Página 8 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 345678910 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Certificar-se é muito bom e é um peso na carreira de um profissional mais muitas das vezes o papel de nada vale quando o conhecimento é posto prova, conheço profissionais em diversas áreas que não tem condições de bancar uma certificação mas buscam com anseio e sede de conhecimento soluções em fóruns sites etc... e muitas das vazes os resultados com esses aprendizados valem mais que uma certificação, só gostaria de reiterar longe de mim desmerecer @Acronimo @muriloc4 e outros demais pois sei da importância e os créditos que cada um tem e suas contribuições, o importante aqui nesse fórum e aprendermos e sanarmos nossas duvidas, sou grato a cada um por o pouco que sei foi que alguém se importou em perder um minuto em um fórum da vida e se propor em ajudar o próximo sem menos esperar um like de agradecimento ou levantar sua moral.

2. @infor3 , você já possui uma central asterisk implementada? quanto à ligar quando não tiver créditos ao invés de você pedir para a telefonista, como você possui 3 troncos de celular,
    pode fazer uma ura onde você liga para o tronco do celular e disca o número que deseja ligar assim ele sai sua ligação por outro tronco de celular ou fixo se for o caso.
    Em um cliente quando não tinhamos E1 só havia FXO para interligação com uma siemens fiz uma URA para integração aos ramais, vou descrever abaixo a implementação, não testei os códigos só fiz uma adaptação tentando simular sua realidade:
    Crie um arquivo chamado URAINFOR3 sem extensão, este deve ser colocado em \etc\asterisk\ nele você coloca o seguinte conteudo:
    [URAINFOR3]
    exten => s,1,Wait(1) ;aguarda 1 segundo
    exten => s,2,Set(CHANNEL(language)=pt_BR) ; configura como idioma default o idioma Portugues-Brasil(Você deve ter estes arquivos na pasta sound)
    exten => s,3,Set(TIMEOUT(digit)=7) ; 7 segundos é o tempo que se espera entre um digito e outro
    exten => s,4,Set(TIMEOUT(response)=10) ; espera 10 seg para o chamador pressionar alguma tecla
    exten => s,5,BackGround(custom/ramal) ; toca um arquivo para o ramal desejado, este deve estar em /var/lib/asterisk/sounds/custom/ (vou colocar em anexo ao post)
    exten => s,6,WaitExten() ; espera o chamador pressionar alguma tecla

exten => _100,1,Dial(SIP/100,tr,60) ;Se você discar 100 é por que quer falar com a telefonista
    exten => _100,n,Hungup

;Abaixo se você discar algum numero com incial de 2 a 6 a saída é para telefone fixo, você pode alterar conforme seu tronco de saída para telefone fixo
    exten => _[2-6].,1,Dial(DAHDI/g1/${EXTEN},, tTr)
    exten => _[2-6].,2,Hangup()

;Abaixo se você discar algum numero com incial de 7 a 9 a saída é para telefone celular,
    ;você pode alterar conforme seu tronco de saída para telefone celular, você pode alterar conforme seu tronco de saída para telefone celular
    exten => _[7-9].,1,Dial(IAX2/troncocelular/${EXTEN},, tTr)
    exten => _[7-9].,2,Hangup()

exten => t,1,Playback(invalid) ; não discou nada em 10 seg toca o aquivo de numero inválido, este deve estar em /var/lib/asterisk/sounds/pt_BR/ (vou colocar em anexo ao post)
    exten => h,1,Hangup ; se o chamador desliga a chamada ela vai para essa extensão e finaliza a chamada

no arquivo extensions.conf, você terá que configurar o contexto das entradas de ligação do seu tronco de celular;
    [from-troncocelular]
    ; aqui é a entrada de ligação pelo tronco de celular se o seu tronco identificar a chamada entrante,
    ;pode colocar uma validação identificando se é seu numero ele joga para a URA senão ele joga direto para a telefonista.(caso onde somente você poderia estar fazendo este tipo de ligação, qualquer outro passaria para a telefonista)
    ;Neste caso o que entrar de ligação pela interface de celular ele está mandando para ura.
    exten => _.,1,Answer ; atende a chamanda
    exten => _.,2,Wait(1) ;aguarda 1 segundo
    exten => _.,n,Goto(URAINFOR3,s,1) ;direciona para URA
    ;a informação abaixo você coloca na última linha do seu extensions.conf
    #include "URAINFOR3" ; aqui ele está incluindo as informações do arquivo de ura em seu extensions

O caso de desvio para os telefones dos técnicos após um horário expecífico, eu faria em php validando horário e dias da semana, criaria uma tabela no mysql para incluir o telefone dos técnicos de plantão,
    faria a consulta e posteriormente enviaria a ligação para o tecnico correto sem precisar passar por ura.
    Se você não tem muito conhecimento, terá que dar uma boa estudada para implementar ! Com esta ferramenta na mão pode criar várias soluções, dependendo do cenário.
    Estou enviando também os arquivos de som que rodam em backgound na Ura;
    Espero não ter complicado, mas é uma alternativa dentre outras a ser implementada.
    Valeu!
    sons.rar

3. não tenho conhecimento nenhum em asterisk, estou pesquisando e estudando muito to entendendo mais ou menos, mas estou esperando a minha placa chegar para começar a mexer mesmo. Qualquer duvida posto aqui e muito obrigado pela atenção @leobevi

4. Legal @infor3, no que eu puder ajudar pode contar comigo.

5. Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Perfeitamente senhor @muriloc4 me fale o seu não é control+v control +C? tem certeza? se esta afirmando otimo

não sou copiar e colar, afirmei sim a2billing do elastix nativo é um lixo, pra isto existe ooutros melhores e de graça,

o que eu afirmei é que redirecionar para outro celular, nunca é 100% garantido, (da mesma forma que o senhor tem tanta experiencia, eu tb me arranjo em asterisk e elastix graças ao Sato do qual me certifiquei oficialmente)

lata de oleo em antena funciona tb, funciona 100% ? não, mas funciona

muitos aki vão ver este topico ler e não entender, e achar que é facil, agora me fale, quem aki fez e deu 100% certo em todas as vezes?

Senhor @muriloc4 não posto "asneiras" sou apenas direto no que falo, nunca vi um sistema do qual o senhor fala tanto em producção, (quero dizer, vi uma vez, o cara puto da vida e voltando para outro sistema) mas cada um cada um né, todo dia lança uma inovação, e todo dia tem bons homens e homens trouxas saindo de casa
    @Acronimo acho que perdemos o foco do topico, vc vai ficar me acusando de eu sempre não ter um sistema de gestão de provedor....sendo que o foco é asterisk.
    dos dois exemplos que passei, somente o click to call copie, o outro eu desenvolvi como um monte de outros aqui no notepad++ .

eu postei alguns exemplos para contribuir com as pessoas do forum, vc tbm poderia citar alguns exemplos ou até melhor os que eu passei ?

como @eduardonwt disse, o inuito do forum é ajudar.

Tópicos Similares

1. pabx ip socorro
    Por fibrathiago no fórum Intelbras
    Respostas: 3
    Último Post: 19-02-2016, 14:50
  2. Teste de PABX IP
    Por euwell no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 17-02-2016, 11:19
  3. Pabx Ip Virtual e Planos de Minutagem (PTT)
    Por edslopes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 02-03-2015, 10:15
  4. Problemas, PABX NEC NEAX 2000 IPS
    Por pagoto no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 07-10-2013, 13:11
  5. ONTENDO UM IP POR DHCP
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 22-05-2002, 12:32

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L