+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Pessoal desde já agradeco a quem puder me ajudar. Ja li e re-li varios topicos aqui no forum, inclusive a do rapaz que tem uma situacão parecida com a minha de um ptp de 700mt com barreira.

    Bom, no meu caso eu tenho visada limpa do ponto de onde quero trazer a internet que fica a cerca de 1km de distancia, é um link de 25mb VDSL da GVT. unica coisa que tenho na frente do sinal seria um poste passando fios de energia normal a 220v (que nao acredito causar tanta interferencia a ponto de gerar o problema que estou tendo).

    Em resumo, estou usando 2 MaxxStation MIMO 5GHz 300Mbps 2x2 uma em modo AP e outra em modo estacão e ambas em Brigth, o enlace (não sei ao certo se isso chama-se enlace mas vamos seguir ne.. hehehe) ate funciona, porem nos testes de velocidade o meu download hora nao passa de 500kbps hora chega ate uns 3mbps com muita dificuldade, o upload esta absolutamente normal em todos os testes sempre bate entre 2.5 a 3Mbps. Se eu testar na origem do link usando os mesmo sites de teste de velocidade o link da bem proximo dos 25mb e o upload em torno de 3Mbps, logo o problema so pode ser alguma configuracao que estou errando.

    No status das antenas o sinal aparece totalmente cheio -61dbi e os TX/RX algo entre 40mb/120mb respectivamente, já baixei a potencia dos radios das antenas para varios valores (cheguei ate os 6dbi) mas nao tive melhora significativa.

    Se alguem tiver alguma ideia sobre onde estou errando ou o que algo que possa me ajudar fico muiiito agradecido pois essa situacao ja me tirou a paciencia :/

    Abraços gente e ajudem plz!

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Primeiramente, energia elétrica tem influencia, tem campo magnético/eletrostático.

    O poste não seria um grande limitador para esta distancia, qual o CCQ?

    Tira um print para ajudar-mos.

    Obs: nesta distancia teria que passar cerca de 50Mb pelo menos.


    Anderson

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Troca essas Maxxstations por SXT e seja feliz.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Outra vc trocou o firmware delas por Ubiquiti?

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Citação Postado originalmente por LinkDedicado-BRASIL Ver Post
    Primeiramente, energia elétrica tem influencia, tem campo magnético/eletrostático.

    O poste não seria um grande limitador para esta distancia, qual o CCQ?

    Tira um print para ajudar-mos.

    Obs: nesta distancia teria que passar cerca de 50Mb pelo menos.


    Anderson
    So posso tirar essa print amanha.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Outra vc trocou o firmware delas por Ubiquiti?
    Onde encontro a firmware ubiquiti compativel com essa maxxstation ?

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    1) como esta testando a throughput? Com um servidor em cada lado?
    2) verificou se tem algum outro radio operando em frequencia similar, em ambas das pontas?

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Procura na net pelo firmware versão 5.1.2, não instale outro śo essa versão serve.

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    1) como esta testando a throughput? Com um servidor em cada lado?
    2) verificou se tem algum outro radio operando em frequencia similar, em ambas das pontas?
    Ja testei em outras frequencias mas o problema persiste. estou usando o pais na regulamentacao do brasil... nao sei se isso é um problema... mas respondendo sua pergunta, nao estou usando qualquer servidor, é uma ponte bright roteador>PC, ou seja estou usando a antena apenas como ponte do meu roteador para outro PC que esta a cerca de 1km.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Procura na net pelo firmware versão 5.1.2, não instale outro śo essa versão serve.
    Encontrei aqui no forum mesmo o link com essas firmware:

    http://ubnt.masolusi.com/download/fi...oStation%20M5/


    Vou iniciar os testes de firmware hoje, mais tarde posto os resultados.

    vlw gente

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Testes em andamento...

    De cara já achei a firmware da ubiquiti mais amigavel, com mais opcoes de configurações e muiito mais rapida para reiniciar a antena e demais operacoes. A firmware instalada de fabrica dessa maxxstation era horrivel, lenta, travava o tempo inteiro e por ai vai.

    Bom testes em andamento, mais tarde posto os resultados!

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Pessoal apos caçar canal por canal, frequencia por frequencia, consegui passar 20Megas utilizando a firmware que o amigo Jorgilson indicou e com a frequencia em 20mhz. Quando realizo uma varredura na area em ambas as antenas Visualizo mais ou menos de 8 a 12 sinais diferentes, e mudando canal por canal consegui uma certa "instabilidade" no ponto a ponto.

    Não ficou 100% mas para a vista do que estava dando quando iniciei o topico ja vou um grande salto.

    Me resta apenas mais uma duvida, esse enlace tao perto (menos de 1km) e com visada limpa o sinal deveria oscilar tanto como é o meu caso ??

    Teriam uma outra antena para esse proposito, avaliando o custo x beneficio, que eu conseguiria um sinal mais limpo e com menos variação na velocidade de download/ping ?

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Uma pergunta simples, qual altura as antena estão instaladas?

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Uma pergunta simples, qual altura as antena estão instaladas?
    Altura exata não sei te dizer, o ponto de origem do sinal (onde sai a internet) é a minha casa, moro em apartamento no 3rd andar de um condominio que todos os blocos vão até o terceiro andar, e a antena esta fixada em uma haste de 3 metros no telhado do meu predio.

    O ponto de destino fica em uma area ainda mais alta tipo morro, tanto que precisei inclinar a antena que fica no meu predio para conseguir os -56 de sinal no destino. Mais uma vez lembrando a visada é totalmente limpa, unica coisa que tenho atrapalhando são muitas outras antenas que aparecem na varredura.

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Citação Postado originalmente por nunnols Ver Post
    Altura exata não sei te dizer, o ponto de origem do sinal (onde sai a internet) é a minha casa, moro em apartamento no 3rd andar de um condominio que todos os blocos vão até o terceiro andar, e a antena esta fixada em uma haste de 3 metros no telhado do meu predio.

    O ponto de destino fica em uma area ainda mais alta tipo morro, tanto que precisei inclinar a antena que fica no meu predio para conseguir os -56 de sinal no destino. Mais uma vez lembrando a visada é totalmente limpa, unica coisa que tenho atrapalhando são muitas outras antenas que aparecem na varredura.
    De tudo.. não adianta ter sinal bom se tem ruido, no UBNT é identificado como CCQ, o ideal é 100%, porem funciona muito bem até 90%.

    Para não tem muita interferencia, tenta deixar pelo menos 2 canais (acima ou abaixo), do canal escolhido, verifique se a não há pontos desta frequencia mais forte em uma das pontas.

    OUtra coisa, potencia muito forte tambem interfere na qualidade, ela tem que esta na medida, deixa -65 a -70.

    O que define largura de banda é o canal em Mhz, nesses equipamentos vai até 40Mhz (maior largura de banda), este canal tambem sobre interferencia, se não conseguir sanar com os demais, altere para 20Mhz, 10Mhz e por ultimo 5Mhz.. apesar desses cainais mais baixo não conseguir visualizar quase nenhum ponto de acesso, não significa ter sanado a interferencia, apenas esta utilizando canais mais proximos um do outro.


    Anderson

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a Ponto a cerca de 1km Upload Alto Mas download Baixo!

    Citação Postado originalmente por LinkDedicado-BRASIL Ver Post
    De tudo.. não adianta ter sinal bom se tem ruido, no UBNT é identificado como CCQ, o ideal é 100%, porem funciona muito bem até 90%.

    Para não tem muita interferencia, tenta deixar pelo menos 2 canais (acima ou abaixo), do canal escolhido, verifique se a não há pontos desta frequencia mais forte em uma das pontas.

    OUtra coisa, potencia muito forte tambem interfere na qualidade, ela tem que esta na medida, deixa -65 a -70.

    O que define largura de banda é o canal em Mhz, nesses equipamentos vai até 40Mhz (maior largura de banda), este canal tambem sobre interferencia, se não conseguir sanar com os demais, altere para 20Mhz, 10Mhz e por ultimo 5Mhz.. apesar desses cainais mais baixo não conseguir visualizar quase nenhum ponto de acesso, não significa ter sanado a interferencia, apenas esta utilizando canais mais proximos um do outro.


    Anderson
    Vlw pela dica anderson, bom gente obrigado a todos que ajudaram ou tentaram ajudar... O CCQ esta variando entre 97 e 100%.. consegui estabilizar o sinal com um alinhamento mais fino, usando 20Mhz e apos algumas horas testando canal por canal...

    Ping sobe uma vez ou outra mas olhando pelo quadro geral ja esta aceitavel.

    Bom, problema resolvido, mais uma vez obrigado a todos, e Feliz 2015!!