+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Boa Tarde, Amigos!

    Sou novato registrado, porem, acompanho o fórum a um bom tempo, meu nome e Alexandre e possuo uma pequena rede com 10 Clientes composta com AP - OMNI HYPERLINK 12 DBI + BULLET M5 e terminais com NanoStation e alguns AirGrid.

    Minha OMNI fica em uma altura de 14 metros do chão, terreno da cidade e plano com umas leves subidas nas extremidades, porem, meus clientes não estão nessas "subidas",meus clientes são praticamente todos perto (200 a 800 mts).

    Surgiu um cliente mais longe (1,4 KM) em especial usei AirGrid pela maior potência pois era mais longe, consigo visualizar a rede com -74 no Site Survey, todas as configuracoes setadas no radio e tudo certinho, porem não fecha a conexão.

    AirMax Desabilitado
    20 MHZ
    Frequência setada
    Shifting habilitado
    WPA2 + ALC MAC
    CCQ dos clientes : 85 ~ 95 %

    Obs: Desculpe se ja tem algum outro tópico parecido, ou qualquer outro erro meu sobre postagem.

  2. #2

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Pra um sinal -74 você precisa estar usando um datarate bem baixo tipo MCS0 a MCS3.

    Veja no dtaasheet no NS M5, sensibilidade em MCS4 é -86dBm, e o SNR mínimo requerido pra MCS4 é de 16dB. -86 + 16 = -70. Você tem 4dBm a menos que -70...
    Já em MCS3 a sensibilidade é -90dBm, e o SNR mínimo requerido pra MCS3 é 12dB. -90 + 12 = -78. Você tem 4dBm a mais que -78.

    Mas talvez precise usar MCS2 ou MCS1 pra ter estabilidade. Esses SNR's mínimos são divulgados com perdas aceitaveis de acho que 5%. A sensibilidade do hardware também deve varias de unidade pra unidade, mas o resumo é que -74 é uma sinal baixo demais, e a PIOR antena do mundo pra lidar com sinal ruim é omni. Setorial com MK toleraria até -84 e conectaria, mas NS é hardware pra cliente então não tem grande sensibilidade.

    Diminuindo o MCS você poderá aumentar a potencia. Se está usando MCS7 (Muita gente tem essa mania, enquanto tá todo mundo alí do lado vai bem, mas dia que tem sinal baixo se dá mal) terá potencia limitada a 21dBm, já com MCS3 terá até 27dBm (Mas não sei se seria bom passar de uns 24dBm).

    Lembra de também reduzir o MCS no airgrid.
    (E tem que desmarcar a caixa "automatic" do lado do datarate, não adianta setar um datarate mas manter ativo a opção de datarate automatico)


    O Airgrid é de 27dBi? Bom, mesmo o de 23dBi devia conectar nessa distancia, mas nunca fui além de MCS3.

  3. #3

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Boa sua explicacao sobre MSC Rubem! Porem realmente aqui uso automático, tenho uma ideia de que deixando Rate automático o AP trabalha menos forcado, estou certo ou errado ?

    Sobre a conexão com Airgrid hoje vou dar o parecer final sobre ela, estou achando que a mesma encontra-se com defeito, pois ja tentei todas as configurações possíveis para conexão e nada feito.

    Mais tarde a resposta sobre a Airgrid!

  4. #4

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Usando o modo automatico o software tenta sempre os maiores datarates possíveis, então não tem nada de "leve" nisso.

    Se usar B sempre vai tentar 11M, se usar G sempre vai tentar 54M, se usar N em SISO sempre vai tentar 65M, se for MIMO vai tentar 135M.

    Em B nunca precisava se preocupar porque 11M ainda tem ótima sensibilidade e potencia, e isso deixuo muita gente mal-acostumada.

    E... o maior datarate possível é o de menor sensibilidade e menor potencia, portanto o de pior alcance.

    Quando todos tem sinal bom (-50 a -60) pode deixar tudo no modo auto. Mas... no mundo real os provedores de verdade tem encontram clientes com zona de fresnel parcial, distancia grandes, de modo que só pelo preciosismo de manter o modo auto teria que ir baixar a potencia de todos, pra deixar todos equalizados em digamos -64 a -74, isso não vale a pena.

    Por puro preciosismo não vale a pena manter uns modos default (Todo default é pra noob), se não tem banda grande a venda não tem motivo pra usar datarate grande, um datarate grande vai atingir justo quem tem sinal baixo, se tem 8 com sinal alto e 1 com sinal baixo o software não vai reduzir o datarate automaticamente pra esse 1, vai ficar oscilando tentando repetir pacotes pro ruim na medida do possível, criando ping ruim até pra quem tem sinal bom (Pode ver pelo CCQ também, 3 conectados a -50dBm com CCQ de 100%, hora que conecta alguém com -70dBm fica com CCQ de 65%, mas o CCQ dos outros 3 que estava em 100% cai pra 90%. Resultado de tempo desperdiçado com reenvio de pacote pra quem tem sinal ruim.

    Pra modo automatico esses -74 são pior ainda. -74 é sinal ruim de qualquer forma, mas pra modo automatico é totalmente inusável, ou baixa TODOS os clientes pra algo tipo -65 a -75, forçando o software no modo automatico a baixar pra MCS2 ou MCS3 (Se tiver alguém com -50 ele vai subir pra MCS7), eu desiste do modo auto e setar um datarate de sensibilidade decente (MCS7 as vezes tem ridículos -75 de sensibilidade, e exige 25dB de SNR, ou seja, sinal -50, que é um absurdo sonhar em ter no mundo real com cliente entre 300 e 3000m (Pra quem atende só vizinho ou mora em local sem arvores e com todas as casas da mesma altura talvez sirva, mas o brasil é todo desnivelado, populam as cidades justo nos locais mais ondulados, fazem casas de 3m de altura ao lado de casas decentes com 6m de altura, plantam arvores fedidas tipo pés de Manga ou Abacate que chegam a 15 ou 20m com uns 10m de largura!).

  5. #5

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Pode verificar sua instalação, pois tenho o mesmo equipamento, na mesma altura, e tenho cliente a 3.8km, com sinal -64 ccq 96%.
    Airgrid 23 dbi no cliente.
    Vc tem visada boa?

  6. #6

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Joseval, realmente e impressionante o desempenho de sua rede. Aqui nao consigo estabilizar ccq 96% nem com cliente a 200 mts com antena cliente na mesma altura da omni. Sobre o meu problema era a antena airgrid , estava com problema, troquei e funcionou. Mas queria instrucoes de suas configuracoes amigo, eu nao tenho muitos clientes e ja estava pensando em trocar equipamentos. A visada aqui e boa e nao tenho clientes com mais de 2 km de distancia.

  7. #7

    Padrão

    Eu nao sei se pode ser a interferencia que sofremos na cidade por termos 7 provedores na cidade.

  8. #8

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Por favor amigos , me ajudem , preciso solucionar esse problema, tenho certeza que meus equipamentos não são ruins assim. obrigado!

  9. #9

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Testou datarate baixo e fixo pra ter sensibilidade decente?

    No modo AUTO sempre vai pra datarate alto, que tem sensibilidade ruim, pra datarate alto sinal na casa dos -74 é pra lá de insuficiente.

    (Olhou a sensibilidade no datasheet? -74 com 12dB de SNR dá -86, que é mais ou menos a sensibilidade de algo tipo MCS3 (Siso) ou MCS11 (Mimo))

  10. #10

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Citação Postado originalmente por calatroni Ver Post
    Por favor amigos , me ajudem , preciso solucionar esse problema, tenho certeza que meus equipamentos não são ruins assim. obrigado!
    Amigo vc tem boa visada do ap?
    Olha nesta distancia nao tem erro, eu uso as configurações basicas, pois nao tenho muito conhecimento tbm.
    So pode ser defeito, vou te passar um print amanha, pois agora estou fora do alcance, e nao sei acessar os radios fora da rede.

  11. #11

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Ola, Bom Dia!

    Finalmente depois de muitos testes consegui estabilizar meu CCQ  96% ~ 100% em toda a rede, oque realmente constatei:

    * Apos 1 KM de distancia somente AirGrid
    * AirMax Desligado
    * Data Rate no terminal sempre o menor possível, compatível com a velocidade que vc quer entregar, e claro não automático.
    * Data Rate no AP automatico
    * Um scan minucioso das frequencias disponíveis na área ( aqui na minha cidade e infestado de provedores 5.8 , oque dificulta e muito a qualidade, pois os mesmos usam altas potências sabe la Deus porque ).
    * Mudança de Canal deixei habilitada, achei melhor nos testes.
    * Seguranca WPA2 habilitada com ALC (não vi diferença entre o wpa2 habilitado ou não, então por segurança deixei habilitado) .

    Ainda quero aumentar altura da torre para 20 metros, hoje tem somente 14 metros.( Se caso eu estiver errado em fazer isso, por favor me corrijam.) A partir de agora usarei somente airgrid ou nanobeam, vou comprar uma para fazer o teste, ate porque me parece um lançamento da UBNT.

    Obrigado a todos que me ajudaram, Joseval1 principalmente.

  12. #12

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Citação Postado originalmente por calatroni Ver Post
    Ola, Bom Dia!

    Finalmente depois de muitos testes consegui estabilizar meu CCQ  96% ~ 100% em toda a rede, oque realmente constatei:

    * Apos 1 KM de distancia somente AirGrid
    * AirMax Desligado
    * Data Rate no terminal sempre o menor possível, compatível com a velocidade que vc quer entregar, e claro não automático.
    * Data Rate no AP automatico
    * Um scan minucioso das frequencias disponíveis na área ( aqui na minha cidade e infestado de provedores 5.8 , oque dificulta e muito a qualidade, pois os mesmos usam altas potências sabe la Deus porque ).
    * Mudança de Canal deixei habilitada, achei melhor nos testes.
    * Seguranca WPA2 habilitada com ALC (não vi diferença entre o wpa2 habilitado ou não, então por segurança deixei habilitado) .

    Ainda quero aumentar altura da torre para 20 metros, hoje tem somente 14 metros.( Se caso eu estiver errado em fazer isso, por favor me corrijam.) A partir de agora usarei somente airgrid ou nanobeam, vou comprar uma para fazer o teste, ate porque me parece um lançamento da UBNT.

    Obrigado a todos que me ajudaram, Joseval1 principalmente.
    Amigo, não entendo muito, ainda estou aprendo, mas se vc vor aumentar a torre, ve se da para sai da omni e passar para basestation com rocket.
    E assim que aumentar usando omni, pode ser que tera de ir em todos clientes para ajustes de sinal. e isso com base a facilidade aumenta 80%.
    Felicidades em seu trabalho, e que a cada dia podemos contar com os conhecimentos de todos aqui neste Fórum.
    Felicidades a todos e muito Sucesso em 2015.

  13. #13

    Padrão Re: OMNI 12 DBI (HyperLink) Bullet M5

    Obrigado JoseVal1 , vou indo de acordo com a mare, acredito que vou conseguir disponibilizar um bom serviço, consequentemente posso upar meu sistema como voce esta falando.