Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: quero montar provedor

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Conforme o Marco Civil,


    Detalhe 1: o Administrador do AS (ou seja, quem possui Bloco de IPs) deve guardar log da conexão (data/hora do inicio e fim da conexão, e IP utilizado pelo cliente). Exemplo:


    Cliente: Maria da silva
    IP: 192.168.100.102
    Data/Hora inicio: 01/12/2014 as 07:10
    Data/Hora Fim: 01/12/2014 as 10:30


    Detalhe 2: O Marco Civil não entrou em detalhes de qual IP deve ser logado, logo, se o cliente recebeu um IP privado e você guardou o log, ao pé da letra, você está de acordo com o que manda.

    Detalhe 3: Além do Marco Civil tem outro regulamento que manda fazer a guarda... Se você é provedor, conforme o Regulamento SCM, você deve fazer guarda do registro de conexão. Mas ai volta ao mesmo problema do Detalha e 2.


    Obg pela sua colaboração. e como vc tem procedido a respeito desta lei, o que tem usado para fazer essa guarda, tipo configurações, programas etc?
    Nos ajuda ai para entender-mos melhor como proceder.
    Att
    Ogb
    Felicidades...

  2. #22

    Padrão Re: quero montar provedor

    troca essa rb por uma Rb 2011uas-rm

  3. #23

    Padrão Re: quero montar provedor

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Conforme o Marco Civil,


    Detalhe 1: o Administrador do AS (ou seja, quem possui Bloco de IPs) deve guardar log da conexão (data/hora do inicio e fim da conexão, e IP utilizado pelo cliente). Exemplo:


    Cliente: Maria da silva
    IP: 192.168.100.102
    Data/Hora inicio: 01/12/2014 as 07:10
    Data/Hora Fim: 01/12/2014 as 10:30


    Detalhe 2: O Marco Civil não entrou em detalhes de qual IP deve ser logado, logo, se o cliente recebeu um IP privado e você guardou o log, ao pé da letra, você está de acordo com o que manda.

    Detalhe 3: Além do Marco Civil tem outro regulamento que manda fazer a guarda... Se você é provedor, conforme o Regulamento SCM, você deve fazer guarda do registro de conexão. Mas ai volta ao mesmo problema do Detalhe 2.
    Taí pessoal, o Andrio resumiu muito bem o que está escrito.
    É isso aí mesmo.
    Tenham o log das conexões e pronto.

    Só que tem um detalhe: Como a maioria das leis que este pessoal aprova, promulga ou decreta são assim, sempre deixam de abranger o essencial. Daí que criam margens para dúvidas etc etc e isso um dia ou outro acaba num questionamento judicial.
    O coitado do pequeno provedor vai um dia ter que gastar com advogados para se defender de uma lei vagabunda... pois sempre vai ter um delegado, um promotor que vai entender diferente e vai querer enrolar num processo o provedor só por que o que aparece lá é o IP do provedor no caso da rede nateada. Normalmente os envolvidos na esfera judicial não investigam os detalhes tão a fundo para por exemplo entender o que é uma rede em Nat. Deixam o onus disso para o acusado.

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Na verdade nenhum dos dois seriam uma boa opçao. Vai depeder se no futuro a rede dele vai ser em bridge ou roteada, e e se a autenticaçao vai ser centralizada ou distribuida. Ai dar para analisar e ver melhor o senario.
    Sobre a questão de ser roteada, tem outro aspecto a ser levado em conta. O texto sobre o enquadramento para pagar a TFI anual ou não diz que ponto onde a rede faz roteamento precisa pagar a TFI.
    Eu não sei a fundo a parte técnica, por isso pergunto: Se o provedor tem AS e atribui um IP público a cada cliente e trabalha com BGP por exemplo, e cria um único ponto de autenticação, os pops não precisariam ser licenciados? Fugiria assim da rede em bridge mas manteria a centralização.


    Citação Postado originalmente por JOSEVAL1 Ver Post
    Obg pela sua colaboração. e como vc tem procedido a respeito desta lei, o que tem usado para fazer essa guarda, tipo configurações, programas etc?
    Nos ajuda ai para entender-mos melhor como proceder.
    Att
    Ogb
    Felicidades...
    Hoje em dia, todos os bons gerenciadores trazem o recurso de guardar log de conexões.

  4. #24

    Padrão Re: quero montar provedor

    pessoal qual a maneira mais em conta de legalizar um pequeno provedor?

  5. #25

    Padrão Re: quero montar provedor

    Teve um amigo em outro tópico disse que faria umas configurações no MK, e este faria a guarda dos logs em um hd.
    Alguém tem esse conhecimento ou conhece alguém que faz?
    Obg
    Felicidades...

  6. #26

    Padrão Re: quero montar provedor

    Aqui faço assim, tenho 4 ips publicos, cada um com uma RB, cada RB atende um determinado local, elas sao gerenciadas pelo Mikweb, e no meio das RBs tenho um pc para acessar elas pela Wan, fechando o acesso a elas pela Lan, onde transmite uso Rocket com Basestation ou omni da ubiquiti, tudo em bridge. O problema de rotear tudo, eh dependendo do equipamento o processamento fica alto. Deixando em bridge, se precisar mudar algo, seria somente a RB. O gerenciador Mikweb, guarda os logs do cliente. e fica na nuvem, mas a autenticaçao do cliente eh na RB. Sugiro usar sempre ppoe para autenticar, já que disse que usará Airgrid e Nano. No cliente coloca como estaçao/router e troca senha para cliente nao ficar mexendo.