Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Boa tarde,Eu tenho hoje 2 locais próximos e independentes (visado a uns 700mts). Cada tem uma internet NET de 10Mbs.A ideia seria :Mudar para Vivo fibra de 50 ou 100Mbs em um local e dividir essa conexão com o outro local (redes independentes) ou deixar tudo em uma unica rede. Eu não sei o nome técnico disso (P2P, Enlace, etc..).O que eu devo usar ? Mikrotik ou Ubiqui ? Quais modelos ?Eu não sou profissional em redes, eu quero fazer isso para uso próprio e aprendizado.Desde já eu agradeço a ajuda de vocês.ABS,

  2. #2

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    um ptp com duas sxt lite 5 da mikrotik ja resolve bem

  3. #3

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Com esse equipamento se aproveita q velocidade de 50 mb do link ?

  4. #4

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Para meu caso descrito no tópico abaixo os sxt poderia ser usado?

    https://under-linux.org/showthread.php?t=177367

  5. #5

    Padrão

    Eu estive numa loja na Santa Efigênia - SP e me indicaram:
    NANOSTATION LOCO 2

    Qual a diferença da Loco 2 e dessa SXT Lite 5 ?
    Qual seria mais simples e fácil para ser configurada ?
    Qual é menos problemática ?

    Eu achei a loco 2 por 198,00 e a SXT Lite 5 por 250,00 no MercadoLivre.

    ABS,

  6. #6

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    veja so, loco 2 é bom para estação, para um ptp nao sei como vai se comportar, sxt é muito mais robusta e ainda conta com o routeros da mikrotik( funcionalidades a 1000);
    loco 2 é bem simples, sxt é um pouquinho mais complicada;
    SXT , a miss das CPE, pode por o ptp configurado corretamente q passa uns 100mbps e vc esquece q ta lá ;

    bem melhor investir um pouco mais em um equipamento q vai suprir as suas necessidades com certeza

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por heltonsc Ver Post
    Para meu caso descrito no tópico abaixo os sxt poderia ser usado?

    https://under-linux.org/showthread.php?t=177367
    Sim 20mbps passa tranquilamente, mais a como tem uma arvore na frente n sei se vai ter bons resultados, tem como passar a altura da arvore? ou abrir um buraco no meio das folhas que fica no caminho?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Sim 20mbps passa tranquilamente, mais a como tem uma arvore na frente n sei se vai ter bons resultados, tem como passar a altura da arvore? ou abrir um buraco no meio das folhas que fica no caminho?
    Olá caro amigo!

    entao... infelimente a arvore é muito grande e nao posso mexer nela pois esta dentro do condominio, segue o link onde pode ver melhor a arvore, hoje ela se encontra ainda mais densa que na foto do google street view.

    https://www.google.com.br/maps/@-21....GNwFWuko7g!2e0

    neste caso teria que partir mesmo para 900mhz ou valeria a pena arriscar com SXT ?

  9. #9

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    depende, a obistrução é parcial ou total?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    depende, a obistrução é parcial ou total?
    a antena fica praticamente apontada de frente para arvore.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2014-12-24 às 20.34.37.png
Visualizações:	162
Tamanho: 	928,0 KB
ID:      	56484Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2014-12-24 às 20.38.15.png
Visualizações:	149
Tamanho: 	1,07 MB
ID:      	56485

  11. #11

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    LOCO 2 é inferior aos SXT em varios aspectos:

    1) ele é 2.4GHz, e os SXT sõa 5.8 GHz (muita mais banda para trafegar)
    2) LOCO2 nao é MIMO
    3) LOCO 2 tem menor processamento que SXT

    Se quiser simplicidade de configuração pode optar pelo NANOSTATION LOCO M5 , esse sim compite com SXT porem com menor processamento.

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    SXT 100mb 2.5km

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt.jpg
Visualizações:	172
Tamanho: 	42,2 KB
ID:      	56495 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt2.jpg
Visualizações:	162
Tamanho: 	196,5 KB
ID:      	56496

  13. #13

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Como já falaram, o Loco 2.4 não vai passar mais do que 6 ou 7 Mb. Se você colocar o Nano Loco 5 nessa distância e com visada, com certeza vai passar mais de 20 Mb. E é bem mais fácil de configurar que o SXT.



    Citação Postado originalmente por epi2000 Ver Post
    Eu estive numa loja na Santa Efigênia - SP e me indicaram:
    NANOSTATION LOCO 2

    Qual a diferença da Loco 2 e dessa SXT Lite 5 ?
    Qual seria mais simples e fácil para ser configurada ?
    Qual é menos problemática ?

    Eu achei a loco 2 por 198,00 e a SXT Lite 5 por 250,00 no MercadoLivre.

    ABS,

  14. #14

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Obrigado a todos pelas dicas.

    pelos comentários eu devo ir de Mikrotik SXT Lite 5, a única coisa que eu acho um pouco complexo a configuração do Mikrotik (para mim pelo menos).
    Mas a diferença de preço é pouca em relação a Loco 2.

    assim que eu comprar a SXT eu volto ao fórum para pegar umas dicas de configuração.

  15. #15

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    tem um tutorial super facil para configurar. Compra tranquilo que é muito facil com esse

  16. #16

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Lembra que CPE leve tipo SXT ou NS Loco (Esquece Nanostation2, essa veharia é só B/G, quem vende isso em pleno 2014 tem que apanhar) você coloca em um mastro com 3 estaios em cima do telhado facilmente. No comercio deve encontrar tubo de aço de 1" chapa 18 por algo tipo R$ 30, em 6m, corta no meio e terá 3m pra cada telhado, esses 3m acima do telhado fazem muita diferença comparado a sua visão de pé em cima do telhado.

    Com visada parcial, ou melhor, com zona de fresnel bem obstruída eu prefiro 2,4GHz. Os Nanostation Loco M2 (M de MIMO, suporte a 802.11N, coisa que qualquer hardware vendido em 2014 DEVIA suportar e os que não suportam são porcarias velhas da década passada que não deviam ser vendidos, é tipo vender carro com carburado e platinado) te atendeRIAM com uns 30Mbps em 700m, com visada obstruída talvez 10Mbps.
    (NS2 passa bem de 6 ou 7Mbps, dá pra chegar a 20Mbps em situações ideais, em 700m talvez nem 15Mbps, mas com a visada obstruída desse jeito ia cair pra modo B (Porque G é péssimo com zona de fresnel ruim) e conseguir uns 4Mbps provavelmente. NS Loco M2 bem configurado trafega 30Mbps em 700m sim, mas precisaria zona de fresnel quase total.

    Se tiver como colocar tubo de aço uns 4 ou 5m acima do telhado, aí dá pra pensar em NS Loco M5, de 5,8GHz, a zona de fresnel exigida em 5,8GHz é menor (Mas o incômodo por visada parcial é maior, então pra 5,8GHz ou tem zona de fresnel totalmente limpa ou tem uma conexãoi horrível, a penetrabilidade da frequencia alta é menor, os 3,4GHz de diferente (2,4 > 5,8 GHz) fazem uma bela diferença (De 900MHz pra 2400MHz muda muito também, e são só 1,5GHz de diferença!).

    Ou seja, se te parece que com mastro de 4 ou 5m tem zona de fresnel livre (Um tunel de uns 4m) vai de NS Loco M5 ou qualquer CPE decente de 5GHz (SXT Lite 5 já serve). Se ficar na duvida com a zona de fresnel opte por CPE 2,4GHz, mas pra transpor zona de fresnel ruim não tem jeito, precisa usar datarate baixo (Com poucas portadoras, com poucos bits por chip), não adianta potencia alta se vai refletir tudo no chão ou nas arvores, se tiver zona de fresnel bem ruim na pior das hipóteses vai ter que ficar em MCS9 e ter uns 8Mbps de throughput com ping tipo 10ms. O que convenhamos que é bem melhor que ter ping variando de 20 a 200ms com 5GHz conforme sol ou chuvam e trhoughput variando de 3 a 10Mbps com 10% de perda de pacotes.
    (5GHz sofre pra caramba quando a zona de fresnel é parcial, lembra sempre disso. 2,4GHz sofre também, mas o tipo de obstrução em ambiente urbano hoje é fiação, arvore não muito densa, construção de parede fina, isso é razoavelmente transpassado por 2,4GHz (E é barrado por 5GHz).

    "Recomendar" NS2 (Só B/G) é coisa de gente que parou no tempo em 2009, o padrão N é muuuuito superior a G. Ns Loco M2 ou M5 está R$ 175 no ML, as vezes acha usado por R$ 150, não é um hardware perfeito mas é leve o suficiente pra colocar no alto de um tubo de aço galvanizado de 4m de R$ 20, prender com 3 estaios (Nunca use 4!) de arame de R$ 10 o rolo (Usa meio rolo). O que não dá pra fazer é aquela porquice de colocar a CPE uns 30cm acima do telhado, aí não tem como conseguir mais que 2Mbps mesmo, matam a zona de fresnel e enchem de relfexo do telhado. Mastro no MÍNIMO de 2m, mas se for comprar tubo será de 6m, então não tem porque não usar 3m em cada lado (Ou 2m em um, e 4m no outro, se um dos locais for mais alto que o outro).

  17. #17

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Coloca logo 6m em cada ponto

  18. #18
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Citação Postado originalmente por epi2000 Ver Post
    Boa tarde,Eu tenho hoje 2 locais próximos e independentes (visado a uns 700mts). Cada tem uma internet NET de 10Mbs.A ideia seria :Mudar para Vivo fibra de 50 ou 100Mbs em um local e dividir essa conexão com o outro local (redes independentes) ou deixar tudo em uma unica rede. Eu não sei o nome técnico disso (P2P, Enlace, etc..).O que eu devo usar ? Mikrotik ou Ubiqui ? Quais modelos ?Eu não sou profissional em redes, eu quero fazer isso para uso próprio e aprendizado.Desde já eu agradeço a ajuda de vocês.ABS,
    Amigo, você que não tem muita experiencia em redes, coloca ai 2 NANOBEAM M5 de 22dbi, que é mais fácil de configurar, vai conseguir uma faixa de uns 60MB a 100MB se tiver uma visada boa, como verifiquei as suas fotos, tente achar um ponto melhor com visada livre que você não terá problema algum.

  19. #19

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Fechei negocio em 2 nanobean quase novas de 25db! Colega ja vai mandar configurada e assim que chegar vamos aos testes... Postarei em breve os resultados

  20. #20

    Padrão Re: Rede visada a +/- 700 mts - O que usar ?

    Sugiro Nanobeam tambem. A de 25db é a M5 400?, acho muito pra um espaço tao curto, pode jogar a potencia em 10db ou menos.