Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Dica de quem cuida da rede de mais de 4000 clientes...
    PArem de sofrer, e usem radio de backhaul de verdade.
    AF 5X
    AF5
    AF24
    MIMOSA B5C
    HUAWEI
    SIAE
    CERAGON
    TERA RADIO
    Os MK ficam somente nas pontas (E olhe lá) , nunca no meio do caminho.
    Aqui depois que tiramos esses malditos da rede , tudo funcionou.
    É muito bom até que trava. 5000 releases por ano , etc.

  2. #22

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    MIMOSA B5C
    HUAWEI
    SIAE
    CERAGON
    TERA RADIO
    Concordo com os acima, mas airfiber é lixo, netmetal 10 a 0 nos airlixo...
    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Dica de quem cuida da rede de mais de 4000 clientes...
    PArem de sofrer, e usem radio de backhaul de verdade.
    AF 5X
    AF5
    AF24
    MIMOSA B5C
    HUAWEI
    SIAE
    CERAGON
    TERA RADIO
    Os MK ficam somente nas pontas (E olhe lá) , nunca no meio do caminho.
    Aqui depois que tiramos esses malditos da rede , tudo funcionou.
    É muito bom até que trava. 5000 releases por ano , etc.

  3. #23

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Dica de quem cuida da rede de mais de 4000 clientes...
    PArem de sofrer, e usem radio de backhaul de verdade.
    AF 5X
    AF5
    AF24
    MIMOSA B5C
    HUAWEI
    SIAE
    CERAGON
    TERA RADIO
    Os MK ficam somente nas pontas (E olhe lá) , nunca no meio do caminho.
    Aqui depois que tiramos esses malditos da rede , tudo funcionou.
    É muito bom até que trava. 5000 releases por ano , etc.
    O problema é o preço dessas bagaças @leandrolopeswifi. Se eu tivesse uma rede com 4000 clientes também poderia usar esse radios. Porém, tenho uma rede com 150 clientes somente, em uma cidade pequena. Por isso a gente tem que usar as soluções da Mikrotik e Ubiquiti, pois são as que cabem no orçamento.

    Por isso estou procurando sobre experiencias com o RB921UAGS-5SHPacT-NM, certamente tem varios usuários aqui com redes que lhes permitem testar muitos equipamentos sem tanto prejuízo. Claro, se ninguém tem usado esses radios ainda ou não puderem falar sobre suas experiencias com ele, vou comprá-los e bota-los em produção na sorte, e postarei aqui a experiência com eles.

  4. #24

  5. #25

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Se a grana ta curta, gaste apenas uma vez. Epmp eFORCE instale e esqueça. Vai tranquilo até seus 150 a 180mb.

    RB922 melhor que af5? Nao acho, tinha ambos a rede e af5-x da um banho.

    Nessa lista do @leandrolopeswifi só tenho a add a linha epmp que tem um otimo CxB e faz oque promete ao preço acessivel para qualquer provedor.

  6. #26

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Meu problema aqui com as rb912 foi solucionado fixando as data rates,um bug do mk não reconhecia o trafego entrando na lan e saindo na wireless para subir a modulação com isso a cada repetidora ficava pior, porém entre as wireless era show de bola. Estou pensando em comprar um par de netmetal porém se não tem como fixar em AC já me deixou com o pé atrás.

    Uma dica é que tem como fazer o N funcionar em canais de 50mhz porém com a licença que veio na Rb912 lv4 NÃO ACEIta os canais personalizados. Alguém sabe me dizer qual a versao do MK que vem na netmetal? para assim poder usar o modo N caso tenha problemas com AC porém com canais de 50mhz ou 60mhz.

  7. #27

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    @delegato pois é ja corri atraz dessa licença porem sem sucesso, se nao me engano apenas a rb911 aceita tal licença.

  8. #28

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Se a grana ta curta, gaste apenas uma vez. Epmp eFORCE instale e esqueça. Vai tranquilo até seus 150 a 180mb.

    RB922 melhor que af5? Nao acho, tinha ambos a rede e af5-x da um banho.

    Nessa lista do @leandrolopeswifi só tenho a add a linha epmp que tem um otimo CxB e faz oque promete ao preço acessivel para qualquer provedor.
    Buenas @JonasMT

    O caso do PTP que quero trocar os radios Rocket Ac Lite, estão em um PTP de 27Km, e o ePMP eForce, que vem com antenas de 25dBi, ta especificado para um alcance máximo de 21,8km.

    O radio ePMP 1000, não tem porta Giga, dai acredito que nao melhoraria comparado ao Rocket Ac Lite, pois bem na Realidade, o Rocket Ac Lite ja faz mais de 100Mbps agregado, chega a dar em média 120Mbps (eu considero 50/50 como capacidade garantida, pois os testes sempre dão acima desse valor, tipo 55/65 ou 57/60 e por ai vai). Em apenas uma direção no teste, chega a dar quase 100Mbps, segue imagem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         banda.png
Visualizações:	243
Tamanho: 	193,0 KB
ID:      	63827

    Ou seja, acho que trocar por ePMP 1000 conectorizado, que tem porta 10/100, não teria grandes vantagens sobre o Rocket Ac Lite. Ou estou enganado?

  9. #29

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Buenas @JonasMT

    O caso do PTP que quero trocar os radios Rocket Ac Lite, estão em um PTP de 27Km, e o ePMP eForce, que vem com antenas de 25dBi, ta especificado para um alcance máximo de 21,8km.

    O radio ePMP 1000, não tem porta Giga, dai acredito que nao melhoraria comparado ao Rocket Ac Lite, pois bem na Realidade, o Rocket Ac Lite ja faz mais de 100Mbps agregado, chega a dar em média 120Mbps (eu considero 50/50 como capacidade garantida, pois os testes sempre dão acima desse valor, tipo 55/65 ou 57/60 e por ai vai). Em apenas uma direção no teste, chega a dar quase 100Mbps, segue imagem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         banda.png
Visualizações:	243
Tamanho: 	193,0 KB
ID:      	63827

    Ou seja, acho que trocar por ePMP 1000 conectorizado, que tem porta 10/100, não teria grandes vantagens sobre o Rocket Ac Lite. Ou estou enganado?
    Epmp tem versao com porta /1000 porem o modo que eu recomendo para ponto a ponta é ePTP este acima de 24km fica limitado a 20mhz e nao tem como mudar isso, ai voce é obrigado a usar TDD latencia nele fica ruim.

    A nao tem outra soluçao, af5-x ou mimosa depois disso só digital mesmo

  10. #30
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Se a grana ta curta, gaste apenas uma vez. Epmp eFORCE instale e esqueça. Vai tranquilo até seus 150 a 180mb.

    RB922 melhor que af5? Nao acho, tinha ambos a rede e af5-x da um banho.

    Nessa lista do @leandrolopeswifi só tenho a add a linha epmp que tem um otimo CxB e faz oque promete ao preço acessivel para qualquer provedor.
    Isso ae Jonas. Ouvi falar muito bem de Epmp eforce.
    Tomara que possa usar um dia e postar minhas experiências com eles.
    Abraço.

  11. #31

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Vejam meu case com netmetal no site da algcom, e vão entender que ele sim resolve o problema do nosso amigo... Abraços

    Enviado via SM-G900MD usando UnderLinux App

  12. #32

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Bom dia, fiz ontem um ptp de 15KM / Algcom 32 + Rb 921 consegui um sinal de -38/-38 e throughput de 492Mbps, antes eu tinha 2 Aquarios 30 Dbi sinal -59 + APC 5M passava 90mbps quando fui de 921 nem quiz arrisca ja botei 2 de 0.90cm para conseguir trabalhar em AC ou N na banda N a 40hmz passei 230mbps.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptpac.jpg
Visualizações:	362
Tamanho: 	173,9 KB
ID:      	63842

  13. #33

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Isso ae Jonas. Ouvi falar muito bem de Epmp eforce.
    Tomara que possa usar um dia e postar minhas experiências com eles.
    Abraço.
    Patrao me tira uma duvida se puder, lendo o manual do mimosa me parece que ele trabalha apenas em 48 a 56v confere?

  14. #34
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Procede jonasmt. b5c trabalha de 48v a 56v.

  15. #35

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Não é 42-56V?

    Porque nobreak DC 48V (Que os noobs chamam de retificador, apesar de ser uma fonte chaveada completa e não apenas um diodo retificando AC) tem alimentação de 42 a 56V, 4 baterias em série tem 42 ou 43V no fim da carga. 48V significa 50% de capacidade, se o equipto desliga com 47,9V então é um equipto ridículo, desperdiça metade da capacidade do nobreak (Come metade do uptime).

  16. #36
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    48 - 56v rubem o B5C. o equipamento é tão "ridiculo" que tem uptime de 99.999% na minha rede.
    Antes de falar bobagem, conheça o equipamento. se não usas e não conheces, não fala mal. "teorias de eletrônica caseira" não se aplicam a equipamentos desenvolvidos pro mercado americano amigo. Lá as coisas são bem diferentes.

  17. #37

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Amigo acho que vc entendeu errado a fala do Ruben.
    Acho que ele quis dizer se o aparelho desliga com 47,9V fica meio complicado pois fica muito a margem de haver problemas.Mas as informações que ele tem são do amigo acima.Não tenho experiência em rádios mais "parrudos" porém acho que é quase certo ser ter um tolerância bem maior.

    Enviado via SM-G531BT usando UnderLinux App

  18. #38

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Como disse.Não tenho experiência em rádios mais parrudos.Mas estou ativando um ptp com Huawei.
    Tem uma pessoa me auxiliando.
    Estive observando que mesmo modulando em 7 ou 14 MHz trafega uma boa banda e se o rate bater ex 100mbs vai ser isso realmente.
    Então fazendo um paralelo.
    Porque os aps ubnt e mkt tem modulações mais altas 20,40 e até 80 MHz?
    Porque estes aps modulam em rates "falsos".Dificilmente é o real.

  19. #39

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Leandro, conheça a tecnologia do mundo que você vive, é ridículo um equipamento feito pro mundo real não aceitar as tensões de UPS do mundo real. Não importa quem desenvolveu ou quem vende, se um equipto não aceita um range de tensão comum no mundo real, é um equipamento porcaria.

    Se você não tem blackout, não pode ter uptime de 99,999%, mas sim de 100%.

    E a ficha técnica no site da Mimosa deve ter sido feita por leigos, só assim pra falar uma burrice tipo operar só com 48V. O help da Mimosa pelo visto foi feito por pessoal com conhecimento técnico:
    http://backhaul.help.mimosa.co/backh...specifications

    Lá está bem claro:

    Mimosa backhaul radios comply with the 802.3at PoE+ standard. While the radio’s nominal operating voltage is 48 volts, it accepts an input voltage range of 44 to 57 volts on a wide variety of pin combinations. An input voltage of -48 Vdc is also acceptable.
    Mais abaixo eles até repetem:
    Input Voltage Range
    The Mimosa PoE provides power over all four pairs of wires so there is less voltage drop over a long cable run. Voltage is provided from the Mimosa PoE at 56 Vdc instead of the nominal 48 Vdc for the same reason, although Mimosa Backhaul radios accept a wider input voltage range (44-57 Vdc). An input voltage of -48 Vdc is also acceptable (see below).



    Vamos lá, não é tão difícil calcular, isso dá um range de 1,83 a 2,37V por célula, range perfeitamente aceitável, usa toda uma bateria (Mas um range de 2 a 2,3V de 48-56V não tem lógica nenhuma porque usa metade da capacidade, só na cabeça de vendedor que um fabricante sério faria uma cagada dessa!).

    Quem não tem blackout nem precisa UPS. Quem tem muitos, sabe muito bem o uptime extra que 4V a mais de range dão.

  20. #40

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Alias, agora olhando melhor, a Mimosa diz no site que a FONTE do produto é "48-56V".

    • PoE Power Supply: Passive POE compliant, 48-56 V Power over Ethernet supply with IEC61000-4-5 surge protection
    Included Power Supply: 48-56V

    O range de tensão, se fosse informado na ficha (E está no FAQ), seria algo tipo:
    Voltage range: 44-57V

    Então a Mimosa informa tudo direitinho.