+ Responder ao Tópico

1. Amigo Rubem, eu pensava em usar uma fonte da C3 Tech em meu servidor, nada fora do comum, apenas um P III, apenas pelo fato de, teoricamente, ser mais resistente pra ficar ligada 24h... esse meu raciocínio está correto?

E quanto a nobreak, uma amigo me indico os de uma marca chamada NHS... vc conhece? Tem uns modelos que têm a praticidade de poder trocar a bateria sem ter que soltar a placa de componentes e aquela tira de metal que segura a bateria.

Tb vi esse sistema em alguns nobreaks da APC... aliás, qual modelo vc indica para uso em provedor?

Abraço.

2. P III pra mim é Pentium 3 :-)
    Seria Phenon X3 ou alguém além de mim ainda usa Pentium 3? :-)

C3Tech vai durar mais que uma generica digamos da WiseCase ou Coletek (C3Techo é marca mais cara da Coleção, a mais mais barata deles é Coletek), tem mais componentes, e componentes melhoras, mas dá pra ter certeza que ela suportará os 350W que promete se fizer consumo alto em 12V (Com um Phenom X3, por exemplo) e baixo em 5V (HD e MB consomem pouco em 5V), pra coisa tipo um processador desktop normal, hd normal (1 ou 2), dvd normal, 1 ou 2 placas pci, uma placa de video normal (Nada daquelas de slot duplo) isso aguenta tranquilo, a durabilidade a longo prazo em fonte hoje depende mais de quantas horas.dia vai usar, da poeira que junta e da temperatura do ambiente.

Nobreak NHS de linha recente já usa componentes SMD (Que a APC fora do brasil usa desde 1996, que a SMS ainda não evoluiu pra usar), acho uma boa pelo preço, mas nos modelos mais basicos, até 1400VA de baixo preço, o projeto é comum, em ambiente normal (Casa com fiação decente, com rede normal) tanto faz SMS, APC nacional, NHS, Multilaser, Eaton... a durabilidade em ambiente propício (E com consumo baixo, nada de chegar no limite de 300W) é grande, é só trocar a bateria a cada 16 a 20 meses que só queima em caso de raio.

TROCAR por NHS acho que não vale a pena, mas se tiver o mesmo preço na hora de comprar, opte por NHS ou APC importado (Os APC nacionais usam componentes atrasados demais, parece projeto Microsol que a APC comprou).

Se for nobreak maior, acima de 1400VA, ou com caracteristica específica tipo tomada pra bateria externa, aí varia mais (Mas SMS não é garantia de nada, SMS não é qualidade alta, SMS vende muito mas não quer dizer qualidade absoluta), APC importado não foca nisso porque fora do brasil não existe a praxe de nobreak pequeno com bateria grande, a maioria dos importados até uns 2KVA dão conta de carregar sem desequalizar bateria de até uns 20Ah, não mais que isso.

Ah, NHS tem a vantagem de não ter o engana-trouxas que é o "estabilizador incluso", só entra no modo bateria quando a tensão cai mesmo, se aliar um deles a uma fonte C3Tech de uns 300W ou mais, que tem capacitores de entrada de 560uF (Ou 620uF? Não lembro) pode ser até um Phenom 3 que quedinha de luz não vai fazer nada na fonte. (Bem o contrário de ter um nobreak SMS com "estabilizador incluso", que tem micro-falhas na alimentação quando fecha rele, aliado a uma fonte comum com capacitor de entrada de 330uF, na função dobrador de tensão (Ou seja, em 115V) alimentando um Phenom 3 (Consumo alto, é mal-feito pacas! Phenom II X3 melhorou muito, mas desperdiça energia demais comparado a um I3 mais porcaria atual que custa 1/2 do preço). SE for pra começar do zero, use rede 220V pro nobreak, use nobreak com saída 220V (É bobeira usar trafo 220>115V). E pra impressora laser (Se tiver) faz rede elétrica separada pra 127V, laser não se ligar em nobreak mesmo. A longo prazo esse pequeno trabalho extra na rede elétrica se paga muitas vezes, fonte atx em 220V não desliga fácil se tiver capacitor decente nada entrada, nobreak 220V>220V não tem o problema nos nobreaks idiotas que ficam passando de 127 pra 115V o tempo todo (Aquecendo e desperdiçando energia, e pior, aquecendo a bateria cujo gel resseca e danifica ou até estufa as 2 celulas que fica perto do transformador).

Acho incrível o atraso de marcas tipo Enermax, SMS, Microsol, NRG, BMI, ou TSShara em adotar componentes SMD. Nos anos 90 o mundo todo começou a usar componentes SMD, mas os nobreaks e "estabilizadores" brasileiros começaram em partes em 2012 (A SMS começou a usar o processador numa placa SMD), e completamente só agora em 2014 com os NHS pequenos (Estabilizador com SMD acho que só em 2018). Isso seria como se os carros brasileiros ainda usassem carburadores até 2012.

3. Obrigado pela resposta, amigo rubem... eu uso um P3 mesmo... uma placa retirada de um Compaq q nunca me deu problema...

E quanto aos nobreaks da MCM, vc já teve chance de usar? O que vc pode comentar a repeito dessa marca?

Abraço.

4. Conheço as fontes MCM e não são uma maravilha, acho meia-boca (Pra CFTV e carreg. de notebooks), pelo preço até que vai, mas não é produto de primeira linha.

A MCM tem nobreak "normal"? Pra mim que eram só pra portão eletronico, uns modelos mais parudos em matéria de tolerar carga indutiva, pra rodar motor precisa um circuito diferente de nobreak comum, precisa feedback de outra forma, imagino que esses nobreaks pra portão tenham mais ruído ou spikes quando não está com consumo.
    (Os nobreaks PPA tem um trafo com 3 enrolamentos, ao invez de 2, é um modo meio curioso, mas é o jeito simples de não queimar quando liga um motor. A energia na saída é péssima pra fonte chaveada, eu nunca ligaria circuito eletronico nesses nobreaks, só trafo ou motor mesmo)

5. Então o nobreak mais indicado para uso em telecom seria o APC? Aqui uso um nobreak TS Shara comum, para "segurar" esse P3, que vou mudar para um IBM Server P4, uma RB450G,, switchs e os rádios na torre.

Com o tempo vou instalar fonte nobreak da Volt numa caixa para quadro de comando para alimentar os aparelhos na torre.

Para um cenário como esse, um APC vai me deixar mais seguro? Aproveitando o lance... dos noreaks nacionais, quais são as marcas mais confiáveis e que cumprem o que prometem?

Abraço.

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 22-01-2003, 00:25
  2. Fontes True Type no Debian e no Slackware
    Por Mandrake no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 11-01-2003, 16:10
  3. Fontes no RH 8.0
    Por Gilbson no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 02-01-2003, 17:16