta, o engenheiro apenas sabendo auxilia, do que favorecer ao erro o dono da torre, quem é o responsável por tudo nela, mesmo tendo ART de engenheiro, não é o engenheiro responsável não, como todos acham, que o engenheiro é o responsável.

    Digamos que seja de "cartão de visita" orientar a quem não tenha este conhecimento, mas não é obrigação do engenheiro mecânico não, talvez seja de outro profissional, que até hoje não sei quem seja, deve ser talvez da prefeitura local!!! Ou a Anac, ou da Anatel informar na obtenção da referida licença para transmissão de sinais, alguém pode informar aqui se é no momento em que se obtém alvará da Anac ou na Anatel (!!!), para um provedor, que ele é informado desta questão, já que será o responsável em transmitir sinais de telecomunicações, penso que seja a Anac, a Anatel e o dono da torre os responsáveis para esta questão de avaliar o protocolo Anac!

    Se tiver acidente o engenheiro nada tem a ver com isto, apenas é responsável pela estrutura metálica, no caso do engenheiro mecânico, assim o interessado (futuro dono da torre que irá instalar) deve procurar um engenheiro eletricista, e o civil, cada um vai te orientar no campo deles, da irradiação, da parte de concretagem das fundações, e proximidades a logradouros públicos quem autoriza é a prefeitura, ai deve ir na prefeitura e ver o que pedem lá, para ter ela devidamente legalizada, se não for um dia eles podem desmontar tua torre, se não atende ao que eles determinarem.

    Tenho feito documentações para a estrutura metálica, e no desenho vão desenhos parciais na parte da elétrica e da parte da fundação, já da parte da Anac a gente acaba vindo de encontro, quando alguém pergunta a gente tem que correr atrás, mas este assunto até hoje não tenho lido, ou já alguém comentou, e não ficamos realmente ciente desta exigência que seria segurança em telecom, nem sei se este assunto é neste tópico, assim penso que o moderador possa encaminhar a que tópico seria pertinente, no entanto entrei neste por que é de modo genérico, por hora, pensei!

    Um assunto de grande importância que não coloca em riscos vidas das pessoas, a gente tem um trabalho que é relativo a estrutura metálica, mas aonde ele vai ser instalada tem que margear e ver quem é quem neste cenário e assim ter tudo legalizado, do que um dia pagar o mico, o pato, o jacaré por que QUEM fez tudo meia boca, segundo consta nós sabemos que muitos não tão nem ai com a coisa, e pensam que o engenheiro que assina a ART é o responsável, puro engano não é assim não, meu caro, se previna antes, do que depois querer se remediar, será muito tarde o responsável por tudo é o dono da torre.

    TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER OBTIDOS ANTES DA INSTALAÇÃO DA TORRE, PRINCIPALMENTE DA ART DO CREA.

    A GRANDE MAIORIA TEM DEIXADO, E QUANDO SURGEM FISCAIS DO MCT, DO CREA, DA PREFEITURA, ETC CORRE ATRÁS AI É TARDE, SE NÃO ATENDER TERÁ QUE DESMONTAR A TORRE.

    Se ajudei, e quiser me dar uma estrelinha agradeço, se não quiser fica na mesma, já disse e torno a repetir reputação não mostra o mundo interior do elemento, só saberá no dia a dia se ele não é quem gosta de fazer tudo na meia boca.

    Por favor, se eu disse algo que não bate, ou que não esteja no devido escopo, solicito que me diga, e faço a devida correção e retificação, o mérito da questão é alertar quem talvez não saiba destas questões, apenas, eu não ganho nada com isto, ganho amizades e assim tem sido comigo desde há muitos anos, quem conhece o mico, o pato e o jacaré é outro papo, do que aquele que cutuca com vara curta vai se estrepando e aprendendo por sorte, por que pensa que coisa ruim só acontece com os outros (mas, os outros é quem lê aqui.kkkkk)

  2. #2

    Padrão Re: Altura da Torre Telecom!

    Prezado,

    Apareça no Skype. Preciso falar contigo.

  3. #3

    Padrão Re: Altura da Torre Telecom!

    Citação Postado originalmente por TreiscBr Ver Post

    Quem regulamenta uma torre telecom?

    Dizem que uma torre acima de 20 metros do piso, deve ter sinalizador noturno, mas que altura é esta, que tem uma relação ao nivel do mar, ou da altitude da região?
    Já que o nobre companheiro pediu no final do post, vou complementar: a altura que se refere, é sempre em relação ao solo., pela lógica..

    Com relação a projeto, execução, liberação por administração pública, etc etc.. todos são solidários em caso de emergências, incluindo o dono, num primeiro momento.
    Daí vai vir o processo judicial para determinar as causas e responsabilidades. Pode acontecer que o dono seja inocentado. Normalmente não é isso que se vê pois existe um preconceito contra empresas. Estas sempre são vistas pelo olho crítico e condenatório. Por isso o conselho do autor do tópico é muito importante. Que o dono se proteja com toda a documentação possível. Assim a culpa não vai cair nele mas em outra ponta.
    Numa situação onde foi executado um projeto, com toda a documentação e depois venha a ser condenado por causa de uma altura irregular, a quem cabe a culpa? Ao dono? Duvido. Tem vários participantes técnicos no processo de liberação e alguém se falhou é que deverá ser responsabilizado.

  4. #4

    Padrão Re: Altura da Torre Telecom!

    Skype evito usar tem me dado problemas na instalação, mas vamos lá vou baixar, aguarde e lhe informarei o meu nome nele.

  5. #5

    Padrão Re: Altura da Torre Telecom!

    Tentei baixar o skype, não vingou, assim me desculpe mas prefiro nem baixar. Que tal o messenger no celular, ai é tempo real, bem melhor que o skype, me passe seu e-mail para cadastrar. grato.

  6. #6

    Padrão Re: Altura da Torre Telecom!

    Consegui baixar o skype segue ai meu nick: paulo.luporini

  7. #7

    Padrão Re: Altura da Torre Telecom!

    Adicionado!