Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Boa tarde.

    Tenho uma rede com 4 enlaces de NetMetal 5 (RB921UAGS-5SHPacT-NM), com antenas da Ubiquiti de 34dBi (RD-5G34), com RB450G entre cada enlace configurada com switch (chip switch) e Vlan's. Em uma ponta da rede tenho a RB1100AHx2 e na outra ponta tenho CCR1036-12G-4S.

    Cada enlace passa mas de 200Mbps-half no bandwidth test, mas conforme coloco os próximos enlaces nos testes, vai degradando a banda, chegando no final 65Mbps-half (da CCR1036-12G-4S para RB1100AHx2).

    Antes usávamos as RB911G-5HPnD e passava mais de 100Mbps-half no bandwidth test, e utilizávamos em media 85Mbps de trafego para a internet, hoje, com os NetMetal 5, meu trafego não passa de 60Mbps e meu clientes não param de reclamar. O mais engraçado é que o ping esta excelente e nos testes de banda o processamento não sobe muito.

    Alguém tem alguma sugestão para nos ajudar?

    Desde já, muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Mcs travado ? Modula em N, Isso é um bug do Mk...
    Em Ac com a Metal modulando a seu gosto ocorre isso, ja tem relatos disso aqui no forum.

  3. #3

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    @Fael esse é um bug maldito da mk que ja se arrasta a tempo. Tanto faz o equipamento apartir do momento que se tem mais de um ptp no mesmo enlace tem que fixar o mcs do contrario acontece esse problema.

    E agora que a linha AC nao deixa fixar o mcs, como fica?

  4. #4

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Quando era N, os MCS era travado sim. Já com AC não tem jeito.

  5. #5

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Estou passando pelo mesmo problema.
    A princípio não me preocupei em mexer pois não esta me prejudicando muito,preciso só de uns 40M.Mas fico puto da vida quando faço teste de banda e fica oscilando.
    Vou tentar setar em N e travar o mcs p ver no q dar.

  6. #6

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    todo enlace necessita de uma configuração, muita gente so faz ligar e fazer umas configs básicas, ai sempre acontece algum problema com o tempo, coloque a potencia certa nos radios, fixe em N e o MCS e faça o teste, dps mude para AC, qual modulação vc esta usando? @lelio

  7. #7

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Se mudar para AC os mcs nao vao fixar, logo é perca de tempo. Deixe em N mesmo

  8. #8

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Será que é possível configurar em N e canal de 80 Mhz?

  9. #9

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Meu caro Santiago! Só com um ajuste muito bom em AC é que o rádio modula em 80mhz - Infelismente o protocolo N só vai até 40mhz mesmo nos rádios MK ou ubnt e demais no mercado, isso na melhor das hipóteses. Pra vc ter idéia, mesmo com recurso AC, reparei que meus rádios optam por 20mhz, devido a um mínimo de perda (fresnel) num enlace, mesmo passando mais de 180mb - half - TCP. Abraço.

  10. #10

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    todo enlace necessita de uma configuração, muita gente so faz ligar e fazer umas configs básicas, ai sempre acontece algum problema com o tempo, coloque a potencia certa nos radios, fixe em N e o MCS e faça o teste, dps mude para AC, qual modulação vc esta usando? @lelio
    Quanto as configurações e ajuste esta ok, tanto é que sempre funcionou muito bem com N, e ainda funciona nos NetMetal's. O fato é que preciso q funcione em AC pois necessito de mais banda.

    Setei o VHT no MCS 0-7. Ele fica negociando entre 520 a 650Mbps, ou seja, modulação a 64-QAM.

  11. #11

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Não seria algo relacionado a L2 MTU? Pois tenho enlace q da picos de 400Mbps de recepção UDP no bandwidth test.

  12. #12

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Citação Postado originalmente por lelio Ver Post
    Quanto as configurações e ajuste esta ok, tanto é que sempre funcionou muito bem com N, e ainda funciona nos NetMetal's. O fato é que preciso q funcione em AC pois necessito de mais banda.

    Setei o VHT no MCS 0-7. Ele fica negociando entre 520 a 650Mbps, ou seja, modulação a 64-QAM.
    Mas como fica o CCQ com essa modulação?

  13. #13

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Ficou ruim com MCS 0-9? São 256 portadoras em vht 8 e 9, em 40MHz modularia provavelmente entre 360 a 400Mbps, veja se não chega nuns 150M full assim. Canal mais estreito tem snr exigido menor, talvez seu problema seja falta de sinal alto o suficiente ou perturbação em algumas portadoras (Reflexo, ou degeneração pela distancia).

    Problema de medir trafego em half nessa sequencia de ptp's é que as respostas do ping tem prioridade sobre trafego tcp ou broadcast de rede, o ping vai ser melhor mesmo, tem que testar velocidade em full-duplex e paralelo ao teste um ping de uns 1000 bytes, o ping serve como referencia pra ver se com trafego alto não surge latencia demais, dado de broadcast entre cada ptp em sí não gera latencia preocupante, é mais o tempo pra rotear esses dados (Situação que talvez uma VLAN ajude, overhead suportado no L2 é de mais de 600B, então pode ter VLAN sem perder desempenho teoricamente (Em PTP pequeno não perde, numa sequencia assim nunca mechi)).

  14. #14

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Rubem, concordo coma metodologia para testar o enlace. Muita gente testa enlace somente em uma direção e acha que está tudo bem. Quando vai ver não está, pois quando entra no ambiente real a figura muda pois o trafego eh nos dois sentidos. Mesmo que seja bem maior a taxa de Down do que Up.

    Aqui eu testo sempre em modo both e limito as velocidades de forma a gerar um trafego parecido com o real (50 Mbps por 10 Mbps Up por exemplo) e monitoro também a latencia, pois de nada adianta passar a banda requerida se a latencia estiver muito alta.

  15. #15

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Tenho esse problema em enlace com RB912, já tentei de tudo para resolver mais sem sucesso. Ao passar por cada ponte o tráfego é menor, porém entre as wireless é razoável, no bandwidth test chega a dar 90mb depois cai para 20MB depois começa a subir... e assim fica a oscilação...

  16. #16

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    delegato, como está configurado o seu rádio cliente? Está como Station WDS ou Station Bridge?

    Caso esteja em Station WDS altere para Station Bridge e faça um teste. Eu tinha esse problema que vc relatou e, salvo engano, o problema era esse.

  17. #17

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Oi boa tarde. Estão em Bridge e station bridge.

  18. #18

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    delegato, como está configurado o seu rádio cliente? Está como Station WDS ou Station Bridge?

    Caso esteja em Station WDS altere para Station Bridge e faça um teste. Eu tinha esse problema que vc relatou e, salvo engano, o problema era esse.
    Olá boa Tarde!, Estão em Bridge e station bridge.

  19. #19

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Resolveu o problema?

  20. #20

    Padrão Re: NetMetal 5 - Degradando a cada enlace

    Ressuscitando o tópico...

    Como que anda o desempenho das NetMetal 5 hoje em dia?

    Eu tenho um PTP com Rocket Ac Lite, e to pensando em mudar para NetMetal com intuito de aumentar a banda. Hoje ta passando, com os Rocket Ac Lite, 50Mb full utilizando 40Mhz.

    Fiquei interessado no modelo RB921UAGS-5SHPacT-NM por causa da potência, que em MCS9 chega a 27dBm, e em MCS7 em 31dBm. O Rocket Ac Lite fica em 22dBm e em MCS9 e 25dBm em MCS7. Esses 5 ou 6 dbzinhos podem dar uma diferença boa. Depois ainda posso trocar uma das RocketDish que é de 30dBi por uma de 34dBi e ganhar um pouquinho mais ainda. Fico só imaginando que, como estou usando antenas de dupla polarização (RocketDish), se o NetMetal de 3 chains não vai dar problema por esse chain sem uso.

    Eu estou com medo pois, como o recurso financeiro é pouco e hoje o link está estável, eu vir a mexer para melhorar posso vir a conseguir essa melhora no bandwidth mas ficar com estabilidade prejudicada.

    Quem está usando por ai, se poder, da uns feedbacks sobre a NetMetal 5 modelo RB921UAGS-5SHPacT-NM