+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como calcular link antes de contratar

    Pessoal vc´s que são mas experientes, como se faz as contas de quantidade de cliente para saber quanto de Megas são necessários?

    Tipo:

    10 Clientes com Planos de 600kbps daria 6Megas então eu teria que contratar 6Megas para anteder 10 clientes a 600k?
    100 clientes com planos de 1Mega então eu teria que contrar 100 megas?

    como vc´s fazem esse tipo de calculo?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como calcular link antes de contratar

    o calculo que faço e 3 para 1 .

    geralmente a cada 3 clientes 2 ficam sem uso por algum tempo.
    digamos no caso de 6 mega vendendo 600kbps daria para colocar pelo menos 30 clientes .
    agora com cache e algumas regras de burst eu enfio uns 100 ....

  3. #3

    Padrão Re: Como calcular link antes de contratar

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    o calculo que faço e 3 para 1 .

    geralmente a cada 3 clientes 2 ficam sem uso por algum tempo.
    digamos no caso de 6 mega vendendo 600kbps daria para colocar pelo menos 30 clientes .
    agora com cache e algumas regras de burst eu enfio uns 100 kkkk.
    Apesar da proporção estar boa.
    Hoje em dia é complicado fazer esse calculo com baixas velocidades, pois qualquer site(zinho) consome 1 mega apenas de abrir a pagina.

    Já com velocidades maiores, a proporção aumenta.

  4. #4

    Padrão Re: Como calcular link antes de contratar

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    o calculo que faço e 3 para 1 .

    geralmente a cada 3 clientes 2 ficam sem uso por algum tempo.
    digamos no caso de 6 mega vendendo 600kbps daria para colocar pelo menos 30 clientes .
    agora com cache e algumas regras de burst eu enfio uns 100 ....
    naldo864, no meu caso tenho 4M full e mas o cache com planos de 1,2 e 3 megas no cachefull, e 600k real. Daria para colocar aproximadamente quantos?

  5. #5

    Padrão Re: Como calcular link antes de contratar

    Tava com 60 clientes de 512K consumindo 3,5 a 4Mbps de dia. Só residencial.

    Depende do tipo de cliente, olhando do queue tree as vezes vejo cliente que trafegou na semana 90MB, outro que trafegou 400MB, outro 1GB, quem contrata esse tipo de plano duvido que use muito, mas se der azar vai ver usuario que trafega coisa tipo 20GB na semana (P2P no default 24x7 ou coisa assim).

    Se é um monte de cliente que usa mais youtube, vê videos no facebook, ou usa p2p, vai ter consumo maior e precisa isso de 3:1 (Vender 12M (20 clientes de 600K) se tiver link de 4Mbps), se for cliente mais leigo vai poder vender 4:1 ou 5:1, mas isso só se vê com o tempo, na conta inicial use 3:1 mesmo, e se ver que tem muito cliente chegando começa a limitar os adolescentes ou com cara de que consomem demais, 1 adolescente jogador ou usuario de p2p consome por meia duzia de senhorinhas que só usam facebook pra ver foto 1h por dia, são 5 clientes de "prejuízo" que esse tipo de cliente dá.

  6. #6

    Padrão Re: Como calcular link antes de contratar

    Por isso postei minha dúvida a respeito disso pois tenho 17 clientes no máximo que chegou foi a 3.2M, tem clientes que passam de 5 dias sem se conectar quando conecta é pra ver o facebook.

  7. #7

    Padrão Re: Como calcular link antes de contratar

    Depende demais do tipo de cliente. Quando fui tirando clientes tive que ir aumentando a banda, senão não consumiam meus 4M (Tô pagando uma fortuna por eles, tem que usar). Quando baixei pra uns 30 pagantes estava em 1M liberado pra cada aí desisti de aumentar, é gente que simplesmente não usa quase nada.

    Já usei minha mãe e minha irmã como cobaias pra esses testes, entre 800Kbps e 10Mbps (Não tem mais que isso por aqui pra testar) não notam diferença em velocidade, mas também, consomem coisa tipo 100MB por dia.

    E alias, falei antes que adolescente é um problema, mas ultimamente tem uns que consomem tanto quanto idosos, porque simplesmente só usam whatsapp e redes sociais no celular, o trafego é muito baixo também. E mesmo se for video, é video em 144p ou 188p (Celular barato (R$ 300) tem tela de resolução baixa), coisa tipo 1MB um video de 1 minuto, video mais porcaria as vezes dá 500KB e tem 1 minuto, dá uma sensação de velocidade ótima comparado a alguém no desktop com internet de 5M tentando ver o mesmo video em 480p (Gera 10x mais trafego!).

    Talvez seria uma boa vender plano pra smartphone, põe uma omni só pra isso, repetições nos clientes (Vira um lixo, mas smartphone não transparece, e se tem pouco trafego os repetidores 2,4GHz não são tão inúteis), gera pouco tráfego e tem custo bem baixo no equipto, dá pra concorrer muito bem com 2G/3G (Aqui pelo menos, 2G mal abre imagem no WhatsApp, não adianta custar só R$ 0,50 por dia, pessoal topa pagar R$ 30 por mes tranquilo pra isso)