+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    Pessoal, estou montando a minha rede e gostaria de uma opniao dos amigos que têm bem mais experiencia do que eu.

    No momento eu tenho uma RB1100AHx2 onde recebo o link..... e tenho mais 4 torres. com rb 450g..

    eu estava autenticando PPPoE com concentradores em cada torre... agora estou usando o mpls/vpls pra centralizar o consentrador PPPoE tudo na Rb1100..

    minha duvida, minha rede vai ficar melhor desta forma?

    existem muitas opnioes diferentes...


    Obrigado
    Charles

  2. #2

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    Olá,

    Como vc disse, muitas opiniões, sendo assim aqui vai a minha. Prefiro o concentrador o mais próximo do cliente o possível, ideal seria no equipamento que faz borda com ele, ou seja seu próprio AP. Porém usando Túneis VPLS também fica muito bom, se configurado tudo certo você vai ter muitas felicidades, já fiz alguns trabalhos do tipo e fica muito bom. Cada configuração se adapta melhor em um tipo de senário...

  3. #3

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    Ola, Felipe... Obrigado pela opnião... achei bom usar vpsl pra centralizar o concentrador.. mas uma desvantagem que eu to tendo é em testar a latência no cliente.. mesmo que eu ping do MK da torre onde o cliente ta, a latência aumentou muito... creio sendo que agora ele tenha que ir no concentrador e voltar ao cliente certo..

  4. #4

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    Olá,

    Centralizar pode ser bom ou ruim, bom pois facilita a manutenção, ruim pois se esse equipamento falhar, toda a sua rede para, então é necessário contingência. Quanto a latência, não entendi bem, você queria testar pingando direto do AP para o equipamento dele e mesmo assim passou pelo MPLS? De qualquer forma, revise toda a configuração de L2MTU da rede, pode ser esse o problema.

  5. #5

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    aham.. sim no caso eu vou no MK da torre onde o cliente esta conectado e pingo nele.. consigo ver a latencia entre o AP ao Cliente... depois de centralizado essa latencia almentou muito.. mas os clientes continuaram navegando normalmente.... eu eu creio que depois de centralizado quando eu pingo no ip do cliente dai vai no centralizado e volta.. mesmo que eu esteja no MK onde esta o ap. ... as conexao PPPoE continuaram perfeitas com MTU 1492..

  6. #6

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    Então, realmente o ping vai no concentrador e volta, pois os ips dos clientes passam a ser originados nele. O MTU dos clientes nao se precisa mecher, basta alterar o das interfaces das rbs envolvidas.

  7. #7

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    [QUOTE=felipeandrade55;734580]Então, realmente o ping vai no concentrador e volta, pois os ips dos clientes passam a ser originados nele. O MTU dos clientes nao se precisa mecher, basta alterar o das interfaces das rbs envolvidas.[/


    hum.. sim.. nesse caso os MTU da interfaces estao com o padrao 1500. como posso saber o melhor MTU pras mesmas?

  8. #8

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    Cada VPLS vc precisa adicionar +4 ao valor padrão que e de 1500, isso deve melhorar seu problema com latência pois nao vai fragmentar.

  9. #9

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Cada VPLS vc precisa adicionar +4 ao valor padrão que e de 1500, isso deve melhorar seu problema com latência pois nao vai fragmentar.
    Tendi.. vou fazer uns testes... ja add....

  10. #10

    Padrão Re: Rede roteada com ospf-mpls-vpls?

    Noite,
    +4 não resolve o problema dele.
    Leia a documentação abaixo da mikrotik[1] e [2]apresentação em inglês explicando

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...n_RouterBoards
    [2] http://mum.mikrotik.com/presentations/US13/kirnak.pdf

    att