+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    Boa noite pessoal.

    Estou estudando para implementar Ospf com Mpls na minha rede e tive uma duvida em relação aos PtP's com Mikrotik que interligam os POPs ao Concentrador, onde nesses PtP's teria a possibilidade de rotear em vez de deixas as interfaces em Bridge devido a serem com Mikrotik. Achei interessante rotear por poder usar a interface de Loopback que é criada no roteamento para monitorar os devidos equipamentos também, mas fico na duvida se isso realmente trás alguma vantagem no desempenho e se não vai aumentar a tabela de rotas desnecessariamente.

    Gostaria da opinião de quem manja mais no assunto já que não tenho muito conhecimento nesse lado. Meu cenário ficaria bem parecido com o esquema abaixo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ixqbv9.jpg
Visualizações:	964
Tamanho: 	122,9 KB
ID:      	56486

    Vlw!

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    No PtP não precissa roteamento!!! vai rotear para onde se so tem uma opção de rota em cada extremo?
    Use bridge com WDS que é a opção com menos processamento e vai te dar maxima performance.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    Se vc for usar uma rede vpls vai precisar de roteamento,nada tem haver com aumento de processamento e rotas pois se usar ospf poderá sumarizar as rotas.
    a proposito esta imagem e de um post meu sobre mpls/mpls melhora muito o desempenho do trafego nos enlaces.

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    Uso Bridge Transparente com VPLS nos meus Enlaces a muito tempo e nunca tive problemas, não teve nenhum aumento de processamento e nem perca de desempenho.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    Se usar PtP com mikrotik, aconselho vc a usar ap-bridge<->station-bridge com os protocolos proprietarios NV2/NSTREME que vc obtém a transparencia desejada e as vantagens dos protocolos. Essa decisão de roteamento do PtP ou não, é mais uma questão gosto e gerenciamento de rede do que desvantagens e vantagens, principalmente se for usar MPLS. Acho decida pelo que for menos complexo de gerenciar para você.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto Mikrotik Roteado ou Bridge? (OSPF+MPLS)

    Tudo bem Gustavohp,

    Minha experiencia...

    Sempre tive toda a rede em bridge... não recomendo usar HOTSPOT sobre bridge, uma hora vai ter muito broadcast, clientes mandando DHCP para sua rede, equipamentos sem comunicação, etc.. o controle é muito maior..

    Começa com rede em bridge atraves de uma único concentrador, utiliza PPOE, automaticamente ele faz tuneamente para cada cliente, qualquer problema fica isolado dentro da largura de banda do cliente.

    Hoje tenho 25 Torres que atendem 13 cidades, cerca de 80Km² tudo em um unico concentrador, pode se incluir servidor paralelo para atender empresas (como a minha rede), OSPF utilizo onde posso fazer redundancia (anel), com esta mesma rede posso entregar serviços em Lan to Lan, VPN, etc.. alem do mais o delay em uma rede BRIDGE é muito baixo ja que não tem processamento (igual de operadora).


    Anderson