+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Existe alguma forma de manter internet funcionando quando um dos links cai com modem roteado?

    Amigos boa noite. Tenho pesquisado muito e visto muitos artigos e tutoriais, de como criar um cenário onde meus dois links funcionem normalmente mas que quando um deles cair o outro assuma normalmente fazendo com que a internet não pare de funcionar. Sei que o mikrotik possui a funcionalidade de detectar a queda de conexão quando o proprio gerencia o link ADSL porem quando o modem esta roteado há problemas. Sendo assim gostaria de saber se:
    É possível fazer este tipo de fail over com modem roteado.
    Não possuo ip fixo meu ip é dinâmico e pretendo criar uma solução onde os dois funcionem e um assuma quando da queda ou se preferirem indisponibilidade de dos dois ocorrer.
    O mikrotik já esta operando é uma rb 450 g com o router os 6.23 e funfa sem pau porem devido o modem ser roteado o'' mikrotik nao navega '' quando o link secundário cai.
    Desde já agradeço todo e qualquer tipo de ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Existe alguma forma de manter internet funcionando quando um dos links cai com modem roteado?

    Bom dia Amigo, Primeiramente porque vc não usa eles em bridge pois e bem mais tranquilo de ter este tipo de solução, mas se vc usar como roteado e sem ip fixo ai complica um pouco, mas tenta fazer o seguinte nas rotas do balance em gateway tenta deixar pingando em algun dns ou ip pois assim que ele falhar vai desabilitar a regra da rota. mais se vc precisar realmente de algo mais tranquilo coloca os modens em bridge. da forma a cima consegui fazer no inicio o meu balance mais preferi migrar para o bridge.

  3. #3

    Padrão Re: Existe alguma forma de manter internet funcionando quando um dos links cai com modem roteado?

    Coloque mais uma RB e faça um PCC para balancear os 2 links, e depois envie para sua RB450G já balanceado. Coloque os modens em bridge que vai facilitar e melhorar bastante pra você.

  4. #4

    Padrão Re: Existe alguma forma de manter internet funcionando quando um dos links cai com modem roteado?

    Eu sei que bridge é a opção que melhor funciona. Porem gostaria de tentar configurar o equipamento para funcionar em modo roteador antes de migrar sei que deve haver uma forma. Inclusive já consegui sendo que devido o Ip ser dinâmico fica difícil montar o script alguém possui um tutorial de uma outra forma.

  5. #5

    Padrão Re: Existe alguma forma de manter internet funcionando quando um dos links cai com modem roteado?

    Citação Postado originalmente por cleytonsta Ver Post
    Eu sei que bridge é a opção que melhor funciona. Porem gostaria de tentar configurar o equipamento para funcionar em modo roteador antes de migrar sei que deve haver uma forma. Inclusive já consegui sendo que devido o Ip ser dinâmico fica difícil montar o script alguém possui um tutorial de uma outra forma.
    Tem que autenticar clientes nesta RB (hotspot, PPoE)? se não:
    Use balance PCC do MUM AFRICA 2013 e troque as regras do PPoE para as ethernet que vc usar em ROUTES, NAT e MANGLE. Mantenha os modens roteados e coloque faixas de Ips diferentes nos modens. O Ip dinâmico não atrapalha em nada o funcionamento nem o scripit apenas vai precisar de um DDNS para acesso remoto

  6. #6

    Padrão Re: Existe alguma forma de manter internet funcionando quando um dos links cai com modem roteado?

    Observação: Deixar o modem roteado no lugar do Mikrotik é a mesma coisa de ter um Palio e uma S10 e um cabo de aço no barro, daí vc escolhe vou puxar a S10 com o Palio

  7. #7

    Padrão Re: Existe alguma forma de manter internet funcionando quando um dos links cai com modem roteado?

    Olha vou te falar o que acho talvez te ajude, quando os modem esta roteado o gateway que é colocado no mikrotik sempre esta ativo mesmo que fique sem sinal de adsl no modem, o gateway colocado no mikrotik neste caso é o próprio ip do modem que vai estar ativo e up mesmo nao tendo sinal adsl, para resolver este problema vc precisa achar uma forma de monitorar este problema e depois desativar as regras de mangle referente ao balance do link que caiu.
    Uma forma possivel seria criar uma regra no mangle para um determinado site que so poderá ser aberto pelo link1 e fazer a mesma regra para outro site que so poderá ser aberto pelo link2 e poderia usar o netwatch para executar uma verificação no site, caso down no link1 tera que desativar as regras de mangle referente a este link1 e caso up vc ativa, devera fazer este mesmo procedimento para o link2.
    Nunca testei mas poderia dar certo

  8. #8

    Padrão Re: Existe alguma forma de manter internet funcionando quando um dos links cai com modem roteado?

    Olá colega muito obrigado por ter respondido. É justamente isto que tenho procurado, sendo que nao sei como fazer. Nao tenho ideia de como faço para criar esta regra. poderia passar um passo a passo para que eu possa fazer alguns teste.