+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para gerenciamento de radios

    Estou com uma situação que não faço a menor ideia de por onde começo SEQUER a pensar.
    É o seguinte, na empresa onde trabalho existe uma rede muito grande são 4 ranges diferentes de IP e cada range com cerca de 8 VLAN´s
    Vamos chamar os locais de A, B, C e D respectivamente.
    Os ranges dos Locais são:
    A = 10.50.0.0/20
    B = 10.50.48.0/20
    C = 10.50.96.0/20
    D = 10.50.144.0/20
    Em cada um destes locais tenho uma media de 50~60 rádios entre nanobridge, rocket, RB... Totalizando aproximadamente 220~240 radios.
    Acontece que, por exemplo, se eu estiver no local A so enxergo os rádios pertencentes a este local, não vejo de mais nenhum outro. E isso acontece em todos os outros locais, so vejo os rádios do local em que eu estou.
    Porém, eu consigo pingar um equipamento qualquer (PC) de um local estando em outro.
    Por exemplo: do local A (10.50.4.12/20) eu consigo pingar um computador do local C (10.50.96.112/24) mas os rádios não!
    Os rádios estão na faixa de IP 192.16.3.0/24, não há possibilidade de inserir no mesmo range dos locais.
    Agora vem a pergunta...
    O que eu posso fazer p enxergar TODOS os rádios de qualquer um dos lugares?
    Devo Criar rotas estáticas em cada um dos locais apontando todos os destinos?
    Devo deixar as RB´s com DHCP Client de cada local ou IP fixo para poder se comunicar com a rede local e assim poder pingar igual aos PC´s?
    Devo alterar os ips dos rádios pra um /22 ou /23, por exemplo?
    Penso em utilizar 4 RB750GL para esta demanda.

    Desde já agradeço a atenção de todos

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para gerenciamento de radios

    Amigo, precisa ver se os rádios tem rota para se chegar até eles, caso não tenha rota para chegar a rede deles, precisa ser criada estáticamente para o salto seguinte até chegar na rede dele.
    por exemplo.

    RB750
    Ether1 - Link internet
    Ether2 - Rede clientes (10.50.0.0/20)
    - Rádios com faixa IP 192.16.3.0/24
    Ether3 - Rede Clientes (10.50.48.0/20)

    Você vai criar 1 rota para rede 192.16.3.0/24 para porta 2, se estiver assim ja funciona os acessos ao radio.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para gerenciamento de radios

    Everton, obrigado pela atenção.

    Mas devo ser sincero ao informar que não entendi muito bem sua colocação.
    Quando vc diz “chegar até eles”; “chegar a rede deles “; quem seriam esses “eles”?
    Vc se refere a criar rotas NOS RADIOS (ubnt) apontando o IP da RB?
    Tempos atrás fiz um teste com uma RB433 e alguns rádios clientes na rede. Consegui pingar a RB com os rádios e vice-versa, mas a única coisa que fiz foi setar o IP da RB como Gateway dos rádios.
    Ficou assim:
    Ether2 – DCHP Client (10.50.8.210/20) comunicando com a rede local
    Ether2 – 192.168.3.223/24
    *Levando em consideração que os rádios estão na rede 10.50.0.0 (local)

    So mais uma coisa: vc sugeriu inserir um link em cada Ether para poder centralizar a comunicação, so q isso é fisicamente impossível. Os locais estão afastados cerca de 70 Km. PORÉM, se eu setar a RB com um IP fixo da rede consigo pingar outros equipamentos nos outros locais que citei acima.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para gerenciamento de radios

    Opa, vamos lá, vou tentar explicar melhor, sou péssimo em exemplificar alguma coisa kkk....

    Vamos por partes.
    vamos primeiro fazer 1 lugar funcionar e depois os demais beleza.

    Então no Local A, voce tem 1 RB 750 (pode ser outra RB, nao tem problema).
    Ether1 - Link Internet
    Ether2 - Clientes Autenticando (10.50.0.0/20)
    - Rádios ligados na Ether2 configurado como bridge. (192.16.3.0/24)

    Você pode criar 1 rota estática na RB para que quando solicitado alguma informação da rede 192.16.3.0 irá procurar na porta Ether2, ou seja, quando chegar alguma informação na RB solicitando a rede 192.16.3.0 ele vai perguntar para porta 2 se existe alguem com essa rede, então encontrado a rede vai acessar sua antena.

    Expliquei um pouquinho melhor assim ??
    kkkkk

  5. #5

    Padrão

    Oooopaaa.. Tá clareando. Essa explicação agora valeu uma estrelinha! kkk

    Assim como a maioria dos "under-linuxceiros" daqui eu tbm não tenho muita experiencia com MK, oq eu sei é muito limitado, mas sou um aluno aplicado aprendo com facilidade.
    Se ajuda eu já sei chegar na aba "New Route" pra criar essa famosa rota! KKK
    Vou por um rascunho aproximado da rede so p vc entender um pouco melhor. Não que vc não tenha entendido, claro que não. Mas somente em caráter informativo p vc entender bem o cenário
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho1.jpg
Visualizações:	169
Tamanho: 	179,0 KB
ID:      	56289

    Descrevendo o anexo, fica da seguinte forma:
    Existe um SW Core onde chegam TODOS os links puros e são divididos em VLAN´s. A partir daí as vlans de interesse são publicadas nos SW, a Vlan q estamos tratando é a 10 (10.50.0.0/20).
    Em alguns SW da rede tenho os famosos rádios, alvos do nosso debate. Tenho rádios como PTP outros como PTMP, rádios passando trunk e clients publicando vlan 10, enfim...
    Na sequencia tenho uma RB 433 para estes testes de “dever de casa”.
    Na Ether 2 (WAN) recebo um Trunk vindo de um dos SW e publico a VLAN 10, onde está como DHCP client
    ** OBS.: Desconsiderar o IP na imagem, é pq estou usando outra vlan para fazer outros testes. Considerar como vlan 10 (10.50.0.0/20)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	118,4 KB
ID:      	56290

    Na Ether 3 (OUT) recebo a Vlan 10 já tratada (Access).
    Desta forma pingo tanto os rádios que estão na rede em portas TRUNK quanto os rádios direto na vlan 10 (Access)
    Porem em alguns momentos os rádios pingam em outros eles param de pingar....
    Em Route List já são criadas automaticamente as rotas.
    Creio que seja aqui q a “mágica” acontece
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.jpg
Visualizações:	138
Tamanho: 	89,7 KB
ID:      	56291

    Espero que isso possa ter ajudado a dar uma boa clareada no cenário.
    De posse destas informações oq pode me dizer?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para gerenciamento de radios

    Simples, Rede de gerencia, "replaneje tudo" (Logística e poucas alterações)...
    As vlans já foram feitas para impedir o que você planeja fazer, mais se bem empregada vai conseguir chegar onde quer...
    Não me leve a mal mais uma rede desse porte deve ter um consultor né ? se não já deveria ter a tempos...
    Rede de Gerencia + Roteamento Básico = Pimba...
    Primeiro treine rapidamente como fazer um rage de ip "conversar" com outro totalmente diferente, apos isso só aplicar a rede de gerencia (Ela vai conversar com todas as vlans) .
    Espero ter ajudado ou Clareado as ideias