Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Reformulação de Provedor

    Boa noite.


    Minha empresa está passando por umas reformulações,


    a primeira é que eu estou colocando switchs nos postes, iria perguntar nesse post, mas resolvi pesquisar e encontrei varias empresas que vendem equipamentos, e amanhã mesmo estarei entrando em contato com as mesmas.


    A segunda, é se alguem conhece algum servidor de cache, um otimo que dê legal pra rodar 500 clientes inicialmente, sei que tem o thundercache, mas ele é bem carinho, alguem conhece outro que possa me informar?


    A terceira, um software para gerenciamento, o melhor na opnião de vocês, e queria saber se eles possuem uma pagina hotspot com central de clientes, com a opção de pagamentos de boletos, cartões e afins.


    A quarta, não sei se vocês já viram as novas redes wifi da Oi e claro, gostaria de fazer a mesma, para acesso de celulares e tablets na rua, ou até mesmo, para o uso dos mesmos dentro de suas casas se possivel, ou se existir um radio que consiga isso, pesquisei aqui quais radios precisaria, mas eu não encontrei em lugar algum, não sei se eles usam o wimax, ou se usam outros tipos de roteadores, pois eu não vejo eles fazendo ponto a ponto de roteadores em lugar algum.

    A quinta, Sobre a licensa SCM, como obter e o custo.

    E por ultimo a Sexta, algum provedor que disponibilize link Dedicado para pernambuco

    Obg

  2. #2

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Cache sem dúvidas o thunder é bom. Pra gerenciamento o TopSap também é bom. e qual a cidade de pernambuco?

  3. #3

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    ESPERA AI, 500 clientes e thunder é caro? digamos que cada cliente pague apenas 30 reais o que da 15000 reais,

  4. #4

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Segunda: Ótimo e barato, monte o seu com Software Livre (o caro é a mão de obra, se vc tem qualificada...). Barato SpeedR (usei a uns 2 anos, não é ótimo (minha opinião) mais é barato). Nenhum software será ótimo sem um ótimo hardware, o que torna parte da solução cara a menos que vc já tenha um ótimo hardware disponível para isso.

    Quarta: Já pesquisou pela linha UniFi da Ubiquiti?

  5. #5

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Olá @nicknho, sobre licensa SCM e Software de gerenciamento te indico @FabricioViana da RadiusNet, fui muito bem atendido por eles, tirou todas minhas dúvidas e sem dúvida tem um sistema que atende todas as necessidades.

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Pra gerenciamento eu acho bastante interessante o RadiusNet e o WebMikrotik.
    @Arthur Bernardes, vc ja usou algum deles? creio que não o radiusnet é interessante sim, passou muita reforma, e eu que criticava o sistema hoje eu falo que é um excelente sistema, o webmikrotik, o conheço desde 2008, e sempre falam que vai mudar, que isso que aquilo e sempre continua a mesma coisa,

    se quer um sistema legal, vai de mk-auth barato e faz tudo que se precisa em um sistema gerencial

    se quer um sistema mais profissional, com suporte técnico 24 horas, que apesar de ser complexto, tem tudo, inclusive mk-talk onde vc pode melhorar até seu atendimento por tel, vai de mk-solutions,

    ja usei, vigo, myauth, conadmin routerbox, mk-auth, e hoje estou satisfeito com mk-solutions,

    nestes 10 anos ja experimentei tudo, até o antigo netunne

  7. #7

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Eu gosto do TOPSAPP

  8. #8

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Sem duvidas MK-solution, a unica ressalva ao meu ver, que o provedor tem que ter pelo menos 400 clientes ativos, pois caso queria o mk-talk também pode deixar uma reserva de 1100 para esta solução, mas vale apena para o provedor. Basta imaginar que o cliente vai ter um funcionário 24 hs disponível, gerenciar a qualidade do serviço, e N fatores.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    @Arthur Bernardes, vc ja usou algum deles? creio que não o radiusnet é interessante sim, passou muita reforma, e eu que criticava o sistema hoje eu falo que é um excelente sistema, o webmikrotik, o conheço desde 2008, e sempre falam que vai mudar, que isso que aquilo e sempre continua a mesma coisa,

    se quer um sistema legal, vai de mk-auth barato e faz tudo que se precisa em um sistema gerencial

    se quer um sistema mais profissional, com suporte técnico 24 horas, que apesar de ser complexto, tem tudo, inclusive mk-talk onde vc pode melhorar até seu atendimento por tel, vai de mk-solutions,

    ja usei, vigo, myauth, conadmin routerbox, mk-auth, e hoje estou satisfeito com mk-solutions,

    nestes 10 anos ja experimentei tudo, até o antigo netunne
    Caraca, nem me lembrava mais do Netunne... Simples mas resolvia para a época, né Acronimo.
    Usei 6 meses.
    Depois fui para o Mk-auth. Tive problemas. Acho um bom sistema mas precisa ter um conhecimento extra e tempo extra para ficar em cima dele resolvendo situações que surgem. Talvez nem seja por causa do gerenciador em si, mas precisa colocar uma máquina confiável para ele. E se travar, o ideal é ter outra máquina em núvem, se ele aceitar este tipo de configuração.
    Tive um sério problema com o MK-Auth relacionado com alguns clientes aleatóriamente e não especificamente os mesmos clientes. Simplesmente tinha que deixar o log do mikrotik aberto e ir observando pois de vez em quando um cliente não conseguia autenticar. Daí tinha no menu do mk-auth um botão para mandar recadastrar o cliente e normalizava. O Pedro colocou este botão lá porque conforme ele mesmo expressou no forum quando consultei sobre isso, ele colocou porque não conseguiu identificar o problema. Talvez hoje isso já tenha sido resolvido, pois não vejo mais ninguém falar nisso. Mas tá lá minha consulta no forum para não dizer que eu estou só "conversando". Se era alguma coisa com a autenticação radius não sei.
    Reconheço que tem muita gente satisfeito e quando a dúvida é realmente de fundamento o Pedro está lá no forum para orientar.

    Depois experimentamos o webmikrotik. E realmente Rodrigo, tua alegação com relação as promessas tem motivo. Eu mesmo abri aqui no forum tópicos reclamando de algumas coisas. Mas como não precisava de um servidor local e já estigmatizado pelas paradas do servidor com o mk-auth, fui tentando e aos poucos a coisa foi ficando muito melhor. Posso dizer porque uso faz 4 anos. O webmikrotik não é mais aquele do início, assim como muitos outros gerenciadores que cresceram, eles também cresceram.
    O webmikrotik é um sistema hospedado fora, o que para muitos é negativo mas para nós é altamente positivo. Outros alegam que não tem como fazer backup do banco de dados, mas digo que tem. É um sistema voltado para a administração do provedor e não para a parte técnica. Tanto é que ele só escreve regras no mikrotik para integrar a parte administrativa. Ele não influi em nada no rendimento do mikrotik que trabalha de forma independente do webmikrotik.
    Tanto é que a sua alegação de que "continua o mesmo", hoje já não procede assim como o que relatei sobre o mk-auth quase que com certeza hoje também não procede. Sempre respeitei os desenvolvedores e por isso nunca expressei tão abertamente sobre os problemas que encontrei com o mk-auth , mas porque só vejo o pessoal lascando o pau no webmikrotik quando não é tudo isso que alegam, resolvi me expressar, mas não malho o mk-auth

    Sobre o Topsapp tenho lido também muita gente reclamando. Poucos meses vi em outra lista um pessoal desesperado pois não tinham acesso a suporte do topsapp, enquanto vejo outros que só elogiam.

    Agora chegando ao mk-solutions: outro departamento. Não usamos aqui mas sei de quem colocou e está com a boca nas orelhas de tão bom que é. E olha que sairam do routerbox porque para eles não atendeu. É um provedor com uma boa carteira de clientes.

    Se sairmos do webmikrotik, só se for para migrar para o mk-solutions.

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    @1929 Netunne era bom, livre fazia tudo ainda tinha modalidade pre paga rsrr

    o webmikrotik peca muito no quesito suporte e pelas constantes falhas que passam o servidor, e quando passam o suporte deixa a desejar com informações desconexas

    usavamos o mk-auth até 1400 clientes, hoje usamos o mk-solutions, não tenho nada a reclamar,

    usei o mk-auth de 2009 a 20013 na epoca tinha ja tinha usado myauth2, myauth 3 tb, agora com mk-solutions, vale cada centavo que ele cobra, pois é um sistema que não da problema, e quando tem duvida vc liga na hora é atendido, detalhe, naõ tem aquela enrrolaçao de "faz isto, faz aquilo" eles entram no server e resolvem

  11. #11

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    @1929 Netunne era bom, livre fazia tudo ainda tinha modalidade pre paga rsrr

    o webmikrotik peca muito no quesito suporte e pelas constantes falhas que passam o servidor, e quando passam o suporte deixa a desejar com informações desconexas

    usavamos o mk-auth até 1400 clientes, hoje usamos o mk-solutions, não tenho nada a reclamar,

    usei o mk-auth de 2009 a 20013 na epoca tinha ja tinha usado myauth2, myauth 3 tb, agora com mk-solutions, vale cada centavo que ele cobra, pois é um sistema que não da problema, e quando tem duvida vc liga na hora é atendido, detalhe, naõ tem aquela enrrolaçao de "faz isto, faz aquilo" eles entram no server e resolvem
    Novamente concordo com você sobre o suporte do mk-solutions. É isso mesmo, eles fazem "na unha" o que precisa. Suporte é um ponto forte deles.
    Mas discordo com relação ao suporte do webmk. Sempre que precisei eles me orientaram muito rapidinho. E quando precisou eles também entraram e resolveram.
    Como eu citei no início, já reclamei muito deles mas de um bom tempo para cá é só beleza. E servidor é muito raro parar. Antes eles estavam hospedados no UOL.
    Mas depois mudaram para o Amazon e não temos problema com sistema parado.
    E se parar, o mikrotik segura a barra. Os clientes não ficam afetados.
    Só fica sem acesso a dados cadastrais.
    Ampliaram relatórios e financeiro. Para nós está uma beleza... só defendo por questão de justiça. Pois tem muito sistema aí que o pessoal vive nos fórum reclamando, e ninguém baixa o pau.
    Não sei no seu caso, se chegou a usar ou só esteve pesquisando sobre ele. Mas muita gente que critica ele, nunca usou.
    Alguém já disse que o melhor sistema é aquele que lhe atende em todas as necessidades. Houve uma época que o Netunne atendia bem para nós dois. E já naquela época tinha gente que baixava o pau no Netunne.

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    ja usei, na epoca o Ademir prometeu muito, no mum de 2009 informou que seria demais, que teria servidor local, etc

  13. #13

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    ja usei, na epoca o Ademir prometeu muito, no mum de 2009 informou que seria demais, que teria servidor local, etc
    5 anos se passaram e não tem sido um pedido comum entre os usuários. Como minha experiência com servidor local não foi boa, eu estou entre esses que valorizam um servidor remoto.
    Aliás esta é uma das poucas reclamações que entendo como procedentes. É uma decisão do provedor ter seu servidor local ou não. Prós para uns , contra para outros.
    Por isso, uma versão para servidor local seria "bem-vinda". ( sei lá como escreve, depois da reforma me perdi)

  14. #14
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    entendi, eu opto por servidor local,
    atualmente temos pouco mais de 47 servidores mk-auth, myauth3 e mk-solutions hospedado em nossos servidores

    fui o primeiro a colocar em produção a plataforma mk-auth em servidores remotos (na epoca em 2008 integrei com cpanel, e webmail)

    no meu caso uso mk-solutions, em um servidor interno, pois temos uma boa infra estrutura para isto, claro que terceirização é o correto para 80% dos provedores por se tratarem de infra

  15. #15

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    pra cidade do recife

  16. #16

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Até agora as minhas decisões de acordo com os comentarios, sao.

    1 - até agora ninguem me informou sobre os switchs nos postes
    2 - ninguem me informou outro tipo de cache, mas resaltaram a importancia do thunder e o quanto ele é bom e realmente ele é bom, mas se tiverem outro em mente me digam.
    3 - pelo que eu vi o mk - solutions é o mais top, mas o webmikrotik é otimo tbm, mas alguem saberia me informar o valor do mk-solutions?
    4 - vou de UniFi, pelo que eu vi é muito bom.
    5 - Sobre a licensa scm, eu entrei em contato com o Fabricio Viana, mas caso alguem saiba mais pode me dizer.
    6 - E sobre o link dedicado, ainda não obtive respostas.

    Agradeço a todos pelas respostaas, estão ajudando muito, e caso vcs possam responder sobre as outras, ficarei muito grato.
    Obrigado

  17. #17

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Cache: Barato mesmo é fazer vc mesmo (caso já tenha o hardware necessário) usando software livre. Caso queira o menor orçamento vá de SpeedR não sei como está hoje, mais para poucos clientes (até uns 1000) era bonzinho. Pra nós com mais de 3k clientes na época ele não atendeu (e o hardware era o mesmo rodando o Hyper da Taghos hoje).

    Há tem o Hyper da Taghos de POA tmb. (Saiu até na BSDMag a umas edições atraz), é uma solução cara mais é boa.

    Na minha opinião o ruim do cache hoje é a falta de conteúdo, muitos conteúdos em HTTPS (até e principalmente youtube em grande parte), o que inviabiliza esse tipo de ferramenta.

  18. #18

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Tenho uma duvida, estava pensando em usar as unifi, mas elas tem um pequeno alcance, e como estou pensando em atender pelo menos 5 bairros, eu poderia usar as nanos M5 para fazer isso, conectar clientes apenas via wifi diretamente com elas?

    Sobre o cache, eu tenho um hardware pra ele muito bom, esse não seria problemas, mas queria um que atendesse uma boa demanda de usuários em pico, e com sites https.

  19. #19

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Pessoal, meu projeto é colocar Wifi em todo esse mapa, por isso falei na nano m5, por causa de distancia, pois eu teria que colocar milhares de unifi em cada rua, os (*) são pontos estratégicos pois são lugares mais altos, onde eu poderia colocar torres e assim aumentaria a probabilidade de um melhor funcionamento.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img002.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	1,96 MB
ID:      	56264

  20. #20

    Padrão Re: Reformulação de Provedor

    Vc esta querendo construir hotspot pela cidade, tem ideia de quantos clientes pretende atender, por que solução profissional custa algumas centenas de dólares.