Um fato que tem me chamado à atenção, nas minhas andanças em fabricantes de estruturas metálicas, que constroem torres telecom, é sobre o gabarito!

O que é o gabarito em procedimentos de fabricação (corte de perfis, junção dos módulos si autoportante, devido a conicidade), e que normalmente, ou na maioria dos que tenham firma de fundo de quintal, pelo menos sempre alguém começa assim, bem diferente de uma empresa média, e não pequena, que já fazem isto há alguns anos, nunca fui numa de porte, e penso que não utilizam "Gabarito" não!

A falta de qualificação, a falta de engenheiros, em algumas das empresas que visitei não tinham engenheiros, e penso que contratam só para emitirem a ART de montagem e instalação, já de fabricação não, por que ai seria um engenheiro de produção, nunca soube da figura deste outro engenheiro, conheço alguns, mas não atuam nestas fabricações, por que a maioria dos empresários desconhecem eles, e se sabem não querem ter mais custos, ai as torres são fabricadas a toque de caixa.

Gabarito trata-se de um esqueleto ao qual dentro, ou por fora, não importa pode ser chamado também de dispositivo mecânico, que ao fabricante poder alinhar o módulo primeiro, o segundo, e sucessivamente se for autoportante, assim quando vai montar a torre, já fez a calibração de montagem, o que não vejo e sei de poucos que fazem ensaio na fábrica, e depois quando chegam no local, já munido de um mapa das peças vai poder montar, se for torre parafusada, principalmente.

Gabarito é então um esqueleto, que tu pode por o módulo, ou módulos dentro e pode alinhar os perfis, ai com auxilio de mordentes (prensa manual com parafuso) se prende os perfis de acordo com o teu gabarito, e também serve para poder realinhar módulos de torres existentes, que nem fazem com carroceria de caminhão, que sofrem acidente, tu leva na firma de calibração e volta o chassi do caminhão de acordo com o gabarito de fábrica.

E, assim, o engenheiro de produção é quem dirigi a fabricação.

Nestes assuntos correlacionados no Under-Linux, nunca li ou soube deste emprego deste dispositivo mecânico, penso que ao contratarem um serralheiro, este deve ter uma orientação de um engenheiro, por que algumas vezes tem quem quer pagar um serralheiro para construir sua torre, ai sai aquela coisa que se olha de baixo para cima vê que o negócio pega, por que de alinhamento não tem nada. kkkkkkkkkkk só dando risada da montagem desalinhada, de longe não se nota, ou nota-se ai quem compra pede documento de engenheiro para comprovar que a torre atende as normas, atende, mas em termos de alinhamento deixa muito a desejar.

Sempre o intuito aqui, é de clarear, a quem quer ter uma torre, comprada de fabricantes artesanal, isto é o nome característico artesanal, mas falta de qualificação é alarmante, não tem, por isto que o camarada deve ir em escolas técnicas e fazer um curso de qualificação, se já tem o colégio, ótimo, faz ai um curso rápido de um ano e meio, e obtém conhecimentos básicos, veja básicos não dá para chegar a um engenheiro mecânico não, por que o correto seria fazer um curso de engenharia, ou por o filho na engenharia, para cuidar da empresa, vejo muito disto, filhos hoje já quase formados em engenharia, por que o pai sofreu muito sem qualificação, e agora o filho ou filha cuida, e qualifica a firma do pai.

Tá ai, se alguém necessitar de um gabarito, mande um e-mail, feito o gabarito, ai tu vai ter que aferir e calibrar ele também, não é assim joga num canto e esquece, a hora que for usar ele teve alterações por que é um dispositivo sujeitos as alterações climáticas, e sofre distorções térmicas ao longo dos anos, e de ferrugem, por que que sei de quem tem gabarito trata ele como se fosse lixo, isto é lastimável, o cara tem que usar bloco padrão por norma de acordo com as medidas internacionais, para o manter sempre alinhado, ele também sofre desalinhamento, se um nó cego joga alguma carga sobre ele, e depois pega para um trabalho não vai notar as imperfeições, por que se é um cara sem qualificação ai o gabarito vai ter erros de armazenagem.

Já a torre estaiada, é muito mais simples, não necessita de gabarito, basta o cara colocar o módulo numa bancada retilinea, que possa montar o primeiro, ai este serve de gabarito para os outros, ai ele pode usar alguns anteparos, para limitar as dimensões do módulo, tira o primeiro, coloca dentro o segundo e sempre alinha com o primeiro, ai pega um barbante e estica no chão os módulos e poderá ver a olho nu se está alinhado, tipo prumo de pedreiro, tá fora do prumo, vai acertando na mão as ondulações, já que o primeiro módulo fez na mesa e saiu bem alinhado.

Por incrivel que possa parecer, já trabalhei com pessoas muito boas em mecânica industrial, os melhores, mas em termos de estética lastimável, o cara não vê imperfeições, não dá para entender, se ele quem fez a montagem e não tem noção de acabamento, eu já pedi a vários que o cliente não vai gostar por que o acabamento é vista o espelho do fabricante, acho que tem fabricante que não tem espelho, por isto que se qualificar é tipo ir numa loja e comprar um espelho, tá e para ai, não, o cara precisa conversar com especilista de espelhos, por que a fabricação do espelho tem problemas de fisica do que seja virtual, focal, e como ocorre os comprimentos de onda da luz, não é assim quem fabrica algo precisa ter uns cursinhos de alguma coisa, eu como engenheiro, sempre fiz cursos assim, de qualificação, não por que é engenheiro sabe tudo, não sabe não, tem que fazer pequenos cursos ao longo da carreira, não é só assinar não, por que assinar vai do conhecimento, se o cara não tá numa praia dele, cai fora, mesmo sendo engenheiro tem praias que ele não conhece, assim vale o ditado: - boi em terra de estranho, é vaca.

Se ajudei ótimo, deixou a pontuação da reputação, para quem vier primeiro comentar sobre este assunto, eu coloco a semente, ai quem vai cuidar da horta, só Deus sabe. kkkkkk