+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    Boa noite pessoal.

    Estou estudando para implementar Ospf com Mpls na minha rede e tive uma duvida em relação aos PtP's com Mikrotik que interligam os POPs ao Concentrador, onde nesses PtP's teria a possibilidade de rotear em vez de deixas as interfaces em Bridge devido a serem com Mikrotik. Achei interessante rotear por poder usar a interface de Loopback que é criada no roteamento para monitorar os devidos equipamentos também, mas fico na duvida se isso realmente trás alguma vantagem no desempenho e se não vai aumentar a tabela de rotas desnecessariamente.

    Gostaria da opinião de quem manja mais no assunto já que não tenho muito conhecimento nesse lado. Meu cenário ficaria bem parecido com o esquema abaixo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ixqbv9.jpg
Visualizações:	964
Tamanho: 	122,9 KB
ID:      	56486

    Vlw!

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    No PtP não precissa roteamento!!! vai rotear para onde se so tem uma opção de rota em cada extremo?
    Use bridge com WDS que é a opção com menos processamento e vai te dar maxima performance.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    Se vc for usar uma rede vpls vai precisar de roteamento,nada tem haver com aumento de processamento e rotas pois se usar ospf poderá sumarizar as rotas.
    a proposito esta imagem e de um post meu sobre mpls/mpls melhora muito o desempenho do trafego nos enlaces.

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    Uso Bridge Transparente com VPLS nos meus Enlaces a muito tempo e nunca tive problemas, não teve nenhum aumento de processamento e nem perca de desempenho.

  5. #5