+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question RouterBOARD Mikrotik Groove A-52HPn Resolve Meu Problema?

    Boa noite pessoal!
    Após muita pesquisa, lí alguns fóruns aqui onde muitos dizem que o Groove costuma travar.
    Seria uma boa escolha o RouterBOARD Mikrotik Groove A-52HPn ou tem algum outro produto melhor pro meu caso?
    Ouvir falar que tem um produto da Ubiquiti bom, mas não saco, por isso recorro aos senhores para me ajudar.
    Sendo que eu só quero passar um sinal mais estável para meus clientes e nada mais além disso. Uso um roteador TP-LINK 2.4GHz com uma antena Omni e meu gerenciamento é por MAC.
    Como eu disse, só quero dar uma melhor estabilidade, não pretendo fazer uma ponte com outra torre, apenas jogar meus sinal num raio de 1Km ou 1.5Km.
    Por favor, preciso de sugestões o mais rápido possível, pois hoje eu paguei o boleto da compra do referido Groove e se não for bom vou pedir ao vendedor para trocar de produto.
    As pesquisas me deixaram com o pé atrás



  2. #2

    Padrão Re: RouterBOARD Mikrotik Groove A-52HPn Resolve Meu Problema?

    Pode ficar tranquilo que o produto é bom.

  3. #3

    Padrão Re: RouterBOARD Mikrotik Groove A-52HPn Resolve Meu Problema?

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Pode ficar tranquilo que o produto é bom.
    Olá jorgilson,
    obrigado pela colaboração irmão.
    Mas me diz, pra mim que só quero expandir o sinal até no máximo 1.5Km para dar melhor estabilidade vai ficar bom?
    É só isso que pretendo mesmo, pois o fornecimento da internet é para um conjunto residencial.
    Mais uma vez, obrigado

  4. #4

    Padrão Re: RouterBOARD Mikrotik Groove A-52HPn Resolve Meu Problema?

    Com omni comum é difícil ter estabilidade, seja com Groove ou com roteador domestico como AP.

    A Ubiquiti tem omni de R$ 600 (Enquanto uma nacional tá o que? R$ 250 a 300?) porque tem construção interna mais complexa, omni é coisa pra usar dentro de casa em roteador domestico, pra longo alcance em uso externo não vai ter grande desempenho.

    1,5Km depende da omni usada e da instalação. Instalação que digo é se a omni está uns 4m acima de tudo, sem nada atras/do lado, sem telhado de zinco na zona de fresnel. sem rede de alta tensão na zona de fresnel, sem arvores na zona de fresnel. Pra 1,5Km a zona de fresnel total é um tunel de quase 7m, ou seja, 3,5m acima das arvores e telhados. Dá pra atender clientes a 1,5Km se todo o tunel ficar 3,5 a 4m acima dos telhados e arvores? Dá, mesmo uma omni Aquario 12dBi dá, nem precisa uma Ubiquiti. Mas no dia em que seu bolso falar mais alto e você instalar 1 cliente com zona de fresnel obstruída o radio vai tentar de tudo pra se comunicar com esse cliente, vai repetir pacotes aos montes, esse cliente vai repetir pacotes por falta de resposta e estes pacotes serão processador 4 ou 5 vezes a toa na etapa de RF, de modo que a qualidada da conexão DOS OUTROS vai ser piorada. Com painel setorial isso também ocorre, mas em escala um pouco menor, a grande diferença dos painel setorial é que são 3 ou 4 paineis, pode ter emergencialmente até 3 ou 4 clientes ruins (1 em cada painel) sem degenerar tanto a qualidade dos demais.

    1,5Km com omni barata dá (Não com as gambiarras de 25dB do ML, aquilo não ter homologação nem é o problema, o problema é nem ter NFE, nem ter um engenheiro por tras, é CHUTE que aquilo tem 25dBi de ganho, na prática deve ter uns 14 ou 15, com VSWR horrível), mas pra ter estabilidade não tem que escolher um p*ta hardware tipo RB922 ou Rocket M2, tem é que caprichar na antena. Com antena barata (Aquario ou Oiw de 12 a 15dBi) tem que TRIPLICAR o cuidado com zona de fresnel, e NUNCA em hipótese NENHUMA pendurar gente sem zona de fresnel pelo menos 60% limpa. Calcule ela aqui se ficar na dúvida:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

  5. #5

    Padrão Re: RouterBOARD Mikrotik Groove A-52HPn Resolve Meu Problema?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    1,5Km depende da omni usada e da instalação. Instalação que digo é se a omni está uns 4m acima de tudo, sem nada atras/do lado, sem telhado de zinco na zona de fresnel. sem rede de alta tensão na zona de fresnel, sem arvores na zona de fresnel. Pra 1,5Km a zona de fresnel total é um tunel de quase 7m, ou seja, 3,5m acima das arvores e telhados.
    Acho que compreendi Rubem, como estou começando, vou estudar mais sobre o assunto.
    Minha torre é tubular e tem 17 metros (imagem 1), não tenho problemas com torres de alta tensão, porém ao norte tenho muitas arvores que acabam atrapalhando bastante (Imagem 2 e 3), mas ao sul eu tenho a área total sem barreiras (imagem 4).
    Irei fazer uma mudança na estrutura, vou usar o groove com uma antena aquário de 15Dbi, a caixa hermética ficará no alto e não mais no meio da torre para não ter perda, sendo que eu pretendo usar duas caixas uma de baixo da outra, uma ficará o roteador, e em outra ficará as fontes de energia.
    Detalhe, é usada apenas para clientes residencias. Veja no anexo.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FotorC cópia.jpg
Visualizações:	680
Tamanho: 	157,3 KB
ID:      	56421
    Obrigado
    Última edição por anjos; 18-12-2014 às 16:43. Razão: Duplicidade de palavras