+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Da uma olhada na aba wireless dele para vc ter uma idea das configurações

    Anexo 56876
    Acho muito interessante o modo como ele te permite selecionar o ratio DL/UL, com algo tipo 75/25 (Cliente), 50/50 (PTP) ou 30/70 (AP), imagino que isso force o datarate na contraparte pra baixo dependendo do uso (Sem usar o datarate maximo, portanto. Sem a mania de 802.11 de ir pro maior datarate possível).

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Zuchhi Show de bola muito bom hem!

    Qual a lactencia? Eles tem os mesmo problema da lan e perca de potencia dos ubnt?

    Para enlaces maiores 12 a 15km oque me recomendaria?
    Latência geralmente fixa em 15ms. São rarrissimas as oscilações depois que você encontra a faixa de trabalho ideal. Isso com 1 ou com 120 EPMP no setor (120 é o limite máximo).

    Para enlaces maiores tem a linha FORCE que ainda não está homologada no BR (em processo já com a Tia Ana diretamente com a Cambium) mas você pode usar o EPMP com GPS + ALGCOM sem problemas.

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Latência geralmente fixa em 15ms. São rarrissimas as oscilações depois que você encontra a faixa de trabalho ideal. Isso com 1 ou com 120 EPMP no setor (120 é o limite máximo).

    Para enlaces maiores tem a linha FORCE que ainda não está homologada no BR (em processo já com a Tia Ana diretamente com a Cambium) mas você pode usar o EPMP com GPS + ALGCOM sem problemas.
    Olá Zucchi. Acho que é relevante, também, saber como é o trato do equipamento relativo a problemas do 802.11 e relativo ao gps, como por exemplo:
    • Um cliente "ruim" vai derrubar os demais clientes?
    • Relativo ao GPS, ele atua de alguma maneira no cliente? Pergunto isso pois o gps não é presente na cpe, mas quem sabe, de alguma maneira, ele poderia ajudar, ou o gps somente serve para sincronizar os equipamentos na célula.
    • Um EPMP Gps teria como sincronizar outros epmp sem gps em uma mesma torre? E remoto, pode tb?
    • Na sua experiência, é um equipamento que poderíamos chamar de profissional, já que ele destoa tanto de concorrentes como ubiquiti, mikrotik e intelbrás? Ou nem se compararia?


    Me desculpa tanta pergunta, é que estamos na eminência de mudanças, e preciso analisar todos os pontos para não gerar problemas futuros, e vejo também uma boa oportunidade para que todos do fórum conheçam um pouco mais sobre o equipamento. Obrigado desde já e até mais.

  4. #44

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá Zucchi. Acho que é relevante, também, saber como é o trato do equipamento relativo a problemas do 802.11 e relativo ao gps, como por exemplo:
    • Um cliente "ruim" vai derrubar os demais clientes?
    • Relativo ao GPS, ele atua de alguma maneira no cliente? Pergunto isso pois o gps não é presente na cpe, mas quem sabe, de alguma maneira, ele poderia ajudar, ou o gps somente serve para sincronizar os equipamentos na célula.
    • Um EPMP Gps teria como sincronizar outros epmp sem gps em uma mesma torre? E remoto, pode tb?
    • Na sua experiência, é um equipamento que poderíamos chamar de profissional, já que ele destoa tanto de concorrentes como ubiquiti, mikrotik e intelbrás? Ou nem se compararia?


    Me desculpa tanta pergunta, é que estamos na eminência de mudanças, e preciso analisar todos os pontos para não gerar problemas futuros, e vejo também uma boa oportunidade para que todos do fórum conheçam um pouco mais sobre o equipamento. Obrigado desde já e até mais.
    Dulio, no que eu puder ajudar, fico feliz. Fique a vontade. Como diria Jack, vamos por partes:

    O que viria a ser um "cliente" ruim? Ele está com visada obstruída e o sinal chega muito ruim, ele está muito longe e etc seria isso?

    Quando você monta um setor de EPMP você pode e deve "setar" qual é a distancia que aquele seu setor vai trabalhar. Exemplo: 2km. Se você colocar um cliente em 2.5km ele vai enxergar a rede mas não vai se conectar até que você altere essa opção na base. Ele faz isso pois calcula o fator distancia e tempo para falar com clientes mais distantes e como isso vai afetar sua rede. Normalmente isso afeta o throughput vs quantidade de rádios que você vai por na sua rede.

    Uma característica dos rádios EPMP (que são rádios OFDM) é a possibilidade de trabalhar com visada parcialmente obstruída dependendo da distância. Um ponto que o GPS ajuda é que ele separa uma fatia de tempo sincronizada para falar com cada rádio em especifico e já sabendo que cada um transmite naquela janela, ele troca a modulação, fala e passa para o próximo. Até onde sei e aprendi 1 cliente ruim não prejudica a rede.

    O EPMP com GPS é realmente só para as bases. Ele sincroniza e informa ao CPE em quanto tempo ele deverá se comunicar ou seja, é ele que mantém a "ordem" na rede. Também é utilizado para que as outras bases em uma mesma torre possam reutilizar frequencias.

    Quando a sua pergunta:

    Um EPMP Gps teria como sincronizar outros epmp sem gps em uma mesma torre? E remoto, pode tb

    Sim, porém, só ouvi falar como é que faz.
    Até onde sei, existe um modulo chamado CMM (muito famoso na linha Canopy) que pode atuar como um GPS centralizado para outros EPMP mas diz a lenda que o valor dele é praticamente a mesma coisa de se adquirir as bases todas com GPS. Só compensa nos casos em que o cliente vai montar a famosa "giga tower" com vários EPMP reutilizando frequência e transmitindo juntos até 1.5gpbs.

    Na sua experiência, é um equipamento que poderíamos chamar de profissional, já que ele destoa tanto de concorrentes como ubiquiti, mikrotik e intelbrás? Ou nem se compararia?

    Sim, poderíamos. A começar que o protocolo 802.11 dos equipamentos citados acima NÃO foram desenhados para uso outdoor. Todos os outros rádios de mercado sim. EPMP, Canopy, Radwin, RedLine, Infinet, Alvarion, etc. Seleção automática de frequência sem que os clientes caiam, latência fixa, suporte do fabricante, etc. A Cambium homologa ela MESMO os equipamentos aqui no Brasil. Não tem a palhaçada que sabemos que ocorre com as outras marcas e seus distribuidores.

    Sabe outra coisa que é simples mas me deixa puto? Estão vendendo igual agua no Brasil a mais de uma década e até agora não tomaram vergonha na cara de mandar nem a porra da tomada no padrão BR. É o fim.

  5. #45

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Olha Zuchi eu gostei do radio vou usar eles como ptp mesmo ate ptp com visao parcial agora celula to podendo ainda não e muito caro o valor do com gps que e de 734,00 dolares contra 191,46 dolares do sem gps colocar tudo cambium vai ficar caro quem sabe mais pra frente.
    E eu não achei função no modo ap para conectar radios 802.11n acho que eles não vao fazer essa opção mais seria uma forma de ir migrando aos poucos.

  6. #46

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Latência geralmente fixa em 15ms. São rarrissimas as oscilações depois que você encontra a faixa de trabalho ideal. Isso com 1 ou com 120 EPMP no setor (120 é o limite máximo).

    Para enlaces maiores tem a linha FORCE que ainda não está homologada no BR (em processo já com a Tia Ana diretamente com a Cambium) mas você pode usar o EPMP com GPS + ALGCOM sem problemas.
    Você pode me passar o contato que você tem com a Cambium, estou começando no ramo de provedores e não quero começar errado. Obrigado

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Olha Zuchi eu gostei do radio vou usar eles como ptp mesmo ate ptp com visao parcial agora celula to podendo ainda não e muito caro o valor do com gps que e de 734,00 dolares contra 191,46 dolares do sem gps colocar tudo cambium vai ficar caro quem sabe mais pra frente.
    E eu não achei função no modo ap para conectar radios 802.11n acho que eles não vao fazer essa opção mais seria uma forma de ir migrando aos poucos.
    Wala, não está tudo isso não. Quem te passou esse valores foi o pessoal da Zimit Telecom não foi?

    O EPMP com GPS está saindo 610 dolares.
    O EPMP 1000 161 dolares.

    Citação Postado originalmente por fhilippe Ver Post
    Você pode me passar o contato que você tem com a Cambium, estou começando no ramo de provedores e não quero começar errado. Obrigado
    Pode falar com o pessoal da Agora Telecom. Danni ou Roberta.

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Dulio, no que eu puder ajudar, fico feliz. Fique a vontade. Como diria Jack, vamos por partes:

    O que viria a ser um "cliente" ruim? Ele está com visada obstruída e o sinal chega muito ruim, ele está muito longe e etc seria isso?

    Quando você monta um setor de EPMP você pode e deve "setar" qual é a distancia que aquele seu setor vai trabalhar. Exemplo: 2km. Se você colocar um cliente em 2.5km ele vai enxergar a rede mas não vai se conectar até que você altere essa opção na base. Ele faz isso pois calcula o fator distancia e tempo para falar com clientes mais distantes e como isso vai afetar sua rede. Normalmente isso afeta o throughput vs quantidade de rádios que você vai por na sua rede.

    Uma característica dos rádios EPMP (que são rádios OFDM) é a possibilidade de trabalhar com visada parcialmente obstruída dependendo da distância. Um ponto que o GPS ajuda é que ele separa uma fatia de tempo sincronizada para falar com cada rádio em especifico e já sabendo que cada um transmite naquela janela, ele troca a modulação, fala e passa para o próximo. Até onde sei e aprendi 1 cliente ruim não prejudica a rede.

    O EPMP com GPS é realmente só para as bases. Ele sincroniza e informa ao CPE em quanto tempo ele deverá se comunicar ou seja, é ele que mantém a "ordem" na rede. Também é utilizado para que as outras bases em uma mesma torre possam reutilizar frequencias.

    Quando a sua pergunta:

    Um EPMP Gps teria como sincronizar outros epmp sem gps em uma mesma torre? E remoto, pode tb

    Sim, porém, só ouvi falar como é que faz.
    Até onde sei, existe um modulo chamado CMM (muito famoso na linha Canopy) que pode atuar como um GPS centralizado para outros EPMP mas diz a lenda que o valor dele é praticamente a mesma coisa de se adquirir as bases todas com GPS. Só compensa nos casos em que o cliente vai montar a famosa "giga tower" com vários EPMP reutilizando frequência e transmitindo juntos até 1.5gpbs.

    Na sua experiência, é um equipamento que poderíamos chamar de profissional, já que ele destoa tanto de concorrentes como ubiquiti, mikrotik e intelbrás? Ou nem se compararia?

    Sim, poderíamos. A começar que o protocolo 802.11 dos equipamentos citados acima NÃO foram desenhados para uso outdoor. Todos os outros rádios de mercado sim. EPMP, Canopy, Radwin, RedLine, Infinet, Alvarion, etc. Seleção automática de frequência sem que os clientes caiam, latência fixa, suporte do fabricante, etc. A Cambium homologa ela MESMO os equipamentos aqui no Brasil. Não tem a palhaçada que sabemos que ocorre com as outras marcas e seus distribuidores.

    Sabe outra coisa que é simples mas me deixa puto? Estão vendendo igual agua no Brasil a mais de uma década e até agora não tomaram vergonha na cara de mandar nem a porra da tomada no padrão BR. É o fim.
    Oi... Quando digo cliente ruim, seria um cliente que mesmo com um sinal bom, -64 -63 na torre, o seu ccq fica muito ruim tipo 70% ou menos, aqui a gente já acha ruim a baixo de 94%. Esse cliente no geral acaba deixando os demais cliente lentos. O que a gente observa é qualquer cliente conectado nessa base fica com velocidade limitada, muito limitada, não passando de 2.3/2.5 mega, ao negar o acesso desse cliente, a velocidade dos demais volta a ficar normal.

    Na realidade, o que investigo junto a vc, é se esse mesmo comportamento ocorre no epmp, justamente por trabalhar com tecnologia proprietária e desenvolvida para ambiente outdoor ele deve trabalhar/tratar o ccq de outra maneira, aliás se houver ccq nele.

    Na tecnologia Wireless 802.11 o OFDM também é implementado, no entanto se esbarra nos problemas supracitados, além de que a visada parcial é impeditivo para o bom funcionamento da tecnologia.

    Eu realmente estou bastante inclinado a tornar possível um sistema com o epmp1000, reaproveitaria minhas nanos em localidades onde interferência não é problema, e poderia entregar mais banda nesses locais, e aqui onde tenho a base principal usaria as características outdoor do epmp100

  9. #49

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Wala, não está tudo isso não. Quem te passou esse valores foi o pessoal da Zimit Telecom não foi?

    O EPMP com GPS está saindo 610 dolares.
    O EPMP 1000 161 dolares.



    Pode falar com o pessoal da Agora Telecom. Danni ou Roberta.
    Foi o pessoal da agora telecom que me passou esses preços Roberta
    ePMP 1000: Unit 5 GHz Connectorized Radio with Sync (com fonte e GPS) 734,09 dolares
    ePMP 1000: Unit 5 GHz Connectorized Radio (com fonte) 191,4 dolares
    ePMP 1000: Unit 5 GHz Integrated Radio (com fonte) 182,15 dolares

  10. #50

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Veja com Alex tem me atendido bem e com valores interessantes:




    Alex Gomes
    Comercial

    (31) 2513-9152

    (31) 8434-2260 l (31) 8452-1266

    (31) 2513-9162

    [email protected]


    www.ceutelecom.com.br


    Skype: alexjuniorgomes

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Foi o pessoal da agora telecom que me passou esses preços Roberta
    ePMP 1000: Unit 5 GHz Connectorized Radio with Sync (com fonte e GPS) 734,09 dolares
    ePMP 1000: Unit 5 GHz Connectorized Radio (com fonte) 191,4 dolares
    ePMP 1000: Unit 5 GHz Integrated Radio (com fonte) 182,15 dolares
    Ou subiu de mais (minha cotação é de dezembro) ou... tem algo errado.

    De qualquer forma sempre podemos comprar no PY ou importar diretamente dos EUA

    @dulio2002 vou verificar a questão do CCQ nele pois não notei isso no equipamento ainda ou deixei passar batido. Como estou fora da minha rede não tem acesso a ele agora. Logo confirmo.

  12. #52

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Zucchi to com uma enlace de 49km com visada meio mais ou menos. Atualmente passo 50mb nele com rb912 e dish de 34dbi.

    Voce cito acima a linha force, vc tem noçao dos valores cobrados por eles atualmente?

  13. #53

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Compra um radio desses epmp1000 mesmo e coloca na sua dish para ver se melhora pois essa da linha force e antena de 25 dbi e e o mesmo radio.

  14. #54

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Que loja do py encontra esses radios?

  15. #55

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @wala muito obrigado parceiro, vou pedir para meu parceiro do paraguas correr atraz disso pra ontem

    Qual seria a voltagem minima dele? Pois tenho apenas 12v nesse ponto e quando sai do painel solar para bateria costuma ficar entre 11.5 a 12.1v

  16. #56

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Depois vc me avisa em que loja do py acha esses radios pois por aqui ta muito caro

  17. #57

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Um ponto a ponto de 30km com EPMP e Antena 34 sem GPS ficaria bom?

  18. #58

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @wala aviso sim parceiro
    @jorgilson eu quero para um de 56km ja mandei email para agoratelecom para orçamento e banda que pode chegar.

  19. #59

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @wala aviso sim parceiro
    @jorgilson eu quero para um de 56km ja mandei email para agoratelecom para orçamento e banda que pode chegar.
    Valeu Jonas, quero ver como vai ficar esse enlace.

  20. #60

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Bom dia a todos que estao participando deste topico, estou indo para o PY dia 10 e gostaria se alguem tiver o contato lá para comprar um par desse radio para testar esse produto.