Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @Zucchi , na documentação fala alguma coisa sobre o número de pacotes que ele suporta?

    E neste 1 km do enlace, que antena usa?
    Se tem estabilidade e passa um bom número de pacotes, já está de bom tamanho.

    Pois o que eu tenho observado nas RBs da Mikrotik é uma instabilidade. As mais antigas, com cartão também antigo eram mais estáveis. Hoje nunca se sabe se vai amanhecer com sinal ou não.
    No nosso caso temos 5 pontos de repetição até chegar no servidor. São 150km no total. Coração sempre na mão...heheheh

  2. #22

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @1929 neste enlace estou usando o EPMP 1000 Integrado. É o mais basicão de todos. A antena dele tem 13dbi

    Hoje aqui ocorreu o que você cita mas creio que a culpa seja das RB's. Tenho 8km mas com 4 pontos de passagem por assim dizer. O segundo ponto acabou a energia por 3 horas apos as baterias acabarem (chuva forte). Quando voltou os outros 3 pontos eu conseguia logar e mexer normalmente mas o pppoe dos clientes nada. Tive de reiniciar os 3 pontos e tudo voltou ao normal.

    Agora... se loga... pq é que não restaura as conexões??

  3. #23

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Me desculpem estar espichando o assunto fora do tema principal, mas como numa grande roda de papo, sempre surge algo que acaba merecendo uma menção.
    @Zucchi nós aqui testamos uma régua POE da Volt, gerenciável.
    Assim, tendo acesso ao POP e não a uma RB, tem como remotamente cortar a energia e religar.

    E tem um reboot remoto via celular. Não testamos esse.

    Não é o seu caso, pois teve acesso a RB. Daí é só reiniciar diretamente na RB.
    Mas é algo desagradável pois impacta no serviço do provedor. Cliente não quer saber "quem passou o verniz na barata" ele quer o serviço e pronto.

    Mikrotik para uso como rádio tem o seu valor. Baixo custo, fácil configuração do wireless, mas deixa a desejar com a estabilidade. Linha 700, Metal e SXT para nós foram os campeões de paradas.

    Tomara que os fabricantes ( UBNT e Mikrotikk ) procurem caprichar nas suas linhas AC.

    Então está aí pessoal o relato do Zucchi sobre um ptp com Cambium de custo relativamente baixo, sem precisar de frequência licenciada. Tudo que nós queremos é colocar um rádio lá em cima e esquecer que existe.

  4. #24

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @1929 qual que é essa régua? Pode me enviar o link por gentileza? Ela é regua de energia ou o patch gerenciável?

  5. #25

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    @1929 qual que é essa régua? Pode me enviar o link por gentileza? Ela é regua de energia ou o patch gerenciável?

    http://www.volt.ind.br/produtos-patc...oe-gerenciavel

  6. #26

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Antes de começar desculpe amigos por nao responder antes mas fim de ano ja viu né rsrsrsrs ... Amigo @Zucchi concordo em partes com vc brother em primeiro lugar ja disse aqui e repito os padroes 802.11 abgn e ac foram inventados pela IEEE para uso INDOOR o que nos fazemos é uma "GAMBIARRA TECNOLOGICA" como diz nosso ilustre amigo Nicola Sanchez, o padrao correto para uso outdoor seria o 802.16, nao vou ficar explicando aqui porque aqui nao tem leigo e ja expliquei isso em outros posts creio que muito bem, o ponto principal que quero chegar é 802.11ac. Eu disse uma gambiarra tecnologica mas que funciona BEM. E ai vao as perguntas :

    1-802.11AC VAI FUNCIONAR OUTDOOR ?
    2-QUAIS SERÃO OS DIFERENCIAIS EM APLICAÇOES ?
    3-O throughput por setor irá aumentar significativamente para compensar os gastos ?

    E respondendo a tudo, 802.11 AC funcionará SIM se trabalharmos em celulas de 300m a 1.5 km maximos, muita gente vai ter que esquecer de conectar clientes a 2,3,4,5 km esqueçam, 802.11ac ISSO NAO SERÁ POSSIVEL para PTMP, se quiserem trabalhar com AC modifiquem sua maneira de trabalhar é comprovado que em curtas distancias sua potencia no provedor sera a mais baixa possivel com isso vc nao atrapalha a proxima celula e seus clientes terao SNR e nivel de sinal alto com isso conseguira conecta-los bem com se fosse um ambiente INDOOR, quando vc conecta uma cidade em "celulas metropolitanas" vc simula o uso INDOOR entao por isso que seria ó recomendado; mesmo com uma poluiçao espectral alta vc com ajuda de seus equipamentos ira achar canal para trabalhar e funciorará como em um ambiente INDOOR . Creio que se trabalharmos dessa forma e com " antenas de 60° " cada celula com 4 setores teremos, creio eu, em um senario ruim 200mbps por setor totalizando 800mbps por celula, ENTAO AMIGAO 802.11ac creio que sim COMPENSA faz seus calculos de compartilhamento de megas por setor em clientes de 10 a 20MBPS que vai ver que compensa, agora trabalhar com "Cambium" seria um sonho se nao fosse o custo no nosso caso no Brasil NAO compensa por motivo de custos .

    Amigo @Zucchi o que falta nos provedores do Brasil é "PREPARO EM RF" pensa bem comigo; Quantos cursos de RF de renome temos no mercado ? E os que temos sao caros e a grande maioria nao pode ter acesso e é por isso que temos tanta gente que começa um provedor nao tem noçao alguma de RF e sai trabalhando e ATRAPALHANDO muitos de nos.

    Sobre o WIMAX a associaçao esta indo e possivelmente esse ano conseguiremos começar algo para 3.5ghz em uso LOS e NLOS se Deus e a Anatel nos ajudar, o povo quer MOBILIDADE esse é o futuro, e a FIBRA amigo ja vai virando coisa do passado em paises de pequena extensao territorial vai no JAPAO amigo o WIMAX2 802.16M ja esta bombando e seus usuarios nao ultilizao planos residencias porque algumas empresas nao tem franquia de uso dados e as que tem a franquia é tao alta que compensa para usuarios comuns e essa ideia de WIMAX sem franquia de dados é antiga a BRIDGEMAXX DOS USA ja trabalha dessa forma dês de 2007 COM 802.16E entao amigao creio que SIM esse será nosso futuro WIMAX e as grandes teles com seu LTE .

  7. #27

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @speedpc, vc já testa algo em 3.5ghz?

  8. #28

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    @speedpc, vc já testa algo em 3.5ghz?
    @Zucchi aqui no Brasil nao meu caro mas nos USA sim, participei de varias palestras nos USA que davam demostraçao com radios em 3.5, 3.65, 2.5 e 5.8ghz em 802.16d e 802.16e demonstraçoes de uso LOS e NLOS radios dos fabricantes: ALVARION, VECIMA, TRANZEO, APERTO e outros fabricantes da epoca e um dos videos que foram exibidos nas palestras eu ja coloquei aqui no under em alguns posts que foi um simulado em 3.5ghz que a ALVARION fez para uma empresa na Italia os resultados foram incriveis esse é o video:



    Para quem esta na area de RF a muitos anos, trabalhar em 3.5GHZ para NLOS era muito surpreendente ou se nao falar IMPOSSIVEL mas IEEE 802.16e faz isso bem ate mesmo com os mini-modens em 3.5ghz, mas quando tivermos empresas suficientes para o começo da associaçao e a primeira assembleia vou comprar radios ALVARION em 3.5ghz para teste para o pessoal da associaçao e se possivel fazer demonstraçoes em campo .

  9. #29

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Esse case da Alvarion é TOP de mais. Só que deve ter custado alguns milhões rs...

  10. #30

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Eu Testei um radio desses epmp 1000 e não e compativel com outros equipamentos 802.11 ele pelo jeito so conversa com cambium nem dando um scam com uma argrid por exemplo vc enxerga a rede, e invisivel a outros produtos 802.11 e eu acho que poderia ter um sistema de alinhamento melhor tipo ir direcinando a antena e ele ir mostrando o sinal e essa versão conectorizada sem gps e porta 100 poderia pelo menos ser porta 1000 pelo jeito vou ter que usar isso ne um ptp mesmo mais não gostei muito dele vou ter que ver como se comporta em ptp para ver se vale tudo isso.

  11. #31

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    No caso desses ePMP da Cambium realmente não é citado em nenhum lugar no site ou na brochura o suporte a 802.11. Ou seja, pelo visto não tem suporte mesmo.
    Curioso que ele usa somentes algumas as modulações do modo N (Não todas, falta BPSK)), não tem mais a velharia ridícula de 802.11A (Ou seja, a UBNT está fazendo merda ao obrigar o uso de A/N ao invez de permitir fixar somente em N, radio que vende desempenho (Não compatibilidade) não esses code rates antiquados).

    Estava dando uma olhada na ficha deles, e são até meio ruinzinhos pro preço, só 20dBm de potencia e sensibilidade em MCS15 de -70, isso são valores de uma etapa de RF de equipamento MK ou UBNT com 1/2 do preço. Se ele não tiver uma etapa de processamento muito boa (Isso me parece produto pra engravadatado, a ficha técnica só tem dados pros noobs do marketing, não tem detalhes pra gente) acho um péssimo negócio (E a incompatibilidade com 802.11N seria o menor motivo pra mim, tá cheio de gente por aí que é escravo de UBNT, que só usa UBNT, se escravizar com a Cambium não seria pior, o ruim é a escravidão a uma marca, se ela é a Cambium ou a UBNT não muda muito).

    Alias... o que os ePMP tem a ver com 802.11AC? Ele usa uma variante fechada de N, não de AC, os dados (Talvez não abra sem cadastro):
    https://e6573554c1d423fa62dc-a337739...0_09242013.pdf
    e
    http://epmp.com.ua/add/files/other/U...get%20Tool.pdf

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Sim senhor. Tenho um par de EPMP 1000 em um PTP de 1km passando 80/80mbps. Ele tem diferentes configurações para down e up ok?

    50/50
    75/25
    Flexible (se ajusta ao que a rede precisa).

    Neste ponto até o presente momento não tive 1 dor de cabeça em relação a nada. Foi instalar e esquecer. Está a quase 5 meses no mesmo lugar. Só reinicie 2x até hoje para fazer update da firmware.

    Os EPMP com GPS só testei em LAB. Com mais de 50 pessoas na sala não conseguimos fazer o equipamento pedir arrego



    Wala, tem saída sim. Você pode conectar nas antenas da linha 450 da Canopy ou da UBNT (que é o que o pessoal mais usa).

    Wala, está em homologação a linha FORCE do EPMP aqui no Brasil. Logo logo sai e vc pode usar o conjunto completo dela.



    Recomendo fortemente o pessoal da AGORA TELECOM. A AGORA é direto, os outros são todos revendas e ai o preço sobe.
    Na Agora Telecom pode falar com o Danni ou com a Roberta. Fale em meu nome. Diga que foi indicação do Zucchi (pronuncia-se Zuki). Dependendo da quantidade pode apertar eles um pouco

    A AGORA é o distribuidor oficial da Motorola (e Cambium) no Brasil e os únicos alias. Eles tem estoque aqui e nos EUA. São imensos.

    Pessoal também falou muito bem da CEU TELECOM mas não tratei com eles então não sei dizer.

    O preço é o que falei acima (cotei em dezembro passado).

    USD 165 EPMP 1000
    USD 665 EPMP Conectorizado com GPS.

    Se quem for comprar utilizar os patch pannel da VOLT ou outra marca, é necessário alterar a clipagem do cabo de rede em uma das pontas ok? (a ponta que liga no patch panel de preferencia).
    Olá como vai? Já fiz alguns Webinars da Cambium, porém nunca ficou muito claro para mim o comportamento do equipamento junto a ambiente ruidosos de muita interferência. Vc tem alguma experiencia ou informação de como o Epmp1000 se comporta em uma localidade assim?
    E trabalhando com células onde colocamos um máximo de 15 clientes, o desempenho dele deve aumentar muito correto? Vc tem ideia de qual seria o througput entregue por ele num ambiente assim de poucos clientes e distâncias de no máximo 1.5 KM?

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Eu Testei um radio desses epmp 1000 e não e compativel com outros equipamentos 802.11 ele pelo jeito so conversa com cambium nem dando um scam com uma argrid por exemplo vc enxerga a rede, e invisivel a outros produtos 802.11 e eu acho que poderia ter um sistema de alinhamento melhor tipo ir direcinando a antena e ele ir mostrando o sinal e essa versão conectorizada sem gps e porta 100 poderia pelo menos ser porta 1000 pelo jeito vou ter que usar isso ne um ptp mesmo mais não gostei muito dele vou ter que ver como se comporta em ptp para ver se vale tudo isso.
    Wala, parte está correto. A partir da ultima versão de firmware 2.23 a Cambium implementou o modo 802.11 que até onde li, permite que você encontre e conecte-se com equipamentos 802.11 mas SEM nenhum protocolo proprietário ativado como NV2, NSTREME e AIRMAX. Isso irá permitir a troca gradual dos equipamentos até que toda a rede seja Cambium. (eu ainda não recebi a resposta da Cambium a respeito disso pois a moça está de férias) e sim, fora do modo Wireless ele SÓ conversa com Cambium assim como o Canopy só falava com Canopy, o Radwin só fala com Radwin, o Infinet só fala com Infinet, o Alvarion só com Alvarion e etc. Se formos ver bem, todos fazem isso. Airmax só fala com UBNT e NV2 e NSTREME só fala com Mikrotik. Qual a diferença? Se você quer mais performance, vai "engolir" uma rede proprietária, não tem segredo.

    Quanto ao alinhamento, ele mostra o sinal e a qualidade de down e up na página principal. Você pode ir direcionando e acompanhando os níveis, modulação, etc.

    Quanto a porta GIGA para o EPMP 1000 (o CPE) considero besteira. Nós não vamos entregar nada acima dos 100mbps para o cliente final e se o fizermos, esbarraremos no eterno problema de que 90% dos computadores aqui no Brasil a placa de rede é 10/100. (logo vou contar um caso). A porta GIGA foi pensada no EPMP Conectorizado com GPS justamente por ele conseguir fazer 200MBPS por setor e por ser uma Base. Até o momento estou tentando entender por exemplo para que serve a porta Giga da PowerBeam M5-400 se ela não passa dos 80mbps. É para ter uma porta giga para usar ou de enfeite para dizer que tem ?

    Dá uma olhada no meu PTP com EPMP 1000 aqui: http://www.casimages.com.br/i/150119...03554.jpg.html
    Pense em um ambiente poluido onde galera usa de 4.9 a 6.2... é aqui. A completa ZONA...

    Quanto ao caso...

    1 ano atrás solicitei o VIVO FIBRA 200MBPS aqui no escritório...
    Os tecnicos chegaram as 09 da manha e 16 horas da tarde estavam aqui ainda. A velocidade não batia de jeito nenhum. Não passava de 70mbps e eles não sabiam o por que. Veio máquina de teste de fibra, nego de outra cidade, ligaram para a central, para o papa, o bispo e nada...

    E eu só olhando a cena...

    Uma hora, já visivelmente esgotados, um dos técnicos vira e fala para mim: "Olha Zucchi... eu ativo Vivo Fibra faz quase 1 ano pelo estado de São Paulo e até agora NUNCA vi um de 200MBPS funcionar. É mais negocio o Sr. cancelar e colocar dois de 100mbps balanceando com aquele tplink do que esse de 200mbps".

    Já sabendo qual era o problema falei: "Qual é a velocidade da placa de rede do seu notebook ai?"

    "Ah? Velocidade da placa de rede? Não sei".
    "Você está testando com ele na bateria e não na energia não é ?"

    Se vocês não sabem, vão aprender agora. Todo o Notebook que tem placa de rede GIGABIT operara em 100mbps quando está na bateria. Se ele tem placa 10/100, então ele opera em 10mbps quando está na bateria. Gigabit apenas quando está conectado a energia. Outro ponto é a raridade de se encontrar notes com placa de rede gigabit.

    Então, peguei um cabo de rede e estiquei até meu desktop que é próprio para jogo com placa Giga e fiz o teste. O resultado foi imediato. 205mbps de down por 102mbps de up. Dei uma aula para eles, expliquei o que acontecia e até jantaram aqui hahaha. Foi o primeiro Fibra de 200mbps que aquela equipe viu funcionar no interior

    Agora... se nem os tecnicos da VIVO sabem disso, quem dirá o usuário leigo de casa com PC ou Note positivo ou cce...

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá como vai? Já fiz alguns Webinars da Cambium, porém nunca ficou muito claro para mim o comportamento do equipamento junto a ambiente ruidosos de muita interferência. Vc tem alguma experiência ou informação de como o Epmp1000 se comporta em uma localidade assim?
    E trabalhando com células onde colocamos um máximo de 15 clientes, o desempenho dele deve aumentar muito correto? Vc tem ideia de qual seria o througput entregue por ele num ambiente assim de poucos clientes e distâncias de no máximo 1.5 KM?
    @dulio2002;737876 , dá uma olhada na imagem que postei acima. Fiz com um EPMP 1000 em 2km. Aqui é a verdadeira bagunça. Todo mundo usa do jeito que quer, como quer, com qualquer frequência.

    15 clientes com o EPMP GPS ele faz com as mãos nas costas sendo torturado. Quanto de banda você vai disponibilizar para cada cliente? Você já usou o Link Planner aquela calculadora/tabela em Excel da Cambium que você inseri os dados e ele te diz o que dá para fazer?

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Wala, parte está correto. A partir da ultima versão de firmware 2.23 a Cambium implementou o modo 802.11 que até onde li, permite que você encontre e conecte-se com equipamentos 802.11 mas SEM nenhum protocolo proprietário ativado como NV2, NSTREME e AIRMAX. Isso irá permitir a troca gradual dos equipamentos até que toda a rede seja Cambium. (eu ainda não recebi a resposta da Cambium a respeito disso pois a moça está de férias) e sim, fora do modo Wireless ele SÓ conversa com Cambium assim como o Canopy só falava com Canopy, o Radwin só fala com Radwin, o Infinet só fala com Infinet, o Alvarion só com Alvarion e etc. Se formos ver bem, todos fazem isso. Airmax só fala com UBNT e NV2 e NSTREME só fala com Mikrotik. Qual a diferença? Se você quer mais performance, vai "engolir" uma rede proprietária, não tem segredo.

    Quanto ao alinhamento, ele mostra o sinal e a qualidade de down e up na página principal. Você pode ir direcionando e acompanhando os níveis, modulação, etc.

    Quanto a porta GIGA para o EPMP 1000 (o CPE) considero besteira. Nós não vamos entregar nada acima dos 100mbps para o cliente final e se o fizermos, esbarraremos no eterno problema de que 90% dos computadores aqui no Brasil a placa de rede é 10/100. (logo vou contar um caso). A porta GIGA foi pensada no EPMP Conectorizado com GPS justamente por ele conseguir fazer 200MBPS por setor e por ser uma Base. Até o momento estou tentando entender por exemplo para que serve a porta Giga da PowerBeam M5-400 se ela não passa dos 80mbps. É para ter uma porta giga para usar ou de enfeite para dizer que tem ?

    Dá uma olhada no meu PTP com EPMP 1000 aqui: http://www.casimages.com.br/i/150119...03554.jpg.html
    Pense em um ambiente poluido onde galera usa de 4.9 a 6.2... é aqui. A completa ZONA...

    Quanto ao caso...

    1 ano atrás solicitei o VIVO FIBRA 200MBPS aqui no escritório...
    Os tecnicos chegaram as 09 da manha e 16 horas da tarde estavam aqui ainda. A velocidade não batia de jeito nenhum. Não passava de 70mbps e eles não sabiam o por que. Veio máquina de teste de fibra, nego de outra cidade, ligaram para a central, para o papa, o bispo e nada...

    E eu só olhando a cena...

    Uma hora, já visivelmente esgotados, um dos técnicos vira e fala para mim: "Olha Zucchi... eu ativo Vivo Fibra faz quase 1 ano pelo estado de São Paulo e até agora NUNCA vi um de 200MBPS funcionar. É mais negocio o Sr. cancelar e colocar dois de 100mbps balanceando com aquele tplink do que esse de 200mbps".

    Já sabendo qual era o problema falei: "Qual é a velocidade da placa de rede do seu notebook ai?"

    "Ah? Velocidade da placa de rede? Não sei".
    "Você está testando com ele na bateria e não na energia não é ?"

    Se vocês não sabem, vão aprender agora. Todo o Notebook que tem placa de rede GIGABIT operara em 100mbps quando está na bateria. Se ele tem placa 10/100, então ele opera em 10mbps quando está na bateria. Gigabit apenas quando está conectado a energia. Outro ponto é a raridade de se encontrar notes com placa de rede gigabit.

    Então, peguei um cabo de rede e estiquei até meu desktop que é próprio para jogo com placa Giga e fiz o teste. O resultado foi imediato. 205mbps de down por 102mbps de up. Dei uma aula para eles, expliquei o que acontecia e até jantaram aqui hahaha. Foi o primeiro Fibra de 200mbps que aquela equipe viu funcionar no interior

    Agora... se nem os tecnicos da VIVO sabem disso, quem dirá o usuário leigo de casa com PC ou Note positivo ou cce...


    @dulio2002;737876 , dá uma olhada na imagem que postei acima. Fiz com um EPMP 1000 em 2km. Aqui é a verdadeira bagunça. Todo mundo usa do jeito que quer, como quer, com qualquer frequência.

    15 clientes com o EPMP GPS ele faz com as mãos nas costas sendo torturado. Quanto de banda você vai disponibilizar para cada cliente? Você já usou o Link Planner aquela calculadora/tabela em Excel da Cambium que você inseri os dados e ele te diz o que dá para fazer?
    Rapaz, que blz, muito bom heim... Meu caso é interessante. Há muita demanda por internet na minha cidade, e com a chegada da NET (em breve), estamos num dilema entre cabear ou começar a utilizar o epmp 1000.

    Caber para atender os clientes que já temos acho complicado, e num primeiro momento pode ser custoso, porém sempre fica o legado de ser cabo, mais banda, mais estabilidade, sem interferência, e tudo que o cabo oferece, inclusive os contras. Sem contar que a minha cidade é de porte razoável, tem mais 300 mil habitantes, e por conta do 5 ghz e com o advento das nanostation conseguimos atender uma clientela boa, porém acho a nanostation deixou tudo igual demais, e banalizou por demais a internet, e aí muita gente sem conhecimento tem a oportunidade de ter o seu próprio provedor de internet. Com todo mundo tendo o seu provedor de internet, a interferência aumentou, tanto por escassez de canais no 5 Ghz, quanto pela falta de conhecimento, e esse último acho que é o pior.

    Vc havia me perguntado sobre velocidade, gostaria, assim que tiver link a melhores preços, de entregar de 5 a 20 mega por
    cliente. Nessa condição de pequenas células.

    Em locais onde a interferência é severa, aqui por exemplo tenho uma localidade onde a maioria dos provedores tem torres e dali ou saem os seus ptp's ou sai ptmp's. Em um scan a gente consegue achar de 70 a 120 rádios ativos, faço a vc a seguinte pergunta: qual tipo de epmp deveria utilizar?

    Em locais mais afastados onde a interferência é mínima poderia me utilizar de um epmp cliente como ponto de acesso para uma base pequena tipo um ou dois epmp cliente para fazer um ponto de acesso para cliente a 1000 metros?

  15. #35

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Vc havia me perguntado sobre velocidade, gostaria, assim que tiver link a melhores preços, de entregar de 5 a 20 mega por cliente. Nessa condição de pequenas células.

    Em locais onde a interferência é severa, aqui por exemplo tenho uma localidade onde a maioria dos provedores tem torres e dali ou saem os seus ptp's ou sai ptmp's. Em um scan a gente consegue achar de 70 a 120 rádios ativos, faço a vc a seguinte pergunta: qual tipo de epmp deveria utilizar?

    Em locais mais afastados onde a interferência é mínima poderia me utilizar de um epmp cliente como ponto de acesso para uma base pequena tipo um ou dois epmp cliente para fazer um ponto de acesso para cliente a 1000 metros?
    Em um calculo no Link Planner, consegui o seguinte: Utilizando canal de 40mhz, calculei quantos clientes por setor com 25mb de down por 10 de up conseguiria colocar e diz que 88 clientes com oversubscription de 15%.

    Você deve usar EPMP com GPS + antenas Motorola setorial (ou UBNT) como base e os EPMP 1000 como CPE para seus clientes. Faça direitinho o scan, veja onde você consegue achar 40mhz livre e utilize apenas para você. O EPMP permite configurar até qual rádio está de frente e qual está de costas para reuso de frequência. O equipamento é show d+.

    Quanto a sua ultima pergunta, pode sim sem problemas. O EPMP permite que você configure até quantos assinantes poderão falar com aquele rádio quando ele está em modo AP.

  16. #36

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Em um calculo no Link Planner, consegui o seguinte: Utilizando canal de 40mhz, calculei quantos clientes por setor com 25mb de down por 10 de up conseguiria colocar e diz que 88 clientes com oversubscription de 15%.

    Você deve usar EPMP com GPS + antenas Motorola setorial (ou UBNT) como base e os EPMP 1000 como CPE para seus clientes. Faça direitinho o scan, veja onde você consegue achar 40mhz livre e utilize apenas para você. O EPMP permite configurar até qual rádio está de frente e qual está de costas para reuso de frequência. O equipamento é show d+.

    Quanto a sua ultima pergunta, pode sim sem problemas. O EPMP permite que você configure até quantos assinantes poderão falar com aquele rádio quando ele está em modo AP.
    É muito difícil para a gente trocar umas idéias sobre o assunto EPMP??? Vc tem skype??? Poderia me passar?

  17. #37

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Wala, parte está correto. A partir da ultima versão de firmware 2.23 a Cambium implementou o modo 802.11 que até onde li, permite que você encontre e conecte-se com equipamentos 802.11 mas SEM nenhum protocolo proprietário ativado como NV2, NSTREME e AIRMAX. Isso irá permitir a troca gradual dos equipamentos até que toda a rede seja Cambium. (eu ainda não recebi a resposta da Cambium a respeito disso pois a moça está de férias) e sim, fora do modo Wireless ele SÓ conversa com Cambium assim como o Canopy só falava com Canopy, o Radwin só fala com Radwin, o Infinet só fala com Infinet, o Alvarion só com Alvarion e etc. Se formos ver bem, todos fazem isso. Airmax só fala com UBNT e NV2 e NSTREME só fala com Mikrotik. Qual a diferença? Se você quer mais performance, vai "engolir" uma rede proprietária, não tem segredo.

    Quanto ao alinhamento, ele mostra o sinal e a qualidade de down e up na página principal. Você pode ir direcionando e acompanhando os níveis, modulação, etc.

    Quanto a porta GIGA para o EPMP 1000 (o CPE) considero besteira. Nós não vamos entregar nada acima dos 100mbps para o cliente final e se o fizermos, esbarraremos no eterno problema de que 90% dos computadores aqui no Brasil a placa de rede é 10/100. (logo vou contar um caso). A porta GIGA foi pensada no EPMP Conectorizado com GPS justamente por ele conseguir fazer 200MBPS por setor e por ser uma Base. Até o momento estou tentando entender por exemplo para que serve a porta Giga da PowerBeam M5-400 se ela não passa dos 80mbps. É para ter uma porta giga para usar ou de enfeite para dizer que tem ?

    Dá uma olhada no meu PTP com EPMP 1000 aqui: http://www.casimages.com.br/i/150119...03554.jpg.html
    Pense em um ambiente poluido onde galera usa de 4.9 a 6.2... é aqui. A completa ZONA...

    Quanto ao caso...

    1 ano atrás solicitei o VIVO FIBRA 200MBPS aqui no escritório...
    Os tecnicos chegaram as 09 da manha e 16 horas da tarde estavam aqui ainda. A velocidade não batia de jeito nenhum. Não passava de 70mbps e eles não sabiam o por que. Veio máquina de teste de fibra, nego de outra cidade, ligaram para a central, para o papa, o bispo e nada...

    E eu só olhando a cena...

    Uma hora, já visivelmente esgotados, um dos técnicos vira e fala para mim: "Olha Zucchi... eu ativo Vivo Fibra faz quase 1 ano pelo estado de São Paulo e até agora NUNCA vi um de 200MBPS funcionar. É mais negocio o Sr. cancelar e colocar dois de 100mbps balanceando com aquele tplink do que esse de 200mbps".

    Já sabendo qual era o problema falei: "Qual é a velocidade da placa de rede do seu notebook ai?"

    "Ah? Velocidade da placa de rede? Não sei".
    "Você está testando com ele na bateria e não na energia não é ?"

    Se vocês não sabem, vão aprender agora. Todo o Notebook que tem placa de rede GIGABIT operara em 100mbps quando está na bateria. Se ele tem placa 10/100, então ele opera em 10mbps quando está na bateria. Gigabit apenas quando está conectado a energia. Outro ponto é a raridade de se encontrar notes com placa de rede gigabit.

    Então, peguei um cabo de rede e estiquei até meu desktop que é próprio para jogo com placa Giga e fiz o teste. O resultado foi imediato. 205mbps de down por 102mbps de up. Dei uma aula para eles, expliquei o que acontecia e até jantaram aqui hahaha. Foi o primeiro Fibra de 200mbps que aquela equipe viu funcionar no interior

    Agora... se nem os tecnicos da VIVO sabem disso, quem dirá o usuário leigo de casa com PC ou Note positivo ou cce...


    @dulio2002;737876 , dá uma olhada na imagem que postei acima. Fiz com um EPMP 1000 em 2km. Aqui é a verdadeira bagunça. Todo mundo usa do jeito que quer, como quer, com qualquer frequência.

    15 clientes com o EPMP GPS ele faz com as mãos nas costas sendo torturado. Quanto de banda você vai disponibilizar para cada cliente? Você já usou o Link Planner aquela calculadora/tabela em Excel da Cambium que você inseri os dados e ele te diz o que dá para fazer?
    Entao esse aqui a versao sem gps conectorizada ela tem potencia ate 30 dbi eu achei ele um radio bom testei ele ate em -80 e passa uma grande banda mesmo assim ele tem uma sensibilidade muito boa mais ficar preso a so uma marca como vc falou não e muito bom a não ser que vallha a pena.
    Talvez em pmtp eles sejam realmente bom pois ele funcionam em nlos
    Ele so e compativel em 802.11n somente no modo station nesse caso o nome da station dele e Subscriber Module
    Sobre o ac e que acabou entrando uma discução desse radio no meio.

  18. #38

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Wala, parte está correto. A partir da ultima versão de firmware 2.23 a Cambium implementou o modo 802.11 que até onde li, permite que você encontre e conecte-se com equipamentos 802.11 mas SEM nenhum protocolo proprietário ativado como NV2, NSTREME e AIRMAX. Isso irá permitir a troca gradual dos equipamentos até que toda a rede seja Cambium. (eu ainda não recebi a resposta da Cambium a respeito disso pois a moça está de férias) e sim, fora do modo Wireless ele SÓ conversa com Cambium assim como o Canopy só falava com Canopy, o Radwin só fala com Radwin, o Infinet só fala com Infinet, o Alvarion só com Alvarion e etc. Se formos ver bem, todos fazem isso. Airmax só fala com UBNT e NV2 e NSTREME só fala com Mikrotik. Qual a diferença? Se você quer mais performance, vai "engolir" uma rede proprietária, não tem segredo.

    Quanto ao alinhamento, ele mostra o sinal e a qualidade de down e up na página principal. Você pode ir direcionando e acompanhando os níveis, modulação, etc.

    Quanto a porta GIGA para o EPMP 1000 (o CPE) considero besteira. Nós não vamos entregar nada acima dos 100mbps para o cliente final e se o fizermos, esbarraremos no eterno problema de que 90% dos computadores aqui no Brasil a placa de rede é 10/100. (logo vou contar um caso). A porta GIGA foi pensada no EPMP Conectorizado com GPS justamente por ele conseguir fazer 200MBPS por setor e por ser uma Base. Até o momento estou tentando entender por exemplo para que serve a porta Giga da PowerBeam M5-400 se ela não passa dos 80mbps. É para ter uma porta giga para usar ou de enfeite para dizer que tem ?

    Dá uma olhada no meu PTP com EPMP 1000 aqui: http://www.casimages.com.br/i/150119...03554.jpg.html
    Pense em um ambiente poluido onde galera usa de 4.9 a 6.2... é aqui. A completa ZONA...

    Quanto ao caso...

    1 ano atrás solicitei o VIVO FIBRA 200MBPS aqui no escritório...
    Os tecnicos chegaram as 09 da manha e 16 horas da tarde estavam aqui ainda. A velocidade não batia de jeito nenhum. Não passava de 70mbps e eles não sabiam o por que. Veio máquina de teste de fibra, nego de outra cidade, ligaram para a central, para o papa, o bispo e nada...

    E eu só olhando a cena...

    Uma hora, já visivelmente esgotados, um dos técnicos vira e fala para mim: "Olha Zucchi... eu ativo Vivo Fibra faz quase 1 ano pelo estado de São Paulo e até agora NUNCA vi um de 200MBPS funcionar. É mais negocio o Sr. cancelar e colocar dois de 100mbps balanceando com aquele tplink do que esse de 200mbps".

    Já sabendo qual era o problema falei: "Qual é a velocidade da placa de rede do seu notebook ai?"

    "Ah? Velocidade da placa de rede? Não sei".
    "Você está testando com ele na bateria e não na energia não é ?"

    Se vocês não sabem, vão aprender agora. Todo o Notebook que tem placa de rede GIGABIT operara em 100mbps quando está na bateria. Se ele tem placa 10/100, então ele opera em 10mbps quando está na bateria. Gigabit apenas quando está conectado a energia. Outro ponto é a raridade de se encontrar notes com placa de rede gigabit.

    Então, peguei um cabo de rede e estiquei até meu desktop que é próprio para jogo com placa Giga e fiz o teste. O resultado foi imediato. 205mbps de down por 102mbps de up. Dei uma aula para eles, expliquei o que acontecia e até jantaram aqui hahaha. Foi o primeiro Fibra de 200mbps que aquela equipe viu funcionar no interior

    Agora... se nem os tecnicos da VIVO sabem disso, quem dirá o usuário leigo de casa com PC ou Note positivo ou cce...


    @dulio2002;737876 , dá uma olhada na imagem que postei acima. Fiz com um EPMP 1000 em 2km. Aqui é a verdadeira bagunça. Todo mundo usa do jeito que quer, como quer, com qualquer frequência.

    15 clientes com o EPMP GPS ele faz com as mãos nas costas sendo torturado. Quanto de banda você vai disponibilizar para cada cliente? Você já usou o Link Planner aquela calculadora/tabela em Excel da Cambium que você inseri os dados e ele te diz o que dá para fazer?
    Entao ele so e compativel com outros radio no modo Subscriber Module desativando o TDD e colocando em Standard WiFi que so que nem nessa forma achei o scan dele no modo conectei digitando o nome do ssid mesm o modo Ap que e o mais interessante não tem essa compatibilidade ele fica totalmente invisivel as redes comuns em 5.8ghz Eu achei ele um radio bom em sensibilidade ele passa uma otima banda ate com sinal ruim talvez esse seja o forte dele.
    Mais era bom ter a compatibilidade 802.11n par aoutros radios e ir trocando aos poucos por tudo cambium.

  19. #39

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No caso desses ePMP da Cambium realmente não é citado em nenhum lugar no site ou na brochura o suporte a 802.11. Ou seja, pelo visto não tem suporte mesmo.
    Curioso que ele usa somentes algumas as modulações do modo N (Não todas, falta BPSK)), não tem mais a velharia ridícula de 802.11A (Ou seja, a UBNT está fazendo merda ao obrigar o uso de A/N ao invez de permitir fixar somente em N, radio que vende desempenho (Não compatibilidade) não esses code rates antiquados).

    Estava dando uma olhada na ficha deles, e são até meio ruinzinhos pro preço, só 20dBm de potencia e sensibilidade em MCS15 de -70, isso são valores de uma etapa de RF de equipamento MK ou UBNT com 1/2 do preço. Se ele não tiver uma etapa de processamento muito boa (Isso me parece produto pra engravadatado, a ficha técnica só tem dados pros noobs do marketing, não tem detalhes pra gente) acho um péssimo negócio (E a incompatibilidade com 802.11N seria o menor motivo pra mim, tá cheio de gente por aí que é escravo de UBNT, que só usa UBNT, se escravizar com a Cambium não seria pior, o ruim é a escravidão a uma marca, se ela é a Cambium ou a UBNT não muda muito).

    Alias... o que os ePMP tem a ver com 802.11AC? Ele usa uma variante fechada de N, não de AC, os dados (Talvez não abra sem cadastro):
    https://e6573554c1d423fa62dc-a337739...0_09242013.pdf
    e
    http://epmp.com.ua/add/files/other/U...get%20Tool.pdf
    Da uma olhada na aba wireless dele para vc ter uma idea das configurações

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	554
Tamanho: 	272,3 KB
ID:      	56876

  20. #40

    Padrão Re: 802.11ac segundo alguns colegas !!!!!!

    @Zuchhi Show de bola muito bom hem!

    Qual a lactencia? Eles tem os mesmo problema da lan e perca de potencia dos ubnt?

    Para enlaces maiores 12 a 15km oque me recomendaria?