+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Socorro!!!

    Pessoal, tenho uma torre próxima da cidade, há uns 8 km da cidade, e essa torre tem visada perfeita pra cidade. To enfrentando o problema há muito tempo, e já não sei mais o que faço. Até esses dias tinha 2 antenas setoriais com 2 cartões xr2 pra segurar apenas 15 clientes, e agora mudei para apenas 1 cartão 1 uma antena omni. Os clientes caem muito, e ja tentei deixar apenas um cliente conectar, mas o problema é o mesmo. Ja troquei placa, cartão, antena com pigtail, troquei controlador de carga, pus a bateria em 24 volts, e em 12 volts, mas nada adiantou, sempre tive problema nessa torre. O que será q eu faço pra conseguir deixar os clientes conectados sem cair. é uma rede 2.4. Até mudei vários clientes pra 5.8, e em 5.8 vai bem. O problema que escaneio o canal por exemplo 2432, e localiza apenas 2 sinais com essa frequencia, e mesmo assim os clientes caem. O que tem que eu deva fazer pra sair desse sofrimento.

  2. #2
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Socorro!!!

    8KM? isso é distancia de mais para um AP Multiponto, tem que diminuir essa distancia, senão meu amigo num vai parar cliente nenhum conectado, me corrija ai os amigos se eu estiver errado.

  3. #3

    Padrão Re: Socorro!!!

    8 km ?? isso é para PTP e nao PMP !!! Principalmente com omni, tente trabalhar a no maximo 3km que você nunca terá dor de cabeça.

  4. #4

    Padrão Re: Socorro!!!

    Desculpem pessoal, eu me expressei mal. 8 km é PTP. PMP são uns 4 kms. Mas eu já to quase desistindo do sinal 2.4. Pq tenho cliente conectado há uns 10 km da torre em PMP e não cai. Tem algo de errado com esse sinal 2.4. Eu tenho quase certeza que tem algo q ta dando interferência com minha torre. não sei exatamente o que, me q tem, isso tenho quase certeza. Pod ser algum ataque na torre por algum concorrente, ou algum canal de rádio que prejudique. Pois eu nunca vi um negócio desses. Ou na pior hipótese, tem alguma antena de cliente fudida que ta ferrando com a tore. Mas eu ja n sei mais o q faço.

  5. #5

    Padrão Re: Socorro!!!

    Tenta usar o recurso de Access list do routerOS e vai conectando um cliente por vez. Pode ser sim uma antena de cliente problemática. Já passei por isso.

  6. #6

    Padrão Re: Socorro!!!

    Já pensou se a antena que está ferrando tudo é a omni? Omni tem reflexo de tudo que é lado, sofre pra caramba com zona de fresnel parcial, e 2,4GHz tem justamente zona de fresnel bem maior que 5,8GHz.

    Em 4Km a zona de fresnel em 2,4GHz é um tunel de 11m. Em 8Km pula pra 16m! Quem tem omni 8m acima de qualquer osbtaculo?
    Em 5,8GHz são 7 e 10m em 4Km e 8Km.

    Reflexo que atrapalha omni em longa distancia vem de vegetação úmida, lamina d'agua tipo represa ou lago, telhados de zinco na beirada da zona de fresnel. O que também atrapalha pra caramba quando está nuns 150% da zona de fresnel é rede de alta tensão.

    Alias, a omni está ACIMA de tudo? Ou está na lateral de algo? Se está na lateral, terá reflexo do que está no lado dela, esse reflexo não conta como ruído e não baixa nível de sinal medido, mas consome processamento da etapa de RF.

    Está usando B ou G? G com datarate único de 18M em teoria tem mesma sensibilidade e potencia que 11M em B, onde tem sinal pra lá de bom dá pra ter uns 5Mbps com 18M em G, mas é ter qualquer distancia maior os obstrução na zona de fresnel que vira um lixo, o CCQ nunca fica bom, aí o jeito é usar B em 11M.
    Potencia alta acho que mata a sensibilidade em XR2, toda vez que tentei algo tipo 22dBm ou mais o CCQ caiu demais, limito a 20dBm mesmo em setorial.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Socorro!!!

    Quando tinha minha net dividida, só resolvi quando mudei os IPs, tipo: " 192.168.2.1 e 192.168.3.1, 192.168.4.1 e assim indo pq em cada um deles tinha um AP.

  8. #8
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Socorro!!!

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Já pensou se a antena que está ferrando tudo é a omni? Omni tem reflexo de tudo que é lado, sofre pra caramba com zona de fresnel parcial, e 2,4GHz tem justamente zona de fresnel bem maior que 5,8GHz.

    Em 4Km a zona de fresnel em 2,4GHz é um tunel de 11m. Em 8Km pula pra 16m! Quem tem omni 8m acima de qualquer osbtaculo?
    Em 5,8GHz são 7 e 10m em 4Km e 8Km.

    Reflexo que atrapalha omni em longa distancia vem de vegetação úmida, lamina d'agua tipo represa ou lago, telhados de zinco na beirada da zona de fresnel. O que também atrapalha pra caramba quando está nuns 150% da zona de fresnel é rede de alta tensão.

    Alias, a omni está ACIMA de tudo? Ou está na lateral de algo? Se está na lateral, terá reflexo do que está no lado dela, esse reflexo não conta como ruído e não baixa nível de sinal medido, mas consome processamento da etapa de RF.

    Está usando B ou G? G com datarate único de 18M em teoria tem mesma sensibilidade e potencia que 11M em B, onde tem sinal pra lá de bom dá pra ter uns 5Mbps com 18M em G, mas é ter qualquer distancia maior os obstrução na zona de fresnel que vira um lixo, o CCQ nunca fica bom, aí o jeito é usar B em 11M.
    Potencia alta acho que mata a sensibilidade em XR2, toda vez que tentei algo tipo 22dBm ou mais o CCQ caiu demais, limito a 20dBm mesmo em setorial.

    Vai na do Rubem ai pq a dica dele é pra lá de boa, e outra coisa se você não tiver nenhum cliente nas costa da torre pra que utilizar omini? coloca um setorial e segue as instruções do Rubem que você vai se dar bem. Parabéns Rubem estrelinha para você, é por isso que acho show esse fórum pessoas bem informadas e dispostas a sempre estar ajudando os amigos.

  9. #9

    Padrão Re: Socorro!!!

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Vai na do Rubem ai pq a dica dele é pra lá de boa, e outra coisa se você não tiver nenhum cliente nas costa da torre pra que utilizar omini? coloca um setorial e segue as instruções do Rubem que você vai se dar bem. Parabéns Rubem estrelinha para você, é por isso que acho show esse fórum pessoas bem informadas e dispostas a sempre estar ajudando os amigos.
    Verdade hein, ominis só servem para aguardar enquanto vc não compra as setoriais. Não tem comparação, se é para entrar no ramo o caminho é investir.

  10. #10

    Padrão Re: Socorro!!!

    Pessoal, muito obrigado pela ajuda de cada um de vcs. Eu axo q já estou resolvendo o problema. To passando nos clientes com sinal mais ruim e to ou trocando de antena ou to melhorando o sinal. E já percebi uma melhora.

  11. #11
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Socorro!!!

    Baum de mais, qualquer duvida estamos a disposição.