Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Urubus em Torres

    Pessoal boa tarde,
    sempre que tenho algum problema venho aqui pesquisar.
    Mas estou com um problema diferente e nao achei nada sobre.
    Problema com Urubus em uma torre.
    Tenho uma torre em cima de uma serra e o acesso a ela somente é feito a pé. Tenho um link de 37km desse torre até outra torre com rocket M5 e Rocket Dish 30. Sinal -67 e CCQ 92~99%. Algumas horas o CCQ despenca abaixo de 90%, tentei de tudo, alinhamento, configuraçao e afins. Em um dia que aconteceu o problema, em vez de acessar os radios e tentar mudar configuraçoes, fui até a torre, e pra minha surpresa tem uma familia de Urubus "vivendo" nela. e ele gostam de ficarem apoiados bem na Rocket Dish, ao espanta-los o CCQ volta ao normal, mas passa um tempo e eles voltam, e o CCQ volta a baixar. Tentei de toda maneira espantar, mas sem sucesso. Alguem passou por isso, nem que seja com outra ave, que possa me dar um socorro?
    Matar seria meio dificil, alem de ser ultimo caso.
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Simples e fácil usa radome shild, se eles forem apoiar nas antenas novamente será em cima do radome então não terá problemas.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Eles adoram minhas setoriais. kkkkkkkkk

  4. #4

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    os radomes são meio caros, mas na exell py tem o shiel para rochet dishc e sai bem mais barato:
    http://www.excellinformatica.com.py/...&prod=UBIQUITI RADOME FOR ROCKET DISH 2 RAD-RD2 5G30
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         shield 01.png
Visualizações:	372
Tamanho: 	81,5 KB
ID:      	56223Nome:      shield02.png
Visitas:     752
Tamanho:  33,7 KB

  5. #5

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKK
    Desculpe cardoso mas me acabei na gargalhada aqui...kkkkkk....claro, imagino que vc deva ter quebrado bastante a cabeça antes de verificar isso, mas fala a verdade, quando viu deve ter dado vontade de arrancar o escalpo deles né?kkkkk,
    Olha, brincadeira a parte, se vc não tem interferencia na torre vai na sujestão do colega netuai que é batata.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    os radomes são meio caros, mas na exell py tem o shiel para rochet dishc e sai bem mais barato:
    http://www.excellinformatica.com.py/...&prod=UBIQUITI RADOME FOR ROCKET DISH 2 RAD-RD2 5G30
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         shield 01.png
Visualizações:	372
Tamanho: 	81,5 KB
ID:      	56223Nome:      shield02.png
Visitas:     752
Tamanho:  33,7 KB

    Boa noite amigo, esse cara não é radome e sim uma proteção de antena

  7. #7

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    o spc teve problema com seu prédio de vidro que as andorinhas batiam nele e morriam, chamaram uma empresa especializa em resolver problemas assim e a solução compraram 4, gaviões ou facões(Não lembro ao certo) empalhados e colocaram em cada lado do prédio, como ele é um predador as andorias não voavam mais perto de lá, não sei se urubu tem predador,mas talvéz seja uma solução.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    heheh... no ar o único predador de urubu é avião, teria que colocar um avião rondando a torre então :-)

    Bom, qualquer produção de ruído em alto volume afasta aves, aqueles geradores de ultrassom não afastam só pombos.

    Os pequenos de por na tomada não tem potencia, acho que não vale o custo.
    Faz pouco tempo reparei um desse:
    http://www.clicasorocaba.com.br/kino...ebu-zse-cl-123
    Era trafo queimado e como não queria perder tempo testando trafo coloquei um conector P4 do lado de fora, pra plugar externamente uma fonte. Entreguei pro dono com uma fonte 12V 1A (CFTV, roteador, modem), ele voltou dizendo que o coitado do cachorro chorou depois de uns minutos com o troço ligado, então deduzi que era tensão demais e entreguei uma fonte 5V 500mA, que parece que dá volume suficiente pra espantar pombos, morcegos e ratos.
    (Aquele botão rotativo não é volume, é ajuste de frequencia, pra esquerda frequencias que a gente ouve tipo 10KHz, pra direita sobre pra ultrassons, tipo 25KHz. O volume é fixo, não sei se com o trafo interno de fabrica é alto, mas sei que com fonte externa 12V é alto pra caramba, deixa o ouvido zunindo)

    Se colocar isso do lado da antena (Não atras) e isolar pra não molhar (Ele não aquece, pode emplastificar) tenho certeza que pomba não sentará nessa antena!

    Aeroporto não consegue usar isso porque... bom... imagina a potencia que precisaria pra afastar os animais num raio de 2 ou 3Km³! Isso tem um p*ta efeito a poucos metros, pra antena direcional fica perfeito. Pra um grupo de setoriais não sei, meus cachorros latiram a duzias de metros do troço, mas talvez um urubu ia tolerar isso a uns 3m, mas a 1m de distancia duvido muito que ia suportar, coisa tipo 12KHz deixou meu ouvido zunindo meia hora!

    (Mas se é só 1 familia e você for um destruidor de familias, um pacotinho de Era-Rato no meio de umas bolas de carne-moída sempre dá fim em animais indesejados. O ultrassom tem a vantagem de afastar varias familias ao longo do tempo)

    E testa colocar um poleiro uns 10m abaixo, ave procura local alto, um poleiro (2 abraçadeiras num tubo de ferro de 3/4) não cria arrasto aerodinamico se ficar a uns 15m de altura. Imagino que a 10m o ultrassom não faça mais efeito (Dá pra ouvir, mas acho que não incomoda).

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Tenho muitas vezes sério problemas, mas minha área é na faixa de 170, 250, e 450 Mhz; 2,4 ou 5,8 Ghz é só para meu uso particular. Essas antenas são tipo espinha de peixe e chegam a medir mais de 3 metros de comprimento mas o que mais afeta com o passar do tempo são "mau contacto" ou os parafusos, rebites afrouxam.

  10. #10

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Estilingue + pedra grande hueheueh
    Olha a solução de um moderador, kkkkk, pra min a melhor de todas e ainda fatura um assado, kkkkk.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Eu tenho desses radome em minhas dish de 30dbi paguei 270,00 e pra 34dbi 330,00.

    Sobre o problema com urubu, nada que uma 5.5 com um bom chumbinho nao resolva kkkk

  12. #12

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Já tive problemas aqui e ainda tenho, vou tirar umas fotos pra mostrar, as vezes quando estou proximo a torre a solucão no momento é rojão, não sobra um pra contar historia.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    faz um teste com um sensor de presença e uma sirene (eles podem acostumar) mas pode dar certo.

  14. #14

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Alias... lembrei agora quando fui molhar minhas plantas:
    Que tal colocar um sombrite na antena?

    Sombrite, ráfia, tela de sombreamento, sei lá o nome oficial, mas é isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-ou-150m2-_JM
    Tem desde os mais fechados, tipo 80%, até os mais abertos, tipo 20%. O que eu uso em cima das plantas, de 50%, custou coisa tipo R$ 5 o m², você precisaria provavelmente 1m². É só embrulhar a partir da fonte, e amarrar atras. Mas seria bom molhar pra testar, essas telas acumulam agua e agua não casa com wifi. Não sei se reduziria tanto a qualidade do sinal.

    E vendo o sombrite, também dá pra colocar fio de nylon (Que não armazena agua), trançar uns 8 pedaços passando por cima da ponteira de modo que atrapalhem bastante o pouso da ave. Mas aí acho que fica mais fácil rede de nlyon, loja de material de pesca deve ter mas aí não sei o preço, que eu saiba só vende peça inteira então teria que ver com sua tia ou sua avõ se elas sabem tecer isso (Minha irmã faz tapete como hobby, disse que é simples fazer pontos soltos tipo em rede de pesca). Nylon reflete RF então teria que ser tela bem espaçada, buracos de 7x7cm.

    E se é pra ter buracos tão grandes, que tal cerquite? Aquelas telas tapume, essas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-50-metros-_JM
    R$ 2 ou 3 por metro, se não quer cobrar tudo pode cobrir em V só a parte de cima pra atrapalhar menos, algo assim:
    Nome:      tapume.JPG
Visitas:     566
Tamanho:  8,9 KB

    Vê-se que eu adoro gambiarra :-)
    É que usei grade velha como "mesa" pra uma plantas e o sombrite por cime me lembrou que tem jeitos faceis de obstruir a entrada de passaros dentro da antena.
    Como é urubu talvez só uma corda de nylon colada da ponteira até em cima resolva, tavez em V, com uma em baixo só pra segurar as 2 de cima, algo assim:
    Nome:      corda.JPG
Visitas:     524
Tamanho:  5,6 KB
    Corda comum junta agua e quando chover então vai atrapalhar, teria que ser cordão maciço de nylon ou fita maciça de nylon, não conheço, se brincar um cabo PP ou cabo de rede velho é uma boa, já que é liso o suficiente pra ave não pousar é resistente pra não arrebentar quando ela tentar pousar pela primeira vez.

  15. #15

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Amigo quer um método mais barato que um amigo qui fez e deu certo???
    Ele usou umas fitas e barbantes coloridos, ele pedaços de 40 cm a 60 cm amarrou uma ponta na torre e elas ficaram soltas o vento balançando pra todo lado, os urubus tem medo das fitas balançando nem encosta na torre. Essa foi uma forma barata que deu certo...

  16. #16

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Tive serios problemas aqui mais nao no ptp e sim nos paineis solares, eles ficavam em cima ai vc sabe merdaaasss kkkk tinha que subir direto pra lavar os paineis, ai como tava na copa do mundo coloquei uma bandeira bem grande no topo da torre, nunca mais tive problemas, com eles, mais depois de alguns meses com o sol forte a bandeira, desmanchou ai veio a outra ideia , fiz um 'cata vento' uma Elice bem grande no topo da torre ai com o vento faz ela rodar e girar pra esquerda e direita, ate agora tudo na paz, eles tem medo

  17. #17

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Aqui onde trabalho tinha uma infestação de pombos eles resolveram instalando esse material ai do link.sumiram todos.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...lir-pombos-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...lir-pombos-_JM

  18. #18

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Pessoal desculpe a demora, agradeço a ideia de vocês.
    Sobre matar os Urubus (contei 6), nao farei, pois faço Medicina Veterinaria e faço estágio na parte de Animais Silvestres, sei oq esses animais sofrem.
    Enfim, comprei Shield que o colega Netual falou, tenho ele numa outra torre mas era por causa que era eh em cima de uma serra e venta bastante.
    Mas como um outro colega falou eles dao problema em outras antenas, nessa torre que apelidei de Torre do Urubu tem duas dish 30, uma setorial de 90 da aquario, uma omni da ubnt, uma Basestation e uma Nanobridge.
    Fui dar uma olhada e a Setorial, que é gigante, ta toda cagada, parece que pegou massa corrida e jogou de Helicoptero na torre, na torre tambem tem 3 paineis solares, as fezes que caem nas antenas, rebatem na torre e escorrem nos paineis solares, tenho que limpar uma vez ao mês.
    Semana que vem vou subir e fazer oqs os colegas disseram, vou passar umas fitas, e em vez de colocas um catavento, biruta, sei la, vou aproveitar pra colocar uma mini turbina Eólica para aproveitar o vento que tem la e ajudar os paineis solares nesses dias sem sol.
    Agradeço a todos pelas dicas, que acabei juntando todas.
    Vou tirar fotos depois e mostrar como ficou.
    ps: Lembrando que matar animal silvestre pode dar 1 ano de xadrez.

  19. #19

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    isso ai documenta tudo em foto e coloca aqui pra vermos como ficou

  20. #20

    Padrão Re: Problema com Urubus em Torres

    Cara, eu rachei pq aqui no meu pais (paraguai) nao temos ese problema de urubus e tal, eu procurei na net o que era urubu e quase morro, cai no chao de tanto rir.

    Coloca un radome e pronto.

    Saudacoes amigo!